Novo Projecto Aquario de 100L


passado

Recommended Posts

Bem pessoal depois de um nano de 20L Fluval Chi, resolvi evoluir, pensei nos salgados, mas como a minha vida esta um pouco instavel e estou um bocado nómada (atenção, tenho casa e nos proximo ano pelo menos vou ficar nela) nao avancei para os salgados pois o investimento ia demorar cerca de 3 meses, depois a montagem, quando era tempo de estar tudo bem possivelmente tinha de mudar...

Então vou avançar para os de agua doce, o invetimento é mais modesto e ganho mais experiencia, que tenho pouca tambem, e quem ve os meus posts sabe disso.

Bem passar ao que é importante, o aquario:

 

O que tenho:

 

Aquário/Dimensões: 100Cx30Lx40A 100L +/-

 

O equipamento que tenho em vista:

 

 

Filtro:

  • Eheim external filter 2213 - 46€
  • Eheim professionell thermo 2324 - 155€
  • sera fil bioactive + UV external filter 130 - 77€

Aquecedor:

Tudo isto vi os valores na aquaristic.

 

Duvidas do equipamento: Ate que ponto compensa o filtro com o aquecedor colocado (Eheim professionell thermo 2324)? Aquecedor interno ou externo? Filtro com luz UV, mais valia? ou mais vale estar quieto? Aquecedores externos teem a mesma qualidade dos internos?

 

Movel - Tenho um companheiro de casa que faz moveis em poliestireno expandido eps, e realmente os que aqui existem em casa sao muito resistentes, se alguem conhece que ideia tem?

 

Iluminação - Pois nao faço ideia

 

P.S:. Escolhi ambos os aquecedores e filtros com litragem 3x mais para se um dia fizer upgrade de aquario :) faço bem?

 

O que tenho em mente fazer: Aquario de Ciclideos Africanos - Lago Tanganyika

 

Desde já obrigado por todos os comentarios que possa vir a ter :D

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualizações

 

 

16/01/2012

Especies definidas: Ciclideos Africanos - Lago Tanganyika

Em vista:

- Neolamprologus brichardi

- Julidochromis regani

 

14/01/2012

Inicio da investigação de material para o projecto

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, tens de explicar o que vais colocar no aquario, senão ninguém te consegue ajudar.

 

A filtragem depende muito do que vais colocar no aqua.

 

Curiosamente, tenho um amazonico com as mesmas dimensoes que o teu. Uso um Hydor ETH de 200W, que é suficiente. E digo-te, foi uma excelente escolha, muito contente com ele.

 

Tenho também um Eheim 2213. Não sendo um mau filtro, longe disso, se fosse hoje, talvez fosse para a gama profissional da Eheim. Seja como for, como não tenho um aquario muito povoado, o filtro tem feito o seu trabalho bem, embora seja pouco pratico de fazer a manutenção.

 

Relativamente ao filtro UV, para que precisas dele?

 

Uma nota, acho que a tubagem do eheim 2213, nao da no hydor de 300w, checka isso,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, tens de explicar o que vais colocar no aquario, senão ninguém te consegue ajudar.

 

A filtragem depende muito do que vais colocar no aqua.

 

Curiosamente, tenho um amazonico com as mesmas dimensoes que o teu. Uso um Hydor ETH de 200W, que é suficiente. E digo-te, foi uma excelente escolha, muito contente com ele.

 

Tenho também um Eheim 2213. Não sendo um mau filtro, longe disso, se fosse hoje, talvez fosse para a gama profissional da Eheim. Seja como for, como não tenho um aquario muito povoado, o filtro tem feito o seu trabalho bem, embora seja pouco pratico de fazer a manutenção.

 

Relativamente ao filtro UV, para que precisas dele?

 

Uma nota, acho que a tubagem do eheim 2213, nao da no hydor de 300w, checka isso,

 

Pois Estou indeciso entre os Ciclideos, mas estou inclinado para os africanos, pois requerem o tal ambiente mais limpo que pretendo, certo?

 

Mas a gama pro da Eheim sai um pouco mais caro, penso que aquele que tenho encima ja com aquecimento é da gama pro certo? compensa a diferença?

 

o filtro de UV, pois ainda nao percebi bem para que serve o UV.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È pá, acho que o teu aquario é muito pequeno para ciclideos africanos, tipicamente sao peixes agressivos, que pedem aquarios maiores.

Com esse aquario ficas muito limitado nos africanos que podes meter.

 

Não gostas de ciclideos americanos? Por exemplo apistos? Dá uma olhada nessa seccao, és capaz de gostar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È pá, acho que o teu aquario é muito pequeno para ciclideos africanos, tipicamente sao peixes agressivos, que pedem aquarios maiores.

Com esse aquario ficas muito limitado nos africanos que podes meter.

 

Não gostas de ciclideos americanos? Por exemplo apistos? Dá uma olhada nessa seccao, és capaz de gostar.

 

Gosto, principalmete de Discos e Escalares :) nao quere dizer que nao existam outros que goste, ja agora recordo-me que havia uma base de dados de todos os peixes mas agora nao encontro se souebres o link.

Eu nos americanos so vejo um problema que é o pH da minha agua por natureza ser muito alto e ser uma agua dura, e dai eu achar que os americanos sao mais senciveis e tenha de meter mais tratamento na agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discus não sendo impossível, é complicado num aquário de 100 litros. Vais-te meter numa alhada.

 

Quanto a baixar PH, tens algumas hipoteses, usar troncos, turfa, ou um substracto do genero do ADA amazónia.

Tronco tem um efeito pequeno, não costuma ser suficiente. Turfa é bastante eficaz, mas deixa a agua ligeiramente escura, o que nem toda a gente gosta.O substracto da ADA, não tenho experiencia, dizem que coloca o PH na casa dos 6.5. Não é propriamente barato.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizme uma coisa, a proporção de 1cm por litro aplica-se a estes peixes? assim sendo ja vi alguns que gostava de meter e pelo que tenho visto a necessidade nao é tanta como eu pensava no inicio, pensei assim entao colocar dois, tres peixes de meio e topo do aquario e depois 6/7 de fundo, onde os paramentros que necessitem sejam identicos, vou começar entao pelo inicio e começar a escolha da população depois vem o resto :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A proporção de 1cm por litro, é uma boa regra para se seguir no inicio, sim. E claro, deves contabilizar o tamanho do peixe em adulto.

A ideia de regra, é apenas de forma simples, controlar a população no aquario, para evitar excesso de peixes, com tudo o que mal daí vem.

 

Concordo, a primeira coisa a definir é o "tipo" de aquario, e o genero de peixes que gostamos, e queremos ter.

 

Foi assim que fiz, quando projectei o meu aquario, e passado um ano e meio, ainda cá andam uma parte substancial dos peixes com que arranquei ;)

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem então da pesquisa que realizei optei:

 

- Pterophyllum Scalare (Casal)

- Mikrogeophagus ramirezi (5)

- Apistogramma Cacatuóide (1 macho e 2 femeas)

 

Obviu isto depende tudo do que encontrar nas lojas mas penso que em Madrid haverá lojas suficientes onde devo arranjar

 

Do que vi todos eles vivem nos mesmo ambientes, sao territoriais, mas penso que todos compatíveis, a nível de condições de agua existe um meio termo para todos eles onde os consigo manter sendo eles:

 

pH: 6,5 - 7,0

Temp: 25 - 27

Dureza: 4 - 10

 

E assim: escalares (meio, topo) e os outros dois (fundo, meio), e penso ficar com um aquário engraçado que dizem? conselhos, criticas, sugestoes, dizer mal, dizer bem :D se post é porque vos quero ouvir :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Minha Opinião:

 

- Pterophyllum Scalare são peixes de cardume, no minimo terias de colocar 6, aquário pequeno demais para eles.

Se colocares 1 ou 2, vais olhar para o aquário e vais sentir um "vazio".

 

- Mikrogeophagus ramirez, até podes por 2 casais, mas terás de criar bastantes refúgios, porque se decidem criar, vai haver "batatada"

 

- Apistogramma Cacatuóide, 1 casal basta, mas terás de pensar o resto da fauna que queiras juntar. (1 pequeno cardume, ex: cardinais, tetras, bebados, etc...) é só veres a compatibilidade.

 

Se Gostas de Africanos também podes colocar...existe uma ideia que vê-se bem patentes em forums, que quando o pessoal fala em Africanos, associa logo aos Africanos do "Lago Malawi" ou "Lago Tanganyika", mas tens os Africanos de outros Lagos/habitats que não necessitam de tantos cuidados como os outros:

 

Posso-te dizer alguns:

 

Anomalochromis thomasi

Pelvicachromis pulcher ou qq familia dos Pelvicachromis

etc...

 

Força nisso. Estamos cá para ajudar.

 

Cumps.

Hugo Oliveira

Editado por libermar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Minha Opinião:

 

- Pterophyllum Scalare são peixes de cardume, no minimo terias de colocar 6, aquário pequeno demais para eles.

Se colocares 1 ou 2, vais olhar para o aquário e vais sentir um "vazio".

 

- Mikrogeophagus ramirez, até podes por 2 casais, mas terás de criar bastantes refúgios, porque se decidem criar, vai haver "batatada"

 

- Apistogramma Cacatuóide, 1 casal basta, mas terás de pensar o resto da fauna que queiras juntar. (1 pequeno cardume, ex: cardinais, tetras, bebados, etc...) é só veres a compatibilidade.

 

Se Gostas de Africanos também podes colocar...existe uma ideia que vê-se bem patentes em forums, que quando o pessoal fala em Africanos, associa logo aos Africanos do "Lago Malawi" ou "Lago Tanganyika", mas tens os Africanos de outros Lagos/habitats que não necessitam de tantos cuidados como os outros:

 

Posso-te dizer alguns:

 

Anomalochromis thomasi

Pelvicachromis pulcher ou qq familia dos Pelvicachromis

etc...

 

Força nisso. Estamos cá para ajudar.

 

Cumps.

Hugo Oliveira

 

Olá, obrigado pela sua opinião :)

Estive a ver e realmente os escalares era uma especie que gostava de ter ter acha que apenas com um casal os mantinha infelizes?

Vi uma outra especia que se chama Mesonauta egregius.

 

Relativamente aos africanos, para mim é um problema pois os que posso colocar nao lhe acho muita graça, dai ter desistido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem voltando á ideia dos Africanos encontrei alguns que acho poder usar:

 

- Cynotilapia sp. "hará" (1macho e duas femeas)

- Labeotropheus fuelleborni (2/3)

 

ou

 

- Pseudotropheus saulosi

 

e este mantinha so a especie visto o contrate femea macho ser do meu agrado

 

ou ainda

 

- Julidochromis regani

- Neolamprologus brichardi ou Neolamprologus olivaceous

 

 

Que dizem?

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com africanos não tenho experiência, por isso não posso ajudar.

Em relação aos americanos... Com 120 litros já fazes uma coisita engraçada. Um casal de escalares dá perfeitamente para teres nesse aquário, fica descansado.

Para fauna deixo uma sugestão:

 

casal de escalares (arranjas aqui no fórum com facilidade)

casal de ramirezi

10 rodóstumos ou cardinais

02 ancistrus

06 corydoras sterbai

 

Claro que tens muito mais hipóteses... A escolha é tua.

 

PS. Em relação ao filtro, acho o 2213 no limite para essa litragem... Podes optar pelo eheim eco pro 300, que te dá alguma margem e é muito económico e fácil de limpar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião, estou mesmo indeciso nos peixes que ei de escolher, tarefa dificil xD

 

Entretanto vi tambem outros lagos africanos que parece serem mais adquados....

 

Pessoal venha de lá mais ideias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas passado o link de que falas não foi um que te dei a uns dias?

 

http://www.aquahobby.com/era_de_aquarios.php

 

Não será isso?

 

 

Relativamente ao teu filtro, eu estou a montar também um de 100 litros neste momento e abri um tópico para pedir opiniões sobre filtros, posto de seguida os dois com que fiquei mais em vista

 

 

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/jbl-cristalprofi-e701-greenline.html

 

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/eheim-classic-2215-plus.html

 

 

O 2213 faz te o serviço que pretendes mas fica um pouco no limite, tendo em conta os animais que pretendes talvez não fosse má ideia apostares num modelo superior.

Penso que com um desses ficavas bem servido, sendo que o JBL me parece ser bem melhor.

Eu no teu lugar e sendo que também eu ainda estou a ver ainda que especies meto, montava o aquário, deixava-o ciclar e de seguida via que tipo de água tenho, partindo desse ponto via então que especies é que poderia meter.

Tens alguns ciclideos africanos que podes meter no teu aquário, mas a maior parte não é aconselhavel pois vão crescer em demasia.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Julius, a optar pelo 2213 já vi que é fraco, mas visto que a pessoa me vai emprestadar um 2213, ficaria com dois, mas nao sei senao ficara muito tubo e assim preferir um mais potente.

 

A minha questao na montagem é apenas no Layout a usar mas visto saber que posso usar africanos e ambos requerem o mesmo, ambientes rochosos em ilhas e areias finas, vou seguir esse conselho pois ainda tenho o movel por fazer e trazer ambos (movel e aquario) para Madrid.

 

A que ter alguma atenção especial aos tubos caso opte pelo aquecedor externo?

 

Em relação á luz, para ciclideos africanos, pensei em no movel fazer uma estrutura para prender a calha, mas fiquei na duvida se o aquario nao tera tampa com calha, no caso de ter aconselham tirar ou substituir a que tem? A pessoa que me o vai dar ja teve ciclideos no aquario e é entendido no hooby :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá, eu tenho um 2213 há um ano, num aquario com essas dimensões.

Faz bem o serviço, atenção.

 

Mas de facto, se fosse hoje, tinha comprado o 2215, ou outro filtro com maior filtragem

 

Sim o 2213 pelas specs aguenta bem o problema e que com Ciclideos Africanos quanto maior for a filtragem melhor, pelo que tenho lido, porque em vez de TPAs de dois em dois dias podesse fazer de semana a semana ou até mesmo de 15 em 15 dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim TAT, o 2213 faz bem o serviço, mas a questão é que fica mesmo no limite necessário e com o tipo de peixes que ele pretende que são umas máquinas de produzir cócó eheheh (fezes), o 2213 acaba por não ser a melhor opção de compra.

Não nos podemos esquecer que os testes dos filtros são feitos com eles limpos, passado uns tempos com a acumulação de detritos e sujidades a sua capacidade diminui.

E se estamos a falar de ciclideos africanos já se anteve que a quantidade de porcaria produzida será grande.

 

 

 

Passado eu pessoalmente prefiro aquários sem tampas, é mais natural e permite uma maior troca gasosa na superficie.

Mas o aquário já vem com iluminação é isso?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passado eu pessoalmente prefiro aquários sem tampas, é mais natural e permite uma maior troca gasosa na superficie.

Mas o aquário já vem com iluminação é isso?

 

Bem pedi informaçoes a quem me o vai oferecer e sim em tempo teve tampa com calha, actualmente ja nao tem, mas mantem um rebordo preto...

A minha ideia seria, uma vez que no teto e parede nao posso meter nada, acrescentar um suporte á calha no proprio movel...

Que calhas aconselham? Que devo ter em conta na hora de escolher a luz e a calha?

 

E sobre este filtro: http://www.aquaristic.net/Eheim-ecco-pro-300-2036-external_aquarium_filter.html

Alguma ideia?

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta eu nao abandonei o projecto, ando a ver se consigo um aquario maior para mawai :D

 

Mas gostava de perguntar, porque a Scalare com preços muito mais baixos que a GAD e a Casa do Nemo ? Alguem sabe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.