Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores


Recommended Posts

Boas,

 

hoje passei numa loja de chineses aqui perto de mim e vi que tinham lá aquecedores de 50W, ou seja, aquilo que eu queria para meter nos quatro aquários da minha bateria.

 

Eram pequenos e baratos (4,5 euros).
Trouxe quatro e fui testar a ver se funcionavam bem.
Todos eles estão a funcionar bem mas lembrei-me de ir buscar o meu medidor de consumo de electricidade para ver como se portavam.
Liguei-o e pude ler no mostrador que, apesar de serem de 50W de potência, puxam 66 watts quando estão ligados.

Perante isto, pensei: "deixa cá ver quanto consome o Jagger de 75W que tenho no aqua mais pequeno da sala..."

Liguei o medidor e estava nos 70W quando ligado.


Tendo em conta que cada aquecedor Jagger de 50W custa quase 15 euros + portes, e que os aquecedores chineses custam 4,5W mas consomem mais 16W que a sua expectável potência, qual será a melhor opção a médio/longo prazo?

É que a diferença de preço é muita! (pelo preço de um Jagger, comprei 4 chineses...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso vi uns no chinês a bons preços e pequenos, ideias para nanos, mas fiquei na dúvida.

Como sabemos tudo o que seja eléctrico no chinês pode ser problemático (por experiência própria) e estando no caso dos termostátos ligado debaixo de água acho que ainda se torna pior.

 

Até comprei o filtro lá, mas o termostato fiquei apreensivo, pois basta não estar estanque ou aquecer demais caso não detecte como deve de ser a temperatura da água para haver uma desgraça, peixes cozidos, congelados ou na pior das hipóteses electrocutados (sendo que esta ultima talvez seja a menos dolorosa para os moradores do aquário).

É uma questão de arriscar, se correr bem vai dando noticias, nestes tempos de crise esses produtos acabam por sair mais económicos.

A questão de gastarem mais watts do que o que dizem ter até ajuda a aquecer melhor a água, seria pior se dissessem 50w e na realidade fossem de 30 e poucos watts.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

curioso o teu raciocinio... nao tinha pensado na questao vendo desse prisma... sera k os mais watts consumidos sao directamente proporcionais a um maior calor produzido???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela experiência que tenho, o consumo de watts está sempre ligado ao calor emitido, por exemplo, uma lampada quanto mais potente ela for mais calor emana, mas isto aplica-se a quase tudo que seja eléctrico, porque a energia é convertida em calor.

 

Outro exemplo, se fizeres um overclock num pc a um processador ele vai ficar mais rápido, mas para isso vai necessitar de mais energia e vai aumentar brutalmente a temperatura do mesmo. Por isso se usam aqueles dissipadores de calor enormes, o do meu pc pesa quase um quilo e existem as versões a água para dissipar ainda mais calor.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

misturar cenas eléctricas dos CHINESES e AGUA ñ combina lá mt bem! eu ñ arriscava nem q o termostato custasse 1€!

 

o facto de ele ser de 50W e consumir 66W só mostra a inefeciencia (se bem q o objectivo de um aquecedor é quase esse) dele!

 

acho q nem se deveria comprar marcas dessa maneira!

Editado por joaoreis00
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o facto de ele ser de 50W e consumir 66W só mostra a inefeciencia (se bem q o objectivo de um aquecedor é quase esse) dele!

 

 

Não estou a defender os chineses mas tem tanto de ineficiência ser de 50W mas consumir 66W, como ser de 75W e apenas dar 70W...

 

E acho que os comentários são infelizes. Os chineses já têm tecnologia de ponta em muitas áreas. Em muitas delas bem mais à frente que Portugal, Europa ou EUA.

Antes dos chineses eram as lojas dos 300... lembram-se? Eram portuguesas mas a m***a era a mesma.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo todo o vosso raciocínio mas ainda tenho algumas dúvidas se o maior consumo será mesmo usado num aumento de calor emitido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Não estou a defender os chineses mas tem tanto de ineficiência ser de 50W mas consumir 66W, como ser de 75W e apenas dar 70W...

 

E acho que os comentários são infelizes. Os chineses já têm tecnologia de ponta em muitas áreas. Em muitas delas bem mais à frente que Portugal, Europa ou EUA.

Antes dos chineses eram as lojas dos 300... lembram-se? Eram portuguesas mas a m***a era a mesma.

 

Abraço

 

GM

errado outra vez!

 

se tiveres um aquecedor de 75W e se por acaso fosse possível ele consumir 20W era fantástico! tinha uma eficiência brutal!

 

mas o grande problema nem é esse! o problema prende-se com os mecanismos de segurança do mesmo! o mais certo é q se por acaso entrar agua dentro do aquecedor/termostacto vais fritar tudo o q é peixe já para nao dizer q se és daqueles (como eu se bem q sei q ñ o deveria fazer) q mexe no aquário com tudo ligado á electricidade, és bem capaz de lá ficar esticado!

 

o de boa marca tb falham mas esses baratos falham 10 vezes com mais frequência!

 

os chineses têm boa tecnologia se for investido para tal! consegues facilmente ter um Telemóvel por 5€ (custo de fabrico) agora garanto-te q ñ tens um iPhone/Samsung Galaxy por esse preço! e pq se são ambos telemóveis?!

 

 

ñ estou a mandar os chineses a baixo.... isto tudo é só para te lembrares q tens um dispositivo eléctrico de qualidade duvidosa e com baixo controle de qualidade dentro de agua onde estão seres vivos a viver... tendo em contra o preço de termostactos de marcas mais q conceituadas acho q ñ vale mesmo a pena correr esse risco!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não questionando o resto... é exactamente a questão do preço que me faz optar pelo mais barato!

4 termos 50W chineses = 17 euros

4 termos 50W jagger = 56 euros (mais portes)

 

O que te parece???
Eu concordo com os receios de segurança mas a diferença de investimento na compra é bem relevante.
Pelo menos para mim...

 

Pessoalmente uso termos de chineses noutros aquas há já algum tempo sem problemas mas não duvido que o seu controlo de qualidade e os materiais usados sejam de 2a (ou pior) qualidade.

 

Quanto a apanhar um choque por mexer na água, julgo que o quadro deverá disparar antes devido a um curto circuito, não?
confesso que não entendo nada de electricidade... ou quase :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os chineses têm boa tecnologia se for investido para tal! consegues facilmente ter um Telemóvel por 5€ (custo de fabrico) agora garanto-te q ñ tens um iPhone/Samsung Galaxy por esse preço! e pq se são ambos telemóveis?!

 

 

Tens razão. Deve ser na Coreia que eles têm um controle de qualidade de outro mundo... Aliás... é praticamente tudo feito na China e países afins, para onde as multinacionais foram exactamente por não haver controlo de qualidade, empecilhos burocráticos, estado social, mão de obra infantil, etc....

 

O que eu acho é que hoje em dia, as coisas valem o que valem e já não há produtos com validade vitalícia (ou quase). Quantos de nós têm electrodomésticos que têm que ir para reparação pouco tempo depois de acabar a garantia? Eles até já estendem a garantia para 5 anos mediante um pequeno aumento de preço...

 

É como ir ao IKEA e comprar uma mesa de suporte para a Sala. Custa 5€. Não dura 10 anos. Mas se eu comprar 1 por ano não chega ao preço de uma "boa" mesa... E posso ir variando de modelo, cor, etc....

 

O que eu quero dizer com isto é que tudo tem dois pesos e duas medidas e é preciso por na balança, sendo que esta balança varia de acordo com o artigo e com a situação em causa.

 

Como em praticamente tudo, no meio é que está a virtude e se fosse eu que tivesses que comprar 4 aquecedores, provavelmente não iria nem para a Jagger nem para os chineses. Qualquer coisa que fosse intermédio. Se só tivesse que comprar 1, se calhar já optava pela Jagger...

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo todo o vosso raciocínio mas ainda tenho algumas dúvidas se o maior consumo será mesmo usado num aumento de calor emitido.

 

Neste aspecto julgo que tem influência, mais watts = a mais calor, pois a energia é convertida em calor e não acredito que o termostato tenha outros componentes para além das resistências de aquecimento que gastem esse montante de electricidade a mais, o problema aqui tem a ver com a qualidade dos componentes e aquilo que estes aguentam.

Se o termostato é de 50w e gasta 66w estamos a falar de uma aumento de 25% com o qual os componentes internos do termostato terão de lidar, se este for de fraca qualidade pode avariar com mais facilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o exemplo: Preço da Energia EDP em (€/kWh=0,1078 (para tarifa simples e potencia contratada mais baixas)

 

50W= 0,05kW x4 (termostatos Jagger) x 0,1078 (EUR/kWh) x 24h= 0,51744 EUR por dia x 150 dias (funcionamento continuo, o que vai dar um ano completo de 365 dias funcionamento "On and Off" quando aquecem)= 77,62 EUR/ano

 

66W= 0,066 kW x4 (termostatos "chinatown") x 0,1078 (EUR/kWh) x 24h=0,6830 EUR por dia x 150 dias (funcionamento continuo, o que vai dar um ano completo de 365 dias funcionamento "On and Off" quando aquecem)= 102,45 EUR/ano

 

Diferença num ano de funcionamento= 24,83 EUR

Os termos dos chineses tem que funcionar durante dois anos sem darem problemas e... pagas na mesma em eletricidade extra os termos 50w da jagger (+ portes).

:)

Ps: Verifiquem se não me enganei nas contas...

Espero ter ajudado

Cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo vamos a contas e por de parte as questões de segurança e qualidade que a meu ver são pertinentes, já que podes poupoar na compra mas se eles durarem metade do tempo pode não compensar

 

4 termos 50W chineses = 17 euros

4 termos 50W jagger = 56 euros (mais portes) ou seja 59 euros

 

como afirmaste os chineses consome 66w

ou seja 66w*4* 3 horas dias (horas que estão ligados ja contando que estão menos no verão e mais no inverno)*365dias =289,08kw/ano * 0,17 = 49,14 €

 

Os jagger, admitindo que os de 50W consomem tb apenas 93,3% daquilo que indicam (como no caso dos de 75W). Um de 50w vai consumir sensivelmente 46,65W. Logo,

46,65w*4* 3 horas dias (horas que estão ligados ja contando que estão menos no verão e memais no inverno)*365dias =204,33kw/ano * 0,17 = 34,74€

 

Resumindo com os jagger, neste caso poupas 14,4€ por ano. No entanto pagaste mais 42€ o que se conclui que sensivelmente ao fim de 3 anos começas a poupar

Nota - estou a assumir, além das horas médias diárias de funcionamento, que tanto uma marca como outra desempenham a função de forma igual.

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo vamos a contas e por de parte as questões de segurança e qualidade que a meu ver são pertinentes, já que podes poupoar na compra mas se eles durarem metade do tempo pode não compensar

 

4 termos 50W chineses = 17 euros

4 termos 50W jagger = 56 euros (mais portes) ou seja 59 euros

 

como afirmaste os chineses consome 66w

ou seja 66w*4* 3 horas dias (horas que estão ligados ja contando que estão menos no verão e memais no inverno)*365dias =289,08kw/ano * 0,17 = 49,14 €

 

Os jagger, admitindo que os de 50W consomem tb apenas 93,3% daquilo que indicam (como no caso dos de 75W). Um de 50w vai consumir sensivelmente 46,65W. Logo,

46,65w*4* 3 horas dias (horas que estão ligados ja contando que estão menos no verão e memais no inverno)*365dias =204,33kw/ano * 0,17 = 34,74€

 

Resumindo com os jagger, neste caso poupas 14,4€ por ano. No entanto pagaste mais 42€ o que se conclui que sensivelmente ao fim de 3 anos começas a poupar

Nota - estou a assumir, além das horas médias diárias de funcionamento, que tanto uma marca como outra desempenham a função de forma igual.

 

Abraço

so agora vi outras contas feitas...melhor assim ficas com duas ideias embora o preço atual da tarifa é 0,14+IVA de 23% (0,10c +IVA para casas com menos de 2,3Kva instalados. Isso é muito pouco comum, tem de ser muito pequenina o normal é pagares 0,14+iva)

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o exemplo: Preço da Energia EDP em (€/kWh=0,1078 (para tarifa simples e potencia contratada mais baixas)

 

50W= 0,05kW x4 (termostatos Jagger) x 0,1078 (EUR/kWh) x 24h= 0,51744 EUR por dia x 150 dias (funcionamento continuo, o que vai dar um ano completo de 365 dias funcionamento "On and Off" quando aquecem)= 77,62 EUR/ano

 

66W= 0,066 kW x4 (termostatos "chinatown") x 0,1078 (EUR/kWh) x 24h=0,6830 EUR por dia x 150 dias (funcionamento continuo, o que vai dar um ano completo de 365 dias funcionamento "On and Off" quando aquecem)= 102,45 EUR/ano

 

Diferença num ano de funcionamento= 24,83 EUR

Os termos dos chineses tem que funcionar durante dois anos sem darem problemas e... pagas na mesma em eletricidade extra os termos 50w da jagger (+ portes).

:)

Ps: Verifiquem se não me enganei nas contas...

Espero ter ajudado

Cumprimentos

 

As contas estão bem feitas, apenas te esqueceste de um pormenor, os 66w que o termostato chinês gasta são convertidos em calor visto que o termostato não acumula energia, por isso tem de ser calor.

Por isso provavelmente vai aquecer mais logo não necessita de estar tanto tempo ligado como o de 50w reais.

 

O problema julgo ser a qualidade dos componentes, se lidam ou não lidam da melhor forma com a potência adicional, no outro dia tambem vi uns no chinês, por 4,5€ de 100w e 150w, eram iguais e posso dizer que eram mais pequenos do que o que tenho de 50w da Boyu e bem mais pequenos do que o de 100w da Rena que tenho, logo leva-me a pensar que a qualidade não deve ser a melhor, por alguma razão os termostátos aumentam consoante a potência dos mesmos e por outro lado as versões mini de termostatos para nanos até são mais caras que as normais com a mesma potência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

0,05 *4 *0,1192 *24=0,57216 *150= 85,824
0,066 *4 *0,1192 *24=0,755251 *150= 113,2877 Diferença: 27,46368

 

Penso também que as contas estão certas e estive a aplicar (ver acima) o raciocinio ao meu caso, que tenho bi-horaria e 4,6 kVA de potência contratada o que dá um valor médio de Kw/h de 0,1192:

€/Kwh em vazio 0,0833
€/Kwh Fora do vazio 0,1551
MÉDIA 0,1192

 

Seja como for, há ainda um factor a ter em conta (para além dos já apontados). Os termos dos chineses, se avariarem, também têm 2 anos de garantia, certo?

Seja como for, já fico contente por estar tanta gente a pensar no mesmo :)

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem muitas maneiras de ver o problema.

Estamos a assumir o tempo que ambos estão ligados é o mesmo, ja que assuminos os 66w gastos pelos chineses são pela sua ineficiencia.

Mas se os 66w forem gastos na conversão de energia em calor, vão aquecer mais rapidamente um mesmo volume de água, logo vão estar menos tempo ligados, logo consumir eletricidade durante menos tempo... o que baralha as contas ;)

 

Sim têm de ter garantia

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Os termos dos chineses, se avariarem, também têm 2 anos de garantia, certo?

 

Essa agora é que não sei, comprei um filtro no chinês e quando perguntei da garantia o chinês ficou branco :)

 

O ideal seria pegar em 2 aquários com o mesmo volume e meter em cada um o termo do chinês e no outro um de outra marca mas com a mesma potência e ver qual aquecia a água mais rápido e gastava menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podia fazer esse teste do tempo e watts que consomem para aquecer, por exe, dois garrafoes de 5L.
Mas falta-me um segundo leitor de consumos para poder fazer a comparação.

 

Para ser certinho, teriam de estar definidos para a mesma temp ambos os termos (note-se que com isto não quero dizer que ambos os selectores de temp teriam de apontar para os 23º por exe, porque raramente metem a temp real igual ao que indica o selector de temp :) )... senão não vale a pena...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, se tens o medidor e mais 1 termostato de 50w sem ser do chinês faz isso á vez, deixa por exemplo de um dia para o outro num local da casa onde não tenhas grandes variações de temperaturas e no dia seguinte com o outro termostato.

Mesmo que a temperatura exterior tenha variações se estiver num local abrigado não tens grandes diferenças e assim o teste é mais fiável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver se consigo na 5a feira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

ele dá para medir o que pretende mas já o comprei há algum tempo no Lidl.
Veja aqui o tópico que criei na altura para alertar a malta do forum: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=196264&hl=lidl

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem muitas maneiras de ver o problema.

Estamos a assumir o tempo que ambos estão ligados é o mesmo, ja que assuminos os 66w gastos pelos chineses são pela sua ineficiencia.

Mas se os 66w forem gastos na conversão de energia em calor, vão aquecer mais rapidamente um mesmo volume de água, logo vão estar menos tempo ligados, logo consumir eletricidade durante menos tempo... o que baralha as contas ;)

 

Sim têm de ter garantia

aí já entras em outro problema q é o transportar o calor do termostacto para a agua! parece q ñ mas isso tb tem mta ciencia! e aposto q quem tem aquarios á mts anos e já experimentos varios termostactos, mesmo sendo de boas marcas existem marcas/modelos q transportam mt melhor o calor para a agua q outros!

 

pessoalmente ñ investia em termostacto nos chineses. acreditem q as vezes o barato sai mt caro! por de nao ser agora mas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste mais simples é comparar qual gasta mais energia para aquecer a mesma quantidade de àgua, em circunstancias identicas.

Colocas um balde à temperatura ambiente e vez qual demora mais a aquecer a àgua até à temperatura que queres. Porque não podemos esquecer o tamanho da superficie de aquecimento de cada um dos termoestatos e a real eficácia para meter a àgua no valor que queremos.

Um termoestato de 50w pode demorar 3 horas a aquecer 20 litros e um de 75w demorar uma. 50+50+50= 150w, bastante diferente de 75w.

Testa e depois conta como correu ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.