Plantas a definhar.... help?


Vanda Violante

Recommended Posts

olá,

 

as minhas plantas têm vindo a definhar, estão cada vez mais fraquinhas, não crescem e estão ratadas e amareladas. Montei o aqua faz 1 mês e meio e desde aí foi sempre a piorar. Alguém pode ajudar? o aqua tem os seguintes parâmetros: vejam as fotos abaixo.

 

Material

Aquário- 150 L

Filtro interno Aquality swordfish 700L/H - matérias filtrantes Siporax e lã de vidro JBL

Termostato 50 W - 26º

Iluminação - 1 * 30W; - 10 horas/dia

Bomba de ar Boyu s-1000a

 

Hardscape

Substrato fértil - Sera Floredepot 4.5 kg

Substrato não fértil - Areão 10 kg + 10 kg Aquatic Nature Dekoline Quartz

2 troncos

 

Parâmetros

Amónia (NH4) - 0 mg/L

Nitratos (NO3) - 25 mg/L

Nitritos (NO2) - 0 mg/L

pH - 7.2

KH- 3ºd

GH - 10ºd

Cl2 - 0

temp - 26ºc

 

Plantas

2 Anubia "nana"

2 Valisnéria gigantes

 

 

camerazoom2012102514021.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

camerazoom2012102514034.jpg[/img]

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

camerazoom2012102514042.jpg[/img]

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

camerazoom2012102514024.jpg[/img]

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu arriscaria em excesso de luz. Experimenta cortar para 6 horas diárias e ver se abrandam de definhar. E confirma que as anubias não têm o rizoma totalmente enterrado. Eu tenho anúbias a crescer em aquários sem luz, só alguma luz indirecta do sol. Acredito que as valisnérias também não necessitem de muito.

 

NOTA: Pensei ter visto 80W em vez de 30W. Sendo assim, não sei o que seja.

 

Tens fauna? Os dejectos dos peixes ajudam a fertilizar as plantas.

 

Espero ter ajudado. Cumprimentos

Editado por Axebitten
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... se o caso é a luz então estamos mal porque eu não percebo um boi de iluminação. Na verdade eu nem tenho a certeza da iluminação que tenho, porque a informação que a calha tem é mais ou menos chinês para mim. Tirei uma fotos para verem, talvez vocês saibam interpretar a informação e me possam ajudar com isto!! E sim, tenho fauna, 3 corys, 2 kinguios, 2 plecos. As anúbias não têm as raízes enterradas, enrolei-as à volta de troncos.

 

 

camerazoom2012102515593.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

camerazoom2012102515584.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

camerazoom2012102515572.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu experimentava fertilizante liquido. Tenho um aquario semelhante com uma calha bem pior (18 watts led ainda por cima 15000k) e substrato inerte. As minhas anubias deram flor e as vals crescem bem. Eu comecei a fertilizar e em duas semanas comecei a ver resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... com uma calha bem pior (18 watts led ainda por cima 15000k)

 

Isto não é de todo comparável com as florescentes. Por isso não podes dizer se é melhor ou pior. Se querem comparar lâmpadas têm que medir a luz que sai em micromols por segundo (PAR). De outra maneira é impossível. Há diferenças de tecnologia, lâmpadas, reflectores, etc....

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tenho meios para medir nada disso .. só vejo é que as plantas referidas crescem no meu aqua com luz fraca e cor azulada para salgados.. acho que se devem safar melhor com a luz fluorescente da calha na foto. Dai o meu conselho em tentar um fertilizante de 5 euros antes de pensar em trocar calhas e lâmpadas que sai mais caro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tenho meios para medir nada disso .. só vejo é que as plantas referidas crescem no meu aqua com luz fraca e cor azulada para salgados.. acho que se devem safar melhor com a luz fluorescente da calha na foto. Dai o meu conselho em tentar um fertilizante de 5 euros antes de pensar em trocar calhas e lâmpadas que sai mais caro.

 

Mas se como dizes não tens meios para medir, como sabes que tens luz fraca?

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

estou a utilizar uma fertilização líquida: Tropica Plant Nutrition Plus há uma semana. Ainda não me apercebi que crescessem, mas o tom amarelado está a desaparecer :)

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@vanda ainda bem, vamos esperar que recuperem :(

 

@gmmartins não querendo ir mais off topic as minhas observações sao empíricas . Se estiver a nevar e eu nao tiver um termómetro não posso afirmar que esta frio? Tenho vários aquarios e tenho calhas T5 onde consigo ver sombras e o fundo do Aqua e manter certas plantas que no meu Aqua com led se desfizeram..

Abr e beijinhos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@gmmartins não querendo ir mais off topic as minhas observações sao empíricas . Se estiver a nevar e eu nao tiver um termómetro não posso afirmar que esta frio? Tenho vários aquarios e tenho calhas T5 onde consigo ver sombras e o fundo do Aqua e manter certas plantas que no meu Aqua com led se desfizeram..

Abr e beijinhos a todos

 

Já vi granizar no verão...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém está chateado. Apenas estava a chamar atenção de que não é tão linear assim dizer que tem mais ou menos luz entre lâmpadas com tecnologias diferentes. Para além de que a nossa percepção de luz (lux) nada tem a ver com a percepção das plantas (PAR). Podes achar que tens muita luz e no entanto teres muito pouca da que interessa para as plantas e vice versa.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais