Manuel Tavares

Membro
  • #Conteúdo

    35
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Manuel Tavares

  1. Estou, apesar de ter tido entretanto alguns desgostos. Perdi alguns peixes e entretanto adicionei outros. Em relação ao aqua, acho-o é um pouco estreito. Foi o compromisso que fiz face ao preço vs dimensão. Gostava que fosse mais largo para ter mais área circundante aos troncos, mas não me parece que os peixes se importem muito.
  2. E já fui comprar hoje. Hoje de manhã dei pelo macho ramirezi parado no canto e sem reagir quando coloquei comida. Ao me aproximar reparei que tinha uma mancha clara logo a seguir à abertura das guelras, que me parece fungus. Das medições que fiz quando cheguei de nota apenas os 3º de KH baixos. Coloquei um pouco de bicarbonato de sódio para subir os valores e dei inicio à aplicação do esha2000 ao casal de ramirezis que estão no aqua. A fêmea está bem, mas.. just in case.
  3. Boas Lima, Fizeste novo teste aos NO3 depois da tpa? Penso que os valores aconselháveis deverão ser <=50mg/l e 0 nos NO2.
  4. Uma semana depois, hoje ao chegar a casa testemunhei os ultimos momentos. Já não comia há vários dias, e já esperava este desfecho. Tenho pena de não ter tido todos os meios para uma reacção mais rápida, que acabou por só acontecer dias depois, mas já não fui a tempo. Fica a aprendizagem e os meios.
  5. Olá Samanta, Concordo com o Pedro (mergulhops2), primeiro deverias definir a hardscape, pelo menos no principal, para ires compondo as áreas com as plantas e dares algum tempo para quando colocares as plantas estas se instalarem e enraizarem. Agora noto a diferença no meu aqua, quando removo as folhas velhas das plantas, estas já não se desenterram como dantes. Vai com calma, não tenhas pressas. Relativamente às pedras e ao caminho, seixos não são a melhor solução para separadores. Não sei se os tens apenas como marcadores ou se os pensas mesmo usar com esse propósito. Também não gosto de os ver com esse substrato, mas é o meu gosto pessoal. No entanto, o grupo de pedras à direita que me parecem basaltos ficam bem. Inspira-te e procura exemplos. Neste link tens soluções semelhantes ao que pretendes, e se calhar nem dás por isso. Isto porque os separadores são tapados por plantas que se fundem com as zonas plantadas. São exemplos de top, certo, mas são optimas fontes de referências onde podes copiar algumas soluções.
  6. Olá Samanta, Pelo que li, vais necessitar de criar uma barreira sólida que separe os dois materiais, por exemplo, com troncos ou provavelmente mais fácil através de um "muro" de pedras. Se não criares nenhum elemento de separação então sim, sairá mistela. Quanto às plantas, parecem-me boas escolhas. Para as anúbias prepara-te para as atares a uma das pedras, em que podes usar fio de pesca.
  7. Boas Aqualtis, Experimentaste clicar nas fotos?
  8. Boas Micro-Chip, Obrigado pelo feedback, que coincide com a maioria do que pesquisei ontem. Também não encontrei nenhuma associação das fezes transparentes ao pop eye. No entanto existem três possíveis causas, e só espero que não seja a tuberculose piscícola. Além desta causa também pode ser bacterial como indicaste (Vibriosis) , fungo (Lymphocystis) ou também pode ser a doença das bolhas de gás Ainda tenho peixe, e pelo menos ainda tem interesse por comer, embora não com a dinâmica habitual. Dei-lhe artémia com vitaminas. No dia anterior, ou seja há dois dias, fiz a tpa de 20/25% e a manutenção do filtro cujo processo demorou e acabou dando stress porque começou a verter em funcionamento. Hoje de manhã os meus testes indicaram amónia 0, nitritos 0 e nitratos 10mg. Não fiz ainda nenhum tratamento. Não tenho Esha2000 nem Baktopur. Esha2000 já li que limpa o sarampo aos caracóis e não quero esse resultado. Pensei em fazer a tal receita que já li das ervilhas com água de alho mas como fiz a manutenção doo filtro, que sempre remove parte da colónia de bacterias não tenha capacidade para a descarga que irá acontecer. O meu aqua de quarentena está com um casal de ramirezis, e não me apetece colocá-los no aqua principal onde tenho a fêmea que está doente. Estou num dilema. Possivelmente além dos medicamentos vou tentar que improvisar ou arranjar novo aqua de quarentena :/. A minha Maria é que não vai achar piada... lol.
  9. Boa noite, Há pouco ao chegar a casa e ao alimentar os peixes reparei que a minha fêmea ramirezi apresentava um dos olhos mais saliente e diferente do habitual. Também noto que tem fezes transparentes penduradas. Já ando a ler e a pesquisar as possíveis causas e tratamentos. Alguém que já tenha tido o mesmo azar e que tenha tido sucesso no tratamento? Tenho o meu suposto aqua de quarentena com o outro casal de ramirezis :\... Fica o vídeo feito à minutos... Agradeço qualquer feedback. Cumprimentos.,
  10. Olá Alexandre, Vou tentar responder aos teus pontos, com base na minha pouca experiência e pelo processo e os problemas que já ultrapassei, fica a ressalva 1- Não vejo nenhum problema em ires montado o aqua sem água. No meu caso foi o que fiz, altura que fui ensaiando a disposição dos troncos e pedras do meu aqua. Só avancei para a colocação da água quando decidi a disposição dos elementos. Primeiro enchi metade com o intuito de colocar as primeiras plantas ( dá jeito quando precisares de colocar plantas de tapete), e acabei enchendo o aqua. Se não o fizeste ainda, já li que é importante encher o aqua vazio para testar se verte ou não. Eu arrisquei No inicio quando encheres o aqua com o substrato e tudo o resto, a água ficará turva meio esbranquiçada, que depois passará. 2- A água de torneira é aconselhada a ficar de repouso pelo menos 24horas pelo que sei por causa da presença de cloro. Ao fim desse tempo desaparece. Eu por norma tenho a água em repouso pelo menos 48horas. Se vais usar água de garrafão de compra, se é o que percebi, não precisas desse repouso, por não apresentar cloro. Mas como o David também referiu no post acima, não é a melhor solução económica. Se é por questões de Ph existem melhores soluções compatíveis com a água da torneira ( turfa, por exemplo). 3- Para iniciares o ciclo podes proceder de várias formas. Existe um post muito bom neste forum que podes e deves ler já que te responde às tuas dúvidas > http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 4- O ciclo termina quando não tens valores nem de Amónia nem de Nitritos, e apenas encontras valores de nitratos. Mas segundo li é apenas uma fase ainda ligeira do ciclo, pois este só ao fim de vários meses a maturar é que chega a um equilíbrio e eficácia estável. O meu ciclo foi iniciado com colocação de bactérias que vinham no Kit do aqua e comida. Fui testando a água sempre tendo valores de zero nos três parametros principais, apesar de ter algas e caracóis com fartura. Fui esperando mas como nunca mais via resultados decidi avançar com a colocação de dois peixes ( 2 corydoras), e atenção, coloquei dois com base na litragem de cerca de 200 l do meu aqua. Para um aqua pequeno só colocaria um. A colocação de peixes deverá ser progressiva para que haja uma adaptação biológica à matéria orgânica produzida ( restos de comida e dejectos). Atenção ao excesso de comida = algas + caracóis com fartura :D O nervoso e ansiedade é normal, mas é muitas vezes culpado de alguns erros. Eu cometi alguns devido a isso ( flutuação dos troncos, algas a mais, etc). A pedra triangular é grande demais? Experimenta primeiro mas existe sempre a possibilidade, depois de o "bichinho" crescer, de arranjares um aqua maior, sobretudo quando esse te parecer muito pequeno. Se quiseres espreita o meu aqua, coloquei fotos do meu processo. Boa sorte, calma e bom trabalho.
  11. Obrigado Tiago, Coloquei uma foto de ontem no post inicial, embora há poucas horas atrás efectuei alguma manutenção e umas pequenas alterações no aqua. De qualquer forma a maior revolução e evolução (acho que) já passou. Tenho ainda fotos dos "protagonistas" que posso colocar. Quando tiver oportunidade e se se justificar coloco mais fotos. Abraço.
  12. Olá David, Testei um trio e não resultou. Aconselho-te um casal. Esse é um ramirezi dourado ou comum? Pelas barbatanas inferiores também me parece um macho. Cumps
  13. Olá a todos, Já ando há algum tempo para colocar aqui o meu tanque, e não vai passar de hoje. Acima de tudo por agradecimento por toda a informação que encontrei disponível neste forum que me ajudou apenas com leitura de muitos posts a evitar erros comuns de iniciante. Espero que a minha curta experiência também possa servir de ajuda e referência para quem esteja a começar. // Genesis Durante vários anos foi-se formando um desejo de ter um aquário. Fui comprando livros sobre peixes e fui lendo, e pesquisando. Percebi cedo que mais do que um hobby, era uma actividade que iria envolver bastante estudo devido aos diversos tipos de variáveis envolvidos ( química, luminosidade, fertilização, etc). De tal forma que quando cheguei ao ponto de decidir se comprava ou não um aquário, já tinha uma ideia definida do básico da aquariofilia, que tipo de aquário pretendia, que tipo de fauna, flora e decoração. Foi um processo maturado. Decidi avançar para o maior tanque que podia adquirir com base na relação espaço físico disponível/preço com o intuito de recriar um tema amazónico ( américa do sul ), pela facilidade e disponibilidade de espécies, variedade, informação e compatibilidade de parametros da água. Pensei inicialmente num biótopo sul americano como referência para peixes < 15 cm, com cardumes de várias espécies e plantas da área, mas posteriormente acabei por não seguir rigorosamente este conceito. Vi imensos vídeos no youtube de aquários, concursos de aquascaping, hardscape, biotopos, etc, que me ajudou bastante a perceber o que pode ser feito neste hobby e o que gostava e o que não gostava. Bem, chega de blablabla.... // Equipamento - Aquário Kit Ciano Emotions120 - 118,5 cm x 36,8 cm x 61 cm ( Comp x Larg x Alt ) = 211 L + Móvel ( + Aquário Aquatlantis Start 55l - Quarentena / atualmente Love Suite Ramirezis) - Iluminação T5 - 2x39 W IPX7 (8500ºK + 6500ºK) - Termostato 1x Jaguer 200W - Filtro TETRA EX1200 // Materiais - Substrato fértil - JBL Aquabasic Plus 5 ( 2 x 5l) - Areão Flamingo - Brown white 1-3mm (2x 8kg) - Areão - Dekoline Carat 4 - inca red (5kg) - Troncos - 1x teca + 1x RedMoor + 1x Jati - Pedras - 1x petrified wood + 3x Freak + 4 basaltos ( adicionados posteriormente para suster flutuação dos troncos) - Folhas Catappa nano da JBL // Flora (por ordem de entrada) Echinodorus ozelot red Echinodorus tennelus Echinodorus osiris rubra Microsorum pteropus minor (thin leaves) Microsorum pteropus "mini" Anubias nana + Vallisneria nana Hygrophila polysperma Vallisneria gigantea + Limnobium laevigatum ( Obrigado Dg12) + Eleocharis acicular Cryptocoryne spp (???) + Limnophila sessiliflora "Ambulia" Anubias barteri // Fauna (por ordem de entrada e atual) Physas Corydoras sterbai = 6 ( + 11 recém nascidos) Rodóstomus Hemigrammus rhodostomus = 6 Cardinais - Paracheirodon axelrodi = 12 Tetras Limão - Hyphessobrycon pulchripinnis = 8 Carnegiela strigata = 8 Mikrogeophagus ramirezzi Ancistrus dourado = 1 Planorbis (azuis e vermelhos) Início da montagem - Setembro 2012 // Comentários Relativamente à referência inicial do biótopo amazónico, apenas fui rigoroso na escolha da fauna. Por conselho de um funcionário de uma das lojas onde comprei artigos moderei a minha preocupação com o valor de Ph, e tenho-o próximo dos valores da água da torneira, que se encontra por volta dos 7 e qualquer coisa ( Testes Sera). Na escolha da flora, depois de uma lista inicial exclusivamente amazónica deixei-me ir para algo mais "comunitário", um pouco mais denso do género plantado. Porque na minha pesquisa os aquários de biótopo amazónico não são muitos plantados, e eu queria um resultado diferente. A escolha do substrato fértil foi para não me preocupar com a questão das fertilizações. A escolha dos areões foi talvez a parte menos feliz. Tive uma preocupação inicial com o tipo de areão versus as corydoras, mas a minha ideia inicial de colocar um areao decorativo por cima do outro não resultou. Seria talvez a única coisa que faria diferente. Após 4 meses deste hobby, com várias posturas de Ramirezis pelo meio, embora sem sucesso, um aparecimento de íctio sem baixas ( tratamento com Esha Exit em 2 sessões), e só tenho a relatar uma baixa de um Cardinal, que apareceu com o abdomen furado (mistério ). // Fotos do progresso #1 - Primeiro ensaio com os troncos. #2 - Ensaio com o substrato e areao colocado com troncos e pedras #3 - Composição final com início do enchimento com água #4 - Aquário cheio e troncos a flutuar #5 - A bela mixórdia de substrato e areões ( para mim o meu flop principal) #6 - Primeiras plantas colocadas #7- Plantação principal feita #8- Introdução de basaltos na base dos troncos. #9 - Aquário com 3 meses (início de Dezembro) #10 - Aqua Janeiro 2013 Fica o meu aqua apresentado. Fico à vossa disposição se quiserem comentar, criticar ou perguntar alguma coisa. Obrigado Aquariofilia.net e votos do melhor ano de 2013 possível. Manuel
  14. Outra dica, depois de ver a foto que colocaste. Se colocares uma cartolina preta atrás do aqua, a biobox não se deve notar tanto. Bioboxes coladas com silicone ... enfim.
  15. Olá Samanta, Começando pelas plantas, o site da Tropica é uma boa referência (http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx) sobretudo porque consegues resultados agrupados por diversos aspectos. Podes ver no link a listagem de plantas de fácil manutenção. A maioria das lojas tem bastante oferta em plantas de manutenção fácil. Algumas destas não são de colocar no substrato mas de fixar em pedras ou troncos. Neste link tens a listagem por uso (http://www.tropica.com/en/plants/use.aspx). Atenção aos preços nas lojas. Neste forum tens ofertas e vendas de podas ou plantas por parte de membros com preços mais baixos. Quanto a peixes ... assim o teu leque de escolha fica bem amplo. Com base nos valores referência dos botias yoyo (pH: 6.5 - 7.5; Hardness/Dureza: to 12 dGH; Temperatura: 24-30 C) experimenta procurar neste motor de busca > http://www.aqua-fish.net/index.php?cur_lang=2&count=no&secured=&section=2 Resultados para PH 7.0, Dureza 12 dH e Temperatura 28C > http://www.aqua-fish.net/index.php?cur_lang=2&count=no&secured=&section=2&find=1&order_by=alphabet&asc=&find_name=&velkost_min=not&velkost_max=&ph_min=71&ph_max=&temp_min=14&temp_max=&dh_min=13&dh_max=&mierumilovna_druh=not&mierumilovna_ine=not&miesto=not&rozmnozovanie=not&povod=not São apenas três parâmetros, apesar de muitos resultados convem afinares em tamanhos e comportamentos. Já agora, tens outro site com um simulador porreiro (http://www.aqadvisor.com/AqAdvisor.php?AqVolUnit=L&AqTempUnit=C&AqLengthUnit=cm) onde podes ir simulando a população do teu aqua. Colocas os valores do filtro e dimensões do teu aqua. Depois adicionas especies com o respectivo número de peixes. Em baixo vais tendo feedback com informação acerca de incompatibilidade ou cuidados a ter. Basicamente, ainda tens muito que pesquisar
  16. Olá Alexandre, Estas pedras que tens são xistos. É uma boa escolha visto não alterarem os parametros da água. A pedra maior parece uma pirâmide, boa escolha, deve ficar fixe.
  17. Hmm, foste apressado Arranja então antes duas travessas (pelo menos) da altura da folga da altura das rodas e coloca-as nas duas extremidades por baixo do móvel. Se arranjares uma terceira coloca-a ao centro. Já me parece uma solução bem desenrascada.
  18. Ui, eu já teria algumas ressalvas. Pode servir, mas acho que arriscas um pouco. O movel que mostraste não foi concebido para suportar demasiado peso, nem o sistema de rodas na base está preparado. Com excesso de peso podem partir ( e se forem da Moviflor... ) Eu possuo dois aquários, um deles, o suposto quarentena/maternidade/qualquercoisa com 55l tenho-o no chão por cima de uma película de esponja enquanto não arranjo um móvel. O ideal é teres uma base direita, fixa, que não se mexa, e que cubra toda a base do aquário para que não haja diferenças nem vibrações (os peixes não gostam). Estando no chão é também necessário estar longe de possíveis impactos, ou seja, fora de zona de circulação ou passagens, para evitar contactos, ou riscos no aquário. Se quiseres aproveitar o móvel, vê se consegues tirar os pés, e acho que assim já tens uma melhor solução.
  19. Boas, O aquário não é muito grande. Não consegues mesmo um melhor local? Além do mais sendo que os aquários têm iluminação, não podes aproveitar esse factor e colocar numa zona sem muita luz, ganhando em iluminação e ponto de interesse no interior da casa?
  20. Olá Samanta, Antes de mais não sou muito experiente neste hobby, embora já tenha lido muita coisa. Iniciei em Setembro com um aquario de 200l que já passou por todo o processo. Apesar da minha pouco experiência penso poder-te ajudar com alguma coisa. E não me vou queixar das plantas de plástico nem do areão colorido Acho que te antecipaste e deixaste-te ir pela ansiedade e excitação do ter aquário novo e encheste-o logo com o intuito de o ciclar. Pelo menos já sabes que não verte. Existem um conjunto de decisões que já podias ter definido à partida antes de dares início ao enchimento de água e ciclagem. - que tipo de substrato vais querer? - a nível de fauna pretendes ter um comunitário ou só de uma zona específica? - que tipo e género de plantas? - vais querer elementos decorativos naturais ( pedras, troncos, decorações)? Para colocares o substrato é preferível não teres água no aqua. No meu caso optei por colocar substrato fértil e outro inerte, para não me preocupar tanto com fertilizações no futuro e para me dar mais opções na escolha das plantas. A seguir tratei das decorações ( pedras e troncos) e ensaiei a composição, tudo a seco. Só quando fiquei satisfeito com a disposição dos elementos é que enchi o aqua com água, e coloquei algumas plantas. Só depois deste processo é que me preocupei com o ciclo. Dica económica - em Monsanto a maioria das pedras são basaltos, pedras que não alteram os paramétros da água. Depois de fervidos e escovados ficam bem no aqua. Eu comprei umas pedras para o meu, mas hoje só teria colocado basaltos. Resultam muito bem, e tens muitos à escolha em tamanhos e formas. Em relação à fauna, eu tomei uma opção por espécies da mesma área geográfica (amazonas), por ser mais fácil em termos de pesquisa como em compatibilidades ao nível dos parametros de água e temperatura, que para o meu nível de conhecimentos era o indicado. Escolhe uma espécie que queiras mesmo ter ( bótias yoyo? / discus??) e depois pesquisa por espécies compatíveis. Os bótias são asiáticos e os Discus originalmente de afluentes do amazonas ( apesar de serem criados na Ásia). É um processo que acho que ajuda muito. Segundo aspecto é considerares que o teu aqua tem três níveis horizontais, ou seja zona inferior, zona média e zona superior. Depois escolhes espécies que ocupem as três zonas. Quanto a plantas, se tiveres decidido por uma zona específica, podes ver que plantas são dessa zona e o que te agrada. Depois é considerares que o que aqua tem três níveis verticais, frente, zona intermédia e fundo, e depois é fazeres uma selecção de plantas segundo este critério ( que terá a ver com a dimensão das plantas ). Para terminar, sendo que já tens um betta , e gostava de ter uns bótias, já vejo um indicador asiático. Ah, e atenção às dimensões dos peixes em adultos, não estou a par destes botias yoyo mas sei que os bótias palhaço crescem bastante. Assim que tomares algumas escolhas que te indiquei será mais fácil para o pessoal aqui do forum te ajudar com sugestões ( peixes, plantas, decorações). Boa sorte e mãos à obra.
  21. Olá Jim, já lá vai algum tempo. Os caracóis alimentam-se de algas, restos de comida e de vegetação em decomposição. Ajudam na limpeza, e são muito úteis no aqua. Eu mantenho bastantes de várias espécies, sem ter adquirido nenhum, vieram todos com as plantas. Recentemente notei uma espécie que em adulto são bem vermelhos, muito fixes. Outro pormenor, os meus peixes, tal como já tinha lido, gostam bastante de caracóis esmagados, sobretudo os pequeninos mais fáceis de abocanhar. Portanto são bastante úteis no aqua. E então, o Bolt já deixou descendência?
  22. Boas André, http://www.aqadvisor.com/AqAdvisor.php?AqVolUnit=L&AqTempUnit=C&AqLengthUnit=cm Usa esta ferramente web para colocares os dados do teu aqua, do filtro, mais os vários habitantes e o seu número e terás a tua resposta, pelo menos como referência. Está é em inglês. Espero que te orientes. Aproveito para te esclarecer que neons e cardinais são espécies distintas. > Neon tetra - Paracheirodon innesi > Tetra cardinal - Paracheirodon axelrodi M.
  23. Sim, tem. Uma das minhas fêmeas também tem, o que me deixou na dúvida a pensar que se calhar era o macho ainda em desenvolvimento. Entretanto ganhou o tom rosado, e depois quando colocou uma postura terminaram as dúvidas . Boas David, as tuas Limnobium têm-se multiplicado, e os physas acharam-lhe piada para petisco ocasional .
  24. Boas RalpH, Eu diria com 90% de certeza que é uma fêmea, e com bom ar por sinal. Eu adquiri inicialmente um casal que se revelaram ser duas fêmeas apesar de eu já andar desconfiado e já arranjei entretanto um macho com características distintas, que não vejo nas fotos que colocaste. Para tua ajuda > Uma das fêmeas O macho As duas fêmeas à esquerda e o macho à direita. Em resumo, os machos têm a barbatana dorsal com o segundo segmento mais prolongado do que as fêmeas. Também costumam apresentar o ponto negro no abdómen sem nenhuma escama reflectora, que geralmente as fêmeas apresentam algumas. As barbatanas inferiores também são mais extensas do que nas fêmeas. As fêmeas quando estão predispostas para posturas apresentam os abdomens rosados ( como podes ver em ambas as minhas fêmeas). Espero que te ajude. Manuel
  25. Parabéns pelo teu primeiro Physa .png' alt=':biggn:'> Quando coloquei as primeiras plantas no meu aquário, reparei que no saco tinha ficado um caracol desses. Coloquei-o no aquário para ter alguma coisa a mexer e sempre ajudaria no ciclo. Foi batizado de "Nelson Piquet" pela sua velocidade tão contraditória com os seus parentes terrestres. O facto é que mesmo tendo passado vistoria às plantas e retirado as vários posturas gelatinosas, ao fim de um tempo notei o surgimento de pequenos physas e outros. Com a colocação de comida para o ciclo surgiu um pico de algas. Os caracóis ajudaram ao controlo destas, mas tal como me tinham avisado, começaram a haver muitos. Bastou ver a primeira dupla a cavalo. A partir daqui o aquário não foi o mesmo. Para já vou controlando a população e retirando os maiores da "cowboyada". E com isto deixo ao teu critério se deixas dentro do aquário ou o retiras. Pelo menos foi fixe nos primeiros tempos antes de haver peixes. Já agora, o meu aquário também tem por volta de 200l. O teu está porreiro e ainda tens área para muita coisa. O meu é que já não