Nova montagem de aquário


kryska

Recommended Posts

Olá!

 

Estou a planear montar um novo aquário e gostava de ter a vossa ajuda.

Este é o segundo aquário, o primeiro surgiu de uma ida a um hipermercado, a minha filha viu um peixinho de água fria e pediu-me para o comprar. Como tinha um globo decorativo em casa lá comprei o peixito. Depois fui pesquisar na net e descobri que o peixito ia crescer, muito! Além disso descobri que os globos não são apropriados para peixes, ou seja, descobri que estava tudo mal. Então resolvi comprar um aquário (um kit 60x30x30 da aquapor) e comprar mais peixes… mas abreviando, pois os erros que se seguiram foram muitos… Tive peixes de água fria com peixes de água quente, tive um beta com escalares, guppys e um barbo tigre, um tubarão bicolor que não sabia crescer tanto… e tudo isto sem ciclagem. Foram muitos os erros por ser apressada e querer ver o aquário com muitos peixinhos logo na primeira semana sem pesquisar antes e tentar me informar minimamente.
Agora, um ano depois, já pesquisei bastante pela net, li muito por aqui no fórum, aprendi também com todos os meus erros , mas ainda tenho muito a aprender. Estou completamente viciada na aquariofilia e desta vez quero fazer as coisas com tempo e como deve de ser.

Então vou deixar aqui a lista do que já tenho para este novo projeto:

 

Aquário aquapor 60x30x35 ( queria um maior mas tive que me contentar com este );

 

Iluminação – calha com duas lâmpadas de 15w cada;

Fanfilter fan-3 plus (700 l hora) aquael;

 

Termostato Hagen, 50 watts;

 

10 kg de areão preto ( é natural mas não consigo identificar o que é pois o saco não tinha nenhuma informação);

1 Tronco;

3 Rochas vulcânicas;

O substrato jbl aquabasis plus 2,5kg;

 

Flora estava a pensar:

Vesicularia dubyana;

Echinodorus vesuvius

Anubias

Feto de java

vallisneria americana twister

Microsorum pteropus trident

 

Para a fauna apenas quero colocar guppys.

Agora as minhas dúvidas:

O que me dizem sobre este filtro? Será indicado para o meu aquário?

 

E a iluminação é suficiente para as plantas que estou a pensar colocar? Sei que esta não é a mais indicada para plantados.

 

Todas as sugestões são bem vindas! :smile2:

Editado por kryska
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Então vou deixar aqui a lista do que já tenho para este novo projeto:

 

 

Aquário aquapor 60x30x35 ( queria um maior mas tive que me contentar com este ); OK

 

Iluminação – calha com duas lâmpadas de 15w cada; OK

 

Fanfilter fan-3 plus (700 l hora) aquael; Opta por um externo, se for preciso procura em 2ª mão, também podes pensar num de cascata tipo o ehein liberty (esse é que não aconselho nada)

 

Termostato aquamatic plus da aquapor 200w; Serve mas só precisas de 75w ou 100w

 

10 kg de areão preto ( é natural mas não consigo identificar o que é pois o saco não tinha nenhuma informação);

 

1 Tronco;

 

3 Rochas vulcânicas;

 

O substrato jbl aquabasic plus 2,5kg; (ainda estou á espera da encomenda por isso ainda não iniciei a montagem);

 

 

Flora estava a pensar:

 

Vesicularia dubyana;

 

Echinodorus vesuvius

 

Anubias

 

Feto de java

 

vallisneria americana twister

 

Microsorum pteropus trident

 

 

 

Para a fauna apenas quero colocar guppys.

 

Agora as minhas dúvidas:

 

O que me dizem sobre este filtro? Será indicado para o meu aquário? Já referi antes

 

 

 

E a iluminação é suficiente para as plantas que estou a pensar colocar? Sei que esta não é a mais indicada para plantados. são plantas faceis e que não vais ter problemas com 0.5w por litro :)

 

Todas as sugestões são bem vindas! :smile2:

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda, estava com muitas dúvidas na iluminação.

 

 

Fanfilter fan-3 plus (700 l hora) aquael; Opta por um externo, se for preciso procura em 2ª mão, também podes pensar num de cascata tipo o ehein liberty (esse é que não aconselho nada)

 

Porque não aconselhas? É muito mau?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

 

Fanfilter fan-3 plus (700 l hora) aquael; Opta por um externo, se for preciso procura em 2ª mão, também podes pensar num de cascata tipo o ehein liberty (esse é que não aconselho nada)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É assim tão mau? Quais são os contras? É que comprei este por 30 euros e neste momento não posso comprar um novo filtro... :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema dos filtros internos é que deixam sempre porcaria dentro dos aquários quando é hora de fazer tpa. Por mais cuidado que tenhas, deve sempre pensar num externo ou de cascata. Tu podes usar esse :), não vem mal ao mundo até porque já esta comprado se fosses comprar era de não comprar. Agora usa mas daqui a 1/2 meses vais entender bem o porque do meu aconselhamento, também usei um filtro interno numa montagem durante um ano e nunca me morreu peixes por isso, mas quando mudei foi um alivio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema dos filtros internos é que deixam sempre porcaria dentro dos aquários quando é hora de fazer tpa. Por mais cuidado que tenhas, deve sempre pensar num externo ou de cascata. Tu podes usar esse :), não vem mal ao mundo até porque já esta comprado se fosses comprar era de não comprar. Agora usa mas daqui a 1/2 meses vais entender bem o porque do meu aconselhamento, também usei um filtro interno numa montagem durante um ano e nunca me morreu peixes por isso, mas quando mudei foi um alivio.

 

ok. menos mal! ::D: Já estava a fazer contas à vida....

no outro aquario tenho um filtro interno mais fraquito que veio no kit que comprei da aquapor e sei ao que te referes, é uma chatice, mas por agora tenho que me limitar a estes. Daqui a algum tempo pode ser que pense trocar o filtro por um externo, mas sem ser de mochila pois o aquario é tapado. A minha dúvida era mais em relação à potência do filtro, diz que é para aquário de 150 a 250 litros, como o meu só tem cerca de 60 litros estava a pensar se seria forte demais... :huh: mas como vi algures que os filtros raramente fazem a filtragem que mencionam, fiquei na dúvida e então optei por um superior ao indicado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o maior problema do filtro é que tem pouco espaço para matérias filtrantes e por isso vais ter de colocar poucos peixes, quando comprares um externo podes ter mais mas para já serve.

 

De resto até tens tudo planeado, vai pesquisando muito e se possível coloca fotos pelo menos do tronco e das pedras para termos uma ideia do layout possível.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o maior problema do filtro é que tem pouco espaço para matérias filtrantes e por isso vais ter de colocar poucos peixes, quando comprares um externo podes ter mais mas para já serve.

 

De resto até tens tudo planeado, vai pesquisando muito e se possível coloca fotos pelo menos do tronco e das pedras para termos uma ideia do layout possível.

 

Pois... e já acho o filtro enorme para o tamanho do meu aquário... :confused4:

Vou colocar fotos assim que me for possível, apesar da máquina não ser grande coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

daqui a algum tempo compras um externo, o pessoal está aqui para te ajudar a escolher. Ocupa 0 espaço interior e tem mais espaço para matérias filtrantes.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquario de 120L e tambem tenho filtro interno...

Se achas que a potencia do teu e' muita, acho que isso deve dar para regular, nao? deve dar para baixar o caudal do filtro...

 

Os filtros externos nao ocupam espaco dentro do aquario, mas tambem nao ocupam espaco na carteira... Pois sao um pouco carotes :P

 

Mas para um aquario como o teu, com 70 euros deves comprar algum filtro de jeito...

 

Mas sinceramente, se queres um aquario maior no futuro... Das 2 uma. Ou compras um filtro externo mais potente para que te sirva para um aquario maior com 100 ou 120L, nao sei o que queres :P , e mais tarde podes colocar esse filtro no novo aquario e voltar a colocar o interno nesse aquario mais pequeno.

 

Ou entao mantens esse filtro interno no aquario mais pequeno, e no futuro quando quiseres um aquario maior, investes no filtro externo para esse aquario.

 

Os externos de facto sao mais caros, mas tambem muito mais eficientes.

Eu tenho um interno e nao me posso queixar, filtra bem e nao me arrependo por ter largado 30 euros por ele e ter poupado uma boa nota. ;)

Editado por ARodrigues
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquario de 120L e tambem tenho filtro interno...

Se achas que a potencia do teu e' muita, acho que isso deve dar para regular, nao? deve dar para baixar o caudal do filtro...

 

Os filtros externos nao ocupam espaco dentro do aquario, mas tambem nao ocupam espaco na carteira... Pois sao um pouco carotes :P

 

Mas para um aquario como o teu, com 70 euros deves comprar algum filtro de jeito...

 

Mas sinceramente, se queres um aquario maior no futuro... Das 2 uma. Ou compras um filtro externo mais potente para que te sirva para um aquario maior com 100 ou 120L, nao sei o que queres :P , e mais tarde podes colocar esse filtro no novo aquario e voltar a colocar o interno nesse aquario mais pequeno.

 

Ou entao mantens esse filtro interno no aquario mais pequeno, e no futuro quando quiseres um aquario maior, investes no filtro externo para esse aquario.

 

Os externos de facto sao mais caros, mas tambem muito mais eficientes.

Eu tenho um interno e nao me posso queixar, filtra bem e nao me arrependo por ter largado 30 euros por ele e ter poupado uma boa nota. ;)

 

Ainda não o coloquei a funcionar mas sei que dá para regular.

Escolhi um interno por isso mesmo, os euros... sei que os externos são melhores, mas de momento não posso gastar tanto num filtro externo, nem num aquário maior. De futuro penso comprar as duas coisas, mas num futuro ainda distante... :sad2: com muita pena minha.

Já fico contente se cumprir o seu dever: filtrar de modo a não prejudicar fauna e flora!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

daqui a algum tempo compras um externo, o pessoal está aqui para te ajudar a escolher. Ocupa 0 espaço interior e tem mais espaço para matérias filtrantes.

 

Espero bem que sim, que daqui a algum tempo consiga e que me ajudem a escolher pois de filtros não percebo mesmo nada! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ainda não o coloquei a funcionar mas sei que dá para regular.

Escolhi um interno por isso mesmo, os euros... sei que os externos são melhores, mas de momento não posso gastar tanto num filtro externo, nem num aquário maior. De futuro penso comprar as duas coisas, mas num futuro ainda distante... :sad2: com muita pena minha.

Já fico contente se cumprir o seu dever: filtrar de modo a não prejudicar fauna e flora!

Nao te preocupes com isso, eu percebo-te ;)

O aquario que tens aguenta-se bem com o filtro que tens, alias, um filtro externo e' sempre melhor em qualquer aquario, mas o que tu tens nao precisa de tanta exigencia, se fizeres todo o resto bem, o filtro nao vai prejudicar em nada! so mesmo no espaco... Mas o espaco que ocupa no aquario, foram os euros que poupaste :)

 

contenta-te agora com esse, vai aprendendo, pesquisando, apaixonando... e mais tarde pensas no resto :)

 

Podes sempre comprar um aquario em 2 mao... E' sempre aquele risco, mas tambem so arriscas se quiseres... Eu comprei o meu de 120L por 50 euros... (sem filtro nem termostato... so mesmo com a luz) achei o preco bom de mais para o aquario que era... perguntei se estava em condicoes e o dono disponibilizou-se para eu o ir ver ao vivo sem compromissos... Vi, gostei e comprei logo.

 

POr isso nesses casos de 2 mao, convem ser entrega em mao e convem veres antes de comprar ;)

 

Isso agora depende de cada um.. MAs e' como te digo, vai pesquisando e aprendendo (tambem com os erros) com esse, e mais tarde pensas num novo ;)

 

Vai atualizando o topico e vai metendo fotos!! :)

 

Se quiseres, no fim do post, esta o link para o meu aquario, podes ir la ver e deixar uma opiniao se quiseres :) agradecia.

 

(PS: Desculpa os acentos, alias, a falta de acentos, e a falta dos "c's" de cedilha... estou a usar um teclado externo no tablet que nao tem acentos nem cedilhas :P)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao te preocupes com isso, eu percebo-te ;)

O aquario que tens aguenta-se bem com o filtro que tens, alias, um filtro externo e' sempre melhor em qualquer aquario, mas o que tu tens nao precisa de tanta exigencia, se fizeres todo o resto bem, o filtro nao vai prejudicar em nada! so mesmo no espaco... Mas o espaco que ocupa no aquario, foram os euros que poupaste :)

 

contenta-te agora com esse, vai aprendendo, pesquisando, apaixonando... e mais tarde pensas no resto :)

 

Podes sempre comprar um aquario em 2 mao... E' sempre aquele risco, mas tambem so arriscas se quiseres... Eu comprei o meu de 120L por 50 euros... (sem filtro nem termostato... so mesmo com a luz) achei o preco bom de mais para o aquario que era... perguntei se estava em condicoes e o dono disponibilizou-se para eu o ir ver ao vivo sem compromissos... Vi, gostei e comprei logo.

 

POr isso nesses casos de 2 mao, convem ser entrega em mao e convem veres antes de comprar ;)

 

Isso agora depende de cada um.. MAs e' como te digo, vai pesquisando e aprendendo (tambem com os erros) com esse, e mais tarde pensas num novo ;)

 

Vai atualizando o topico e vai metendo fotos!! :)

 

Se quiseres, no fim do post, esta o link para o meu aquario, podes ir la ver e deixar uma opiniao se quiseres :) agradecia.

 

(PS: Desculpa os acentos, alias, a falta de acentos, e a falta dos "c's" de cedilha... estou a usar um teclado externo no tablet que nao tem acentos nem cedilhas :P)

 

Sim, o teu foi por bom preço. Ainda andei a ver de um aquário em segunda mão mas tornava-se complicado pois aqui para estes lados há pouca coisa, e ir de propósito ver um aquário em segunda mão tornava-se dispendioso pois tinha que fazer uns bons km. É que um aquario com as dimensões que queria, cerca de 1 m de comprimento não é fácil de enviar por correio... :smile2:

Agora é mesmo o que ando a fazer, a pesquisar! Já que tenho de esperar pela chegada da encomenda conjunta, para puder iniciar a montagem... Por agora não posso fazer muito mais...

 

Tenho mesmo de colocar fotos pois também queria uma ajudinha no layout.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poe as fotos que nos ajudamos :D

 

Vou colocar assim que tiver a máquina disponível... é que aqui em casa é difícil apoderar-me dela, apesar de ser minha! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Descobri que existem umas lâmpadas economizadoras da aquapor, Eco 7W – 14E, equivalente a 38w, que dão para a minha calha. Desta forma ia conseguir aumentar a iluminação do meu aquário. :smile2: Substituia as 2x15W (incandescentes) e ficava com 2x38 (76w). Agora o problema é conseguir encontrar essas lâmpadas à venda. Alguém sabe onde poderei comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

calma. Isso não quer dizer rigorosamente nada. ignora os w das lâmpadas e começa a ver os lumens. os w são indicadores do gasto da energético da lâmpada enquanto que os lumens indicam a luminosidade dela.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

calma. Isso não quer dizer rigorosamente nada. ignora os w das lâmpadas e começa a ver os lumens. os w são indicadores do gasto da energético da lâmpada enquanto que os lumens indicam a luminosidade dela.

 

 

:unsure: pois... esqueci-me disso. Já tinha lido qualquer coisa a respeito. Mas não consigo ver os lumens na imagem da aquapor http://www.aquapor.com/pt/lmpadas/cfl/lmpada_eco_7w__e14.html. E as que tenho aqui em casa (incandescentes) na embalagem também não têm indicação dos lumens...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, realmente se as que tens são incandescentes então convém mesmo trocar pois são as que têm pior aproveitamento energético. não precisas de comprar as da aquapor, vai a um sítio que venda lâmpadas e compra algo em torno dos 11, 13 ou 15w com temperatura de cor a rondar os 6000k. tens de ter em atenção se a rosca é E14 ou E27 e qual é o máximo de potência que podes pôr. em principio podes pôr até 15w mas não tenho a certeza.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, realmente se as que tens são incandescentes então convém mesmo trocar pois são as que têm pior aproveitamento energético. não precisas de comprar as da aquapor, vai a um sítio que venda lâmpadas e compra algo em torno dos 11, 13 ou 15w com temperatura de cor a rondar os 6000k. tens de ter em atenção se a rosca é E14 ou E27 e qual é o máximo de potência que podes pôr. em principio podes pôr até 15w mas não tenho a certeza.

 

O máximo é 15 w. Eu estava a ver as da aquapor porque essas são mais finas e o espaço que tenho na calha é estreito, ou seja, cabe uma lâmpada daquelas pequenas mesmo à justa, não tenho muito espaço de manobra... Aquelas da aquapor são mais estreitas em relação às que encontramos nas lojas. Não sei se me estou a fazer entender...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ter que ver melhor para resolver isto da iluminação. :confused4: Mas parece que tenho tempo... a encomenda conjunta da aquaristic, do substrato fértil, está a demorar mais do que eu estava à espera... se soubesse que ia demorar tanto tinha comprado noutra loja. Estas encomendas não são para mim. É que sem isto não posso iniciar nada! Apenas estou a terminar o tratamento do tronco e mesmo assim acho que até esse já está pronto.Troco a água todos os dias e já não deita cor, mas pelo sim, pelo não, vou deixar ficar mais uns dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.