Opinião calha T5 para plantado


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Que acham de uma calha com as seguintes características:

 

Calha Aquart - T5 4x54w- 1x 8000k, 2x 6500k e 1x 4200k

 

Para um plantado de 240L brutos - 120x40x50.

 

Abraços

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ficaria por 3X54W e trataria de ter ligações independentes as combinações é gosto.

3x54 é bom.

 

4x54 é óptimo.

 

O bom NÃo é inimigo do óptimo.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Refiro as 3 lâmpadas pois o aquário só tem 40 cm de largura, 3 lâmpadas cobrem bem para ter par elevado em todo o aquário. Com 50 cm ou mais é que acho que seria necessário 4 lâmpadas, agora neste caso concreto acho desperdício.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alvarenga bom ponto de vista em relação à largura do aquário...

 

No entanto a diferença de uma para a outra é de 20€, tudo bem que a 4x54 consome mais energia e ao fim de um tempo acaba por ser mais dispendioso, mas também posso ter 4x54 e utilizar apenas 3x54... o contrário é que é mais dificíl :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alvarenga bom ponto de vista em relação à largura do aquário...

 

No entanto a diferença de uma para a outra é de 20€, tudo bem que a 4x54 consome mais energia e ao fim de um tempo acaba por ser mais dispendioso, mas também posso ter 4x54 e utilizar apenas 3x54... o contrário é que é mais dificíl :tongue:

 

Compra a maior tenta é ter ligação independentes para as lâmpadas, assim ligas as que quiseres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois acho que so da pa ligar/desligar 2 a 2.

 

 

Obrigados

tiras a lâmpada. Penso que vai dar ao mesmo, a não ser que as ligações sejam tipo pinheirinhos de natal, em que se uma lâmpada n dá, as outras também não dão.

Eu não percebo nada de eletricidade.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a partida deve dar, não tou preocupado com isso agora, o meu unico receio são as algas.

 

Mas tudo a seu tempo :smile2:

As algas fazem parte de um aquário.

São um bioindicador da qualidade da água.

 

Não penses que vais ter um aquário sem algas. Mas aviso-te, para as controlares, precisas de fertilizar e CO2 pressurizado.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou ciente disso mas obrigado.

 

Vou utilizar Co2 pressurizado, fertilização mandei vir o Tropica Plant Growth Specialized, foi o que me aconselharam, não sei se será suficiente, nem que quantidades vou utilizar.

 

Tenho aqui em casa o Seachem Flourish que é o que utilizo no meu aquario mas so tem plantas não muito exigentes e não tem Co2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, acho isso um exagero, começa com 2x54w e vais ver que dificilmente precisas de mais do que isso...

 

Se fores para luz mais intensa, vais ter de meter mais NPK, CO2 e micros para acompanhar, ou então vais andar a batalhar algas...

 

Começa o setup com uma boa massa de plantas para não teres surpresas desagradáveis.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu tenho acompanhado o seu tópico Dmachado e percebo o que tá a dizer. Aconselharam-me 4x54w. Já encomendei a calha no entanto não me hei-de arrepender porque é tal como disse, mesmo que não utilize agora posso vir a utilizar. A minha ideia é não olhar a especies de plantas e pensar quais posso ou não colocar.

 

Quero ter plantas como Rotala Walichii e Rotala Macrandra, não sei se 2x54w é suficiente.

 

Obrigado pelo conselho quanto a começar com uma boa massa de plantas, vou acatá-lo.

 

Só vou montar o aquário daqui a cerca de 3 semanas pois vou uma semana de férias e vou precisar de cá estar no inicio da montagem. Além disso ainda estou a espera de algum material (inclusive do aquário) eheh.

 

Não tenho experiência nenhuma com plantados. Tenho plantas no aquário mas plantados nunca tive.

 

Vou utilizar ottocinclus depois da primeira semana de montagem, vou também por umas caridinas japónicas e já li que as molinésias são boas para comer alguns tipos de algas portanto também é uma possibilidade para colocar de início.

 

Estou a pensar fazer bastantes TPA's de início (ainda não sei a quantidade), mas já li que devo fazer na primeira semana TPA's diárias e ir reduzindo nas semanas seguintes.

 

Todos os conselhos são bem vindos.

 

Há a proposito DMACHADO, vou querer uma Nymphaea Lotus, gosto muito dessa planta, nessa altura se tiver alguma para venda, estou interessado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também sou da opinião de que 2 x 54W são mais do que suficientes. Quando o aquário estiver maduro e já dominares a coisa podes então pensar em meter 3x54W se quiseres dar à tesoura todas as semanas. 4x54W parece-me um exagero, principalmente para quem tem pouca experiência em plantas, como afirmas ter.

 

O mais difícil num plantado é controlar o CO2. O resto é fácil.

 

As algas são um bioindicador de qualidade da água? Então como? Não percebi. Um aquário com má qualidade de água não tem algas?

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois secalhar agora vejo que 2x54 é suficiente, mas ja mandei fazer 4x54w, vou so ter 2 ligadas de inicio. Se um dia precisar de mais já escuso de comprar outra calha, não faz mal.

 

Até posso ligar 4 horas com 2x54w - 1x6500 e 1x4200 e outras 4 horas 2x54w - 1x6500 e 1x8000.

 

O Co2 vai ser pressurizado, tenho um difusor mas vou mandar vir um reactor da Sera.

 

Essa parte das algas não sei bem, mas o que o Lucky Strike quis dizer é que as algas ajudam-nos a verificar quais os nutrientes que estao em falta ou excesso, mas tambem ja li que as algas nada tem a ver com a fertilização, portanto não sei....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da minha experiência só a cladophora é que é mais como uma planta - cresce bem quando as plantas crescem bem, parece um musgo, quase, instala-se principalmente em zonas de maior luz e menor corrente. A remoção é mecânica ou com corta-relvas vivos: caridina japonica, é um alimento excelente para eles.

 

De resto, as outras algas avançam quando surgem desiquilíbrios.

 

Como tenho sempre nitratos e fosfatos altos (40+, 2-3+), só aparecem algas se falhar numa de 3 coisas: luz (a mais) CO2 ou carbono líquido (a menos) ou potássio (a menos), e por esta ordem. Também tem de se ir adicionando micros, mas aí a relação com o surgimento de algas já me escapa, nunca associei maiores ou menores surtos a isso, talveez por ter os 3 primeiros relativamente controlados.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.