Os meus rafeiros :-)


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Venho aqui partilhar convosco os meus rafeiros que adoro, já tive aquários durante muito tempo mas nunca me dediquei a reprodução de guppys, não que eles não se reproduzissem mas porque nunca os separei a aperfeiçoei.

 

Ofereceram-me uma fêmea de coloração snake skin azul que após 2 dias no aquário deu á luz uma ninhada, não faço a mínima ideia quem seja o pai daí o termo carinhoso de rafeiros...

 

Ainda vi 3 a serem papados e consegui resgatar 13 dos quais ficaram 12 que tem crescido de uma forma fantástica.

 

Gostava então de os partilhar convosco pois alem de estar muito orgulhosa gostava de ter algumas sugestões da parte de quem tenha mais experiência na criação de guppys.

 

Deixo aqui o set up do aquário maternidade:

 

Volume: 22 litros reais

Filtro:Interno sera 350 l/h com um pouco de lã de vidro na flauta para reduzir a corrente

Termostato: aquapor 25 w temperatura 27º

Iluminaçao: 14w 11h diárias

 

 

Fauna:

12 guppys nascidos a 26/09/2012

1 ancistrus cerca de 4cm

 

Flora

bacopa caroliniana

 

 

 

 

 

Peço desculpa pela má qualidade do video mas foi feito com o telemóvel, neste momento não tenho máquina.

 

 

Aguardo sugestões

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então ninguem diz nada :(

Podem criticar, eu não me importo, até agradeço, criticas construtivas são sempre bem vindas :)

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ninguem comenta mas eu deixo aqui o update dos meus meninos na mesma :)

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vais levar uma boca de alguém por causa dessas "amendoas" ;)

 

As cores todas fazem muita confusão, torna se dificil apreciar a cor dos guppys e o fundo não ajuda.

 

Mas muito pessoalmente, guppys? Bahh! Não gosto mesmo nada de guppys! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Samanta, eu precisei de colocar óculos escuros para ver o vídeo.

Agora imagina os peixes....

 

Vê lá se tenho que te arranjar um bocado de areão :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vais levar uma boca de alguém por causa dessas "amendoas" ;)

 

As cores todas fazem muita confusão, torna se dificil apreciar a cor dos guppys e o fundo não ajuda.

 

Mas muito pessoalmente, guppys? Bahh! Não gosto mesmo nada de guppys! ;)

:thumbup3:

Pondera realmente em mudar o areão, de resto está giro.

 

Cumps.

Editado por JoaoRRM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o areão precisa de ser mudado, comprei-o já há muitos anos quando montei o meu primeiro aquário(hoje escolheria outro),o aquario esteve desativado muito tempo e não pensei nisso, quando o montei fiquei sem emprego e neste momento ou é este ou areia da praia o que acho ser pior...mas é uma prioridade trocar estas amendoas e tenho estado a dar uma vista de olhos para escolher um adequado

 

As cores geram confusão e a maquina não ajuda nada....no entanto em relação aos parametros do aqua acham adequado para continuar a funcionar como maternidade?

 

Os testes indicam:

Ph 7.0

kh 80

Gh 120

No2 0

No3 20

 

Acham que está adequado?Posso fazer algo para melhorar o desenvolvimento dos alevins?

 

Faço tpa dia sim dia não de 4 litros.

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vais levar uma boca de alguém por causa dessas "amendoas" ;)

 

As cores todas fazem muita confusão, torna se dificil apreciar a cor dos guppys e o fundo não ajuda.

 

Mas muito pessoalmente, guppys? Bahh! Não gosto mesmo nada de guppys! ;)

 

Pessoalmente Paul, gosto mais de discos, escalares, alguns ciclideos e peixes gato de grande porte mas o volume do meu aquario não me permite tais espécies, por isso nos aquarios pequenos(agora os unicos) sempre tive guppys pois gosto das cores, dão-se no ph da minha água, não são caros e crescem pouco...mas enquanto há vida há esperança, e ainda terei oportunidade de o fazer...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Samanta, eu precisei de colocar óculos escuros para ver o vídeo.

Agora imagina os peixes....

 

Vê lá se tenho que te arranjar um bocado de areão :P

 

Agradeço a oferta Jorge :)

Por enquanto não vou desmontar o aquário para trocar o areão pois acho que seria um pouco mais perigoso para os peixes que mante-lo, mas quando eles tiverem um pouco maiores eu vou trocar se até lá a minha situação economica melhorar não será necessário mas agradeço imenso a oferta.

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres tempo livre, aconselho-te a dedicar ao DIY.

Uma aquário feito em casa não fica assim tão caro, ficas com mais espaço e nem precisas de os tirar daí tão depressa.

Vais fazendo ao teu ritmo e pronto.

 

De resto...é a parte de trás do aquário e o fundo que estão a destoar um pouco. Podes pintar a parte de trás com tinta acrilica não tóxica e à base de água mas isto já sou eu com as manias do DIY. Acho que é das actividades de aquariofilia que mais me atrai.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não precisas desmontar o aquário para trocar de areão.

É preciso paciencia, mas num dia trocas tudo e fica a bombar como novo.

Eu não digo que ofereço areão, porque não tenho, mas podas de plantas posso oferecer. Algumas são mais que a conta...

Eu gosto de Guppys, não tenho porque não os quero meter no meu PH. Estranho, eu sei, mas eu sou assim... :tongue:

Uma duvida de ignorante, os Guppys ganham cor/padrão em que "idade"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres tempo livre, aconselho-te a dedicar ao DIY.

Uma aquário feito em casa não fica assim tão caro, ficas com mais espaço e nem precisas de os tirar daí tão depressa.

Vais fazendo ao teu ritmo e pronto.

 

De resto...é a parte de trás do aquário e o fundo que estão a destoar um pouco. Podes pintar a parte de trás com tinta acrilica não tóxica e à base de água mas isto já sou eu com as manias do DIY. Acho que é das actividades de aquariofilia que mais me atrai.

 

Agradeço a sugestão e vou ponderar mas sinceramente sempre gostei muito de DIY nuca tive foi jeito nenhum lol

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não precisas desmontar o aquário para trocar de areão.

É preciso paciencia, mas num dia trocas tudo e fica a bombar como novo.

Eu não digo que ofereço areão, porque não tenho, mas podas de plantas posso oferecer. Algumas são mais que a conta...

Eu gosto de Guppys, não tenho porque não os quero meter no meu PH. Estranho, eu sei, mas eu sou assim... :tongue:

Uma duvida de ignorante, os Guppys ganham cor/padrão em que "idade"?

 

Agradeço a oferta toutinho, quando tiver um aqua maior vou cobrar :)

 

Já poderei colocar musgo, mais tarde ou mais cedo iria tapar as amendoas mas por enquanto tenho um pouco de receio de me por a fazer alterações.

Em relação á cor dos guppys não é uma pergunta ignorante, aliás é uma execlente pergunta, não te sei é responder ao certo pois a rapidez da coloração varia consoante as condições,alimentaçao,temperatura,etc,

Posso dizer-te que notei um pigmento muito pequeno azul aos 11 dias e a partir dai aos poucos tem ficado quase todos coloridos, so as femeas tem menos cor mas mesmo assim tem algum preto na cauda, mas já vi guppys com quase 3 meses com metade do tamanho dos meus e sem cor, provavelmente por estarem naquelas maternidades pequenas de plástico...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os que nasceram no meu demoraram a ter a cor completa mas em pouco tempo já vês pigmentos.

Em relação a fazeres um aquário em casa..Se eu consegui todos conseguem.

 

Se algum dia pensares nisso, manda PM que dou-te uns links que me ajudaram imenso.

 

Ahh..quase me esquecia...para areão eu comprei 20 ou 25Kg de areia para filtro de piscina no AKI por 10€...

É só passar por algumas águas que aquilo traz umas coisas pretas tipo casca de arvore que ficam a boiar caso não o laves mas de resto foi o melhor que tive até agora e as corydoras adoram.

 

Até um peixe (que ainda não sei qual) faz buracos no areão do tamanho da minha mão.

Não sei qual é o gajo...mas que os buracos são grandes..isso são (Principal suspeito: Pleco com 13cm)

Editado por SkeetS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os que nasceram no meu demoraram a ter a cor completa mas em pouco tempo já vês pigmentos.

Em relação a fazeres um aquário em casa..Se eu consegui todos conseguem.

 

Se algum dia pensares nisso, manda PM que dou-te uns links que me ajudaram imenso.

 

Ahh..quase me esquecia...para areão eu comprei 20 ou 25Kg de areia para filtro de piscina no AKI por 10€...

É só passar por algumas águas que aquilo traz umas coisas pretas tipo casca de arvore que ficam a boiar caso não o laves mas de resto foi o melhor que tive até agora e as corydoras adoram.

 

Até um peixe (que ainda não sei qual) faz buracos no areão do tamanho da minha mão.

Não sei qual é o gajo...mas que os buracos são grandes..isso são (Principal suspeito: Pleco com 13cm)

 

Thanks skeets vou ver isso no aki, em relação ao aquario DIY se ponderar faze-lo peço-te umas dicas :)

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais