Ajuda - Iluminação para plantado 100x30x40


Recommended Posts

Boa noite,

 

 

Estou a montar um novo aquario com 100x30x40.

Pretendo que seja um aquario plantado pelo que terei que substituir a iluminação ( ou falta dela) do aquario.

Actualmente vem com 1 lampada T8 de 18W, estava a pensar colocar mais uma calha e colocar 4 lampadas T5, ou sera melhor lampadas PLL?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entre PLL e t5? T5 sempre! PLL é muito bonito, mas sinceramente, na minha opinião não prestam para nada em termos de plantados. Nada bate as velhinhas T8, e ainda menos bate as fantásticas T5... T5 for life =P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Entre PLL e t5? T5 sempre! PLL é muito bonito, mas sinceramente, na minha opinião não prestam para nada em termos de plantados. Nada bate as velhinhas T8, e ainda menos bate as fantásticas T5... T5 for life =P

Hmmm... por acaso és dos membros aqui da parte dos plantados que eu mais gosto de ver escrever, porque regra geral tens razão/fazes sentido naquilo que dizes.

 

Mas esta eu não posso deixar escapar. Tudo bem que deixas a ressalva que é a tua opinião, e não tenho nada contra isso, mas dizeres que as PLL não prestam, pura e simplesmente, é no mínimo exagerado.

 

Acho que não preciso de te mostrar imensos exemplos de aquários bastante saudáveis com iluminações PLL. A lâmpada PLL é também uma lâmpada fluorescente... logo, com funcionamento igual aos das T8 e T5. Quanto muito, podes dizer que gostas mais das T8 e das T5... mas daí a dizer que PLL não presta, volto é dizer, é um grande exagero.

 

Eu pessoalmente, também prefiro as lâmpadas T5. Mas nunca disse, nem direi que é errado ou mesmo desaconselhado usar lâmpadas PLL para iluminar um aquário plantado.

São opções... e consoante a carteira das pessoas e os seus gostos, acho que as mesmas devem-se guiar por aí. Sem descurando as necessidades a nível de iluminação para o aquário que pretendem ter.

 

Só a título de exemplo, o que sugeririas tu, no caso de alguém querer montar um aquário plantado com um comprimento inferior a 45 cm?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

 

Estou a montar um novo aquario com 100x30x40.

Pretendo que seja um aquario plantado pelo que terei que substituir a iluminação ( ou falta dela) do aquario.

Actualmente vem com 1 lampada T8 de 18W, estava a pensar colocar mais uma calha e colocar 4 lampadas T5, ou sera melhor lampadas PLL?

 

Vai ser um aquário plantado ou um aquário com plantas?

Tudo isso vai variar na escolha da luz que necessitas assim como o tempo que estarão ligadas.

Se as 4xT5 for luz a mais, também é mau.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah para tamanhos inferiores a 45 cm, depende um bocado da litragem, e da largura do tanque, mas tenho dois tanques de 35cm de comprimento, que tenho iluminado com t8's de 8W cada, usando várias... Por vezes é dificil conseguir apertar lampadas suficientes, mas a criatividade não me tem deixado mal XD

 

Para mim, o problema mais chato das PLL, nem é tanto as especificações técnicas, onde se eu for mauzinho até consigo embicar, pelo menos do que conheço delas, mas é de longe a questão da manutenção das mesmas. São lampadas extremamente dificeis para mim de conseguir substituir, visto que quando falo nelas, ou ficam a olhar para mim, ou me tentam impingir material ching chong chinaman, ou então os vendedores aproveitam á grande e tentam fazer roubos descarados. Outra coisa que me faz fugir das PLL a 7 pés, é o facto de caso eu queira fazer algo mais DIY (o que acontece com frequencia com material electrico cá em casa visto o meu cota ser electricista de profissão, ter uns dedinhos jeitosos para coisas das engenhocas), é o facto de o material, leia-se peças, ser bastante limitado em termos de stocks, pelo menos a nivel local...

Por isso continua a pensar que T8 e T5 são preferenciais, visto o que acontece com as PLL não se dar com as T's...Só isso.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre tive a ideia de que as PLL eram T5 dobradas... São o tipo de Lâmpadas que tenho e nunca me dei mal. Sempre achei fácil arranjar substituição (e.g. OSRAM). Mas também eu não sou dado aos DIYs...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.