Plantas novas encontradas


Limeiras

Recommended Posts

Boas,

 


Hoje estou em pulgas. Estive agora mesmo num ribeiro onde retirei um musgo, muito idêntico ao musgo que encontramos nas matas e que se usa no presépio, mas este estava debaixo de água corrente e agarrado às rochas numa pequena queda de agua. No mesmo local encontrei também um outro musgo, não uma espécie de alga, mas um muito verde e bastante ramificado.

 

 

Trouxe para casa alguns pedaços, bastantes até e neste momento estão submersos para libertarem qualquer sujidade e logo que estejam limpos, vou experimentar coloca-los no aquário.

 


Amanhã vou tentar tirar umas fotos para vocês comentarem.

 



Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Limeiras,

 

Um desses musgos, será Fontinalis Antypiretica? É algo comum nos rios e ribeiras nacionais.

 

Vê é se são mesmo musgos aquáticos. Para fazeres a aclimatização deles para as nossas águas de aquário, terás que começar a uma temperatura de água baixa (idêntica ao do rio que as tiraste) e depois ir subindo um grau talvez a cada 2 dias.

 

Mas posta fotos! ;)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, nem tinha reparado nesse pormenor do teu avatar/perfil ;)

 

Mesmo assim, não sei se em França haverá disso lolol

 

Mas caso seja, vais ter que fazer umas importações para cá! :naughty:

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos musgo que vos falei e que penso ser Fontinalis antipyretica:

 

musgo1.jpg

 

Foi colocado hoje mesmo no aquario das experiências.

 

Depois há também este, mais espectacular e que eu identifiquei como Taxiphyllum sp."Flame", mas decididamente não é!

feto1.jpg

 

Também foi colocado hoje para ver se se adapta. De salientar que planta cresce apartir de um pequenino pé, de onde se desenvolvem os ramos muito finos e bastante ramificados.

 

Outra foto com a planta fora de agua:

 

dsc0115ff.jpg

 

Foto do aquario com as plantas (aquario de experiências):

 

dsc0116xk.jpg

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acontece que para poupar espaço eu apaguei as fotos alojadas no site e fez com que não ficassem acessiveis. Vou corigir o erro. Peços aos administradores que apaguem o "post" do erro.

 

Obrigado pela vossa compreenção.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

É melhor editares o post ou fazeres novo..., os Admins não podem estar em todo o lado nem ler todos os post's, digo eu...

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, esqueçam este assunto por agora que não sei o que se passa, mas já escrevi um novo "post" com as fotos e agora não aparece nada. Pior é que agora não aparecem as imagens no ImageShack e nem consigo aceder à minha conta. Bolas, depois de tanto trabalho a tirar as fotos, a edita-las, coloca-las no "site", escrever o "post", etc, dá nisto!

Por agora chega, estou cansado. talvez amanhã.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol amigo,

 

Tentas isso então amanhã. Não te esqueças que o link que tens que colocar do imageshack é aquele que aparece do lado direito da página da foto em 'DIRECTO' :)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver se é desta!

 

O musgo que julgo ser o Fontinalis antipyretica:

 

aqua111.jpg

 

Outro musgo que não consigo identificar:

 

aqua101.jpg

 

Como pode ver é bastenta farfalhudo e apresenta uma cor verde forte.

 

aqua81.jpg

 

É um musgo como muitas ramificações e folhas pequenas. As ramificações partem de um ponto, tipo pé.

É encontrado em grupos, tipo tufos na zona do ribeiro onde a corrente é mais forte.

 

aqua55.jpg

 

Não esperei pela adaptação ao aquario e plantei um dia depois de o ter colhido, como podem ver nesta imagem.

 

aqua011.jpg

 

Aqui é o seu aspecto fora de agua, vê-se como são as ramificações. Em principio propaga-se pelo simples corte.

Nesta foto, podem ver o aspecto dos dois musgo no aquario:

 

aqua021.jpg

 

 

Aproveito para fazer uma actualização de como estão ambos os musgos. Apesar de não ter feito a adaptação à agua do aquario, ambos se estão a adaptar bem. O Fontinalis esta tal como quando o trouxe. O outro esta espelhar-se pela area onde o coloquei. Os espadas gosta de ander entre as ramificações. Por agora parece estar tudo bem.

Deve acrescentar que se quiserem comentar algo sobre o aquario, que estejam à vontade para o fazer, mas que este aquario serve para fazer experiências com plantas e afins.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Limeiras,

 

Muito bom sim senhor! Esse Fontinalis Antipyretica especialmente está muito vivo!

 

O outro nunca vi na minha vida! É mesmo diferente, estará com algas? Não consigo identificar. Talvez alguém consiga identificar isto ;)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais