zubeneschamali

Membro
  • #Conteúdo

    65
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por zubeneschamali

  1. Fica para a próxima... Só me disseram para os deixar uma semana em água para ensoparem de água e dp ficarem no fundo...
  2. Pois, ao fim de menos de um mês tive a primeira baixa no aquário: o "Sid" (cometa) morreu ontem ao início da tarde. Dei com ele deitado no fundo do aquário. No fim-de-semana anterior adicionei uns troncos próprios para aquário (comprados numa loja idónea, que até é patrocinadora do fórum...) mas apesar de terem estado "de molho" quase uma semana quando entraram no aquário fizeram com que a cor da água mudasse para um acastanhado. Eu achei normal e não fiz nada além de uma TPA "extra" no dia seguinte. Mas de resto deixei tudo normal em termos de alimentação e TPAs (2 por semana). Parece que afinal talvez não tenha sido grande ideia... O meu filho mais velho ficou fortemente abalado com o acontecimento, tendo mesmo proferido a frase "a nossa famíla não são quatro, são seis" (os dois a mais eram obviamente os peixitos...). Levou o resto do dia a chorar e a dizer que ia comprar um peixe igual e que também lhe iria chamar "Sid"... Entretanto começamos a preparar as crianças para a eventualidade do outro peixe, o "Terra", morrer nos próximos dias... Após retirarmos o "Sid" fiz logo uma TPA de cerca de 50% para tentar limpar o "castanho" da água e retirei os paus. Agora já está mais clara. Segunda-feira volto a fazer nova TPA. A ver se este peixito se aguenta mais tempo. De qualquer modo acho que se acontecer alguma coisa ao "Terra" vamos usar o aquário para camarões, aparentemente são mais resistentes...
  3. Obrigado! Assim dá para ter uma ideia da capcacidade da litragem!
  4. Ando!! Os peixes, no que depender de mim, não morrerão!! Agora faço TPAs só 2x por semana, às 4ª e Sábados. Pois é, já me tinham dado algures aqui no fórum essa dica de deixar repousar a água... Obrigado pelo encorajamento!
  5. Obrigado pelo esclarecimento, alvarenga! Basicamente quanto mais leio mais me apercebo que o melhor é fazer as coisas bem à primeira...(mea culpa, quem quiser saber os detalhes sórdidos e tiver paciência leia http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=215233&hl=)
  6. Olá! Obrigado pela resposta! Sabes me dizer mais ou menos o preço de cada uma dessas espécies? Sei que deve variar de sítio para sítio, mas era para ter uma ideia... Já agora, o red cherry sei que é fácil de arranjar. E a ampulária dourada? Obrigado!
  7. Olá! Será que me podias dizer os nomes destas duas espécies? O camarão é um "red cherry", certo? E o caracol? Obrigado desde já!
  8. O teu layout está muito bonito. Não posso opiniar muito sobre a parte técnica, mas a estética está bastante apelativa. Parabéns!
  9. Vejo muitas vezes esta opinião a ser emitida. O que é em concreto "mudar de fauna"? Devolver os peixes à loja? Esperar que morram e substituir por outros diferentes? Vender? Oferecer? Sinceramente percebo a razão por trás da mesma mas, dada a minha pouca experiência em aquariofilia, tenho dúvidas como se implementaria. Devolver à loja : acredito que não aceitem. Esperar que morram: é cruel e muito tempo. Vender e oferecer: eu poria reservas relacionadas com a contaminação dos peixes... Alguém que me escalreça...
  10. Olá, Será que poderias por umas fotos onde desse para ver o aquário todo? Eu gostaria de comprar um com estas dimensões e litragem e queria ter uma ideia como fica. Gosto muito daquele tronco em "Y" que tens...dá um ar muito Everglades... Obrigado!
  11. Obrigado David! Vou tratar disso depois, então. Ainda me falta decidir algumas coisas sobre o aquário e só dp vou pedir o orçamento.
  12. Bom, hoje é Sabádo: dia de TPA e limpar o filtro. Fiz uma TPA de cerca de 25% da litragem, coloquei anticloro (ponho sp que mudo a água) e enchi o aquário até cima (só deixei um dedo para evitar que se alguém der uma sapatada no móvel a água molhe tudo ). A limpeza do filtro (feita na 1ª água que retirei da TPA) é que me impressionou! Instalei o filtro na 4ª passada ao fim do dia, fiz uma TPA de 30% na 5ª-feira e mesmo assim, só com 3 dias já havia uma "nhonga" castanha ocupando cerca de um terço da superfície de filtragem! Não achei que houvesse tanta porcaria no aquário! Mas pronto, ficou limpinho. Agora, que o aquário entra na sua 2ª semana de vida, estou tentado a fazer TPA só na 4ª e dp outra vez no Sábado, mas se calhar ainda é cedo e devia manter o "dia sim dia não"... Uma nota: quando fizer upgrade ao aquário vou ter de comprar uma extensão (vulgo "tripla") daquelas com botãozinho para cortar a corrente: é que tenho a minha extensão atrás do móvel e hoje para fazer a TPA tive que andar a "pescar" a extensão depois de desarredar o móvel. Quando tiver um aquário com maior litragem (e peso!) não vai dar para andar a desarredar aparadores e a "pescar triplas". Tenho de ter a extensão acessível e ser só cortar a electricidade para parar o filtro. Claro que depois vou ter uma "luta" com o meu mais pequeno porque para ele vai ser irresistível carregar no botão vermelho...
  13. É uma hipótese a considerar. Mas achas que compensa mesmo? Eu tenho visto aquários (só mesmo o aquário) com a litragem que pretendo (entre 60 a 80 litros) entre os 50 e 70 euros. Achas que consigo um preço abaixo? E que compense a deslocação de Lisboa a Setúbal para buscar o aquário? Obrigado!
  14. Bingo! Eu chamaria a isso bom-senso...
  15. LOL! Eu fazer vai ser mais difícil...tenho duas "mãos esquerdas" no que ao bricolage diz respeito...e dp se não fica bem feito, lá se vai o $$ e os "peixinhos"... Mas fica a sugestão! Sim a ideia de comprar o material usado é boa! Obrigado!
  16. Obrigado uma vez mais... Não seria muito grande...no máximo 80 litros...além do vidro só leva o silicone, não é? Sim, depois o filtro e a iluminação vejo consoante a capacidade e o que lá for para dentro. Vamos lá ver se aparece aqui algum perito em substratos férteis...
  17. Obrigado pelos conselhos! Essa hipótese de "fazer" o aquário é boa. Aliás, já me tinham falado que há membros aqui que fazem aquários (se alguém ler que se acuse!! ). Eu achava é que era mais caro. Em relação à parte viva do aquário: ainda não sei bem, mas quero ter espécies resistentes e de baixa manutenção. Já agora, alguém me sabe dizer qual é proporção de substrato fértil que se deve colocar por área ou volume? E qual o preço típico desse substrato? Obrigado!
  18. Olá! O espaço máximo que disponho no móvel onde tenho o aquário de 12l é 40cm por 60/70cm (com 70 já fica mesmo à borda e muito acanhado), Um móvel parecido com o teu é uma boa solução e o teu aquário tem um tamanho fixe... Ainda me falta decidir uma série de coisas... a) se vou aproveitar esse espaço (a solução mais económica) b) se vou comprar um aquário já com móvel c) se vou querer um aquário mais para o alto d) se vou querer um aquário mais baixo De qualquer modo já sei que quero ficar entre os 60 e 80 litros. Mais do que isso já começa a violentar as minhas economias (e não falo só de custo de aquisição, mas também de custos operacionais). Depois ainda não sei exatamente o que lá quero por dentro. Vou querer plantar algas, mas ainda não sei quais. A minha ideia era fazer um layout que emulasse uma praia: duas cores de substrato inerte, talvez divididas por um tronco ou assim, uma zona escura atrás com algas altas e uma zona mais livre à frente para os peixes nadarem, eventualmente com um "calhau" ao meio. Mas ainda não sei, preciso de pesquisar melhor e especialmente de conhecer melhor as espécies... Por isso fiz este tópico: para me ajudarem a conhecer as opções!
  19. Sim, essa é a parte do motor mesmo... Não sabia disso mas está bem visto! Obrigado!
  20. Olá a todos, Quem segue/seguiu o meu outro tópico (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=215233) sabe que o meu aquário é mínimo e que num futuro mais ou menos próximo terei de arranjar uma nova casa para os meus peixes. Ainda não tenho reunidas as condições necessárias ($$$ ) mas queria já começar a reunir informação sobre o que vou fazer. Já li o tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 várias vezes bem como a FAQ do TheKrib. No entanto agora que já tenho alguma teoria chegamos à parte prática: que aquário posso comprar? Neste momento tenho duas opções: - ou uso o espaço onde tenho o aquário atual e tenho uma base de 45cm por 60/70cm - ou arranjo um "móvel de aquário" com o respetivo em cima (aqui é um problema pq não tenho "paredes" para o encostar) Assim sendo a minha ideia era ouvir aqui opiniões e ainda perguntar sobre "marcas" e dimensões para poder ter uma ideia dos preços. Não quero nenhum aquário "monstro" quer por questões de espaço quer por questões de consumo elétrico (a minha fatura já é bastante pesada, especialmente nos meses de Inverno). Agradeço desde já toda a ajuda que possam prestar.
  21. Sim, ao fim de poucas horas a tampa já tinha condensação em cima, muito mais do que tinha antes de ter colocado o filtro. Bom, vou então "encher" o resto do aquário na próxima TPA (Sábado). Sobre as conchas: elas já estavam cá em casa há muito tempo e já estiveram muito tempo submbersas em água antes de ter colocado no aquário. Será que ainda libertam assim tanto calcário que faça subir o pH da água?
  22. Não sabia desse detalhe. Achas que prejudica muito estes peixes? Já andei à procura da ficha deles mas não encontrei.
  23. Fiquei com medo por causa do filtro...como é do chinês não sei se aguentaria estar submerso na parte onde o fio entra no aparelho... Achas que não faz mal?