Dúvida com as posturas dos escalares


Sara Batista

Recommended Posts

Boa noite, tenho uma dúvida com os meus escalares.. Tenho 4 escalares, e para meu espanto 2deles fizeram um casal, descobri no dia em que desovaram pela 1ra x! Isto foi dia 12 de Junho de 2012. Foi a 1ra desova deles, eu também não sabia o que fazer, mas li um pouco sobre o assunto. Passado 2dias, os pais comeram os ovos todos.. também li que era normal pois são inexperientes. Mas li em vários sítios que é suposto voltarem a desovar passado no máx 2semanas, mas já quase passou 1mês e nunca mais desovaram. Eu gostaria de saber o que se possa ter passado, pois as condições no aquário são as mesmas, os peixes são os mesmos, encontra-se tudo na mesma mas eles não desovam. Continuam a andar sempre juntinhos, têm um certo território marcado (perseguem a maternidade de rede onde tenho os guppys e ficam sempre ai). Também estive a ver se poderiam ter alguma doença, mas esta tudo bem com eles. Alguém me pode explicar o que possa ter acontecido? :l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, nunca tal me aconteceu quando tive os meus, sempre reproduziram seguido.. pode ser devido ao stress... é a unica epotese lógica ... talvez se os colocasses num cubo eles o fizessem...

 

Aguarda a resposta dos mais experientes..

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, nunca tal me aconteceu quando tive os meus, sempre reproduziram seguido.. pode ser devido ao stress... é a unica epotese lógica ... talvez se os colocasses num cubo eles o fizessem...

 

Aguarda a resposta dos mais experientes..

 

cumps

 

 

Os meus escalares parecem que ouviram! puseram ontem ovos, mas comeram-nos passado umas horas :( é por serem inexperientes e por estarem num aquário comunitário, certo? :l agora vamos ver daqui a quanto tempo voltam a por ovos :l e quando puserem e o pai os fecundar os devo retirar e por a parte, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, podes tirar... mas podes ter um cubo para eles criarem... o mais certo é comerem devido ao stress de estarem num comunitario... caso contrario nao devem comer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explicaram-me o seguinte:

 

ola filipa !

para teres sucesso na reproduçao dos escalares tens de os separar para um aquario sozinhos.

o ideal 45x45x45 com um filtro de esponja e um termostato e um cone de desova ou um tubo preto ou uma telha para eles desovarem.

a temperatura ideal é 28,29 gº.

mudas de 15% por dia e quando eles desovarem nao mexas no aquario nesses 3 dias seguintes a nao ser alimentá-los muito pouco para minimizar a poluiçao na agua,entretanto os alevins eclodem e vao ficar mais uns dias a comer o saco vitelino é nessa altura que fazes a artemia para ela eclodir entre 24/48 horas e quando eles começarem o nado livre e se agarrarem aos pais vais ajudando a alimentar com a artemia

 

podes dar essa que me mostras-te mas nao é ideal.

 

Depois da 1ª postura, também num aquario comunitário o meu casal também não voltou a por ovos mas também porque o macho de repente começou a ser afastado pelo escalar dourado que me pareçe estar a cortejar a femea do casal, porque ele ataca os outros dois mas ela não, e está sempre a "nadar para ela", ela fiel como é morde-lhe mas ele não desiste... Não tenho muita experiencia em escalares, e não dou muito importancia a fazer criação dos mesmos, neste momento o orçamento não dá para tudo o que está acima referido. Mas acho que o quote dá para esclareceres as duvidas Sara ;)

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim da para esclarecer =) eu estou a ponderar comprar, ando a ver preços pk as finanças tbm não são muitas :l e a minha mãe deve ficar fula se sabe que quero montar outro aquário, mas vamos ver. Vou deixar eles desovarem novamente e se ainda não tiver o cubo para ter o casal, vou separa-los dos ovos para lhes dar uma chance de viver! veremos =) Obrigado por tudo =P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas

 

aqui estou eu para te esclarecer e tambem esclarecer a filipa,mais uma vez.

em primeiro lugar,os pais nao teem que cuidar dos ovos nos primeiros dias.

podem retirar os ovos dos pais logo no primeiro dia,nao estamos a falar de discus,estamos a falar de escalares.

em segundo lugar,conforme já tinha dito a filipa,mas parece que ela nao quis prestar atençao,os alevis de escalar alimentam-se do saco vitelino talvez nos primeiros 2 dias e nao se agarram aos pais como os discus fazem,mas esta informaçao falsa foi dada a filipa por outro membro e ela está a transmitir o que lhe disseram.isso está errado.

quem nao sabe nao deve mandar bitaites,(isto nao é para a filipa)

depois o mais provavel é acontecer aquilo que está a acontecer...

 

os alevins devem começar a ser alimentados com artemia recem eclodida logo no dia que começam o nado livre.

Editado por BMike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu já tive escalares num comunitário e é normal que não tenham posturas a intervalos regulares. Para isso não poderias ter os outros 2 escalares no mesmo aquário.

 

O que acontece (pelo menos a mim) é que quando a luz apaga os pais stressam e comem os ovos. Consegui resolver isso com uma luzinha (tipo led) apontada aos ovos à noite para que os pais os possam ver e defender.

 

Depois, quando os ovos eclodirem, os pais vão mudar os pequenos de sitio, com a boca... também é normal.

 

E por fim, se tudo correr bem, os pequenos começam a nadar e aqui é que começam os verdadeiros problemas em mantê-los num comunitário. Quer a nível de os alimentar, que a nivel de os defender dos outros peixes.

 

Colocar os pais para desovar num cubo é uma ideia... mas, para além da despesa, o mais provavel é eles ficarem stressados e não terem posturas tão cedo. O mais fácil será separar os ovos logo depois da postura e estar preparada para quando começarem a nadar terem comida disponível (artémia recém eclodida é o ideal).

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais