Noob em aquarios-(Novos Membros)


FuraTD

Recommended Posts

Os pós que precisas são

 

1. KNO3 (nitrato de potássio)

2. K2SO4 (Sulfato de potássio) ou KCl (Cloreto de Potássio)

3. KH2PO4 (fosfato de potássio)

4. MgSO4 (Sulfato de Magnésio - Só no caso de teres águas muito moles ie com pouco magnésio)

5. Micros em pó (Fe, Bo, Mn, Cu, Zn). Mais comuns são TNC Trace, Plantex CSM+B, etc.

 

Nem todos são obrigatórios. Há quem prefira usar o 1 e 3 e esquecer o 2 e o 4. Há quem só use o 2 e 3 e não use 1 e 4. O 5 normalmente é sempre preciso.

 

Vai espreitar o tópico "jpospr" (540L Aqua Project). Nas últimas páginas (a brincadeira começa na página 11 se não estou em erro) há carradas de informações desse método incluindo uma tabela das minhas fórmulas.

 

Abraços

 

Tony

 

Bem realmente acabei de ler aquilo tudo e sinto como tive se acabado de sair de uma aula de Química..WTF?? :D

Epá agora a serio lendo aquilo tudo ate entendi algumas partes mas acho que vou pesquisar sobre o dito método EL a ver se entendo mesmo do que se fala

 

Se soube se fazer esses cálculos fazia para o meu aqua que deve andar a volta dos 70/80L

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 336
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

é metodo EI (Estimative Index).

 

Para 70/80 litros, querendo seguir a minha fórmula (podes inventar a tua desde que respeites os mínimos dados pelo método) é só multiplicares 5ml por 70/80 e dividires por 60... ie, entre 6 e 6.5ml para o teu aquário usando as mesmas concentrações que referi. Claro que podes ir mais longe e aumentar a concentração para usares os 5ml na mesma MAS isso poderá levantar outros problemas como a solubilidade máxima (saturação) dos quimicos na água. Na minha fórmula acho que nem chego a 30% (graças ao KCl porque com o K2SO4 chegava a 80%) portanto dá para concentrar aquilo pelo menos para o dobro mas tinhas que usar KCl. Com K2SO4 mais valia manter a mesma fórmula e ajustar a dosagem diária. Não sei se me fiz entender :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que percebi, KCl se não estou em erro é cloreto de potássio, ou seja para não saturares a agua com K2SO4 usas x gramas desse mais x gramas de KCl, assim consegues os níveis de potássio desejados sem saturar a mistura.

(segundo esta fonte acho que interpretei de forma correta http://www.theplantedtank.co.uk/calculator.htm )

 

 

Potassium Nitrate 36g per 100ml

Potassium Phosphate 22g per 100ml

Potassium Sulphate 11.1g per 100ml

Magnesium Sulphate heptahydrate 25.5g per 100ml

Calcium Sulphate dihydrate 0.24g per 100ml

Calcium Chloride anhydrous 74g per 100ml

 

 

Depois de ler o tópicos do "jpospr" li também este http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm que é basicamente o método que seguiste.

 

Ps: podes mandar me aquela tabela por mail? parece me ser uma ferramenta muito útil

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exatamente.

 

Visto que já estou a adicionar sulfatos via sulfato de Magnésio, substitui o sulfato de potássio (que só é solúvel, como viste, até 11gr por 100ml) por cloreto de potássio pois o objetivo é o potássio. O cloreto decompõe-se e não causa mal nenhum.

 

A tabela fui eu que fiz para ter uma ideia de quantos ppm estava a adicionar de cada componente mas aquilo não calcula automaticamente a relação entre as gramas e os ppms. Por isso não sei se vai ter alguma utilidade para ti mas posso mandar.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. O KCl compras numa farmácia cá. Custa 1.80€ por 100gr (em frasco). Comprei logo dois.

 

Se estás a pensar em misturar quantidades maiores, convêm também comprares o sorbato de potássio para efeitos de conservação (0.2gr para 500ml) visto que inibe o desenvolvimento das bactérias (impede a formação de levedura, fungos, fermentação, etc). O Acido ascórbico e o sorbato usas na mistura dos traces. Na mistura das macros usas só o sorbato (não precisas de usar o ácido).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem as algas castanhas que tinha ainda se vê sinal delas, mas nas pedras as castanhas estão a dar lugar a umas verdes, e reparei também nuns pontinhos verdes no vidro é normal ou é mais um praga?

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os pontinhos verdes do vidro, saem bem ao passar o dedo ou tem que ser com a unha? É que se for com unha são greenspot (falta de fosfatos na água... mal aumentas os fosfatos, elas morrem em 1 - 2 semanas)

 

Essa sequência que tu me estás a contar faz me lembrar um aquário em período de maturação. Primeiro começa com diátomos e depois passa para umas algas verdes tipo pó ou então greenspot... Normalmente é sempre a mesma sequência... excesso de silicatos no início (por causa da montagem - diátomos) e depois falta de fosfatos (greenspot). Não ligues que hão de passar.

 

Cianobactérias é que me causam arrepios. Nunca tive mas tenho receio só de pensar brrrrr

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cianobactérias tb nunca tive, mas parece que aumentado a corrente introduzindo um antibiotico a coisa vai embora tb rapidamente, pois são seres simbiontes entre bactérias e algas

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é normal de um aquário em maturação fico mais descansado, quanto as Cianobactérias ja vi uns documentários sobre o o assunto e bem nao é uma coisa muito bonita de se ver :S espero também nunca ter disso

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é normal é. Pelo menos na minha anterior montagem foi... diátomos seguidos de greenspot. Nesta montagem não tenho tido absolutamente nada (bater na madeira) mas é provavelmente devido à quantidade de plantas e fertilizações à bruta.

 

Abraços

To

ny

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.