Móvel 120 (Réplica ADA)


Recommended Posts

Concluido: 20120709233211.jpg

 

 

 

Boas malta,

 

Como ando com uma enorme vontade de voltar a ter o meu aquário tenho de arranjar um móvel para este. Os móveis que se encontram à venda infelizmente ultrapassam, e muito, o meu orçamento. Como tal, com a ajuda de um mestre nestas coisas vou fazer o meu próprio móvel, acabando por poupar uns belos trocos.

O móvel que pretendia era da ADA (muito caro...), portanto o que vou criar vai ter o mesmo design. Que basicamente é este:

 

semttulovav.jpg

Vai ser feito aos poucos, e vai demorar o seu tempo, mas vou tentar reportar tudo.

 

Ainda não comecei a comprar nada porque ainda não me decidi se vou fazer com 45 ou 50 cm de largura. O Aquário vai ter 120x45x50 ou 120x50x50.

O material usado em principio vai ser MDF 19mm (aceitam-se opiniões)

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu aconselhava a fazeres o esqueleto em metal e depois forrares com madeira à tua escolha, desde que seja protegida contra humidades.

Coloca também pés regulaveis para poderes nivelar o aquário, nem sempre o chão das nossas casas é 100% nivelado.

 

Os móveis da ada tem a passagem dos tubos por uma abertura lateral, falo nisto porque no teu desenho não aparece esse pormenor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais fazer as coisas com calma aconselho que faças a estrutura em inox.

 

Quanto a espessura do mdf, penso que de 16mm chega perfeitamente.

 

E como o bracaman disse se puderes mete pés reguláveis.

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu aconselhava a fazeres o esqueleto em metal e depois forrares com madeira à tua escolha, desde que seja protegida contra humidades.

Coloca também pés regulaveis para poderes nivelar o aquário, nem sempre o chão das nossas casas é 100% nivelado.

 

Os móveis da ada tem a passagem dos tubos por uma abertura lateral, falo nisto porque no teu desenho não aparece esse pormenor.

 

Boas amigo,

 

Nas primeiras vezes que pensei no movel para o aquário, pensei exactamente nisso da estrutura em ferro e até cheguei a pedir orçamentos. Mas para fazer isso ia limitar muito o design que quero para o móvel, já para não falar do orçamento. Mais tarde, fui dar uma vista de olhos a várias lojas de aquários, e estive a investigar os móveis que aguentam aquários acima dos 300 litros e todos eles têm a estrutura como penso dar ao móvel, ou seja, três suportes verticais (um central e dois nas pontas), as costas do mesmo material, e o tampo. Portanto, certamente que este móvel aguenta. Contudo, a minha ideia é fazer duas mini estruturas em ferro, com a forma de uma moldura, e colocar junto a às laterais do movel, por dentro. Desta forma fica garantido que aguenta.

Em todo o caso, MDF de 19mm parece-me ser do mais resistente que há.

 

Como em principio vai ser lacado, acabo por proteger a madeira contra humidades. Sim, os pés vou mesmo ter de meter, são muitos litros e se ficasse desnivelado era um risco...

 

A imagem que mostrei foi um pequeno rascunho sem pormenores, mas não vou fazer como a ADA que tem as aberturas de lado, mas sim atrás.

 

obrigado pela ajuda :D

 

Se vais fazer as coisas com calma aconselho que faças a estrutura em inox.

 

Quanto a espessura do mdf, penso que de 16mm chega perfeitamente.

 

E como o bracaman disse se puderes mete pés reguláveis.

 

cumps

 

Boas Carlos, penso que a resposta ao Brancaman acaba por servir para ti tambem eheh

 

Obrigado :)

 

cheers

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, podias ter pintado as caixas de cima de azul, verde, castanho, etc :smile2:

 

Antes de abandonares a ideia da estrutura de metal pede uns preços sobre barras de ferro, bastava tubos quadrados com 2 cm e depois pedias ajuda ao teu mestre para fazer as soldaduras e um acabamento com uma tinta de primário.

A vantagem do esqueleto em metal seria além da maior resistência o permitir teres mais espaço interior.

Quanto ao forro de madeira não sabia que o mdf dava para ser lacado, isso vai custar-te um balúrdio ou não?

Podias perfeitamente adoptar aquelas madeiras laminadas com acabamento à tua escolha.

Na tua opção não falaste na dimensão dos barrotes que vais usar.

A tua opção barrotes mais mdf vai criar um móvel bastante pesado.

E ainda não colocaste o peso dos vidros, substratos, pedras, troncos e os 300 litros brutos de água.

A não ser que mores num rés do chão de uma moradia, arriscas a rigidez do teu pavimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazer um esqueleto por inteiro e forrá-lo já teve nos meus planos, mas deixou de estar. Como tal, posso é reforçar o movel com umas mini estruturas de metal, e "encaixo" por dentro do móvel. (Foi o que referi no outro post atrás)

 

Sim, a armação em ferro daria uma maior resistência face à madeira sem duvida, mas certamente que o movel com o formato que tem, o material usado e a forma como vai ser feito, certamente que será resistente tambem. Aliás, se existem móveis ainda mais simples a serem vendidos, sem costas, apenas com reforços verticais e aguentam bem, este tambem irá aguentar eheh!!

Assim espero, em todo caso, a mini armação em ferro vai ser feita. Secalhar não estou a ser explicito com isto, mas amanhã passo a ideia para o Photoshop e depois publico aqui.

 

Em relação às madeiras laminadas. Sim, podia, mas como eu estou a fazer uma replica ADA isso fica fora de questão. Isto porque os móveis ADA, se vistos ao pormenor, parecem uma peça unica. Não se vê uniões entre placas de madeira. E para conseguir isto, o móvel tem que ser betumado, e posteriormente pintado... Logo, madeira já pintada/lacada/folheada fica fora de questão. Mas claro, se eu não quisesse que parecesse uma peça unica, nem perdia tempo a pintar!

 

Que barrotes amigo?

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pois bem malta, hoje era para ir comprar a madeira mas por azar estava fechado e fica adiado para segunda.

 

Existem três hipoteses cada uma com vantagem/desvantagem:

 

-MDF normal - Vantagem: O mais barato

-MDF Hidrofago - Melhor a nivel de humidades, preço médio

-MDF Hidrofago com uma das faces pintada de branco - Melhor a nivel de humidades e uma das partes já está pronta. O mais caro

 

Vou comprar dependendo do que houver em stock, mas todas as hipoteses servem.

 

Depois surgiu a duvida da cor que vou pintar o móvel, preto mate ou cinza rato? Em principio será preto mate pois é uma cor mais acessivel, contudo gosto muito do cinza rato eheh

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou só deixar aqui a minha opinião sobre as madeiras. O ano passado nas férias de verão como não tinha nada pra fazer, como estudante tenho sempre mais tempo de ferias que o resto das pessoas, fui dar uma mão na carpintaria dos meus tios. Onde quero chegar, na altura fiz muito forrar paredes da mesma madeira que as portas, pelo menos na minha zona usa-se muito, cheguei a fazer em mais que uma obra, e para parecer uma peça única não tens que betumar nada, apenas as folgas entre as peças tem que ser reduzida e tem que ficar tudo faceado. Já nos roupeiros era o mesmo, via-se sempre aquela folga entre portas mas ao longe era tudo uma peça só. Se for mandar lacar cuidado com os lacados, cheguei a ver uns lacados, não feitos por nós, que aquilo a gente encostava-se e saia o lacado, eu até nem sei se aquilo era mesmo lacado. Não sei se madeiras é a sua area e se estou a dizer asneiras mas do pouco tempo que trabalhei foi o que me deu a intender. Ah e depois claro as dobradiças têm que ser daquelas que ficam da parte de dentro do movel.

 

Respondendo ao brancaman o mdf dá e pelo que sei moveis http://www.aquariofi...#entry1144316de casa de banho que sejam lacados é mdf ou deveriam uma vez que são zonas expostas a humidades e o mdf é bastante resistente. Chegamos a fazer alguns moveis em mdf para lacar.

 

Se disse alguma asneira alguém com experiência que me corrija.

 

Cumprimentos a todos

Editado por rjpf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, tenho um familiar que por sinal é marceneiro de profissão e tem a sua própria oficina que me vai ajudar a fazer o movel. Tenho noção que se fosse eu a fazer sozinho, por mais que me empenhasse nunca iria ficar 100% a meu gosto. Assim sempre vou ter uma ajuda de quem sabe eheh

 

De qualquer das formas, vou tirar fotos das coisas

 

Gostei dos conselhos amigo, estão registados. Obrigado.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tinha dito anteriormente, fui hoje comprar as madeiras. Acabei por comprar o melhor MDF, ou seja o hidrófugo com uma das laterais branca. Pelo diferença de preços pareceu-me que valia a pena sendo que tenho a vantagem de que nao preciso de pintar o interior do móvel, pois como as madeiras já vêm com um lado tratado e pintado de branco, então vai ficar o interior com esse lado. E tem a vantagem de ser mais resistente a nivel de humidades

 

20120702122542.jpg

 

20120702122914.jpg

 

Em conjunto com a madeira, comprei tapa-poros, diluente e betume para madeira

 

20120702122815.jpg

 

Antes de ir almoçar ainda deu tempo para começar a prepara a madeira para mais tarde colocar as "bolachas", que vão segurar o móvel.

 

20120702123249.jpg

 

20120702123933.jpg

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom trabalho! :)

 

Depois no final, se puderes, coloca quanto gastas-te +/- nos diferentes materiais. Para poder-mos ter uma noção.

Pergunto pois gostava de ter uma ideia dos preços do MDF, para quando for ver para mim saber se estou a ser roubado ou não... hehe

 

Abraço!

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E voltou-se ao trabalho depois de almoço e fizeram-se mais furações para colocar as bolachas

 

20120702161719.jpg

 

20120702161727.jpg

 

20120702155140.jpg

 

Depois de todas as furações feitas e bolachas colocadas e coladas, fez-se um ensaio geral para ver se tudo batia certo e se ver se havia madeira para desbastar

 

20120702162253.jpg

 

20120702152301.jpg

 

 

20120702162417.jpg

 

20120702162620.jpg

 

20120702162626.jpg

 

E o resultado final é exactamente o que esperava!

 

Para acabar o dia, deixou-se a barra que vai ser betumada a colar com ajuda dos grampos.

20120702174748.jpg

 

Amanhã em principio vão ser coladas as restantes partes

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simples mas bonito e quando tiver pintadinho vai ficar ainda melhor, com um pouco de sorte depois de acabar os meus projectos também me vou aventurar. Só uma coisa por dentro não vai reforçar com nada? só essa divisão vai servir de suporte? O mdf é duro e resistente a agua mas com o tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O móvel do meu aquário fi-lo com contraplacado maritimo, claro que a diferença de preços entre o MDF e o maritimo é de quase o dobro, mas como trabalho numa carpintaria arranjei-o um pouco mais barato... O teu móvel está a ficar bonito... Apenas uma observação se me for permitido... A costa do móvel poderia ser mais reforçada, pois é ela que vai manter a integridade do mesmo. Só com as bolachas não sei se irá ser o suficiente...

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cor escolhida foi o preto mate como já tinha dito, foram pintadas as portas e gostei bastante da cor. Parece mais cinzento escuro do que preto, mas gosto bastante!

 

20120705182928.jpg

 

 

No dia seguinte começou-se a pintar o resto do móvel

 

20120706160550.jpg

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está ficar purreiro, quando se tem as ferramentas certas é uma grande vantagem, eu desconhecia essas bolachas, tambem não sou carpinteiro...LOL

Só tenho é uma duvida, que é em relação se apenas com esse apoio central no movel vai aguentar sem se deformar, o mdf é muito resistente, mas mesmo assim, mas esta é uma observação de um leigo na matéria.

Vai em frente e vai dando noticias para o ppl ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, após uma noite de secagem:

 

20120707163702.jpg

 

20120707163752.jpg

 

Para finalizar, foram feitas as furações para os tubos dos filtros e cabos eléctricos:

 

20120707164600.jpg

 

Depois deu para concluir que não se pode ter tudo... Eu queria a cor mate, mas os mates (e os brilhantes) têm um problema, ao minimo toque com as mãos o móvel fica "manchado", isto porque a gordura que temos nas mãos marca logo. Basicamente, vou ter de ter o móvel todo limpinho e tocar sempre no mesmo sitio eheh

 

Cumps!

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom trabalho! :)

 

Depois no final, se puderes, coloca quanto gastas-te +/- nos diferentes materiais. Para poder-mos ter uma noção.

Pergunto pois gostava de ter uma ideia dos preços do MDF, para quando for ver para mim saber se estou a ser roubado ou não... hehe

 

Abraço!

 

Obrigado fabio. Sim, esta semana irei colocar os preços, não sei ao certo alguns, mas ficas com a ideia.

 

Simples mas bonito e quando tiver pintadinho vai ficar ainda melhor, com um pouco de sorte depois de acabar os meus projectos também me vou aventurar. Só uma coisa por dentro não vai reforçar com nada? só essa divisão vai servir de suporte? O mdf é duro e resistente a agua mas com o tempo.

 

Obrigado amigo. Agora já podes ver como ficou neste meu ultimo post.

Acho que fazes bem em te aventurar, sempre se aprende e dá muito mais gozo. Eu ja tinha feito um móvel, mas desta vez foi feito por um homem que tem muitos anos disto. Em relação às tuas ultimas questões, para não dar a mesma resposta duas vezes, a tua resposta irá ser a mesma que vou dar ao samuel_fragoso ;)

 

Está a ficar muito bem.

 

Obrigado Rodrigo. Já viste ao vivo :P

 

O móvel do meu aquário fi-lo com contraplacado maritimo, claro que a diferença de preços entre o MDF e o maritimo é de quase o dobro, mas como trabalho numa carpintaria arranjei-o um pouco mais barato... O teu móvel está a ficar bonito... Apenas uma observação se me for permitido... A costa do móvel poderia ser mais reforçada, pois é ela que vai manter a integridade do mesmo. Só com as bolachas não sei se irá ser o suficiente...

 

Eu não gosto muito de contraplacado porque me parece um material bem mais frágil, mas tambem serve para aquarios mais pequenos. Obrigado.

A costa do móvel está com MDF19mm, ou seja, está bem reforçada, sendo que os móveis originais não trazem costa ou se trouxerem é costa decorativa. Acredites ou não, as bolachas são mais resistentes que pregos, são feitas de madeira maciça e fazem com que as peças do móvel encaixem perfeitamente, em conjunto com cola especial.

 

Muito bom!

 

movel 5*, simples e bonito!

 

Continua a postar mais fotos :)

 

Obrigado!

 

Está ficar purreiro, quando se tem as ferramentas certas é uma grande vantagem, eu desconhecia essas bolachas, tambem não sou carpinteiro...LOL

Só tenho é uma duvida, que é em relação se apenas com esse apoio central no movel vai aguentar sem se deformar, o mdf é muito resistente, mas mesmo assim, mas esta é uma observação de um leigo na matéria.

Vai em frente e vai dando noticias para o ppl ver.

 

Ora bem, é verdade que quando se tem as ferramentas certas faz a diferença. Mas desta vez convenci-me que a maior vantagem não é essa, mas sim quem faz, pois quem faz duma maneira consegue fazer doutra. E se não tem máquinas arranja solução eheh. Mas sim, ajuda bastante!

 

Neste movel, o ponto mais importante de apoio, por incrivel que pareça não é o meio nem as laterais, mas sim as costas, sendo que estas estão por dentro do tampo e por cima do chão. E o mais importante é que são de 19mm. O peso não vai ficar em bruto sobre a placa do meio, o que ajuda a distribuir pesos. É claro que para precaução/segurança, poderei colocar umas estruturas em ferro. Mas como está aguenta.

Antes de pensar no móvel, andei a verificar nas lojas a estruturas dos móveis para "up 400l" , e é mais fraquita. E aguentam!

 

Eu percebo que faça confusão como é que aguenta tanto peso, mas tem tudo a ver com a distribuição de pesos.

 

Acho que respondi tudo, qualquer coisa digam. Eu tambem não sou mestre na matéria, simplesmente foi o que aprendi nestes dias da construção do móvel

 

Para finalizar, se alguém quiser, posso dar o contacto do marceneiro que me fez o móvel. Ele faz orçamento grátis e têm o móvel com o design que quiserem!!

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais