Sara Batista Posted July 6, 2012 Share Posted July 6, 2012 Boa noite, tenho uma dúvida com os meus escalares.. Tenho 4 escalares, e para meu espanto 2deles fizeram um casal, descobri no dia em que desovaram pela 1ra x! Isto foi dia 12 de Junho de 2012. Foi a 1ra desova deles, eu também não sabia o que fazer, mas li um pouco sobre o assunto. Passado 2dias, os pais comeram os ovos todos.. também li que era normal pois são inexperientes. Mas li em vários sítios que é suposto voltarem a desovar passado no máx 2semanas, mas já quase passou 1mês e nunca mais desovaram. Eu gostaria de saber o que se possa ter passado, pois as condições no aquário são as mesmas, os peixes são os mesmos, encontra-se tudo na mesma mas eles não desovam. Continuam a andar sempre juntinhos, têm um certo território marcado (perseguem a maternidade de rede onde tenho os guppys e ficam sempre ai). Também estive a ver se poderiam ter alguma doença, mas esta tudo bem com eles. Alguém me pode explicar o que possa ter acontecido? :l Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tiago23 Posted July 6, 2012 Share Posted July 6, 2012 Boa noite, nunca tal me aconteceu quando tive os meus, sempre reproduziram seguido.. pode ser devido ao stress... é a unica epotese lógica ... talvez se os colocasses num cubo eles o fizessem... Aguarda a resposta dos mais experientes.. cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sara Batista Posted July 6, 2012 Author Share Posted July 6, 2012 Boa noite, pois só que nada mudou no aquário tenho tudo igual, os peixes, os parâmetros, tudo, e eles continuam como casal, só que não desovam :l :S Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sara Batista Posted July 7, 2012 Author Share Posted July 7, 2012 ' Ninguém me ajuda a saber o que possa ter passado? :l Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sara Batista Posted July 9, 2012 Author Share Posted July 9, 2012 Boa noite, nunca tal me aconteceu quando tive os meus, sempre reproduziram seguido.. pode ser devido ao stress... é a unica epotese lógica ... talvez se os colocasses num cubo eles o fizessem... Aguarda a resposta dos mais experientes.. cumps Os meus escalares parecem que ouviram! puseram ontem ovos, mas comeram-nos passado umas horas é por serem inexperientes e por estarem num aquário comunitário, certo? :l agora vamos ver daqui a quanto tempo voltam a por ovos :l e quando puserem e o pai os fecundar os devo retirar e por a parte, certo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tiago23 Posted July 9, 2012 Share Posted July 9, 2012 Boa tarde, podes tirar... mas podes ter um cubo para eles criarem... o mais certo é comerem devido ao stress de estarem num comunitario... caso contrario nao devem comer Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sara Batista Posted July 9, 2012 Author Share Posted July 9, 2012 Boa tarde, que tamanho no minimo deve ter o cubo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
_Filipa_ Posted July 9, 2012 Share Posted July 9, 2012 Explicaram-me o seguinte: ola filipa ! para teres sucesso na reproduçao dos escalares tens de os separar para um aquario sozinhos. o ideal 45x45x45 com um filtro de esponja e um termostato e um cone de desova ou um tubo preto ou uma telha para eles desovarem. a temperatura ideal é 28,29 gº. mudas de 15% por dia e quando eles desovarem nao mexas no aquario nesses 3 dias seguintes a nao ser alimentá-los muito pouco para minimizar a poluiçao na agua,entretanto os alevins eclodem e vao ficar mais uns dias a comer o saco vitelino é nessa altura que fazes a artemia para ela eclodir entre 24/48 horas e quando eles começarem o nado livre e se agarrarem aos pais vais ajudando a alimentar com a artemia podes dar essa que me mostras-te mas nao é ideal. Depois da 1ª postura, também num aquario comunitário o meu casal também não voltou a por ovos mas também porque o macho de repente começou a ser afastado pelo escalar dourado que me pareçe estar a cortejar a femea do casal, porque ele ataca os outros dois mas ela não, e está sempre a "nadar para ela", ela fiel como é morde-lhe mas ele não desiste... Não tenho muita experiencia em escalares, e não dou muito importancia a fazer criação dos mesmos, neste momento o orçamento não dá para tudo o que está acima referido. Mas acho que o quote dá para esclareceres as duvidas Sara _ F i L ! p A _ http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sara Batista Posted July 9, 2012 Author Share Posted July 9, 2012 Sim da para esclarecer =) eu estou a ponderar comprar, ando a ver preços pk as finanças tbm não são muitas :l e a minha mãe deve ficar fula se sabe que quero montar outro aquário, mas vamos ver. Vou deixar eles desovarem novamente e se ainda não tiver o cubo para ter o casal, vou separa-los dos ovos para lhes dar uma chance de viver! veremos =) Obrigado por tudo =P Link to comment Share on other sites More sharing options...
_Filipa_ Posted July 9, 2012 Share Posted July 9, 2012 De nada. Mas olha que os pais têm que tratar dos ovos nos primeiros dias... Não terão sido os outros peixes a comer os ovos? _ F i L ! p A _ http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sara Batista Posted July 9, 2012 Author Share Posted July 9, 2012 Não, isso tenho a certeza :l eles são muito protectores estava la sempre um a guardar os vossos :l eu sei por causa dos que não ficam fecundados, eles os comem. Vamos ver como corre =) Link to comment Share on other sites More sharing options...
João Queirós Posted August 14, 2012 Share Posted August 14, 2012 E então, como correu? "Forever is a promise" Link to comment Share on other sites More sharing options...
BMike Posted August 14, 2012 Share Posted August 14, 2012 (edited) boas aqui estou eu para te esclarecer e tambem esclarecer a filipa,mais uma vez. em primeiro lugar,os pais nao teem que cuidar dos ovos nos primeiros dias. podem retirar os ovos dos pais logo no primeiro dia,nao estamos a falar de discus,estamos a falar de escalares. em segundo lugar,conforme já tinha dito a filipa,mas parece que ela nao quis prestar atençao,os alevis de escalar alimentam-se do saco vitelino talvez nos primeiros 2 dias e nao se agarram aos pais como os discus fazem,mas esta informaçao falsa foi dada a filipa por outro membro e ela está a transmitir o que lhe disseram.isso está errado. quem nao sabe nao deve mandar bitaites,(isto nao é para a filipa) depois o mais provavel é acontecer aquilo que está a acontecer... os alevins devem começar a ser alimentados com artemia recem eclodida logo no dia que começam o nado livre. Edited August 14, 2012 by BMike Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Prada Posted August 17, 2012 Share Posted August 17, 2012 Boas, Eu já tive escalares num comunitário e é normal que não tenham posturas a intervalos regulares. Para isso não poderias ter os outros 2 escalares no mesmo aquário. O que acontece (pelo menos a mim) é que quando a luz apaga os pais stressam e comem os ovos. Consegui resolver isso com uma luzinha (tipo led) apontada aos ovos à noite para que os pais os possam ver e defender. Depois, quando os ovos eclodirem, os pais vão mudar os pequenos de sitio, com a boca... também é normal. E por fim, se tudo correr bem, os pequenos começam a nadar e aqui é que começam os verdadeiros problemas em mantê-los num comunitário. Quer a nível de os alimentar, que a nivel de os defender dos outros peixes. Colocar os pais para desovar num cubo é uma ideia... mas, para além da despesa, o mais provavel é eles ficarem stressados e não terem posturas tão cedo. O mais fácil será separar os ovos logo depois da postura e estar preparada para quando começarem a nadar terem comida disponível (artémia recém eclodida é o ideal). Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts