Bomba de água para grandes TPA's


Recommended Posts

Amigos,

 

Tenho um aquário de 240 litros, gostaria de saber o método mais simples para fazer uma grande TPA.

 

Pensei em usar uma mangueira do aquário até à banheira:

 

- Para pôr água no aquário, ligar a mangueira à torneira.

 

- O inverso, usar uma bomba de água.

 

Que vos parece?

 

Usam bombas?

 

E qual a melhor marca e modelo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Tenho um aquário de 240 litros, gostaria de saber o método mais simples para fazer uma grande TPA.

 

Pensei em usar uma mangueira do aquário até à banheira:

 

- Para pôr água no aquário, ligar a mangueira à torneira.

 

- O inverso, usar uma bomba de água.

 

Que vos parece?

 

Usam bombas?

 

E qual a melhor marca e modelo?

 

A mim parece-me que não é a melhor estratégia... 1º porque não se deve usar água directamente da torneira, deves de deixar repousar cerca de 48h!! Quanto à metodologia... Acaba por ser indiferente!! Como o colega disse anteriormente o sifão acaba por ser 1 boa estratégia!! Não acho que seja necessário bombas... Só com 1 mangueira resolves o problema na boa..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre usei àgua directamente da torneira e nunca tive problema nenhum... A questão está na quantidade e rapidez com que a colocas.

Nos meus aquários sempre usei uma mangueira para tirar àgua directamente para a sanita e depois ligo a mangueira à torneira e vou enchendo devagar. Convém também colocar para uma zona em que haja uma grande agitação de àgua, de forma a que o cloro se dissipe mais rapidamente.

O cloro não é o que geralmente mata os peixes, mas sim as diferenças de temperatura e parametros da àgua da torneira em relação à do aquário.

Se encheres um balde com o chuveiro, vais sentir o caracteristico "cheiro a piscina" da libertação do cloro. Não precisas de 48h...

Convém é usar anticloro se a muda for mais do que 15-20%

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

Mas eu tenho o aquário a cerca de 15 metros do local de esgoto. Penso que é impossível "chupar" a água na mangueira para a esgotar para a sanita. Julgo que só com bomba. Isto tudo para evitar a tarefa inglória de fazer "1 milhão" de viagens para esvaziar os baldes e de andar sempre com esfregona para limpar os pingos no soalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

Mas eu tenho o aquário a cerca de 15 metros do local de esgoto. Penso que é impossível "chupar" a água na mangueira para a esgotar para a sanita. Julgo que só com bomba. Isto tudo para evitar a tarefa inglória de fazer "1 milhão" de viagens para esvaziar os baldes e de andar sempre com esfregona para limpar os pingos no soalho.

 

 

Eu tenho mais ou menos essa distancia, e garanto-te que a chupadela resulta, hehehehe.

 

Dá uma vista de olhos neste topico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207753

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Hoje ao passar os olhos pelas geringonça do Lidl descobri isto que poderá dar jeito...

 

http://www.lidl.pt/cps/rde/xchg/lidl_pt/hs.xsl/index_30609.htm

 

PT_66768_01_b.jpg

 

Acho que vou comprar um... não para o aquário que tenho, mas para o próximo que penso comprar..

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Encontrei uma coisa muito melhor (para mim, claro).

 

Vejam isto:

 

JBL AQUA IN OUT

 

 

Sem cair uma gota....

 

Espero ter contribuído para melhores TPA's

 

Abraços,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já experimentei essa tecnica.

É um desperdicio brutal, ter de manter a torneira ligada para sifonar a agua para fora do aquario.

Além de que tenho duvidas que consigas aspirar o fundo do tanque, com a mesma pressão que é mostrado no video, especialmente se tiveres bastantes metros de mangueira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.. água directamente da torneira para o tanque?.. e sem aproveitar nenhuma água da antiga para lavagem de filtros e companhia...

Não percebo muito do assunto, mas segundo tenho lido não sei se será a melhor ideia.

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.