Bateria de Invertebrados


cptfreak3

Recommended Posts

Boas, tive um tempito e trago um esquema de como fiz os meus reflectores para as lampadas, depois edito para meter fotos das mesmas (:
Fiz o desenho invertido porque foi como trabalhei mas acho que está explicito.
Arranjei um bocado de caleira em alumínio à pala e foi só fazer isto sem gastar um tostão.

caleiras.jpg

Fotos do estado final (:
Opiniões são bem vindas :D em termos de utilidade para já está óptimo face ao investimento que foi 0 €!
p1020476kn.jpg

p1020488d.jpg
p1020489l.jpg
p1020490a.jpg

Cumprimetos (:

Editado por cptfreak3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 143
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa noite,

 

Pois isso vai sair dai uma misturada de reds e yellows que acho que não vai ser facil a separação.

 

Quanto à ciclagem, basta veres os topicos dos entendidos em camarões que vês que nenhum aconselha a fazer a ciclagem do filtro num aquário e depois colocar no outro, mesmo com uma percentagem alta de agua do aquario ciclado.

 

Abraço

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Stevens, concordo contigo, andei a pesquisar e os camarões são sensíveis, apesar de ser em minha casa e ser tudo igual penso que não se deve porque a diferença pode matá-los. Prefiro não arriscar :S

Não te preocupes que dá bem para ver quais são os adultos (:

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!
Para actualizar isto mais um pouquinho perdi um bocado de tempo de editei o primeiro post do tópico onde tenho as fotos.
Já tem lá enumerado o setup de cada aquario em termos de vivos e hardscape (:

Agora digam qual o vosso preferido :D (e ignorem as cores que usei pra distinguir eheh)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Olá!
Obrigado a todos os que têm acompanhado e espero realmente que comentem :D

Em primeiro lugar deêm boas vindas aos montes de yellows que andam pelo aqua (as fotos sao poucas eles têm 1 semanita (: )
p1020381c.jpg

p1020382o.jpg

p1020383b.jpg

 

Em segundo lugar digam olá a mais uma ovada :D (esta foto até ficou boa (: )
p1020392vx.jpg

 

E pronto, por fim tenho umas fotos dos CBS que andam cada vez mais destemidos e passam mais tempo a vadiar (:
p1020397l.jpg

p1020399z.jpg
Para os que nunca viram o meu tufo de fetos de cima:
p1020403nc.jpgEste já ia a fugir da camera xDD

Vá pessoa, actualizações para breve,
Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis.

 

Estão com muito bom aspecto os aquários.

 

Vai alimentando bem essa bixarada que vais ver que se vão reproduzindo bem.

 

Se fosse a ti começava a separar por cores esses neocaridina, pelo menos os adultos, não custa assim tanto ;).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

Tens um bocado de razão (:
Tenho que fazer isso.

Já há mais fotos mas coloco quando tiver tempo, finalmente apanhei os paracaridina :D

Em relação ao alimento tenho alimentado bem, tanto é que tenho uma má notícia.
Como sabes e as pessoas que têm acompanhado também sabem, tenho tido dificuldade em lutar contra uma praga de cyclops.
Pois como me foi avisado os cyclops em quantidade sao uma iguaria para as planarias e as hydras.
Ora acabo de reparar à minutos num ninho de planárias debaixo do substrato junto ao vidro, imagino quantas nao andem pelo resto do aquario.
Não estou seguro de que sejam planarias, assim que puder coloco foto. Mas da ultima vez disseram-me que era e o No Planaria resolveu o problema, mas agora voltou, devem ter sido os ovos que ficaram.
Também já há ninhos de cyclops muito desenvolvidos que até me metem um bocado de impressao (talvez nao sejam muito grandes mas como me metem um bocado de nojo para mim é sempre um alarme :scarerun: )

Felizmente ainda tenho No Planaria e vou ja começar a fazer de novo o tratamento.

Assim que puder actualizo com fotos dos Paracaridina, dos cyclops e das planarias.

Vão estando atentos dentro do que puderem para tentar ajudar :character0050:

Abraço a todos os que têm acompanhado e obrigado pelos coments (:



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha olha :naughty: só agora é que reparei que tinhas um tópico dedicado á tua bateria, e pelo que vejo estás com isso muito bem arranjadinho :tongue: mas não sei se consegues superar o meu novo aquario ( aka "bacia" ) em termos de estética :dance:

Qualquer dia vou aí dar uma vista de olhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha olha :naughty: só agora é que reparei que tinhas um tópico dedicado á tua bateria, e pelo que vejo estás com isso muito bem arranjadinho :tongue: mas não sei se consegues superar o meu novo aquario ( aka "bacia" ) em termos de estética :dance:

Qualquer dia vou aí dar uma vista de olhos.

Tambem acho!!! Nunca mais disseste nada!

Um dos percursores do meu projecto e ainda não tinhas aparecido xD

 

Sim isto anda com bom aspecto mas ao vivo é melhor :sorry:

 

Pois, também gostava de saber como anda o teu aqua, já vi que andas a vender as coisas todas...Mesmo assim aposto que essa bacia está bem arranjadinha xD

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a única coisa que me mantém minimamente interessado neste momento é mesmo o meu wabi-kusa que fiz num globo de vidro. Montei há 3 dias. Mas não é nada comparado á tua bateria =P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelos pequenos yellow's.

 

Já os tentaste contar?

 

Tenho que tirar e postar fotos dos meus red's...já tenho cerca de 70 crias, as que têm 2 semanas já estão bem grandes...

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelos pequenos yellow's.

 

Já os tentaste contar?

 

Tenho que tirar e postar fotos dos meus red's...já tenho cerca de 70 crias, as que têm 2 semanas já estão bem grandes...

 

boa sorte

Tenho que ver os teus (: eu ainda não tive tempo :s eles ainda sao muito pequenos e o aqua é muito recheado é dificílimo conta-los...80 % devem andar escondidos xD

 

Olá

 

Os teus yellows estao muito bons, e as cores muito boas.

 

Consegues tirar fotogafias aos "ninhos"? Tenho curiosidade em ver isso

Obrigado (:

Consigo, eu já tirei as fotos mas ainda não passei para o pc...hoje à tarde vou tentar fazer isso e meter aqui! Sim sao mesmo "ninhos", só chamei assim porque sao zonas onde se acumularam muito.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, tirei um bocadinho de tempo e j]a separei os Reds dos yellows :character0050:

E como prometido ficam aqui as fotografias.

Em primeiro lugar as boas noticias, consegui finalmente fotografar os blue bee :naughty:
semttuloash.jpgp1020421q.jpg

 

p1020408b.jpgNa foto

Neste foto acima ja e possivel ver altas acumulacoes de cyclops...

.p1020406e.jpg

p1020413j.jpg

E aqui ficam as planarias ou o que for que ainda nao deu para identificar :tapfoot:
p1020416q.jpg

p10204kakd.jpg

 

Se puderem dar dicas agradeco apesar de ja estar a tratar com no planaria.
Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Isso não me parecem cyclops, parecem ostracoda (seed shrimp), são quase impossíveis de matar considerando que estão num aquário de camarões..

Obrigado pela ajuda, realmente ando baralhado.

Quais os maleficios dos ostracoda? Sao perigosos?

 

Eu acho que tenho isto da imagem C Fig-145-Fresh-water-Entomostraca-a-Cypri

E que ja andei a ver com a lupa e pareceme que tem essa caudazita...mas se calhar ate posso ter os dois.

 

Eu acho que quando mudar de aquas, vou meter a ciclar com as plantas e tudo e vou tratar com fluvermal ou uma coisa assim mesmo forte para matar os bichos que sobrarem e os ovos que restarem...e depois durante a ciclagem meto carbon filter e limpa a agua enquanto cicla. Penso que e a unica forma de matar esta infestacao...O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto os ostracoda como os cyclops são inofensivos e até um certo ponto benéficos, pois alimentam-se de detritos e algas...

 

Em termos estéticos é que são muito indesejáveis, os cyclops são muito fáceis de controlar basta por uns alevins de guppys, já os ostracodas considero-os praticamente indestrutíveis, talvez as botias os comam, mas comem os camarões tb...

 

Eu tento manter a população controlada, dando pouca comida e através das tpa's, tento remover o máximo que puder, o ideal é deixar o aquário sem luz alguma durante 2h e fazer a tpa quando ligas a luz, eles estarão muito mais próximos do topo da coluna de água.

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma gota de fluvermal por cada 10 litros, e arrumas com hydras cyclops planarias etc. E sem danos aos camarões.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma gota de fluvermal por cada 10 litros, e arrumas com hydras cyclops planarias etc. E sem danos aos camarões.

Sim...mas,

 

Com os ostracodas não é bem assim eu quando estava a ciclar o meu aquário de red's fiz tratamento com fluvermal bem forte, e apesar de terem desaparecido bastantes não consegui matar todos, também tentei os matar com temperaturas elevadas, coloquei água a 65º no aquário e ainda assim sobreviveram, eles têm duas cochas que fecham para se proteger e isso torna-os difíceis de erradicar...

Editado por Nuno Cecílio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, obrigado pela ajuda e pela partilha de experiencias, estou a ver que vou ter que fazer um tratamento mesmo forte durante a ciclagem -.-

Essa ideia da TPA e boa, mas gostava mesmo era de ter os aquas sem nada desses organismos isto desmotiva-me bastante :mad:
Mesmo assim se nao resultarem os tratamentos com os quimicos e com a temperatura vou ter que controlar com as TPAs..

Se alguem tiver mais ideias digam.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal!
Agora ando a estudar e ia descuidar um pouco isto mas não consegui resistir em vir aqui por fotos!!!
Dia de grande felicidade pra mim (:

Hoje estou eu a fazer a rotina e fui por a minha papa caseira no aquário...esqueci aquilo por uns minutos e fui preparar as coisas para estudar.
Volto a passar pela bateria e reparei em algo fora do vulgar - estava a conseguir ver todos os camarões que tenho ao mesmo tempo perto do vidro, o que é raro acontecer, pois andam sempre alguns escondidos.

Comecei a contá-los e a reparar neles ao pormenor.

Novidades:
- Uma yellow super amarela ovada;
- Uma sakura ovada (:
- E qual não é o meu espanto quando vejo todos os paracaridina a passear perto do vidro e olho para uma delas e....

Tcharaaaam!! :pompomgirl:
76638993.jpg
p1020433f.jpg

p1020432iv.jpg

Aqui tinha acabado de limpar o vidro por fora e nota-se um rasto de agua..xD e o vidro ja esta a precisar de ser raspado por dentro (:

79817588.jpg

77183463.jpg

E fiquem aqui com algumas fotos que tirei dos habitantes cheios de apetite (:
Nesta foto a comer um floquinho de papa :D

p1020440r.jpg

 

p1020441q.jpg

Abraço a todos e aguardo pelos coments (: não é só vir cá cuscar fotos!! Quero opinioes que ate agora sao poucas :fart004:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais