Calha com 290 leds


Antero Pereira

Recommended Posts

venho aqui postar a minha nova aventura na iluminaçao do meu aqua, vou pondo as fotos conforme for avançando no projeto

 

material

 

calha electrica 8cm*6cm com 80cm de comprimento

46 leds 1cm diametro 12v 6500k

4 leds 1cm 12v azul moonlight

3 lampadas GU10 230v de 48 leds smd 3.6w 3000k

2 lampadas GU10 230v de 48 leds smd 3.6w 6500k

5 suportes GU10

 

primeiro esboço

 

calhaleds.jpg

 

calha com os cortes para os topos

 

DSCF0407.jpg

 

reforços para os topos

 

DSCF0408.jpg

 

topos acabados e com suportes acrilico

 

DSCF0411.jpg

 

DSCF0413.jpg

 

disposiçao das luzes

 

DSCF0416.jpg

 

DSCF0417.jpg

 

calha forrada a vinil preto

 

DSCF0424.jpg

 

DSCF0426.jpg

 

por hoje é tudo

 

durante a semana vai havendo novidades

 

abraço

Editado por Antero Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começas-te a fazer a calha na rua :)

 

mas ta a começar bem tambem tenho escolaridade em electronica e gosto deste projecto já decidis-te as resistencias que vais usar ?

não escolhas com baixa potencia senão acontece como eu com umas de 1/4 watt começaram a aqueçer bastante esqueci me de usar a regra de ouro para calculo de potencia em resistencias nesse dia devo ter acordado com amnesia outro factor é que existem leds com angulo aberto e outros com angulo fechado, ou seja insidem directamente no mesmo ponto penso que estas dicas podem te ajudar mas gostava de ver este teu projecto terminado eu e todos os entusiastas abraço e obrigado

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eis um DIY para seguir com muita atenção :)

 

Penso que só 4 leds azuis não te vão dar iluminação quase nenhuma como moon light mas... logo se vê.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ramparts

nao comecou na rua foi no patio de casa para poder fazer os cortes e nao sujar dentro de casa se nao a mulher :tapfoot:

os leds de 12v ja têm uma resistencia incorporada em cada led, cada led tem um angulo de abertura de 15º assim vai direto ao substrato quanto as outras 5 lampadas têm 120º de abertura.

 

Jorge

 

axo que 4 leds azuis devem chegar é mesmo so para dar um pouco de luz

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho de tirar o ramparts da pagina é Gonçalves :)

 

mas vejo que pensas te nesse pormenores eu tenho algums led 1 cm alto brilho que comprei no ebay mas não sei qual o angulo de abertura estava a pensar em fazer algo do generomas como disse esatava a fazer com uns de 5 mm num nano e depois de ver a luz insidir só num ponto fiquei de rastos ter fazewr tudo de novo ainda por cima estive a fazer obras na casa de banho e foi toda a tralha para o quarto do aquario e tive 2 meses sem fazer manutenção até plantas de folhagem fina deram flor a superficie espectacular oproblema é que as algas espalharam em força o a grande maioria das plantas tiveram de ir agua abaixo os meus 2 siamensis não davam conta do recado cheguei mesmo a levar montes de musgo de java e riccia ao meu lojista.

o pior foi fazer a limpeza toda no aquario , depois para desgraça o sera ph system a sonda de ph foi para os anjinhos e a garrafa de Co2 vazia, :( enfim tive quase 2 meses a espera de ter Co2 para o aquario agora estou praticamente a começar de novo o que me deixa muito triste desculpem a mensagem enorme mas quem adora o seu aquario como eu sabe o que nos sentimos.

e não me venham cá com o tal senhor dos aquarios plantados que eu não quero dizer o nome porque eu se tivesse a marca ADA ou a Tropica , a dar me aquelas plantas todas eu tambem fazia um plantado assim ou ainda melhor Abraço a Todos

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de umas quantas queimadelas nos dedos a soldar fica aqui o resultado ainda provisorio

 

tampa toda furada

 

DSCF0509.jpg

 

leds 10mm 12v

 

DSCF0510.jpg

 

DSCF0514.jpg

 

um pequeno teste

 

DSCF0519.jpg

 

DSCF0520.jpg

 

monlight

 

DSCF0531.jpg

 

leds brancos

 

DSCF0532.jpg

 

lampada gu10 230v 3w 6500k

 

DSCF0534.jpg

 

lampada gu10 230v 3w 3000k

 

DSCF0535.jpg

 

 

espero ter a calha pronta este fim de semana eu vou fazendo aos poucos

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É para acompanhar...

 

Estou a gostar :)

 

Quem me dera ter jeitinhos com as mãos como algumas pessoas aqui no fórum..

 

Continua.. ficamos a aguardar.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Excelente aquela ultima foto da lampada amarela é que estraga tudo mas tou a gostar vi tambem no ebay uns led´s de 10watt com 6500k mandei mail mas o chinoca não me respondeu segundo eles ele debita cerca de 800 lumen e como sabemos uma lampada de 54w com 1,20 debita cerca de 5000 lumen ,não sei se podemos somar os lumens ou intensidade em relação a quantia de led ou seja 800+800+800+800+800 total 4000 lumens

mas fazendo as contas se funcionasse iria cerca de 100 nesses led´s mas como o gajo devia tar na farra a comemorar o ano do dragão eu tambem não tive para me chatear

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola140.jpg

 

 

 

por acaso os leds que utilizas sao destes mas de 10 mm? qual a diferença em potencia? a unica caracteristica que leio dstes leds é:

5mm Round white Superbright LED Light 20000MCD

nao faço ideia o que significa os 20 000 mcd , mas isto em lumen e ou watt dara o que?

é necessaria uma resistencia pra cada led?

 

interessante a tua calha , vou querer ver o final dessa calha :)

 

cumps

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma fotos

 

cabo com 7 fios para as varias fases de lampadas

 

DSCF0537.jpg

 

ligações

 

DSCF0538.jpg

 

DSCF0539.jpg

 

hora de testar as ligações

 

fase 1

 

DSCF0541.jpg

 

fase 2

 

DSCF0542.jpg

 

fase 3

 

DSCF0543.jpg

 

DSCF0544.jpg

 

fase 4 leds 10mm brancos transformador de uma box tv (inflizmente nao funcionou tava queimado)

vou ter de arranjar outro que seja pequeno e que dê 12v 1A

 

DSCF0546.jpg

 

fase 5 moonlight carregador de telemovel

 

DSCF0545.jpg

 

durante a semana ja deve tar a 100%

 

abraço espero que gostem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois

 

ainda nao ta pronta porque falta-me um tranformador de 12v 1A, tenho um mas é grande e nao cabe na calha.

tou agora a tratar da parte do controlo da calha, vai ter 6 programadores (1 digital de duas saidas e 3 analogicos) para iluminaçao e mais 2 analogicos para co2 e bomba de circulaçao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

DSCF0546.jpg

 

fase 5 moonlight carregador de telemovel

 

DSCF0545.jpg

 

 

 

Não percebo nada disto....

WTF????

Corta os fios e faz uma ligação "decente".

Acho que não estás a montar as coisas de forma segura, mas posso estar enganado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola140.jpg

 

 

 

por acaso os leds que utilizas sao destes mas de 10 mm? qual a diferença em potencia? a unica caracteristica que leio dstes leds é:

5mm Round white Superbright LED Light 20000MCD

nao faço ideia o que significa os 20 000 mcd , mas isto em lumen e ou watt dara o que?

é necessaria uma resistencia pra cada led?

 

interessante a tua calha , vou querer ver o final dessa calha :)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar do que vejo! Só acho que as fotos com as ligações não são suficientemente explicitas para alguém que não percebe nada dessas ligações (assim como eu)... :confused4:

Quando fizer uma calha já sei que vou necessitar de ajuda ao nível dessas ligações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olha só tenho uma coisa a dizer

 

excelente :)

 

as lampadas são todas de led?

 

gostava que continuasses a postar porque vejo que tens ai uma planta vermelha e exige muita iluminação gostavamos de ver o desenvolvimento

 

sem palavras

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha só tenho uma coisa a dizer

 

excelente :)

 

as lampadas são todas de led?

 

gostava que continuasses a postar porque vejo que tens ai uma planta vermelha e exige muita iluminação gostavamos de ver o desenvolvimento

 

sem palavras

 

sim é tudo leds, quanto as plantas vermelhas vamos ver como elas reagem,

 

vou é trocar as duas lampadas 3000k por 6500k nao fica bem visualmente

 

obrigado pelos comentarios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Excelente montagem!

 

Podes só indicar quanto ficou em termos de custos!? Preços de led's, lampadas?

 

São Led's de alto brilho? Pelo que estive a ver 41 leds de alto brilho, ficam em 100 euros!!!!! :S

 

Abraço

Editado por helio.salgueiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais