Problema anúbia


carllima

Recommended Posts

Boas, gostava que me ajudassem.

Tenho uma anúbia que a sua ultima folha está se a soltar por causa de umas BBA. Só que parece que também se está a soltar o rizoma da raiz. Há problema se soltar tudo, ou irá crescer outro rizoma?

 

Junto foto para verem.

 

Obrigadoanbia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá,

 

Não sei se percebi bem. A folha está partida? se está ela vai morrer e mais vale cortares a folha agora. Se a folha está na ponta do rizoma, então deixa-a estar.

Não percebi bem a parte da raíz. Se nada estiver a morrer, deixa estar como está. As plantas têm uma enorme capacidade de adaptação e quando menos se espera elas voltas a nascer outra vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Woody Weaver .... /facepalm Faz research...

Carllima...Desenterra o Rizoma...Essa Anubia não está a tolerar ter o rizoma enterrado. Deixar morrer uma anubia é obra, não é qualquer um que consegue matar uma anubia XD E ao contrario do que o Woody Weaver tão pouco ilucidadamemente te disse, nem todas as plantas passam por um periodo de adaptação traumatico...Na realidade poucas passam tão mau bocado, em especial as Anubias que são pouco mais que plantas de plastico que crescem...

Ao contrario que pensas, as algas raramente causam mossa ás anubias, e nunca vi uma infestação por algas matar uma Anubia. No entanto vi que tens o rizoma enterrado, algo que as plantas deste genero não toleram, acabam por apodrecer e morrem como tu estás a conseguir fazer. Pode ser que ainda a consigas safar, desenterra completamente o rizoma, e quando muito podes meter as raizes no substrato, pode ser que o rizoma seja ainda capaz de lançar novas folhas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o colega gervas disse, fizes-te o que não devias fazer a essa planta que é enterrar o rizoma, daí ela estar a morrer.

 

Desenterra isso por completo é o meu conselho. Arranja uma pedra e amarra as raízes a ela e deixa-a pousada em cima do areão que caso ainda se salve as raízes acabam por entrar pelo areão ou dão um efeito bonito meio entrelaçado no mesmo.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gervas,

 

Eu tenho anúbias há muito tempo e sei perfeitamente que o rizoma não pode estar enterrado . Simplemente não consegui perceber a foto, nem a descrição. E quanto há adaptação...claro que há um periodo de adaptação quando uma planta entra no aquário e nesse periodo é normal uma ou duas folhas morrem. Morrem menos se logo à partida fizeres uma poda correcta das folhas velhas e das raízes. O que eu disse é que as plantas possuem um optimo sistema de adaptação. Já tive anúbias que tiveram que ficar numa caixa de plastico durante meses, enquanto esperava para montar um novo aquario. Quando as tirei da caixa estavam raquiticas e não dava nada por elas, e agora estão optimas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais