Medidor de Custos de Energia


Recommended Posts

No meu caso tb tenho o bi-horário mas a tarifa reduzida entra em vigor pelas 22h.

Por isso passei a ligar a iluminação somente a partir das 21h30. Em alguns aquas chega a ficar ligada até às 04h da manhã...

 

Estou desconfiado que e isso que vou passar a fazer no meu.

 

Também tenho o bio horário como tu, mas para resultar um gajo tem que meter as luzes a ligar como dizes.

 

E só assim e que o bio horário resulta de outro modo vai dar ao mesmo ou mais caro.

 

Entretanto já configurei o aparelho deixa lá ver quanto e que o meu aqua esta a gastar…

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É hoje! :)

 

E eu já tenho o meu.

 

Optimo, quando é que passas cá por casa para fazer a medição :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguns desgostos, sobretudo com o termostato/computador controlador. Não imaginava que andava a gastar 1Kw dia só no termostato.

 

Agora se descobrisse como fazer reset aos valores para ir medir o consumo da minha máquina de secar roupa... O miúdo mais novo já me encantou o manual e não estou a ver como fazer o reset aos valores gravados. :P :P

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então Tony mas o termostato está ligado 24h / 24h :| Não desliga sozinho quando a temp está estabilizada? E depois volta a ligar quando arrefece?

 

Se tivesse ligado 24h/dia eram 2.4Kw (termostato é de 100W) mas a média é 10h pelos vistos para manter o aquário entre os 26.1 e os 27.0C (controlado por computador).

 

Se for igual ao meu, metes pra ver os € que gastou e carregas nos 2 botões ao mesmo tempo.

 

Pois... só que este tem 4 botões :P Eu já vou descobrir

 

Abraços

 

Tony

 

PS - Já descobri. É um bocado parvo. Para fazer reset aos Watts e Amperes é carregar no "set" até apitar (mesma coisa para acertar o relógio. Para fazer reset ao custo e Kw consumidos, É carregar no "price" até apitar. Enfim... já está :)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medi as luzes também. 37W/h... 200W por dia (7h). Iluminação é Led.

 

O que reparei é que o relógio do aparelho se atrasa que é uma brutidade.... será que afecta as leituras?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a fazer as contas do meu aqua de 60L e gasta por dia +- 1400W Ou seja 1.4 KW dia1.4 X 31 dias = 43.4 KW mês 43.4 X 0.14euros = 6.076 euros mês Isto o de 60L Sim porque tenha mais aquas, lol ;)

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Editado por victor77
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda há bocado, noutro tópico, alguém mencionou 700W dia. Pessoalmente, o meu termostato faz mais que isso tudo junto. Há tantas variáveis que será impossível tentar estimar o consumo de um aquário. Depende da temperatura ambiente, o termostato (não só a potência), gasto do filtro, gasto das luzes, etc etc.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda há bocado, noutro tópico, alguém mencionou 700W dia. Pessoalmente, o meu termostato faz mais que isso tudo junto. Há tantas variáveis que será impossível tentar estimar o consumo de um aquário. Depende da temperatura ambiente, o termostato (não só a potência), gasto do filtro, gasto das luzes, etc etc.

 

Abraços

 

Tony

Sim Tony mas eu refiro-me ao meu aqua de 60L

Termostato de 100W, filtro a 8W e luz de leds. Vai na volta tens um termostato para aqua bem grande, aí é normal!

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

Não... o meu termostato é de 100W tal como o teu. O meu aquário é de 60L, tal como o teu. O meu filtro gasta 4W e as minhas luzes 30W... e mesmo assim o meu consumo deve ser o dobro de outra pessoa.

 

Repara, se a divisão onde está o aquário na minha casa estiver a 16 graus, o tempo que o termostato precisa para aquecer a água para 27C é muito superior do que se a divisão estiver a 23 não é?

 

Se as luzes estiverem acesas 6 horas gastam menos do que estiverem 12... há tantas variáveis.

 

Do meu aquário (de 60L) posso dizer-te com toda a certeza que:

 

No mês de abril gasto, por dia, em média:

 

1000W em termostato

200W em luzes led (30W x 7 horas com 2 ramping)

96W em filtro

216W em Bombas

5.6W na válvula solenoide

240W no computador/regulador

 

Total: 1757.6W por dia (o que a 0.14€/Kw da 0,246€ dia o que por sua vez dá 7,38€ no fim do mês)

 

Agora, como podes ver, gasto o DOBRO de um outro membro que tem o mesmo aquário de 60L mas em condições diferentes... não dá para estimar nada....

 

Olha, agora que me despertaste a curiosidade, vou ligar o aparelho directamente na tomada que controla todos os meus aparelhos ligados ao aquário... vamos ver se as minhas contas batem mais ou menos certo (ou se o consumo é ainda maior).

 

Amanhã digo-te o resultado

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, aqui vai a devida atualização.

 

Em exatamente 24h e 30 minutos, o gasto total foi de 1.92Kw. O Consumo máximo em determinada altura foi 163W (provavelmente quando tudo estava ligado em simultâneo).

 

O valor provavelmente é um pouquinho mais baixo pois notei algumas discrepâncias que devem ser por causa do medidor rasca mas na generalidade acho que está aproximado.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas.

precisava da vossa ajuda... comprei o tal aparelho e com um aquário que montei este mês com um

termostato de 200W

filtro de 20W

luz HQI de 70W 8h por dia

aquilo já esta com 35€ será possível????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

precisava da vossa ajuda... comprei o tal aparelho e com um aquário que montei este mês com um

termostato de 200W

filtro de 20W

luz HQI de 70W 8h por dia

aquilo já esta com 35€ será possível????

35€ em quanto tempo?

 

Seja como for parece-me demasiado alto. Depende de muita coisa, mas devias gastar na casa dos 10-15€ por mês.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20x24 = 480W/dia

200 x 8 = 1600W/dia

70 x 8 = 560W/dia

 

Consumo diário: 2.64Kw/dia

 

Kw está a digamos 0.14€

 

2.64 * 0,14 = 0,3696€/dia

 

30 dias = 11 euros por mês

 

Perguntas:

 

1. Definiste o preço corretamente? I.e 0.14€ (acho que é esse o valor a não ser que tenhas bi-horario... aí é 0.08 à noite e 0.15 durante o dia... estarei correto?)

2. Olha para o relógio se ele se mantém certo ou se se atrasa. O meu aparelho mantém as horas certas mas quando está a medir (ligado à tomada) atrasa mais de meia hora!!!! por dia... ora isso vai influenciar brutalmente os cálculos do consumo.

 

O aparelho não é de fiar a 100% pois calcula um pouco por cima.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.