10 regras básicas


Recommended Posts

Bom dia,

 

Vou iniciar brevemente a montagem de um aqua com cerca de 60 litros.

 

Podem por favor dar-me as 10 regras básicas para a montagem de um aquário? Regras, equipamentos a colocar (nada de estravagante, apenas o essencial).

 

Obrigado pela ajuda que puderem dispensar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também kero montar um de 60L, e a primeira lição que aprendi, foi definir 1º os peixes que queres, para depois sim, ajustar os elementos aos peixes! e não o inverso.

 

Aconselho-te a leres muito, perguntares muito, informa-te o mais que puderes sobre estes assuntos. E qd achares que já tens as informações todas, volta a perguntar!

 

Eu perco horas e horas a ler sobre aquariofilia e ainda em sinto "nú" em relação a isto....mas é só o meu conselho.

 

saudd aquarofilas......

Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti.

Cumps,

Flecha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Vou iniciar brevemente a montagem de um aqua com cerca de 60 litros.

 

Podem por favor dar-me as 10 regras básicas para a montagem de um aquário? Regras, equipamentos a colocar (nada de estravagante, apenas o essencial).

 

Obrigado pela ajuda que puderem dispensar.

 

Boas

 

Apesar dos muitos cálculos, números, experiências, etc, acredito cada vez menos que para o aquariofilista comum, este hobby seja uma ciência exacta.

 

Não existem a meu ver 10 regras básicas que sejam aceites por todos, acredito que, se todos nós pensarmos um bocado, cada um vai ter 10 regras básicas pessoais. Se queres as minhas, que podem mudar daqui a 5 minutos :wink: cá vão:

 

1. Não comprar nada por impulso

2. Não comprar peixes coloridos

3. O filtro deve ter uma litragem horária, no minimo, 5x superior à capacidade total do aquário, nalguns casos, superior a esta

4. Um peixe com fome é um peixe saudável, um peixe gordo é um peixe doente

5. As plantas são nossas amigas, salvo raras excepções. As nossas amigas apreciam luz, CO2 e nutrientes.

6. Montar um aquário para um biótopo especifico é melhor do que montar um comunitário

7. Regra geral, quanto maior o aquário, melhor

8. Kit minimo de testes: pH, Amónia, Nitritos

9. Não há nada que substitua as TPAs semanais

10. Um aquário só é estavel enquanto o aquariofilista pensar que não está estável

 

E honestamente, podía continuar aqui a mandar mais. Certamente nem toda a gente concorda e alguém falará de excepções. Isso não quer dizer que eu ou quem contestar o que escrevi estejamos errados. Cada caso é um caso.

 

Boa Sorte

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas respostas. Aqui envio info mais especifica.

 

A minha ideia é ter um aqua simples. Apenas 2 peixes (discos grandes). Aceito sugestões. Quero só um casal de peixes bonitos.

 

Quero colocar areia (ou pedras pequenas) preta e utilizar um coral branco (lindo) que o meu pai utilizou no aquário dele à cerca de 20 anos. Sem plantas.. para já

 

Preciso de mais dicas. Que tipo de filtro (nada muito caro mas bom), bomba de água?? bomba de ar??

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 Discus grandes num aquário de 60 litros??? :D

Os Discus são peixes de cardume e necessitam de pelo menos 50 litros para cada um. Colocar menos de 4 discus pode levar ao stress e, consequentemente, à morte dos bichinhos. Se optares por um casal já formado (sabes quanto custam...?) necessitarás pelo menos de um aquário com 120 litros.

 

Quanto ao coral, este irá fazer subir a dureza e ph da água, coisa que os Discus não apreciam pois são oriundos de águas macias e ácidas.

 

Se queres um conselho, não te inicies na aquariofilia pelos Discus, pois irás ter muitos dissabores... Escolhe primeiro espécies fáceis de manter e que compatíveis com o tamanho do aquário.

 

Vlad:

 

Não comprar peixes coloridos?? Isso exclui os Discus, é claro :wink:

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito bem não vou para os discos.

 

Os pressupostos mantém-se em:

A minha ideia é ter um aqua simples. Apenas 2 peixes. Aceito sugestões. Quero só um casal de peixes bonitos.

 

Quero colocar areia (ou pedras pequenas) preta e utilizar um coral branco (lindo) que o meu pai utilizou no aquário dele à cerca de 20 anos. Sem plantas.. para já

 

Preciso de mais dicas. Que tipo de filtro (nada muito caro mas bom), bomba de água?? bomba de ar??

 

Podem ajudar-me?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas 2 peixes. Aceito sugestões. Quero só um casal de peixes bonitos.  

Talvez um casal de kribensis

 

Que tipo de filtro (nada muito caro mas bom)

 

Os filtros externos são melhores (têm mais volume para as matérias filtrantes e não roubam espaço dentro do aquário) mas também mais caros. Se deres uma olhada na área dos classificados és capaz de arranjar um bom negócio. Procura um que faça uns 400 litros/hora. Quantos às marcas, eu prefiro a Eheim mas em Portugal a Fluval é mais baratinha.

 

bomba de água?? bomba de ar??

 

Se a saída de água do filtro ficar perto da superfície da água, para provocar a movimentação desta, não precisas de mais bombas nenhumas

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 regras ainda mais básicas

 

1º monta o aqua numa superficie bem sólida onde esteja 100% estável, n o ponhas ao pé da janela, ´n fumes á beira da bomba de ar e nunca uses garrafas partidas ou pilhas (mesmo que alcalinas) como decoração. :wink:

 

2º compra um livro de aquariofilia para principiantes e lê tudo (foi o que eu fiz e tirou-me muitas duvidas)

 

3º compra peixes para principiante. guppies, corys, etc etc

 

4º reduz a dose de alimento aos peixes até que as pessoas se interroguem de pq é que os deixas a passar fome.

 

5º mais vale água da torneira do que água do luso.

 

6º compra um kit de sobrevivencia: produtos para controlar o ph, os nitritos/nitratos e a amónia (estes são a dar para o caro), teste de ph e nitritos.

 

7º relógio para as lâmpadas, até se compra nos chineses e assim contralas a luminosidade do aqua sem teres de confiar na tua memória.

 

8º põe nome aos peixes e afeiçoa-te a eles qd já estiverem á pelo menos 3 meses no aqua.

 

9º nunca uses terminologia técnica e piadas de aquariofilia para impressionar membros do sexo oposto...n resulta

 

10º diverte-te!!

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 regras ainda mais básicas

 

1º monta o aqua numa superficie bem sólida onde esteja 100% estável, n o ponhas ao pé da janela, ´n fumes á beira da bomba de ar e nunca uses garrafas partidas ou pilhas (mesmo que alcalinas) como decoração. :wink:

 

2º compra um livro de aquariofilia para principiantes e lê tudo (foi o que eu fiz e tirou-me muitas duvidas)

 

3º compra peixes para principiante. guppies, corys, etc etc

 

4º reduz a dose de alimento aos peixes até que as pessoas se interroguem de pq é que os deixas a passar fome.

 

5º mais vale água da torneira do que água do luso.

 

6º compra um kit de sobrevivencia: produtos para controlar o ph, os nitritos/nitratos e a amónia (estes são a dar para o caro), teste de ph e nitritos.

 

7º relógio para as lâmpadas, até se compra nos chineses e assim contralas a luminosidade do aqua sem teres de confiar na tua memória.

 

8º põe nome aos peixes e afeiçoa-te a eles qd já estiverem á pelo menos 3 meses no aqua.

 

9º nunca uses terminologia técnica e piadas de aquariofilia para impressionar membros do sexo oposto...n resulta

 

10º diverte-te!!

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Experimenta este que é muito bom e possivelmente vai-te responder a muitas perguntas que tens para fazer agora e mais tarde.

 

 

http://faq.thekrib.com/pt/begin.html

 

 

Cumprimentos

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vlad:

 

Não comprar peixes coloridos?? Isso exclui os Discus, é claro :oops:

 

:wink:

 

Ok, má frase! Não compro peixes coloridos artificialmente, está melhor assim?

 

:D

 

Não deixas escapar nada!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, má frase! Não compro peixes coloridos artificialmente, está melhor assim?  

 

Muito melhor :wink: Concordo e subscrevo inteiramente. A essa lista podem ainda acrescentar-se outras aberrações que por aí andam, como os ciclídeos papagaio

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.