O meu Aquario: Entre Xistos


BrunoS

Recommended Posts

Bem, vamos lá fazer as coisas com pés e cabeça, na minha primeira montagem, e principalmente com muita calma para não sair “muita” borrada!

 

A Finalidade deste tópico é mesmo para, de uma vez por todas, ter um aquário (no verdadeiro sentido do tema e não uma taça de agua com uma areiazita no fundo) para os meus valentes sobreviventes, (que após mais de 8 meses a “sobreviverem” num aquário de 20L).

 

Os meus peixinhos vão ter a sua nova habitação num de 240L (é um ligeiro melhoramento, lol)

dsc005792.jpg

Não, eles não estão na penumbra, as fotos deste telemóvel é que são de extrema qualidade, que até filtra a luz em excesso!

 

 

 

Vamos lá então.

 

Material

Aquário:

120Comp. /40Largura /50 Altura

Capacidade 240 litros (na realidade deve ficar com pouco mais de 200 litros)

 

Filtro:

Eheim Classic 2217 – 1000L/h

Matéria filtrante: 1,5Lt de Eheim Mech Pro, seguido da esponja azul, 3 Litros de Stilla da Èquo que está dentro de 3 sacos de rede, o que é benéfico para a manutenção e por fim a esponja Branca (isto é que um palavreado técnico que é uma coisa louca!)

 

Termóstato:

Eheim Jager 300W

Undergravel Heater 250W (para ligar apenas se a temperatura da água se mostrar “indecisa” no Inverno, é um backup que me deram... sim, foi de borla!)

 

Iluminação:

UI, aqui dói falar do assunto…

Sai um DIY do desenrasca, tenho actualmente 4x T5 de 18W, a finalidade é, ter uma coisinha em condições assim que a troika efectuar a 18ª avaliação ao meu orçamento de estado e me passar o cheque!

Quero Leds!

 

CO2:

Vou ter, isso é ponto assente, agora o quando... Lá está, vai depender da 18ª avaliação da troika.

 

Hardscape:

Xistos (vários tamanhos e tonalidades, mas tudo xisto do nosso belo Rio Zêzere.)

 

Sabem aquelas grandes ideias que temos quando estamos a olhar para as pedras e dizemos: “Isto desta forma deve ficar mesmo brutal...” ou “Bem esta tem uma forma mesmo ideal para o que quero montar....” Pois é, nada resulta como temos em mente na realidade e acabamos com uma montagem sem sal! (mas isso com o tempo, montamos uma refinaria e tratamos do assunto)

 

Substrato Fértil:

9Kg de Tropica Plant Care

dsc00617mc.jpg

 

Substrato Inerte:

Mais uma vez, recorri ao Rio Zêzere, mas desta vez não fui lá efectuar a recolha directamente como já tinha feito antes.

A loja na minha zona tem areias de rio de várias tonalidades/granulagem e principalmente, já tratada para aquário, que vende a 1.20€ o Kg.

O “ideias” aqui, toca de ir comprar areias, e criar a mesma tonalidade que tem no rio, resultado:

dsc00620xi.jpg

Fiquei contente! Granulagem desde 1mm a 5mm e com um tonalidade clara (que era o que pretendia para contrastar com a cor dos xistos) e em tudo idêntica ao que tinha anteriormente montado no aquário. (e uns 10Kg de sobra, lol)

 

Flora:

O Planeamento inicial (aquela coisa que criamos na mente e que tem uma aparência divinal) é ter umas duas ou três variedades de plantas apenas. (Informo desde já que, já deixei um cacto morrer de sede, nem sei porquê, já que aquilo está lá nos desertos, mas como aqui tenho agua com fartura, não corro mais esse risco)

 

Iniciei com duas: (aceito sugestões para uma terceira)

Planta do fundo: Limnophila Sessiliflora

Planta da frente: Sagittaria Subulata

 

Fauna:

Para alem do que já tenho, quero apenas mais 3 Cory para ficar com 5 e aumentar a número de Neons e de Bêbados nada mais. São peixes que acho muito engraçados!

 

Vou também adquirir uns 10 a 20 Caridina ou Neo (não me lembro os que o Rui disse) para me irem tratando do aquário e talvez uns caracóis (ainda em estudo esta equipa de limpeza)

 

Intenção:

A intenção até que é boa, mas como isso já o inferno tem de excesso, e aqui a falta de prática é um excesso, a coisa não correu como tinha imaginado!

 

O que pretendia era mesmo tentar ter um aquário plantado com um tapete verdinho, mas sabendo que como não vou contar com a utilização de Co2, fico com uma lista de opções bastante restrita, mas não é por ai que a coisa se estraga. Como já contei, a finalidade é ter umas duas ou 3 variedades inicialmente e para de futuro logo se vê. Queria criar um efeito com as pedras estilo “montanha” (não, não é um Iwagumi, isso é que é muita areia para a minha camioneta) mas tendo em conta que é o meu primeiro, acabei com uma "colinazita". Porque é que é tão difícil conseguir ter uma coisa de jeito, e nunca fica como imaginamos.

 

Bem, não importa, para a próxima fica melhor.

 

 

Montagem: 05/11/2012

 

Uma das coisas que fiz, foi deixar “Cavernas” para os animais mais tímidos. Tem espaço entre as pedras centrais, quer de um lado quer do outro para essa finalidade, e do lado direito tem mesmo uma zona ao longo do monte todo.

A toda a volta do aquário deixei espaço livre para a circulação da água (mais ou menos com uns 5cm de largura), não quero cortar o fluxo do filtro e garantir assim uma boa circulação da água, sempre li que isso é muito importante para manter o equilíbrio do sistema e temperatura da água mais homogénea.

 

Coloquei a Limnophila Sessiliflora por detrás das pedras grandes (eram 2 Vasos), pois sei que ela cresce muito e assim vai disfarçar os monos que lhe estão á frente. Na parte da frente/laterais e no meio das pedras espalhei a Sagittaria Subulata. (também 2 Vasos, mas vou buscar mais!)

 

Eu confesso, NÃO tenho jeito nenhum para plantar, isto é realmente algo que requer muita perícia e paciência. O estar a preparar as plantas, separando-as rebento a rebento, sempre com muito cuidado para evitar partir as raízes, aplica-las no aquário uma a uma e tentar garantir que ficam lá... com o meu sentido de delicadeza é obra!

 

 

Iniciei o tratamento da água com Bio Nitronex da Équo, para poder por os camarões após uns 10 dias de montagem, mas os primeiros peixes vão entrar mesmo quando os valores estiverem no ponto! (3 semanas ou 4 não quero arriscar)

 

Actualmente temos os seguintes valores: (teste Aquarium Münster multitest 6in1 de fita)

 

Agua na Torneira: (06/11/2012)

pH: 7 (na fita fica entre os 6.8 e os 7.2)

dGH: >7º

dKH: 10º

NO3 mg/L (=ppm): 10

NO2 mg/L (=ppm): Not OK

Cl2 mg/L (=ppm):0.8 (nítido na fita)

 

Agua no Aquário: (06/11/2012)

pH: 7 (na fita fica entre os 6.8 e os 7.2)

dGH: >7º

dKH: 6º

NO3 mg/L (=ppm): 10

NO2 mg/L (=ppm): Not OK

Cl2 mg/L (=ppm): 0.4 (na fita fica entre o 0 e o 0.8 ou então é dos meus olhos)

 

Estes valores são bons ou… tenho que fazer alguma coisa!?

 

Fotos:

Isto é porque sem elas o tópico ficava uma autêntica porcaria. (Ok, está bem! Mas assim sempre disfarça e até parece algo melhorzinho)

 

A Cá está a coisa!

dsc00660np.jpg

 

A Sagittaria Subulata

dsc00669ji.jpg

dsc00671s.jpg

 

A Limnophila Sessiliflora

dsc00666su.jpg

dsc00667ic.jpg

 

Para terem uma ideia das "cavernas" que isto tem

dsc006582.jpg

 

Duvidas:

Calma, elas são tantas que até se atropelam na cabeça, já vos digo!

 

Agradecimentos:

Quero agradecer á minha esposa por me ter deixado ocupar um bom espaço na sala (ela também gosta disto, estou safo!), meu pai e a minha mãe (perderem tempo a brincar um com o outro, agora tem que me aturar) a as minhas filhas, (agradeço-lhes por se manterem afastadas do vidro, pois o seguro da casa não cobra este tipo de inundações)

Agradeço a todos vocês por tudo o que publicam neste fórum, pois para além de ser muito útil para qualquer pessoa que quer aprender sobre aquariofilia, torna-se mesmo numa forma engraçada de passar um bocado do tempo. Fico também agradecido por as plantas que estão a pensar dar, para melhorar o que tenho, é realmente muito generoso da vossa parte irem oferecer-se para me ajudar a ter a coisa um pouco mais composta.

Obrigado ao meu fornecedor, pois sem ele, esta vida era mais difícil de suportar e os peixes não me iriam ficar a parecer tão bonitos. (Matérias, Plantas, Sugestões e Muita informação)

Para finalizar um especial agradecimento, por terem perdido 5 minutos das vossas vidas, a lerem estas coisas.

 

Obrigado

BrunoS.

Editado por BrunoS

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é um Skinny, mas tem uma moonlight ikea "á lá Jorge", e a ideia para as portas do armário são retiradas dos sapatos hehe!

 

O que faltava mesmo era um ciclo "á la Jorge" mas não quero arriscar, não tenho a pratica do mestre!

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já somos dois! Gosto bastante, principalmente do que já tive oportunidade de te dizer - ouviste os conselhos da malta e conscienciosamente viste que a opção seria fazer um upgrade do que tinhas. Só não pensei é que fosse um "upgradão" destes :smile2:

 

Dito isto, acho que tens aí um aquário com um potencial tremendo, 240L dá para pensares com calma no que queres ter, uma vez que te dá para quase tudo, ehehe...

 

Do que apresentas, a única coisa que alterava era mesmo o colocar a mangueira que puxa a água atrás e não colada tão à frente no vidro. Ainda não percebi bem as vantagens (ou não) de ter a entrada junto à saída de água - eu pelo menos tenho em cantos opostos, mas pelo menos colocava atrás para não ter tanta visibilidade.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é um Skinny, mas tem uma moonlight ikea "á lá Jorge", e a ideia para as portas do armário são retiradas dos sapatos hehe!

 

EH LÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ

Já perdi a contas a quantas moonlights há dessas aqui pelo fórum! cheers

Ainda bem que os meus posts serviram para alguma coisa.

 

 

 

Em relação ao ciclo... não inventes, faz só o que sabes :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Elorga, nada como, se aprender a fazer as coisas como deve ser. Isto ao principio era encarado como agua para ter uns peixes agora é mesmo com a intenção de criar um mini ecossistema para que eles se sintam realmente bem.

 

No que diz ao tubos estou só a espera das mangueiras maiores e as saída/entrada de vidro XPTO que a Maria quer (ela também tem que ter uma palavrinha, se não nada feito) para mudar as coisas, vai tudo para traz!

 

Não estou a gostar é do termóstato, a coisa é grande e não sei como tapar aquilo, lol Quem sabe com o crescimento das Limnophila a coisa não se compõe.

 

Jorge, já te tinha dito que os teus tópicos eram "referencia" onde a malta apura ideias.

Por exemplo, ainda ontem nas compras com a Maria falei do teu agua e da situação da garrafa, e ela "_o da garrafa de agua!?" eu "-Não, da SuperBock, vai lá buscar."

 

Vês é uma referencia pa!

Editado por BrunoS

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Jager são sempre termostatos enormes... são realmente bons, mas são enormes. Um bicho desses nem me cabia no meu aqua, lol... também já li (não sei bem onde, mas até penso que foi por aqui no fórum e na altura o raciocínio pareceu-me lógico) que na diagonal era a melhor maneira de colocar o termostato, mas em termos de ruído visual acho que é o pior.

 

Pessoalmente tenho o meu também na vertical junto da saída de água precisamente para não perturbar muito visualmente e tenho tido bons resultados em termos de diferenças de temperatura que estão reguladas no termostato vs a "real" temperatura da água - diferenças de meio grau.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gosto do aquário :)

 

Quanto ao termostato vs temperatura, do que pesquisei e li aprendi o seguinte (sendo que tudo é sempre relativo a opiniões):

O termostato maior, tem mais dispersão de calor, é uma área maior a aquecer água.

Na diagonal é a forma como apanha mais coluna de água e é mais eficaz na relação coluna de água/dispersão de calor

 

Na minha opinião pessoal, também considero que deve ser colocado numa zona de circulação. Basicamente porque a circulação leva o "calor" para zonas mais longe. Penso até que talvez seja o que faz uma dispersão de calor mais eficaz, independentemente da posição e tamanho do termostato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvarenga e Toutinho

 

Pois na diagonal foi a melhor ideia, mas já pensei, como o jovem e submergível, talvez o vá por mesmo para o fundo por trás das plantas, ainda estou a estudar a coisa não sei.

Tenho actualmente a temperatura nos 27º como a saída do filtro está a passar por o termo, a agua fica mais uniforme.

Editado por BrunoS

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu também gosto, só faltava ai um tronco daquele raiz e estava no ponto.

Agora é deixar crescer essas Limnophila Sessiliflora e as A Sagittaria Subulata, para depois preencher mais o aquário.

​Mais uma coisa, esse vidro é de quantos milímetros e tem travas?

 

Em relação ao ciclo também sou da opinião em não inventar, ate porque é uma das bases para ter um aquário equilibrado.

Que fauna pretendes?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bruno se nao te importas vou utilizar o teu topico para fazer uma pergunta...

 

Eu tbm queria colocar esse tipo de areao mas aqui em sintra mais propriamente massama a melhor loja de aquariofilia da zona vende esse tipo de areao a cerca de 20€ uns 4/5 kg o que eu acho um pouco exagerado... Alguem sabe onde posso arranjar?

 

P.S: Aquario muito bacano

Editado por aquariumfela
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Márcio, não sou lá muito inclinado para os troncos, sou mais um tipo da pedrada!

 

No que diz respeito ao vidro, ele é de 9mm.

dsc00668l.jpg

E tem as traves longitudinais, (é onde suporta as tampas).

dsc00669n.jpg

Comprado na Aquaeden.

 

 

Eliezer, já que estas ai, tira uma super para mim se faz favor.

 

 

Aquariumfela, em Massama eu não sei, na minha zona tem uma loja de animais exóticos que é a Tortouga, ela fica na urbanização Malva Rosa em Alverca do Ribatejo. (Morcegos, esquilos, cobras, lagartos, marmotas, etc...)

malvarosaalvercadoribat.png

Foi lá que comprei o substrato, ficou-me a 6€ por cada 3Kg com uma granulagem desde 1mm a 5mm (tem maior na loja) e em termos de tonalidade adicionei xisto moído de 2mm a 4mm que foi 9€ um saco de 4.5Kg

 

Acabei por ficar com uns 6Kg ou 7Kg de sobra, mas valeu a pena, pois é a mesma coisa que eu consigo recolher do Rio Zêzere, mas sem ter a necessidade de tratar, pois ele é comprado já tratado, é só mesmo passar por agua para tirar o pó que se forma no fundo do saco e já está.

Editado por BrunoS

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas BrunoS, gosto da tua atitude :thumbup3: , ainda me ri um pouco com a tua prosa.

 

Depois dos salameques vamos passar à paulada, perdão às criticas e sugestões :doofywave:

 

Não gosto do areão clarinho, eu gosto muito da barragem do Castelo de Bode e nas praias fluviais que frequento não encontro lá areão nenhum e sim terra/lama. Já quanto aos xistos gostei, aliás a minha última montagem foi feita com os famosos e extremamente belos :tongue: xistos do Zêzere.

Se ainda for possível mexer eu aconselhava a juntares mais os calhaus, perdão os famosos e extremamente belos xistos do Zêzere bang sobretudo os do lado direito.

 

Em relação ao equipamento eu colocava a flauta do lado esquerdo a empurrar a água contra o vidro direito e o chupador :mrgreen: no canto traseiro esquerdo.

O termostato é enorme mas necessário para aquecer tantos litros, escusas é de manter a temperatura tão alta, podes perfeitamente baixar para os 24/25º. Mais tarde as plantas irão esconder esse aquecedor por isso não stresses com isso.

 

Gostei da tua calha, dizes que tem 4x18W t5 mas confirma melhor que algo não bate certo. Podes mostrar ela mais em pormenor?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Goodfeeling, eles podem saltar, mas o vidro vai lá estar para os por para dentro outra vez :)

 

 

Boas Brancaman.

 

Castelo de Bode, que recordações... canoagem, pesca desportiva e mergulho, MUITO FIXE!

Mas para alem dessa terra e lama, mais para norte no rio (Já dentro do conselho da Pampilhosa da Serra) vai encontrar muitas partes do rio onde era efectuada a recolha de areião para a construção civil (agora felizmente já não é por causa da nova lei do meio ambiente que classificou aquilo como parque natural) É também nessa zona que encontrei o xisto escuro, com tonalidades desde o Vermelho e Preto ao Creme e Preto (Do lado esquerdo a mais alta que está do lado é a VP e a que está a frente que parece a cabeça de um felino é a CP, lol) Na zona da barragem o xisto é mais claro, mas muito bonito!

 

Tenho mais pedras em tratamento, e ainda as do actual aquário onde estão os peixes, para por no lado direito, a finalidade e mesmo criar uma uniformidade naquele lado.

 

Eu confesso, xisto não me falta pois basta ir aos terrenos da família e é as toneladas, as melhores são as placas de 1 a 2cm de espessura e entre 4 a 6cm de largura com uns belos 20 a 30cm de comprimento (na loja já as encontrei a 15€, livra, é uma pedra pá!)

 

Já estou mais conformado com o Termo, estava a ferir-me a vista sempre que olhava para o aquário, mas já está passar (umas gotas para os olhos ou uma cerveja para o estômago e fica tudo bonito!) e claro as plantas vão ajudar e muito no efeito. Tenho que ver isso da temperatura, ontem já tinha reduzido para os 26 no termo, mas a agua hoje de manha ainda aponta os 29, tenho que explorar a coisa melhor.

 

 

Calha, pois... é uma DIY dos chinocas.... Eu sei, eu sei! Mas é o que se pode arranjar de momento.

Este projecto tem como base, a urgência, e com isso vem estas coisas que a falta d€ T€MPO acarr€tam! E é esta parte do aquário que me está a tirar o sono neste momento!

 

Ver se me explico bem agora.

dsc00675sb.jpg

Tenho duas lâmpadas de 6W (é a que está acesa na imagem, são as primeiras a acender e as ultimas a apagar) e depois tenho mais 4 de 18W (que podem acender duas a duas com uma diferenças de horário entre o ligar e desligar pois estão em duas calhas diferentes porque não sabia se aqueciam muito ou não)

dsc00676mn.jpg

Consigo controlar cada circuito de forma independente, o que me permite aumentar ou diminuir a intensidade da luz (se ligar tudo não consigo olhar para elas passados uns minutos) Resultado deste DIY é luz para a sala toda e a areia a brilhar.

 

Falta a conclusão se é suficiente para as plantas e se elas aguentarão até o Papai Noel (se tudo correr bem) ou ao Coelhinho da Pascoa (se a troika f*$"# isto tudo)

Editado por BrunoS

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Massamá podem ir à Planeta Aquático.

Não a considero cara, mas também é verdade que não comprei lá areão para saber os preços... só peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se precisares de algumas podas de plantas que tenho, apita.

Para breve (fim de semana) vou podar HZs e Limnopholia Sunset.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai está uma loja que tenho alguma curiosidade em lá ir, já ouvi coisas boas a seu respeito.

 

A FishPlanet tem muita oferta é certo, e preços a rondarem o habitual... não é propriamente uma loja com os melhores preços. Queria partilhar no entanto algo que notei com esta loja: eles tem também na margem sul uma outra loja, em Coina, e digo-vos que a loja lá além de ter mais coisas, tem os preço no geral sempre mais baratos. Não entendo a lógica, e já perguntei se em Coina era uma espécie de loja Outlet mas ali em Benfica disseram-me que não.

 

Em benfica recomendo pelos preços, a Animais domésticos - José Teixeira lda. Penso que é conhecida da maioria, mas é uma pequena loja de bairro, tradicional, com um pouco de tudo, rações para animais, etc, etc... tem uma pequena parte com peixes e plantas e digo-vos que vendem sempre abaixo da média!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.