O meu primeiro Aquário


Recommended Posts

Olá a todos!
Quando o meu filho fez anos ofereceram-lhe um aquário Aquatlantis Atlantis 40

- Aquário de 20 Litros
- Filtro Mini bio box I
- Luz LED incorporada na tampa com 19 leds de 1,5Watts cada um, o que dá um total de 28,5 Watts
- Plantas artificiais
- "Gruta" artificial
- Cascalho do rio


Disseram-nos na loja para arranjar água de furo e que tudo correria bem...
Arranjámos 4 Peixes de água fria(2 vermelhos e outros dois que ainda não consegui identificar) e colocámos a água, o cascalho apenas lavado e passado pouco tempo depois (algumas horas) colocámos os peixes... Como seria de esperar.... verificaram-se 4 óbitos... :tapfoot:

Agora queríamos recomeçar tudo, mas como deve ser..
Pelo que li, o aquário é demasiado pequeno para peixes de água fria e estava a pensar comprar um termostato e colocar uns 3 ou 4 peixes de água quente... e uma ou outra planta...

Entretanto lavámos tudo, fervemos o cascalho umas 2 vezes... colocámos água da torneira e o anti-cloro na quantidade indicada (cerca de 3,5ml porque depois de tudo colocado a volume de água efectivo é de 16l)

Será que nos podem ajudar a criar um habitat com as condições minimamente adequadas para os peixes... (bem sei que 20l é pouco, mas é um primeiro passo e não queria investir muito...)

Obrigado pela paciência...

Editado por Henrique Claudino

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 177
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Realmente é um bocado pequeno, mas e melhor que nada, sempre se pode por alguns peixes pequenos de facil manutenção e bonitos, como gupyes, neons, uns limpa fundos (corydoras), mas primeiro a que ligar tudo e deixar fazer o ciclo, mais ou menos 3 semanas, sempre pus agua da torneira sem problemas nenhums e sem produtos, deixando apenas de um dia para o outro a repousar, tambem se pode optar por umas plantas de pouca luz e facil manutençao, como anubias ou valisnérias, ficam bem. Espero ter ajudado no pouco que sei.

cumps

Gonçalo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A luz que tens é suficiente para teres plantas de fácil manutenção, como anúbias, fetos de Java, valisnérias, musgos...

Destas que referi só as valisnérias precisam de substrato fértil. Em relação ao substrato inerte (o que metes por cima) podes optar por um à tua escolha mas com granumetria pequena.

Peixes pequenos e coloridos, como o triclinas já referiu.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

acho que no vosso caso o melhor seria escolherem peixes de pequenas dimensões e que funcionem em cardume. Por ex. um cardume apenas de Tetra cardinais (uns 6/7 no máximo) acho que dava uma boa vida a esse aquário de tamanho reduzido. Os guppys são uma escolha fácil de início, mas esquecemos-nos que depois se reproduzem muito e ficamos em mãos facilmente com dezenas deles depois.

 

Descobri hoje aqui através do fórum o seguinte site:

- http://aqadvisor.com...AqLengthUnit=cm

 

Podes no "advanced search" escolheres espécies de peixe até determinado tamanho, bastante útil na vossa situação. Pesquisa talvez até 3cm, que te vai possibilitar colocares mais peixes.

 

Caso não seja essa a ideia ou gosto pessoal, ou seja, a situação de peixes tão pequenos, a escolha terá sempre de recair apenas por 2/3 peixes. Já pensaram nos bettas? Ele há aquários apenas com 1 betta splendens... mas sobre esta espécie já "não é a minha praça" em termos de "bitaites" que possa dar :naughty:

 

As plantas, seria ir pelo mesmo caminho, ou seja, escolher umas 2 (3 no máximo) e que não cresçam muito. Talvez uma ou outra para o fundo e algo que fizesse estilo "tapete", mas por norma neste último caso são quase sempre algo exigentes em termos de luz e CO2, mas os mais experientes que me corrijam pff...

Lá vou cair no mesmo, mas volto a dar como referência o site da Tropica.com (qq dia pensam que trabalho lá ou ganho comissão pelos pageviews).

 

Aqui - http://www.tropica.com/en/layouts.aspx podes filtrar por plantas de fácil manutenção e pesquisar layouts de aquários com menos de 50 litros. Tens vários exemplos para se inspirarem :smile2:

 

Quanto ao filtro, é algo assim?

- http://www.petshopbr...os.php?art=8623

 

Não conheço, não posso opinar muito, mas é capaz de ser suficiente para os litros que tens... não sei que matérias filtrantes isso dá para colocar ou que traga, mas parece-me inclusive possível que retires alguma espuma e coloques pequenas cerâmicas para conseguires nitrificar algumas bactérias. Passando a publicidade à marca, tens por exemplo as Sera Siporax Mini próprias para os filtros biológicos interiores. Assim conseguias em pequenas escala uma filtragem mecânica e biológica.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo... Muito obrigado pelos esclarecimentos nas espécies de peixes de plantas e quantidades...

 

Mas o meu problema reside ainda uns passos antes... :unsure:

 

O Filtro é este: http://www.petshopbrito.com/produtos.php?art=8619

 

E segundo apurei faz uma renovação horária de 230 litros.

 

Tenho o aquário, o filtro, o cascalho... (e as plantas artificiais e a gruta), daqui a pouco já tento postar uma foto...

 

quais os passos seguintes? Já li várias coisas diferentes sobre o "ciclo do azoto" e fiquei confuso... :ph34r:

 

Se quiser colocar primeiro as plantas, não deveria escolher o substrato e as plantas e colocá-las primeiro?

 

Alguém terá a paciência de me explicar passo a passo o que deverei fazer?

 

Desculpem o incómodo e tenham alguma paciência, por favor... :rolleyes:

 

Obrigado

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Henrique,

 

eu tive as mesmas dúvidas, e também andei por aqui a ler e reler... simplesmente tive a sorte de não ter em mão o aquário antes de ver esclarecidas as dúvidas.

 

Ora vamos lá então por partes...

 

Ciclo do azoto ou ciclo da água (é a mesma coisa): pode ser algo extensa a leitura, mas recomendo dares uma vista de olhos aqui:

- http://fins.actwin.c...in-cycling.html

 

Na diagonal o que te posso avançar... o aquário será um pequeno ecossistema que terá forçosamente de estar minimamente equilibrado para as coisas correrem bem, senão vais começar novamente a ter baixas. Os peixes e a alimentação que colocas diariamente vão provocar a chamada amónia (basicamente é lixo, por ex as excreções dos peixes).

 

Ora se não queres que os peixes vivam numa lixeira, terás de ter alguma coisa (ou várias) que te tratem desse lixo. No caso dos aquários tens a filtragem da água através dos filtros, passando a redundância. Mas não é suficiente, porque vais precisar de uma "pequena" grande ajuda de algo chamado bactérias. Vão começar a formar-se bactérias nas matérias filtrantes que te vão transformar a amónia em algo chamado nitritos. A etapa seguinte será a formação de bactérias que transformam os teus nitritos em nitratos, e como podes ver estás a originar um ciclo que te é benéfico e que vai sempre estar em funcionamento de maneira a providenciar uma boa habitabilidade no aquário para os peixes.

 

Mesmo estando o ciclo a "funcionar" correctamente, os valores de nitratos nunca estão a zero. A sua concentração deve, ainda assim, ser baixa, e para tal realizamos mudas de água (as chamadas TPA - trocas parciais de água), pois embora as plantas e algas os consumam (grande realce aqui para as plantas que são óptimos filtrantes naturais!), há geralmente um excedente de nitratos nos aquários.

 

Ora bem, só que como em todos os ciclos isto envolve tempo, e é aí que a maior parte comete o erro devido à pressa! Este processo de estabelecer colónias de bactérias que convertem amónia -> nitritos -> nitratos demora cerca de 2 a 6 semanas (pode ser influenciado por diversos factores estas diferenças de semanas, como tamanho do aquário, existência de muitas ou poucas plantas naturais, teres colocado água já de um aquário com o ciclo establizado, etc, etc...).

 

Quanto à tua questão das plantas, pensa nisso a sério, porque pessoalmente eu retirava todos esses elementos artificiais e optava por plantas! Não tens muito espaço, por isso mesmo retirava essa decoração e aproveitava o facto do que disse em cima - as plantas vão ajudar-te e muito a teres um bom ambiente na água do aquário!

 

Retira a água para um reservatório, compra substrato fértil ainda por mais no teu caso precisas talvez de 1kg (até algum membro do fórum certamente, e de modo caridoso, consegue providenciar-te isso de alguma sobra que tenha), compra um areão diferente porque do que vejo nas fotos só tens aí seixos e não é o mais adequado (novamente no teu caso com 1/2€ numa loja de aquariofilia e tens areão à tua escolha com fartura) pensa em 2/3 plantas, planta-as, volta a colocar a água (ou mal ou bem já terá algumas bactérias a nitrificar) e de seguida sem peixes, vais colocando dia sim, dia não alguma comida (para forçares o gerar-se amónia) esperas algumas semanas e aos poucos começas a colocar 1 peixe, depois passado outra semana metes mais 2, pelo meio vais fazendo as TPA's na ordem dos 15/20%, e assim por diante para não provocares um aumento súbito de amónia e voltares a desequilibrar o ciclo que tanto trabalho te deu a acertares!

 

Qualquer dúvida apita!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado pela informação e paciência!

Ontem à noite andei a ler em alguns sites e inclusivamente arranjei um livro "Aquarium for Dummies", que tem alguma informação bastante útil, pelo menos para mim... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Vi também alguns filmes de youtube e percebi que há várias formas de estabelecer o Ciclo, sendo que alguns preferem a colocação de "aceleradores" de bactérias, outros colocam comida no aquário de 12 em 12 horas... outros colocam comida no filtro..

Quanto ao Substrato Fértil, ele também se vende nas lojas? em quantidades reduzidas? Ou haverá por ai algum "membro caridoso" que me possa dispensar ou vender um pequena quantidade? :ohmy:

 

Obrigado por tudo

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo pelo fim:

 

acho que alguém poderá pelo menos, fazer-te um preço simbólico e dispensar alguma coisa. Nas lojas podes sempre comprar e não é assim nada extremamente caro. No teu caso o difícil pode ser encontrar apenas a quantidade reduzida que precisas. Para efeitos de compraração, o meu aquário tem 60cm de largura e levou 2,5kg de JBL Aqua Basic plus (era a embalagem mais pequena, e o substrato que achei ter a melhor relação preço/qualidade) custou 9€ penso eu.

 

Quanto ao acelerar o ciclo, podes comprar aqueles frasco de bactérias nitrificantes e deitar as gotas consoante as recomendações para a litragem do aquário. Há quem diga que não faz nada uma vez que é quase impossível as bactérias resistirem em condições meses a fio (senão anos) dentro dos ditos frasquitos, eu por exemplo coloquei isso. No entanto não foi por isso que decidi encurtar o tempo em que estive à espera. A comida dentro do filtro, olha, é novidade para mim... estamos sempre a ouvir coisas novas! O colocares de 12 em 12 horas acho um exagero. Quando muito todos os dias uma pequena quantidade.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra sugestão relativamente ao filtro, e apenas com o argumento do espaço:

- já reparaste que esse filtro interno no caso do teu aquário representa logo uns 20% de espaço ocupado?

 

A longo prazo, um filtro dos chamados de "cascata" (ou também apelidados de "mochila") era algo a considerar. Não sei se conheces o tipo de modelo em si mas podes dar uma vista de olhos em alguns exemplos aqui:

- http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-de-cascata.html?DescOrderBy=ASC&keyword1=&keyword2=&orderby=product_price

 

Penso que nestes filtros já podes colocar individualmente algumas pequenas porções de matérias filtrantes à tua escolha e não estares apenas restrito às vulgares esponjas que se sujam num instante e em pouco contribuem para uma boa nitrificação de bactérias no filtro, e a principal vantagem é o não te ocupar espaço dentro do aquário. Não é nenhuma afirmação ciêntífica, mas se calhar era o suficiente para colocares mais 2/3 peixes com o espaço que "desocupavas".

 

No teu caso com a tampa era algo que tinhas de ver como dava para colocar, uma vez que é fácil pendurar ali no exterior do vidro nos que são "destapados", mas com tampas por vezes leva a algum exercício de bricolagem :eusathink:

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, penso que o mais importante já te foi dito, que é a estabilidade do aquário ( Ciclo ), quanto a plantas e substratos férteis, o substrato fértil só é necessário mediante o tipo de plantas que escolhas, eu nos meus não tenho nenhum substrato fértil, não dou nenhuma fertilização e é um "mato" verdejante.

Como te disse tudo depende das plantas. Com esse tamanho de aquário já pensaram numa colónia de camarões? É tudo o que precisam, se optarem por peixes têm que ter muito cuidado com as escolhas, isto porque existem espécies de peixes que para se sentirem confortáveis precisam de estar em cardume.

 

Um exemplo de um aquario com 20 litros com camarões, peixes, helenas, muitas plantas, troncos, pedras, um filtro de mochila, termostacto, etc... no inicio não se ve as primeiras fotos do aquario, mas depois da segunda pagina está com fotos, mesmo com 20 litros é possivel fazer um ambiente agradável, podes reparar tambem na evolução do aquario com as fotos do inicio e do fim aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tanto quanto percebi as plantas que pretendia plantar não necessitam de substrato fértil, mas podem-me confirmar?

 

ista de plantas que não necessitam de substrato fértil

 

icon_arrow.gif Musgos

check_icon.gif Java Moss (Taxiphyllum barbieri)

 

icon_arrow.gif Anubias

check_icon.gif Anubias barteri var. barteri (???)

check_icon.gif Anubias barteri var. nana (???)

check_icon.gif Anubias barteri var. glabra (???)

check_icon.gif Anubias barteri var. coffeefolia (???)

 

 

icon_arrow.gif Valisnérias

check_icon.gif Vallisneria tortifolia (???)

check_icon.gif Vallisneria gigantea (???)

check_icon.gif Vallisneria natans (??? )

check_icon.gif Vallisneria asiatica (???)

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho sérias dúvidas com relação às Valisnérias... penso que precisam, mas deixo os mais experts na matéria pronunciarem-se! Uma coisa te posso adiantar já, esquece a espécie gigantea, que tal como o nome indica fica gigante - penso que as folhas podem atingir os 50/60cm de altura :naughty:

 

Vê este outro link que, segundo o site, mostra apenas plantas de amarrar a pedras ou troncos:

- http://www.seapets.co.uk/products/aquarium-supplies/aquarium-plants-live/aquarium-plants-for-wood-or-rock/all-products.html

 

Não vi caso a caso, mas acredito que exista na sua maioria alguma verdade nos exemplos enumerados...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50/60 cm ? ahahah tenho 3 pes de Valisnérias que algumas folhas chegam a 1metro 1metro e 20 e o meu aquario so tem 40cm de altura mas fica um efeito espetacular

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora ... com boa filtraçao tpa´s frequentes e luz adequada nao é necessario substrato fertil apesar de ajudar e ser sempre melhor : ) o necessario mesmo é que tenhas uma boa camada de substrato

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom não sei se viste o meu topico de aquario com camarões nesse aquario tenho:

 

Anubias barteri v. nana 'petite’

Valisneria americana ( sem substracto fertil, ou qualquer tipo de fertelização)

Vesicularia Dubyana ( Musgo de Java )

Hydrocotyle Leucocephala

Microsorum Pteropus ( Feto Java Windelov )

Como vês podes optar por muitas plantas têm é que ser bem escolhidas.

Os meus aquarios são todos Low-tech, portanto todas estas plantas são de facil manutenção, sem substracto fertil, ou fertelização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50/60 cm ? ahahah tenho 3 pes de Valisnérias que algumas folhas chegam a 1metro 1metro e 20 e o meu aquario so tem 40cm de altura mas fica um efeito espetacular

 

Tens toda a razão! Mas ainda mais me ajudas neste caso, eheheh... abrç e obrigado pela correcção.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que tal umas elodeas ? sao de facil manutençao crescem bem e sao muito giras : D e o melhor é que se crescerem muito é so podar e plantar as podas!.

para iniciantes, e nao so ... acho que sao das melhores ; ) se vivesse na ericeira poderia dar-lhe algumas podas das minhas

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom não sei se viste o meu topico de aquario com camarões nesse aquario tenho:

 

Anubias barteri v. nana 'petite’

Valisneria americana ( sem substracto fertil, ou qualquer tipo de fertelização)

Vesicularia Dubyana ( Musgo de Java )

Hydrocotyle Leucocephala

Microsorum Pteropus ( Feto Java Windelov )

Como vês podes optar por muitas plantas têm é que ser bem escolhidas.

Os meus aquarios são todos Low-tech, portanto todas estas plantas são de facil manutenção, sem substracto fertil, ou fertelização.

 

boas ! eu nao conheço muito bem mas tinha a ideia que Hydrocotyle Leucocephala eram trepadeiras nao estou correto pois nao ?

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizo essa planta como trepadeira no meu aquário de 200litros e como flutuante no de 20litros.

Desde que a planta se adapte podes utilizar a planta em vários sítios do aquário, outro exemplo é a ricia, que é uma planta flutuante, mas á quem a utilize em forma de tapete.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que tal umas elodeas ? sao de facil manutençao crescem bem e sao muito giras : D e o melhor é que se crescerem muito é so podar e plantar as podas!.

para iniciantes, e nao so ... acho que sao das melhores ; ) se vivesse na ericeira poderia dar-lhe algumas podas das minhas

 

Recomendo sim sr!

 

Tenho-as no aquário, são de fácil propagação e são óptimas a filtrar a água segundo tenho lido. É cortar e voltar a plantar - nada mais fácil! Comprei cerca de 5/6 pés e agora vou nuns 10 ao fim de 15/20 dias...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.