Qual a melhor espécie de camarões para o meu aquário?


OficialMM

Recommended Posts

Eu tenho este aquário com 60 cms de comprimento e 40 cms de altura e 30 de profundidade:

 

 

224735_3747585893536_1531050523_n.jpg

 

 

 

546552_3747586733557_200931677_n.jpg

 

 

 

 

430264_3707181123442_2002549968_n.jpg

 

 

 

 

Ou seja, no total tenho um casal de tritões ventre de fogo pequeninos, ainda muito pequenos mesmo, tenho 2 gupis e ainda o peixe prateado na imagem que não sei o nome.

Tenho este caracol Maçã sozinho e já pos 2 posturas de ovos mas a 1ª foi fora porque eu não sabia o que era e pronto. Já tenho 1 postura agora.

 

Vamos ao que interessa: eu adoro os camarões Neocaridina heteropoda var. Yellow, os Caridina cf cantonensis "Blue Tiger" e Black Tiger, os Dark tiger, or vermelhões que não sei bem o nome, acho que são os Neocaridina heteropoda var. "Red Fire" os Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue e os Caridina cf cantonensis "SuperTiger".

 

Estas são as cores que eu adoro.

Eu queria por aí uns 3 de cada tipo de camarão mas no máximo 2 ou 3 tipos diferentes para dar mais vida e enbelezar o aquário.

 

Que espécies aconselham? A temperatura do aquário de verão teve sempre acima dos 23º ou 24ºC mas tenho termóstato, os tritões não se importaram nada ao ter a água a 26ºC como esteve muitos dias.

O PH está na casa dos 6,7 eos 7,6.

 

Sou novo nisto e queria a vossa opinião por favor.

Mesmo em termos de acasalamento.

 

Muito obrigado pela vossa atenção.

 

Cumprimentos.

Editado por OficialMM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Primeiro, se tens ai tritões cuidado pois podem tentar comer os guppies e podem morrer engasgados.

 

O peixe cinza é uma guppie femea.

 

Tenta os red cherrys primeiro e depois aventura-te para outros. Ph entre 6,7 e 7,6 é uma grande diferença.

 

Mas testa com red cherrys para veres como te dás com camarões.

 

Arranja mais musgo para eles se esconderem.

 

 

Boa aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Disse esse PH porque os meus tritões, peixes e caracol sentem-se muito bem nesses parâmetros mas eu consigo por o ph que quero com toda a facilidade, isso foi mais para referência do pessoal pró saber o que eu consigo criar no aquário.

Adoro sobretudo os Black Tiger e os Blue tiger!

Os tritões são bem pequenos, não têm boca ara os peixes e já convivem desde o inicio!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado ao colocar os camarões, já me aconteceu os gupys desenvolverem gosto pó reds. Depois se tomarem o gosto vão sempre tentar comer um ou outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado ao colocar os camarões, já me aconteceu os gupys desenvolverem gosto pó reds. Depois se tomarem o gosto vão sempre tentar comer um ou outro.

 

Mesmo que ponha assim uns camarões médios? Eles comem bem é a comida congelada a de peixes mandam-me a mim comer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NAo é certo que os comam. Mas seria melhor introduzir durante a noite com a iluminação eesligada . Para evitar mariscada :)

 

É o que irei fazer quando os obter!!! Obrigado pela sugestão.

sabes onde posso comprar os black tiger ou os deep blue tiger ou mesmo os deep black tiger?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabes onde posso comprar os black tiger ou os deep blue tiger ou mesmo os deep black tiger?

 

Não é por nada, mas não queres experimentar primeiro com red cherrys como já sugeriu o Fábio Silva?

 

Os tiger são mais exigentes em termos de qualidade de água e não reproduzem o suficiente para serem mantidos com espécies predadoras (como guppies e tritões p. ex.). Se queres mesmo esses camarões aconselho-te a arranjares um aquário dedicado a eles.

 

Ah... e arranja musgo... muito musgo!!! :tongue:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é por nada, mas não queres experimentar primeiro com red cherrys como já sugeriu o Fábio Silva?

 

Os tiger são mais exigentes em termos de qualidade de água e não reproduzem o suficiente para serem mantidos com espécies predadoras (como guppies e tritões p. ex.). Se queres mesmo esses camarões aconselho-te a arranjares um aquário dedicado a eles.

 

Ah... e arranja musgo... muito musgo!!! :tongue:

 

Cumps.

 

 

Não é por nada, mas não queres experimentar primeiro com red cherrys como já sugeriu o Fábio Silva?

 

Os tiger são mais exigentes em termos de qualidade de água e não reproduzem o suficiente para serem mantidos com espécies predadoras (como guppies e tritões p. ex.). Se queres mesmo esses camarões aconselho-te a arranjares um aquário dedicado a eles.

 

Ah... e arranja musgo... muito musgo!!! :tongue:

 

Cumps.

 

É assim o aquário não émuito grande logo não posso ter muitos entendes, daí só querer uns 5 ou 6 camarões no total e queria os que mais gosto.

 

Pelos parametros da água em termos de ph e isso até tá nos parametros do meu aqua e eu preservo bastante a qualidade da água até há testes pa esses parametros todos que terei de arranjar quando ter os camaroezinhos!

 

O meu tritão pequenote não faz mal nenhum, tive uns peixes pequeninos e ele nem ligava nenhuma, gosta é das bloodwarms e isso!!!

 

Esses deep black tiger e os deep blue tiger deixam-me fascinado e faria qualquer coisa no aquário para poder mante-los todos juntos... colocar esconderijos, mais plantas...

 

Qual é o musgo que aconselhas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os camarões que falas, black tiger e os deep blue tiger, não são camarões para iniciantes. Se realmente queres ir por aí aconselhava-te a um aqua dedicado.

 

São camarões que não são baratos e não reproduzem muito (como os tiger normais, que também pouco reproduzem...).

 

Experimenta os red cherries por uns tempos e depois sempre podes vendê-los e trocar pelos q mais gostas...Só a minha opinião.

 

Boa sorte

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o musgo que aconselhas???

 

Qualquer um serve.

O mais normal é musgo de java e serve perfeitamente.

 

É assim o aquário não émuito grande logo não posso ter muitos entendes, daí só querer uns 5 ou 6 camarões no total e queria os que mais gosto.

 

Eu sei que para nós nunca aquário nenhum é muito grande... mas 60cm de frente para 5 ou 6 camarões parece-me enorme!! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Mas deixa estar que, se tudo correr bem, passados uns meses vais ter bastantes mais! :tongue: Pelo menos é essa a ideia!

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os camarões que falas, black tiger e os deep blue tiger, não são camarões para iniciantes. Se realmente queres ir por aí aconselhava-te a um aqua dedicado.

 

São camarões que não são baratos e não reproduzem muito (como os tiger normais, que também pouco reproduzem...).

 

Experimenta os red cherries por uns tempos e depois sempre podes vendê-los e trocar pelos q mais gostas...Só a minha opinião.

 

Boa sorte

 

 

RF

 

Não me leves a mal mas eu sou mesmo muito teimoso e quando quero uma coisa é mto complicado tirarem-me da cabeça essa coisa!!!

 

Sei que são caros e que não se reproduzem tanto... a ideia tb não é eles procriarem que nem coelhos... é mais para a limpeza do aquário e enbelezar o aqua.

 

Já agora, só para ver se realmente consigo ter os parametros deles no meu aqua... quais os principais para esta espécie?

 

O meu caracol maça meteu 2 vezes ovos, o tritão gosta da água e os peixes andam calminhos sem tarem stressados... penso que a ágiua esteja bem mas diz-me lá os principais parâmetros para estes animais por favor???

 

Não me leves a mal mas eu sou mesmo muito teimoso e quando quero uma coisa é mto complicado tirarem-me da cabeça essa coisa!!!

 

Sei que são caros e que não se reproduzem tanto... a ideia tb não é eles procriarem que nem coelhos... é mais para a limpeza do aquário e enbelezar o aqua.

 

Já agora, só para ver se realmente consigo ter os parametros deles no meu aqua... quais os principais para esta espécie?

 

O meu caracol maça meteu 2 vezes ovos, o tritão gosta da água e os peixes andam calminhos sem tarem stressados... penso que a ágiua esteja bem mas diz-me lá os principais parâmetros para estes animais por favor???

 

Também adoro esta espécie, Caridina Dennerli, pelo seu vermelho vibrante com as tais bolinhas e as patinhas e bigodes brancos... majestosos mesmo.

Esta espécie já é mais fácil?

 

Eu não pretendo fazer criação de camarões para ter a curto prazo dezenas deles aliás pq agora vou ter montes de crias de caracol maça e ele ou ela já pos ovos sem ter tado com mais nenhum!!!

 

Vou então arranjar mais musgo de java sim!! Uns esconderijos tb!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta espécie já é mais fácil?

 

Também, não fazes por menos!!!

 

Se os tiger não são fáceis, os dennerli são mesmo muito difíceis. Além de que a água dos camarões do sulawesi é bastante alcalina e a dos outros camarões é preferencialmente ácida a neutra.

 

Eu por acaso tenho camarões do sulawesi (caridina caerulea que são mais fáceis que os dennerli) e ando à procura dos dennerli... vai-se ganhamdo experiência com espécies mais fáceis e evoluindo para as mais difíceis que são as que queremos mesmo. Mas não tá fácil encontrar nas lojas! :tongue:

 

Cumps.

 

P.S.: Supostamente as ampulárias não são hemafroditas... se pôs ovos, é uma ela e foi fecundada por um macho (não quer dizer que tenha sido agora, se calhar já vinha fecundada quando foi para o teu aquário).

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também, não fazes por menos!!!

 

Se os tiger não são fáceis, os dennerli são mesmo muito difíceis. Além de que a água dos camarões do sulawesi é bastante alcalina e a dos outros camarões é preferencialmente ácida a neutra.

 

Eu por acaso tenho camarões do sulawesi (caridina caerulea que são mais fáceis que os dennerli) e ando à procura dos dennerli... vai-se ganhamdo experiência com espécies mais fáceis e evoluindo para as mais difíceis que são as que queremos mesmo. Mas não tá fácil encontrar nas lojas! :tongue:

 

Cumps.

 

P.S.: Supostamente as ampulárias não são hemafroditas... se pôs ovos, é uma ela e foi fecundada por um macho (não quer dizer que tenha sido agora, se calhar já vinha fecundada quando foi para o teu aquário).

 

 

 

Looool

Não fazer por menos, não sei ainda quase nada sobre camarões mas das cores que já vi são as que acho mais bonitas, esses que disse, os blac tiger e os deep blue tiger! para não falar dos >King kong shrimp mas iso é um balurdio...

 

O caracol maça comprei-o já faz 6 meses e comprei-o ainda tinha menos de metade do tamanho que tem agora.

Era pequeno e cresceu à força toda, não vejo alguma possibilidade de ter acasalo antes de vir para mim!!!

 

Qual é o ph dos black tiger e dos dennerli? a do meu aqua está normalmente nos 7,2 :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o ph dos black tiger e dos dennerli? a do meu aqua está normalmente nos 7,2 :)

 

Os black tiger ph entre 6.4 e 7.2. Os dennerli ph entre 7.5 e 8.5 e, muito importante, condutividade muito baixa.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os black tiger ph entre 6.4 e 7.2. Os dennerli ph entre 7.5 e 8.5 e, muito importante, condutividade muito baixa.

 

Cumps.

 

Porra ca azra mesmo entre o ph que eu costumo ter... terei de analisar muito bem a espécie que irei ter...

 

já agora como se vê a condutividade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porra ca azra mesmo entre o ph que eu costumo ter... terei de analisar muito bem a espécie que irei ter...

 

já agora como se vê a condutividade?

 

Penso que para os tiger o teu ph (7.2) não será problema... desde que seja estável. É mais importante a estabilidade do que propriamente o valor do ph (sem exageros, claro está).

 

Para medir a condutividade há umas canetas electrónicas (consegues encontrar no eBay por um preço muito razoável). Mas basicamente condutividade baixa é conseguida com um bom sistema de filtragem e trocas regulares de água! :tongue: Por norma os camarões do Sulawesi são extremamente exigentes com a qualidade da água.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que para os tiger o teu ph (7.2) não será problema... desde que seja estável. É mais importante a estabilidade do que propriamente o valor do ph (sem exageros, claro está).

 

Para medir a condutividade há umas canetas electrónicas (consegues encontrar no eBay por um preço muito razoável). Mas basicamente condutividade baixa é conseguida com um bom sistema de filtragem e trocas regulares de água! :tongue: Por norma os camarões do Sulawesi são extremamente exigentes com a qualidade da água.

 

Cumps.

 

Eu todas as semanas mudo paí uns 10 a 15% da água.

O ph não varia muito dos 7.0 a 7.4 ou 7.6 mas quando fica já nestes valores de 7.5 ou 7.6 troco logo a água pela de garrafão por ser mais ácida e assim baixar o ph. Mas sim o ph é estável!

E sem ser na net quanto custaria uma caneta dessas? Como faço mudas água todas as semanas não será preciso isso né?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu todas as semanas mudo paí uns 10 a 15% da água.

O ph não varia muito dos 7.0 a 7.4 ou 7.6 mas quando fica já nestes valores de 7.5 ou 7.6 troco logo a água pela de garrafão por ser mais ácida e assim baixar o ph. Mas sim o ph é estável!

E sem ser na net quanto custaria uma caneta dessas? Como faço mudas água todas as semanas não será preciso isso né?

 

Quando eu digo ph estável, é mesmo estável (com variações no máximo de 0.1 ou 0.2 valores entre mudas de água).

 

A escala de ph é logarítmica... ou seja um ph de 7.0 é 10 vezes mais ácido que um ph de 8.0. Uma variação de ph de 7.6 para 7,0 quando fazes as mudas de água pode ser suficiente para te matar toda a colónia de camarões.

 

É por isso que é aconselhável começar com red cherrys que são mais tolerantes a esse tipo de condições. Depois de se ganhar experiência em controlar os parametros da água é que se começa a avançar para espécies mais exigentes.

 

Nunca vi canetas de condutividade em lojas cá em portugal... mas deve haver.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu digo ph estável, é mesmo estável (com variações no máximo de 0.1 ou 0.2 valores entre mudas de água).

 

A escala de ph é logarítmica... ou seja um ph de 7.0 é 10 vezes mais ácido que um ph de 8.0. Uma variação de ph de 7.6 para 7,0 quando fazes as mudas de água pode ser suficiente para te matar toda a colónia de camarões.

 

É por isso que é aconselhável começar com red cherrys que são mais tolerantes a esse tipo de condições. Depois de se ganhar experiência em controlar os parametros da água é que se começa a avançar para espécies mais exigentes.

 

Nunca vi canetas de condutividade em lojas cá em portugal... mas deve haver.

 

Cumps.

 

 

Hmmmm, como se consegue mudanças de ph n o máximo de 0.1 a 0.2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmmm, como se consegue mudanças de ph n o máximo de 0.1 a 0.2?

 

Ora aí está uma pergunta para muita escrita! :tongue:

 

Vou ser um bocado simplista... mas a ideia é esta:

Pelo que eu percebi, estás a fazer tpa's com água engarrafada e com ph baixo.

E o ph do teu aquário vai subindo ao longo do tempo até que faças nova tpa para baixar o ph.

Ora o primeiro passo é tentar perceber porque é que o ph sobe! Será que tens areão que te faça subir o ph? Ou rochas calcáreas?

Se for esse o caso, ou trocas de areão e/ou rochas ou arranjas alguma coisa que contraponha, por exemplo um tronco ou turfa no filtro.

Depois de conseguires que o ph estabilize no ph que tu queres, é uma questão de utilizar água para as tps com ph não muito diferente (ou fazer mais mudas de água de menor volume), que o próprio aquário vai fazer com que volte ao tal ph de equilibrio sem grandes variações.

 

Como sugestão, aconselho-te a medires o ph da água da torneira e tentares montar o aquário de acordo com ele (nem muito acima, nem muito abaixo)... assim poupas muito em água engarrafada! :rolleyes:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tópico limpo.

 

Esses assunto tratem por MP.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada que uma pesquisa no google não resolva: "Tabela de cruzamento de camarões" :naughty:

 

cruz_cam.jpg

 

Boa sorte

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.