Móvel 120 (Réplica ADA)


Recommended Posts

boas

 

Eu sei que o mdf é bastante duro mas eu também jogaria pelo seguro, já nem digo reforçar mas uns parafusos parece-me bem. Parece que não mas o aquário que está a pensar fazer pelas minhas contas(vidro + agua terá uns 300kg, dependendo da espessura do vidro) e só com bolachas não sei, mas como as forças exercidas neste caso são na horizontal penso que não haverá problema o que estou a pensar é se por acaso leva uma pancada de lado, até que pondo as bolachas vão aguentar o impacto. Poucas vezes trabalhei ou vi bolachas mas sempre tive a ideia que era pra moveis menos carregados.

 

Quanto ao notar-se as marcas dos dedos é sempre complicado, mas claro há tintas e tintas, umas melhores que outras mas em cores mais claras nota-se sempre mais.

 

Eu também teria feito em contraplacado marítimo, se pesquisar um pouco vê que a aplicação do mgf é interior e o contraplacado marítimo é exterior, o aconselhado é não expor o mdf a ambientes de humidade excessiva já o contraplacado alem que que as folhas são coladas em orientações opostas, o que proporciona uma maior resistência, elas são coladas com resinas bastantes resistentes a água. Penso que o mdf não deixa de ser resistente a humidade mas não em excesso.

 

Se eu não tivesse na família carpinteiros e marceneiros aceitava o contacto :tongue: Boa sorte pro marceneiro. Se os marceneiros ai na zona estiverem como os da minha está um pouco mau o negocio, mas já agora aproveitando o tema. Se alguém precisar aqui na zona de Famalicão de serviços de marcenaria/carpintaria apitem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Eu sei que o mdf é bastante duro mas eu também jogaria pelo seguro, já nem digo reforçar mas uns parafusos parece-me bem. Parece que não mas o aquário que está a pensar fazer pelas minhas contas(vidro + agua terá uns 300kg, dependendo da espessura do vidro) e só com bolachas não sei, mas como as forças exercidas neste caso são na horizontal penso que não haverá problema o que estou a pensar é se por acaso leva uma pancada de lado, até que pondo as bolachas vão aguentar o impacto. Poucas vezes trabalhei ou vi bolachas mas sempre tive a ideia que era pra moveis menos carregados.

 

Quanto ao notar-se as marcas dos dedos é sempre complicado, mas claro há tintas e tintas, umas melhores que outras mas em cores mais claras nota-se sempre mais.

 

Eu também teria feito em contraplacado marítimo, se pesquisar um pouco vê que a aplicação do mgf é interior e o contraplacado marítimo é exterior, o aconselhado é não expor o mdf a ambientes de humidade excessiva já o contraplacado alem que que as folhas são coladas em orientações opostas, o que proporciona uma maior resistência, elas são coladas com resinas bastantes resistentes a água. Penso que o mdf não deixa de ser resistente a humidade mas não em excesso.

 

Se eu não tivesse na família carpinteiros e marceneiros aceitava o contacto :tongue: Boa sorte pro marceneiro. Se os marceneiros ai na zona estiverem como os da minha está um pouco mau o negocio, mas já agora aproveitando o tema. Se alguém precisar aqui na zona de Famalicão de serviços de marcenaria/carpintaria apitem.

 

Depois desta explicação, penso que se percebe bem que quem percebe disto é o rjbf. E gostei da explicação! Muito bom.

 

Esqueci-me apenas de referir, a placa central tem parafusos que o prendem as costas.

 

PS: Sim, o negócio está mau...A qualidade paga-se, mas infelizmente as pessoas só pensam em IKEA's e depois admiram-se.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E está concluído:

 

20120709233211.jpg

 

Fica-me só a faltar organizar as fichas eléctricas, que mais tarde postarei aqui tambem. Mas o "Projecto: Móvel" pode-se dizer que está concluído.

 

Obrigado a todos pela opinião e ajuda :wink:

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Reactivando este tópico... :)

 

Então como vai o projecto? Já temos aqua???

Hoje andava pelo youtubee e encontrei este vídeo da construção de um móvel estilo ADA usando as "bolachas" como tu, não sei se te serviu de referência mas aqui está para outros poderem usar!!!

 

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas amigo, não me serviu de referência porque o móvel foi elaborado por quem sabe ( ou seja, não foi por mim eheh). Mas apesar de não estar mal no video, não é preciso colocar tanta bolacha.

 

Em relação ao meu, o objectivo do móvel é para suportar um aquario 120x50x50, mas para já não o posso comprar. Portanto, o movel encontra-se assim:

 

036rt.jpg

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ehehehe, afinal o que é que o bichano estava a escrever :roflroll2:

Nunca tinha visto uma calha posta assim :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ehehehe, afinal o que é que o bichano estava a escrever :roflroll2:

Nunca tinha visto uma calha posta assim :naughty:

 

Nem eu sei vizinho ehehhe

 

Esta calha é provisória eheh o comprimento desta é exactamente a largura do aquário, e como neste momento só tenho anubias (na foto ainda não tinha) serve perfeitamente

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Excelente projecto. Parabéns :smile2:

 

Apenas por curiosidade. Tenho um aquário da Aquatlantis com 200L com um móvel também deles. A mim parece-me ser feito também de MDF, e se medi bem tem "apenas" 15 ou 16mm de espessura. A diferença é que em vez de apenas um apoio central, tem 2.

 

O teu está com um excelente aspecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

desde de já os meus parabéns pelo excelente trabalho

se for possível colocar os preços dos materiais utilizados eu agradecia porque também vou dar início a um projecto parecido e também gostava de ter uma idéia do valor gasto

cumprimentos,

Ruben

Cumprimentos,

Ruben Leite

:animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais