Sexagem de Ramirezi


RalpH

Recommended Posts

Alguém me pode ajudar a identificar o sexo deste meu ram? :)

 

Obrigado!

 

ramirr.jpg

rami3.png

rami2.jpg

 

A qualidade das fotos não é a melhor, por isso peço desculpa.

Cumprimentos

Editado por RalpH
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ralph,

 

No sexo não posso ajudar mesmo, na sexagem vamos a ver :)

 

É um pouco confuso. Eu diria que era um macho pela foto:

- não tem barriga rosada (isto não dá certezas de nada)

- O contraste de cores, especialmente a linha preta no olho;

- a mancha azul

 

Mas também parece ter 'traços' de fêmea:

- a barbatana dorsal pouco desenvolvida;

 

Pode ser porcausa de ser jovem... Não sei.

 

Esperamos por outras opiniões... Onde o arranjaste, disseram-te o género dele?

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O peixe ainda é jovem.

Arranjei um casal, mas um deles morreu 3 dias depois, por causas desconhecidas visto que os parâmetros da água estão todos perfeitos, mas quando este menino(a) da foto se chegava perto do outro que morreu, o outro(a) perdia a cor toda ficava pálido(a) e quieto(a).

Editado por RalpH
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm, então pode vir mesmo a ser macho. E intimidou a fêmea, e por isso a outra perdia cor.

 

Mas também pode ser uma fêmea bruta que gostava de mandar vir com o coitado do macho :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RalpH,

 

Eu diria com 90% de certeza que é uma fêmea, e com bom ar por sinal.

Eu adquiri inicialmente um casal que se revelaram ser duas fêmeas apesar de eu já andar desconfiado e já arranjei entretanto um macho com características distintas, que não vejo nas fotos que colocaste.

 

Para tua ajuda >

 

_DSC0405.JPG

Uma das fêmeas

 

_DSC0454.JPG

O macho

 

_DSC0457.JPG

As duas fêmeas à esquerda e o macho à direita.

 

Em resumo, os machos têm a barbatana dorsal com o segundo segmento mais prolongado do que as fêmeas. Também costumam apresentar o ponto negro no abdómen sem nenhuma escama reflectora, que geralmente as fêmeas apresentam algumas. As barbatanas inferiores também são mais extensas do que nas fêmeas.

 

As fêmeas quando estão predispostas para posturas apresentam os abdomens rosados ( como podes ver em ambas as minhas fêmeas).

 

Espero que te ajude.

 

Manuel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fêmea.

 

A terminação da barbatana dorsal é arredondada e não em ângulo e não têm espigão. Também têm escamas azuis na mancha preta. Só falta mesmo é a barriga rosada... Mas como ainda é novo, deixa-o crescer mais um pouco.

 

Quanto ao comportamento, se calhar o outro também era fêmea.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fêmea.

 

A terminação da barbatana dorsal é arredondada e não em ângulo e não têm espigão. Também têm escamas azuis na mancha preta. Só falta mesmo é a barriga rosada... Mas como ainda é novo, deixa-o crescer mais um pouco.

 

Quanto ao comportamento, se calhar o outro também era fêmea.

 

Cumps.

A terminação da barbatana dorsal tem espigão, vê nesta foto:

rami3.png

Editado por RalpH
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tem.

 

Uma das minhas fêmeas também tem, o que me deixou na dúvida a pensar que se calhar era o macho ainda em desenvolvimento. Entretanto ganhou o tom rosado, e depois quando colocou uma postura terminaram as dúvidas :).

 

 

Boas David,

 

as tuas Limnobium têm-se multiplicado, e os physas acharam-lhe piada para petisco ocasional :).

Editado por Manuel Tavares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por acaso não sabes se este e o que morreu eram da mesma idade? Se eram, é provável que este seja um macho uma vez que o outro já tinha a barriga rosada e este não tem.

Em relação ao comportamento, também tenho um casal que no inicio a fêmea andava sempre a perseguir o macho (ele ficava quase sem cor) e agora quando isso acontece é o macho que persegue a fêmea, acho que pelo comportamento não é fácil dizer se é macho ou fêmea.

De qualquer forma ainda parece ser jovem, se calhar o melhor é mesmo esperar mais algum tempo para ter certezas :smile2:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, há quem diga que o meu é macho outros dizem que é fêmea, algum expert que dê uma ajudinha sff? :D

 

Pois... suponho que nenhum expert te consiga dar uma certeza absoluta. Com essa nova foto fiquei todo baralhado, mas eu não sou expert! :tongue:

 

Tem características de macho e de fêmea... suponho que ainda é muito novo para ter a certeza.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL, exactamente o que eu disse no ínicio... Sabes ao certo quantos meses tem?

 

Eu digo que é um macho juvenil... 50 cêntimos... Alguém quer contra? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL, exactamente o que eu disse no ínicio... Sabes ao certo quantos meses tem?

 

Eu digo que é um macho juvenil... 50 cêntimos... Alguém quer contra? :)

Epa eu também acho que é um macho, ele ainda é pequeno, não faço ideia de quantos meses tem, tem uns 4cm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A meu ver o que tens ai é um macho.

Não seja esse o caso é uma fêmea reprimida, o outro que tens no aqua é macho ou fêmea? Costumam andar à bulha?

Eu fazia criação e num dos aquas de criação tinha um suposto "casal" que tinha escolhido dos que nasceram. Não deu em nada pois eram as duas fêmeas, só reparei depois de as separar pois uma delas voltou a ganhar as colorações típicas das fêmeas...

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais