Nova montagem de aquário


kryska

Recommended Posts

Depois de muito procurar já encontrei umas lâmpadas económicas que dão para a minha calha. biggrin.png' alt=':biggn:'> Sempre ficou um pouco melhor do que aquelas que tinha :tongue:. Então agora em vez daquelas duas lâmpadas incandescentes de frigorífico fico com duas ecomónicas de 15w = 75 w, de 750 lumen e 6400k. Já não está pior. O pior mesmo foi só ter encontrado nos chineses...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estranho. Por aqui vejo muitas vezes essas lâmpadas no leroy merlin e na radio popular mas as dos chineses servem de igual maneira.

como é que vai isso? já chegou o aquabasis?

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estranho. Por aqui vejo muitas vezes essas lâmpadas no leroy merlin e na radio popular mas as dos chineses servem de igual maneira.

como é que vai isso? já chegou o aquabasis?

 

O problema das lâmpadas é que nem todas têm o diâmetro certo, as que comprei têm 7 cm de diâmetro e não pode ser mais do que isso. Fiz o teste e comprei uma ligeiramente maior porque tinha mais lumens e quando fui colocar o vidro na calha não deu para fechar por isso é que se tornou complicado encontrar.

Quanto ao aquabasic chegou ontem. Hoje como tinha de ir a Lisboa aproveitava para trazer a encomenda mas a entrega era só até às 17.30 e eu só consegui chegar lá às 19.00... :unsure: ou seja, ainda não foi desta. Normalmente vou de 15 em 15 dias a Lisboa... de propósito não vale a pena, ficava-me bem mais caro. Pensei que as coisas fossem menos demoradas e de forma mais fácil... Acho que vou ter de esperar mais 15 dias. :confused4: O meu objetivo no início deste projecto era fazer as coisas com calma. Se ao menos desse para ir fazendo alguma coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

cabecadura Sou mesmo parva!!! Isto não me está a correr mesmo nada bem! Não bastava a encomenda do aquabasis plus ter demorado tanto tempo, e agora que já a tenho e ia começar a montagem reparei numa coisa: o aquário que me venderam na loja já foi colado e alterado. Ainda por cima não está nivelado, o fundo não assenta todo no móvel e a tampa também não está a abrir como deve de ser. O pior disto tudo é que já o comprei há algum tempo, a senhora da loja fez desconto porque a loja fechou e já não está aberta ao público. Disse-me que não podia facturar nem registar, ou seja, não tenho comprovativo da compra... com o termostato fiquei na mesma, assim que o coloquei no aquário entrou-lhe água para dentro... :angry: Amanhã ainda lá vou reclamar mas dúvido muito que consiga alguma coisa.

Se não conseguir trocar o aquário o que acham que eu deva fazer: deixar ficar como está (será arriscado encher com água por causa do desnivel?) ou descolo tudo e volto a colar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é chato realmente. não sei até que ponto é que não valeria a pena comprares outra coisa e deixares isso de lado. Possivelmente venderes o material que tens e comprares outra coisa. Comprei um aquário há pouco tempo, que é o que uso para reprodução de crystal red que é muito bom e já vem com tudo, só precisas mesmo do termostato.

 

http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?cPath=214&products_id=1054

 

custa 75 euros, tem 54 litros e funciona por caixa de filtragem traseira. resumidamente não ficas nem com o filtro a ver-se, nem com termostato. e ainda tens imenso espaço para matérias filtrantes. é mesmo muito bom para o preço. e já vem com a iluminação adequada para o que queres.

 

Pensa bem, é azar a mais para quem está a começar.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito azar mesmo! Mas a culpa é minha! :mad: Quando comprei as coisas devia ter verificado se tudo estava a funcionar, eu devia ter feito o teste de fuga de água e não fiz, devia ter experimentado o termostato e não experimentei. Só reparei no desnivel hoje, quando ia colocar a placa de esferovite no fundo.

Esse aquário que me indicas parece ser bom, mas neste momento não posso gastar mais 75 euros num aquário, nem posso vender este assim como está.

Só tenho mesmo duas soluções: ou me trocam o aquário ou tento arranjar o que tenho...

Amanhã vou tentar resolver isto com a senhora da loja. Pode ser que ela me troque o aquário por outro. Afinal comprei um aquário recuperado, e mal, a pensar que estava a comprar um novo. Acho que a senhora também não sabia que o aquário estava assim e que a intenção não era enganar-me, pois a loja era do marido e ela até não percebe nada daquilo. Ela só quer é esvaziar o armazém...

Entretanto os dias vão passando... e a montagem continua na mesma... na mesma não, agora recuei ainda mais... :sad2:

Editado por kryska
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, aqui vai uma foto do aquário

 

https://picasaweb.google.com/lh/photo/xOYtcGzAB_1f7f_U59bGPCAJkxSSyWYKqGd82SaUJvs?feat=directlink

 

Se não o conseguir trocar acham que com uma placa de esferovite por baixo é suficiente para regular a assimetria da base?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

infelizmente não te sei dizer se o que queres fazer resolve ou nao a situação.

Não andaste para trás nada, pior tinha side se tivesses reparado depois de teres tudo a funcionar.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arrisquei... :confused4: Ontem à tarde decidi não reclamar na loja, pois acho que não vou ganhar nada com isso, e depois de dar muitas voltas ao aquário e ver bem aquilo, pareceu-me que o desnível não era grande coisa e acho ser apenas na barra de plástico que o aquário tem na base, então, meti mãos à obra e pronto, já tenho o aquário montado desde ontem. :dance: Até agora tudo bem. A água está ligeiramente turva, mas acho que é normal. Agora gostava de ter a vossa opinião sobre o layout, queria colocar fotos mas não tenho a máquina aqui. Vou tirar algumas com o telemóvel para ver se dá para ver alguma coisa. Agora estou ainda à espera da encomenda de algumas plantas, poucas ainda. Por agora só tenho o musgo de java para colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá vão umas fotos da montagem:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria01/gallery_64725_3806_68229.jpg

 

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria01/gallery_64725_3806_20765.jpg

 

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria01/gallery_64725_3806_199865.jpg

 

Estão muito más porque foram tiradas com o telemovel e além disso a água ainda está turva. Falta ainda o fundo preto e as plantas claro! Ainda só tenho o musgo.

Fico à espera de críticas biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por kryska
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout está muito giro. Acho que me vou inspirar no teu... :tongue:

Vai pondo fotos à media que as algas forem crescendo.

 

Não vais por algas entre as rochas e o tronco?

 

Obrigado! :smile2:

As fotos estão muito más. Esta minha máquina fotográfica não presta ou então é a fotógrafa que não presta! :tongue:

Algas? Não quero algas! :unsure: Devias de querer dizer musgo. Não estou a pensar pôr mais musgo. Agora estou à espera da encomenda de algumas plantas. Poucas por agora, pois como é o meu primeiro plantado estou com medo de me dar mal, e o orçamento é pouco. Vou com calma mas o objectivo é preencher mais o aquário com plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado! :smile2:

As fotos estão muito más. Esta minha máquina fotográfica não presta ou então é a fotógrafa que não presta! :tongue:

Isso foi da luz... :tongue:

Se conseguires ter mais iluminação ambiente (tipo abrires janelas) as fotos melhoram um pouco. Outra coisa que ajuda é estabilizar a máquina.

 

Algas? Não quero algas! :unsure: Devias de querer dizer musgo. Não estou a pensar pôr mais musgo.

Pois, não percebo muito disto ainda.

Para mim é do género: "é verde e não tem barbatanas então são algas!" :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está bom.

Se fosse a ti punha uma planta rasteira espalhada entre o tronco e as pedras, seguido de uma planta de média estatura e por trás uma mais alta. Do tipo hydrocotyle sp. japan na frente, blyxa japónica no intermédio e atrás talvez rotala rotundifolia junto com rotala green.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Isso foi da luz... :tongue:

Se conseguires ter mais iluminação ambiente (tipo abrires janelas) as fotos melhoram um pouco. Outra coisa que ajuda é estabilizar a máquina.

 

 

- Pois a iluminação... fartei-me de abrir e fechar janelas... com as janelas abertas faz reflexo no vidro do aquário, com as janelas fechadas ficam como podes ver. Estabilizar a máquina, pois... com essa já não tenho desculpa, isso é mesmo da fotografa. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Pois, não percebo muito disto ainda.

Para mim é do género: "é verde e não tem barbatanas então são algas!" :)

 

 

- Essa é boa! :smile2: Eu também não percebo muito, mas tenho aprendido muito por aqui. Aposto que não vai demorar muito a seres um perito de aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está bom.

Se fosse a ti punha uma planta rasteira espalhada entre o tronco e as pedras, seguido de uma planta de média estatura e por trás uma mais alta. Do tipo hydrocotyle sp. japan na frente, blyxa japónica no intermédio e atrás talvez rotala rotundifolia junto com rotala green.

Não mudavas nada na disposição do tronco e pedras?

Já andei a ver todas essas de que falas. A hydrocotyle sp. japan não está fora de hipótese, como tinha dito. A blyxa japónica estou com algum receio... As duas rotalas não são das minhas preferidas, apesar de fazerem moitas compactas, que aprecio muito. Uma das obrigatórias de que estou à espera é echinodorus vesuvius, que adoro e espero ter o efeito que imagino.

Para tapar o filtro ainda não me decidi... tem que ser uma planta resistente, alta e compacta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não. acho que está bem. TInha só apostado em criar um declive mais acentuado no substrato e escolhido christmas moss em vez de musgo de java. Tens muitas opções a nível de plantas, só tens de pesquisar bem.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não. acho que está bem. TInha só apostado em criar um declive mais acentuado no substrato e escolhido christmas moss em vez de musgo de java. Tens muitas opções a nível de plantas, só tens de pesquisar bem.

 

O declive não ficou tão acentuado como eu queria, primeiro porque não tinha mais areão preto e depois tive medo de remexer muito por causa do substrato.

Também prefiro o christmas moss, mas já tinha comprado este há um mês atrás, Até nem está muito saudável... andou este tempo dentro de uma caixa plástica com água. Está com um verde amarelado e muito fraquinho. Se não conseguir que volte a estar com melhor aspecto vou trocar. Aí então compro do outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o musgo de java é resistente e fácil de agradar. desde que não ganhes algas filamentosas nele ele consegue recuperar facilmente.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a iluminação... fartei-me de abrir e fechar janelas... com as janelas abertas faz reflexo no vidro do aquário, com as janelas fechadas ficam como podes ver.

Então se tens reflexos no vidro tenta procurar outros ângulos.

Podes tentar combinar "janelas abertas" com iluminação artificial (lâmpadas). Se bem que assim as fotos vão ficar com aquele ar mais amarelado e meno vivo.

 

Se tiveres candeeiros que se possam deslocar bem podes aproximá-los do aquário e jogando com os ângulos obter mais iluminação sem reflexos. Tens de ter cuidado só para eles não ficarem dentro do enquadramento. Se ainda assim não conseguires podes tentar usar daqueles parasóis dos carros que são prateados. Colocas de modo aos candeeiros ficarem a apontar a luz para o aquário. Esses parassóis ajudam a difundir a luz dos candeeiros tornando-a mais amortecida e menos artificial.

 

O último recurso é o flash. Os peixes não gostam, dá brilho artificial e reflecte nas escamas, mas para isso podes cortar um quadradinho de papel vegetal e colocar em cima do flash. Ajuda a amortecer a luz.

 

Estabilizar a máquina, pois... com essa já não tenho desculpa, isso é mesmo da fotografa. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

A estabilização da máquina é fácil. Há tripés baratíssimos, ou então podes simplesmente usar uma mesa (talvez com alguma coisa mais para fazer altura) ou um banco. Se fizeres isto usa o temporizador da máquina para disparar. Se disparares manualmente é capaz de ficar tremida.

 

Desculpa lá estar a roubar o teu tópico para falar de fotografia, mas já que não posso contribuir com ajuda de aquariofilia ajudo no pouco que sei de fotografia. :)

 

- Essa é boa! :smile2: Eu também não percebo muito, mas tenho aprendido muito por aqui. Aposto que não vai demorar muito a seres um perito de aquariofilia.

:) O meu objetivo é fazer um aquário bonito com peixes felizes e saudáveis. O caminho faz-se caminhando como se costuma dizer... :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.