Noob em aquarios-(Novos Membros)


FuraTD

Recommended Posts

Antes de mais ola a todos.

Sou novo neste assunto de aquários, peixes, etc.

Comprei um aquário 100cm x 30cm x 30cm.

 

 

 

img17012012174333.jpg

 

 

 

 

Já incluído uma fluorescente de 21W e uma bomba AquaPor segundo o q aqui diz max output 1000L/h.

 

 

 

img17012012175610.jpg

 

 

I comprei também esse areão.

 

 

img17012012174502.jpg

 

 

A senhora da loja apenas me disse q devia lavar bem o areão antes de o colocar no aquário, não sei qual a aguá a colocar no aquário(li no fórum que e preciso tratar a aguá antes de por no aquário mas não percebi como o fazer), quais plantas, quais peixes, enfim não sei mesmo nada, todos os concelhos dicas i ajudas vão ser bem vindos.

 

Obrigado pela atenção.

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 336
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ora bem... Primeiro que nada o que queres fazer desse aquário? Só para ter "uns peixinhos", ou queres também plantas?

Se queres peixes, queres de água quente ou fria?

Aconselhava-te a dares uma vista de olhos aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 e depois meteres as tuas dúvidas, seria mais fácil para nós te ajudarmos depois de Tu teres uma ideia mínima do que queres :)

Editado por Mnemosine
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer das maneiras com plantas ou sem plantas esse areão parece-me pouco, quantos kilos a i tens?

 

O filtro é interno o que não é grande coisa mas ao menos é de 1000litros.

 

Adiante qual a tua intenção para esse aquário?

 

Para ciclar por agora podes meter agua directa da torneira, excepto se vais colocar bactérias para acelerar o processo ou para futuras TPAs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer das maneiras com plantas ou sem plantas esse areão parece-me pouco, quantos kilos a i tens?

 

Concordo plenamente, para um aquário desse tamanho vais precisar de mais areão.

 

 

 

 

 

Adiante qual a tua intenção para esse aquário?

 

 

Esta é a questão fundamental. És tu próprio que tens decidir qual o rumo que queres dar ao aquário.

As plantas depende, tens umas mais básicas, que necessitam de menos cuidados e que se aguentam bem. Eu comecei por essas e não me arrependi. O facto de serem mais básicas não significam que sejam menos bonitas. Em relação aos peixes serem mais bonitos, isso varia na opinião pessoal de cada um e em quanto estás disposto investir, mas, na minha opinião pessoal, os de água quente são mais bonitos...

 

Dá uma vista de olhos no link que te deixei no post anterior e em seguida deixa as tuas dúvidas, é muito mais fácil

Editado por Mnemosine
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optava por de água quente, os de água fria crescem imenso e não tens muitas variedades para colocar num aquário a vontade.

 

Eu tenho um aquário como esses, para agua quente tens de ter pelo menos um aquecedor decente, diria 1 de 200w

 

Pensava sériamente num upgrade nesse filtro, se não podes ter externo por algum motivo (esternos são os melhores) compra um de cascata que são bem melhores que os internos e na hora de limpar bem mais praticos.

 

Se queres plantas já tens de pensar bem em várias coisas:

 

Substrato

Fertelização

CO2

iluminação

 

Há plantas que precisam de tudo isto mas há algumas bem fáceis como as anubias tudo depende do que queres.

 

1º pensava em iniciar um ciclo seja para agua fria ou quente tens de ciclar o aquário

 

Já leste aqui sobre o ciclo de azoto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela atenção.

Ja me decidi vai ser um aquário de agia quente. por agora não vou optar pelas plantas apenas os peixes.

 

Quanto ao filtro amanha posso ir a uma loja e comprar um melhor, qual o mais indicado e eficiente?

 

estive a ler o link que me indicaste mas ainda não entendi isso de por a água a ciclar, pelo que entendi e retirar o cloro da água e neutralizar os metais pesados, também criar bactérias propicias para a vida dos peixe

 

 

Quanto ao areão tenho quase 7kg.

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais para água quente não te esqueças também do termostato... Não sou a pessoa mais indicada para te aconselhar em relação a filtros e termostatos...

 

Em relação ao ciclo, é como disseste, criar bactérias propicias aos peixes. Enche o aquario, mete um pouco de comida e deixa isso ciclar.. tens muitos tópicos acerca disto, basta pesquisar um pouco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum ok então e encher meter um pouco de comida e começa a magia...

 

aqui no manual que veio com o aquário fala de um produto aquasafe, isso e mesmo necessário para o tal ciclo do azoto?

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explicando o ciclo de azoto:

 

Falando numa linguagem bem simples para que não percebe nada disto de aquários como eu não percebia quando me iniciei, o ciclo consiste em criar condições para os nosso peixes não morrerem nos seus dejectos e dos restos da sua comida e isto consegue-se fazendo o tal ciclo de azoto que irá criar uma colónia de bactéria benéficas para o aquário.

 

Quando começa o ciclo?

Assim que colocares água e o filtro a trabalhar e todo o cloro evaporar

 

Já coloquei isso tudo a bombar e agora?

Agora é a parte com menos acção, ou seja esperar... normalmente 3-4 semanas para que o ciclo se complete e tenhas uma boa colónia de bactérias

 

Posso acelerar o processo?

Sim podes. Colocando matérias filtrantes de outros aquário já maturados no teu filtro, colocando água maturada igualmente de outro aqua e finalmente colocando bactérias que se vendem em quase todas as lojas da especialidade.

 

Não posso por peixes logo de imediato?

Sim e não. Podes colocar um peixe resistente para que este seja uma fonte de amónio mas apenas um, no entanto lembra-te que estás a causar algum stress ao peixe que lá colocares e até pode não sobreviver.

 

Então e fontes de amónio sem ser o peixe?

Alimento de peixes metes um pouco. não muito

 

Ok já meti tudo a andar mas o meu aquário ficou todo turvo ao fim de algum tempo, e agora?

Parabéns!!! o teu ciclo está a andar, é normal ficar um, dois ou até mais dias turva, dependerá do teu filtro e da velocidade a que está a ciclar

 

Posso ciclar sem aquecedor?

Se não tiveres peixes podes

 

Quanto tempo dura o ciclo?

Bem técnicamente um ciclo nunca para por isso se chama ciclo, mas o que realmente queres saber é quando tens bactérias nitrificantes suficientes para que fique um ciclo favorável aos teus peixinho, e isso dura 3-4 semanas em média. Podes em alternativa usar testes de amonia, nitritos, e nitratos.

 

ok e quanto a Filtro e aquecedor o que comprar?

Compras um filtro que faça pelo menos 5x o volume do aquário ou seja 200litros tens de ter um que faça 1000litros hora.

Por ordem dos melhores para os piores tens:

 

Externos - os melhores

De mochila - para quando por algum motivo não se pode ter externos

Internos - Dinheiro mal gasto

 

Aquecedores é igualmente fácil 1w para cada litro, 200litros-200w de potencia

 

Quanto a marcas da uma vista de olhos utiliza a pesquisa

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes

 

Aqua - boas medidas, é mais fácil manter um aqua com mais litros do que um com menos, pq caso haja uma variação, com mais água demora mais tempo

 

Iluminação - essa iluminação é insuficiente, antes de mais recomendo que leias sobre alguns tipos de lâmpadas, T8,T5 e PLL. Para já essas chegam. Em aquariofilia utilizam-se lâmpadas com a temperatura entre 6.500 e os 10.000 e quando se fala em "Temperatura" não é se fazem mais ou menos calor, tem a ver com o espectro, com o tipo de radiação que emitem e as cores que estão incluídas, isso resume-se a uma unidade chamada de Kelvin, que se resume escrevendo apenas a letra "K"

Para um aquário minimamente razoável recomenda-se no mínimo 0.5w por cada Litro, como o teu Aqua tem 90L (100x30x30, tens a certeza das medidas?) o recomendado será que tenhas 45w de potencia de Luz própria para aquário.

 

Aquário de água quente - precisas de ter um termostato capaz de te manter a temperatura sensivelmente pelos 25ºC, para isso deverás ter 1w por litro, isso significa que deverás adquirir um termostato com pelo menos 90w, compra um com maior potencia para te dar maior margem, pois em dias mais frios se for à tangente não vais conseguir atingir a temperatura adequada.

 

Temperatura - compra um termómetro interno, que esteja em contacto direto com a água, só dessa forma poderás ter a certeza da temperatura exata que tens a água, pois o termostato geralmente não é muito fiável para medir a temperatura certa

 

 

Plantas - para te facilitar a introdução de plantas convém que por baixo do areão que tens coloques um substrato fértil para que as plantas enraízem mais facilmente e depressa, para teres uma ideia de quanto deves ter de substrato fértil e de areão, faz assim. Substrato fértil deves ter +/-2cm de altura em todo aquário, e se areão cerca de 3 a 5 cm em toda a base do aquário por cima do fértil

 

Filtro - O filtro é o "coração" do teu aqua, sem ele nada funciona.Um filtro deverá fazer 5x o volume do aquário por hora, no teu caso tendo tu um aquário de 90L o teu filtro deverá fazer no mínimo 450L/h, e esta valor pq? Pq os fabricantes indicam a capacidade de filtragem do filtro através apenas da potencia da bomba, desprezam as matérias filtrantes, mangueiras e acumulação de sujidades inerentes à filtragem. Um filtro interno para além de te ocupar espaço dentro do aqua, tem pouco espaço para colocares as matérias filtrantes, entope rapidamente e precisa de várias manutenções. Os filtros externos são de longe mais eficazes, são maiores, colocam-se no exterior do aquário, têm maior capacidade de filtragem e requerem menores manutenções.

Dentro de um filtro tens 2 tipos de filtragem, mecânica e biológica. Para a filtragem mecânica utilizam-se esponjas ligeiramente porosas e lã de vidro, a esponja filtra impurezas maiores e depois as impurezas menores serão filtradas pela lã de vidro, de forma a tornar a água o mais cristalina possível. Após a filtragem mecânica dá-se a filtragem biológica, e como? Para além das esponjas e da lã de vidro os filtro deverão ter cerâmicas, essas cerâmicas são porosas e permitem o alojamento de bactérias que te transformam os produtos tóxicos produzidos pelos peixes em produtos menos tóxicos, a isto chama-se o Ciclo do Azoto. Não utilizes carvão ativado de forma alguma, carvão ativado apenas serve para extrair medicação da agua do aquário

A vantagem dos filtros externos como já disse é que terás maior espaço para colocar todos os materiais filtrantes por isso a vantagem, para além de terem maior capacidade

 

Ciclo do azoto - o ciclo do azoto começa quando as bactérias nitrificantes que vivem no ar se alojam no teu filtro e em condições favoráveis se multiplicam exponencialmente. Quando a colónia de bactérias está estabilizada no teu filtro, tem a capacidade de transformar a Amónia, produzida pelos peixes e que é muito tóxica, em Nitritos que é menos tóxico e posteriormente em Nitratos, isto não é feito instantaneamente e é feito por fazes. Por isso nós podemos afirmar que o ciclo está-se a iniciar quando os valores de Amónia passam por exemplo de 4 a 0 e os Nitratos de 0 a 5.

 

Para saberes se o teu ciclo começou tens de ter alguns testes essenciais, de Amónia, Nitritos e Nitratos, para além desses testes tens de ter de pH, esses são os essenciais..

Um ciclo demora cerca de 1 mês a começar a funcionar, até lá não deves introduzir peixes, pois se o fizeres, o que acontece é que os peixes que introduzires vão na realidade respirar a própria urina e fezes e acabam por morrer intoxicados. Poderás apressar o ciclo adicionando bactérias que se compram nas Lojas de Aquariofilia.

Tens de ter uma precaução, todos os filtros, mesmo os externos necessitam de ser limpos, quando vires que o caudal está a diminuir é essa a altura. Quando o fizeres as cerâmicas têm de ser lavadas com água do aquário, a agua da torneira tem Cloro que tem a função de matar bactérias, eliminando a tua colónia e terminando o ciclo do teu aquário, tens de ter atenção a isso.

 

A aquariofilia é um hobbie de paciência e a pressa é o pior inimigo de um Aquariofilista

 

Boa sorte!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com este: http://www.aquaristi...ilter-2213.html penso que fiques bem servido, a loja e de confiança

 

 

estive a ver os custo de envio no site, dimensões max 120x60x60 cm como pesa apenas 4kg fica por 14.98€ isso da um filtro por volta dos 60€, a questão que coloco e o filtro e bom??

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a ver os custo de envio no site, dimensões max 120x60x60 cm como pesa apenas 4kg fica por 14.98€ isso da um filtro por volta dos 60€, a questão que coloco e o filtro e bom??

 

O filtro é bom, neste topico: http://www.aquariofi...howtopic=190914 um user tem um igual num aqua de capacidade identica e diz que faz bem o serviço no entanto tens sempre o modelo acima http://www.aquaristi...ommendation=pp1 que seguramente faz melhor o trabalho, a diferença é que podes ter que fazer uma TPAs todas as semanas ou uma de 15 em 15 dias, no entanto e repito, pela populçao que estas a pensar colocar que nao é muito exigente penso que o primeiro é um bom filtro.

 

Um filtro deve ter no minimo o 3x mais que a capacidade do aquario, no primeiro caso estamos a falar de cerca de 4x mais e no segundo cerca de 6x mais, e tens sempre o filtro interno que embora nao seja indicado sempre ajuda e faz alguma coisa, mas penso que com o 2213 seja o sufeciente, mas podes esperar por mais opinioes :D

 

Essa loja de todas as que tenho visto é a que tem os preços mais competitivos, e é de segurança, tenho familiares que ate garantias ja acionaram e sem problemas

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Passado tudo bem?

Dizes que o filtro deve ter no minimo 3 X mais do que a capacidade do aquário, penso que te enganaste, não são 3 X mas sim 5X.

E se tivermos em conta o que o JPOSPR disse e muito bem, os fabricantes ao fazerem os calculos fazem no com o filtro totalmente limpo e não com as massas filtrantes carregadas de detritos.

O 2213 para um aquário de 100 litros fica muito no limite, mais vale gastar um pouco mais e adquirir o 2215, fica bem melhor servido.

A aquristic de momento se comprares algo por lá cobra a volta de 18 euros para o envio o que é um exagero.

O Jorge tinha um post qualquer aqui no fórum onde fala de umas lojas nacionais que o envio é gratuito, é caso para dar uma vista de olhos a procura.

No entanto tendo em conta os preços se postar no JBL 701 que tem mais potencia, consome menos e tem uma maior força de sucção, faz uma compra mais acertada.

A pet4you de momento tem uma boa promoção em que o valor referente ao 2215 é o mesmo.

Relativamente a TPAs, não entendi o que quiseste dizer relativamente a faze los de 15 em 15 dias ou todas as semanas.

Sim eu sei que existem casos em que se faz TPAs quinzenais, mas isso são casos bem especificos, a regra é TPAs semanais;)

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se for pela loja espanhola é mais caro mas os portes sao grátis a partir de 49€, se for pela http://www.zooplus.com/ a diferença é de 10€ mais barato no filtro mas os portes são grátis a partir de 69€

 

 

 

Aqui está;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheh nada como um "velho" dar a sua opinião :D

Eu na verdade nao me enganei, pensei de ser mesmo essa a proporção :) mas fiquei esclarecido :)

Relativamente ás lojas, existe produtos que mesmo com os portes acabam por sair mais baratos por isso aconselhei :)

Eu até penso um bom filtro que ele tambem poderia seria este http://www.aquaristi...ium_filter.html pois tem consumo baixo e pelo que tenho visto é um bom equipamento, no entanto como disse nao sou nenhum xpert da materia :)

 

No entanto e visto o user ter metido os 100€ como caro e tendo ele um filtro interno que podera dar uma ajuda, o 2213 poderia servir, mas dizme a minha experiencia que a medida que entras no mundo queres sempre aumentar, e um investimento futuro nao seria de descartar, pois mais tarde se quere aumentar tem de comprar filtro novo....

 

Relativamente as TPAs, disse, porque tenho visto esta opinião em varios locais, que uma TPAs se regula pela qualidade da filtragem, ou seja se tens uma boa filtragem as TPAs nao precisam de ser tao regulares, dai se tiveres um filtro 5x mais TPAs semanais mas se for por exemplo um filtro 10x mais secalhar as TPAs passam a ser de 15 em 15 dias, estou certo? a que ter em conta isto porque se for assim, mais 10€ num filtro pode fazer poupar muitos na factura da agua, e quanto mais agua pouparmos, mesmo para o meio que ambiente, melhor :D

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chamaram-me???? LooooooooooooooL

A outra loja era a Tiendanimal.es.

 

Em relação ao aquário já está tudo dito. Apareceram cá os pró's (por isso é que eu não vim).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Velho????????????????????

Dasse, homem tenho 32 anos, só o ano passado é que casei, não me faças já reformado lol;)

Ora bem, eu independentemente do filtro que tenha, faço TPAs semanais, eu entendi o que quiseste dizer, mas repara uma coisa, imagina que estas dentro de um carro com as janelas fechadas e a sofagem no máximo.

Estas a imaginar como vai ficar o ambiente dentro do carro certo? Mais ou menos aquilo que dizemos sobre o ar ser viciado;)

Ao abrires a janela entre ar fresco e da-se uma renovação de ar o que te faz sentir logo melhor.

A troca parcial de água tem esse efeito, estas a trocar água que esteve em contacto com fezes e urinas, mais folhas mortas, mais restos de alimentação, por água limpa, o que vai permitir equilibrar a estabilidade do teu aquário.

Por mais que o filtro seja bom, muito bom ou excelente, eu, mas isso sou eu que não gosto de facilitar TODOS os sabádos é sagrado andar com recipientes e com a mangueira a percorrer a casa e...a maria a bufar lol.

O filtro conta muito, muito mesmo, ele é o CPU do teu aquário, mas sem uma boa manutenção (TPAs e aspirações e limpeza do filtro), as coisas podem não funcionar bem.

Pah posso te dizer que conheço quem simplesmente não faça TPAs e a verdade é que tem aquários lindissimos, (algas pronto, é a festa da filamentosa).

Posso te dizer que existe quem simplesmente não use anti cloro, não saiba o que o ciclo do azoto e nem queira saber, e quem meta toneladas de conchas dentro do aquário.

Se conseguem ter aquários estaveis, pah depende do que para ti é estabilidade, alguns conseguem ter os animais vivos pelo menos...

Eu sou adepto de fazer as coisas bem, ou pelo menos do que considero bem e para isso sou metodico as vezes até de mais.

Com isto acho que sim, que os TPAs independentemente do filtro que tenhas, devem ser semanais, exceptuando em casos excepcionais em que por vezes exige mais ou menos frequencia.

No meu salgado onde só tenho de momento eremitas corais moles e invertebrados posso te dizer que já não faço TPAs a quase um mês e as coisas estão perfeitas, com verificações quase diárias, mas lá está, é um caso a parte.

 

P.S - Jorge estava a ver que demoravas a aparecer lol

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros têm a capacidade de transformar a Amónia em Nitratos, mas depois não há nada que filtre os Nitratos (exceto plantas) sem TPA's aumentas a concentração de Nitratos. Existe tb o problema dos metais pesados que tb sem TPA's não são retirados nem decompostos em outra coisa qualquer

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julius :) velho no bom sentido de perceber aqui do tema, por isso és velho no tema :)

 

Bem e depois da explicação fiquei esclarecido e o que dizes tem toda a raçao de ser, coisas que noobs como eu as vezes nao pensam....e precisam de calo para as pensar...So uma duvida, tens uma percentagem certa de TPAs ou por exemplo semana a semana fazes 20% mas se á uma semana que falha na semana seguinte fazes 30% ou 40% (isto sao tudo coisas que no futuro me vao ser bem uteis tendo em conta o projecto que estou a querer fazer)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.