Termostatos Aquapor


Recommended Posts

Ois...

 

Eu tenho vindo a reparar que o meu termostato tem vindo a perder potência... pelo menos é o que parece...

 

Eu tenho um termostato da aquapor(daqueles verdes) de 50 watts no meu aquário de 60l. Estava programado para manter a água aos 25º. Até aí tudo bem.. Passado uns meses, a água está a 22/23º. Tenho reparado que ele está constantemente ligado... pelo menos quando olho para o aqua.. que sao muitas...

 

Alguém já teve este problema??

 

abraços

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá! eu praticamente só uso termostatos aquapor! ademito que n sao os melhore mas no balanço qualidade preço sao os melhores! comum neste termostatos é que tao mto mal calibrados por vezes tnho o terostato em 25 graus e a agua em 28!! mas o que tem de bom é que a sensibilidade é de 1 grau +-! por isso vai aumentado gradualmente a temperatura do termostato até ter a agua no valor certo!! ou entao o teu termostato tem pouca potencia pro aqua ou entao é dos ultimos dias ter estado mto frio o que faz tb as casas ficarem mais frias!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é o caso, mas se tiveres um termómetro "digital" daqueles de colar por fora, pode estar a dar leituras erradas devido ao frio exterior. Verifica também se o termóstato não tem sujidade na zona da resitência. Já usei desses e sempre me dei bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois..

 

Em relação ao termometro..., tenho um daqueles normais... que ficam dentro do aquário... noto que existe uma diferença do termostato para o termometro.. o termometro marca 22 e o termostato está regulado para 26º... eu sempre me guiei por o termometro...

 

É verdade que tem estado muito frio... mas venho notando esta situação já á algum tempo...

Na caixa, diz que este termostato(50 watts) dá para aquários até 65l... mas se calhar vou por outro igual.. 2 termostatos de 50 watts... vão me ocupar algum espaço.. mas é o melhor para os peixes...

 

Agora também lembrei-me.. será que a agitaçao á superficie tenha alguma coisa haver com isto? Será que afecta o aquecimento da água??

 

abraços

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a agitaçao n deve ter nada a ver pelo menos de significativo!! em vez de comprar outro de 50watts compras um de 100watts e poes so um termostato! acho que a diferença de preço n é mto grande!! já agora qnto te custou esse de 50 watts??

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Agora também lembrei-me.. será que a agitaçao á superficie tenha alguma coisa haver com isto? Será que afecta o aquecimento da água??

A dissipação de calor para a atmosfera é, concerteza, ajudada pela movimentação da água (corrijam-me os engenheiros mecânicos se estou em erro). Mas como é óbvio, o aquecimento por parte do termostato deve superar esse efeito, tipo nas calmas... :lol:

Eu li por aqui no fórum, ou então estava alucinado, não sei, que convinha tipo ter uma razão de Watts/Litro aproximadamente de 1 (Watts de termostato não de potência luminosa :cry: )

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive da Aquapor (3 ou 4) e só tenho a dizer mal... infelizmente... :?

 

Ainda lá tenho um a funcionar (75w) num aquário de alevins de discus. Nesse mesmo aquário tive de meter um da JBL de 50w pois a resistência da aquapor, regulada para os 32º, só me aquecia a água até aos 26º...

Quando desmontar tudo vai para o lixo.

 

A agitação da água não pode ser muita. Se assim o for vais originar que a água arrefeça mais. Aquários abertos também podem ter dificuldades em manter a temperatura como queremos.

 

mas o que tem de bom é que a sensibilidade é de 1 grau +-!

Isso não é nada bom... :oops:

Se regulares o termostáto para 26º corres o risco de o mesmo desligar aos 27º ou então ligar aos 25º...

Ou seja, quanto maior for esse valor de sensibilidade maior pode vir a ser a oscilação da temperatura.

 

Por exemplo, a Jager ou a Rena tem sensibilidade de 0.5º.

 

Acho que o ideal é comprar sempre uma resistência de marcas mais conceituadas e que façam sempre 1w/litro (ou mais qualquer coisita).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois..

Eu tenho vindo a notar isto desde que mudei de filtru.. tenho um eheim 2213 num aquário de 60l.. sempre faz alguma agitação...

 

Em relação a adicionar outro termostato.. eu disse que iria por outro igual, pois já o tenho... tenho um a mais, caso acontece alguma coisa...

 

abraços

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente.

 

A agitação da água não pode ser muita. Se assim o for vais originar que a água arrefeça mais. Aquários abertos também podem ter dificuldades em manter a temperatura como queremos.

Outro problema, que na minha análise ainda é mais importante que o aquário estar aberto, ou com grande agitação da água, é o facto de a temperatura da divisão onde se encontra o aquário ser muito inferior à pretendida por nós :oops:

Não sei se isso vem explícito nos manuais dos termostatos, mas creio que os fabricantes advertem para esse facto. Dizem que convém ter os aquários em divisões com temperaturas amenas, e não muito abaixo da que queremos para a água.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu tenho 2 termoestatos de 75W ha uns bons 5 ou 6 anos e nunca nunca me deram problemas... impecaveis, sempre certinhos com o termometro de mercurio que tenho no interior do aquario... no entanto tenho a saida da agua do filtro de decantação á superficie, propositadamente, para causar agitação e acho que nao há perdas de calor por aí... também ja fiz a experiencia de deixar a tampa aberta durante 24h, mas a unica alteração conseguida foi o nivel da água... evaporaram alguns 5 - 10 litros de água mas sem alterar a temperatura, uma vez que os termoestatos não modificaram o seu modo de funcionamento para compensar alguma possivel perda de calor... posso estar enganado mas no meu caso não creio que seja muito provavel :D

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

não sei se neste casose aplica mas ao adicionares o filtro aumentaste o volume de agua a aquecer

Tens toda a razão, mas o volume de água a mais é insignificante. Eu tenho esse mesmo filtro num aquário de 50 litros reais. O volume do filtro, sem contar com as massas filtrantes, acho eu, é de 3 litros. Por isso, 3 litros em 60 acho insignificante.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se neste caso se aplica pois não sei que filtro tinhas antes mas provavelmente ao adicionar o 2213 aumentaste a litragem e juntamentecom isso tambem adicionaste novas areas por onde o calor se pode dissipar as mangueiras e ate o filtro em vez de ser so pelo vidro do aquario e pela superficie. e provavelmente tudo isso fez com que o termostato não consiga mantera temperatura pois a dissipaçao de calor é superior a dissipação que foi considerada ao indicar a litragem do termostato e a agua a correr pelas mangueirinhas ajuda muito nessa dissipação. eu uma vez fritei um termostato pois tirei a agua e ele ficou em seco ainda me cheirou a queimado mas não liguei uma coisa a outra ate ser tarde demais e como recurso te comprar outro tive de por um mais fraco e perdia um grau cada seis horas

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois assim o volume tambem não me parece sufeciente para isso eu quando disse volume não sabia bem quanto era mas em relação as mangueiras pelo que vejo nos laboratorios as mangueirinha a passar por cima das bancadas causam uma interferencia razoavel na temperatura que queremos manter pois aquela agua quente a passar ate acho que favorece as trocas e no filtro as mangueira ainda representam uma area total de tranferencia de temperatura razoavel apesar de o plastico não ser dos melhores condutores de calor a qual temos de adicionar a area do filtro. o mesmo me aconteceu com uma chocadeira que fiz em que tive de isolar as tubagens exteriores senão não mantia a temperatura. mas claro que quanto a isso não a nada a fazer e o melhor mesmo é comprar outro como o pessoal ja aconselhou

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

mas em relação as mangueiras pelo que vejo nos laboratorios as mangueirinha a passar por cima das bancadas causam uma interferencia razoavel na temperatura que queremos manter pois aquela agua quente a passar ate acho que favorece as trocas e no filtro as mangueira ainda representam uma area total de tranferencia de temperatura razoavel apesar de o plastico não ser dos melhores condutores de calor a qual temos de adicionar a area do filtro.

Não me digas que também és químico (ou algo desta área) :wink: ? Pela tua conversa pareces ser Eng. Químico ou Mecânico :wink:

Achas que as mangueiras atrofiam as temperaturas medidas nos vasos reaccionais? Eu pelo menos nunca me apercebi disso lá nos laboratórios. Conseguimos sempre trabalhar às temperaturas pretendidas. Com oscilações de no máximo 0,1-0,2 ºC.

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quimico não mas estudo eng quimica ISEL ;)

sim as oscilaçoes são pequenas mas se por acaso não deixarmos tocar os tubos na bancada eles diminuem pois reparei que por vezes ao mexer o vaso reaccional deslocamos os tubos e é claro que passam de uma area ja +- aquecida para uma area fria e isso nota-se mas isso são so pequenos detalhes pois podemos sempre regular a temperatura.

 

no entanto para um termostato ja no limite este aumento da area exposta a temperaturas mais frias pode ser o suficiente para ele ir descendo a temperatura e como foi dito a temperatura da agua tem vindo a diminuir com o tempo o que por acaso tambem aconteceu com a temperatura do ar(a na ser que haja ar condicionado ;) )

e o estar sempre ligado indica que ele não tem potencia sufeciente para repor o calor perdido e pelo pouco que sei acho que a potencia da resistencia não diminui com o tempo mas isso fica para os fisicos reponderem :D .

 

eu por acaso tambem tenho um de 75W que foi o que comprei para substituir o outro e ate agora tudo bem e por 12 euros não posso pedir muito mais

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem o discurso, mas penso ser util.

 

eu tive um aquapor e dei-me mal, pois o áqua tanto estava nos 16.ºC com nos 30.ºC

 

No teu caso o aquecimento podia ter defeito e era reclamar e trocar por outro (troca feita pelo vendedor sem custos).

 

Faz uns bons anos que tenho aquecimentos dos mais baratos do mercado e na minha opinião os da aquapor são dos melhores.

 

Logicamente era melhor ter da Jager ou da Rena mas o preço é muito mais alto. E no meu caso não se justifica.

 

Como determinar a potência do aquecimento:

1 - Volume de água do aquário

2 - Diferença termica entre o exterior do aquário e a temperatura desejada.

3 - O movimento da água e dimensão do do aquário determina a necessidade de utilizar mais de um aquecimento.

4 - O normal é recomendar 1 watt por litro mas quando posso conversar melhor com as pessoas em questão utilizo estes critérios :

4.1 - Espaço aquecido em que a temperatura do aquário sem aquecimento é perto de 23ºC utilizar um aquecimento por segurança com 0,5 watt´s por litro de água (exemplo sala de aquários aquecida atraves de gás).

4.2 - Para casas aquecidas para temperaturas de conforto (entre 18ºC a 21ºC depende dos relatórios cientificos em que se baseam os estudos) utilizar também 0,5 watt´s por litro de água.

4.3 - Para casas em que se pode andar de pijama ou roube sem ter frio utilizar 1 watt´s por litro de água.

4.4 - Em casas em que se tem frio utilizar 2 ou mais watt´s por litro. Recomendo primeiro um aquecimento com a potência do dobro da água do aquário a pensar que ira necessitar de um segundo. Nestes casos é sempre preferivel ter mais de um aquecimento para não ter problemas em caso de avaria.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive um desses verdes da Aquapor de 50 W. Um belo dia olho para o termómetro e vejo que este não indicava nada. O aquecedor até tinha a luz vermelha de ligado. A água estava fria! Tirei de lá o aquecedor e estava cheio de água castanha por dentro! Foi pró lixo e agora tenho um da Newatt que são inquebráveis, todos pretos e que têm um despositivo automático que se desliga quando sai da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.