Preparando os Herichthys carpintis para a desova [update]


Recommended Posts

Á cerca de um mês e 1/2, resolvi tentar novamente a reprodução de uma espécie ciclidio centro americano de que sempre gostei muito, e que há dois anos atras, tinha também conseguido várias posturas, mas infelizmente os ovos fungaram sempre, e na altura pensei que tinha um casal composto por duas femeas, daí a infertilidade dos ovos e a sua predisposição para ganharem fungos, apesar dos esforços de limpeza dos supostos "pais". Um bocado desanimado, pois tinha de começar a formar um casal novamente, levou-me a vender os peixes.

Como ja tinha referido voltei a adquirir 4 peixes com tamanhos entre os 7 e os 10 cm, com os quais esperava obter mais facilmente um casal.

 

Para o efeito transformei um aquario de 55 litros, onde tinha um mini reef :) (Cichlid power), no futuro local de namoro e desova dos meus meninos. Utlizei uma rede como divisoria, e coloquei do lado direito, o maior peixe que tinha adquirido e que tinha esperanças de que fosse um macho. Com a ajuda , de como em Inglês se chama, "venting", consegui logo á primeira escolher do grupo de peixes uma possivel femea.

 

 

Pic_3933_1.jpg

Uma semana após os ter juntado, embora fisicamente separados, os peixes mostravam-se timidos, e sem indicios de agressão.

 

Para icentivar a formação do casal e posteriormente a desova, obrigei os peixes a passar pelo Inverno, retirando o termostato, e comjuntamente com um tratamento anti-ictio, consegui descer a demperatura, até aos 19º C durante o dia, e aos 18º C durante a noite.

Este periodo de frio, é um excelente indicador biologico, para os peixes, que assim que sentem a temperatura a subir entram, em epoca reprodutora.

 

Bem alimentados e com as temperaturas do ar a subir, foram ficando mais confiantes e aproximavam-se cada vez mais um do outro, embora separados pela rede, nesta altura a temperatura da água chegava durante o dia aos 21º C, o que biologicamente os tornou mais activos.

 

Até que á cerca de uma semana, aconteceu o que ja me tinha acontecido há 2 anos atras, um dos peixes tomou a iniciativa, escavou por debaixo da estrutura de rede e passou de livre vontade para o compartimento do seu novo companheiro, neste caso a femea foi o sexo forte da relação :)

 

 

 

Pic_3933_4.jpg

 

a seta indica a zona por onde a femea escavou, para poder juntar-se ao macho, isto á 5 dias atras, mantive a temperatura por volta dos 20/21 ºC, para diminuir a probabilidade de agressão por parte do macho.

 

 

 

Pic_3933_5.jpg

 

no dia seguinte, os dois davam-se lindamente, e retirei a divisória, em principio não seria precisa....eles pareciam que tinham nascido um para o outro :D

 

 

Pic_3933_6.jpg

 

aqui uma foto da femea, nota-se bem o tubo ovopositor, bastante diferente do macho

 

 

Pic_3933_7.jpg

 

aqui o macho em primeiro plano, o orgão reprodutor é bem mais estreito e comprido, subi a temperatura para os 23 º C

 

 

Pic_3933_8.jpg

 

..os 2 a limpar o local da desova, subi a temperatura para os 25º C

 

 

..durante este periodo fiz sempre mudanças semanais de cerca de 25/30 % da á gua do aquario, com agua ja maturada.

 

Pic_3933_10.jpg

 

e 5 dias depois, tive esta bela surpresa, por voltas 9h da manhã

 

 

 

Pic_3933_12.jpg

 

e cerca das 12h30m , ja era visivel que a postura tinha aumentado, neste momento cerca de 250 a 300 ovos.

 

 

...agora estou com medo que funguem... :? , ja me aconteceu, com o outro pseudo casal, estou a pensar em por azul de metileno, numa solução fraca ou em retirar os ovos...sinceramente não sei.

O melhor é mesmo esperar e ver o que acontece, talvez tenha sido da infertilidade dos ovos do "casal", anterior.

 

 

um abraço, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos peixes que aí tens :shock:

Agora é preciso confiança nisso, acredita e vais ver que é desta :twisted:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson, os peixes são ainda bastante novos, o macho mede cerca de 12cm e a femea 10 cm (corpo+barbatana caudal).

Daqui a uns tempos este aquario não vai servir para eles se continuarem a reproduzir, e vou ter de pensar noutro aquario de 200/300 l ca para casa :D

 

Sim, são bastante agressivos, sobretudo intraespecificamente, ...mesmo há bocado tive um susto, quando houve um desentendimento entre eles, ainda andaram durante uns minutos a medir forças, com a famosa técnica de "Jawlock", até que o macho teve de ir para o outro canto do aquário, agora estão juntinhos de novo a arejar os ovos. Ainda pensei seriamente em voltar a por a divisão.

 

....vou continuar a actualizar o post, espero bem que da proxima seja ja com umas fotos dos alevins a nadar em redor dos pais.

 

Nelson , não tens umas fotos do teu?.....é um macho?

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo peixe, Nelson espero ter os meus assim em breve, quanto ao sexo eu também arriscaria em dizer que é um macho, mas não pelas brabatanas serem mais pontiagudas, essa bossa na cabeça, é caracteristica do sexo masculino, mas nunca se sabe, estes peixes são dificeis de sexar.

A melhor maneira é mesmo observar os orgãos reprodutores, quando estão salientes , ou então na mão, observando o ventre.

 

.....é mesmo muito bonito

 

cumps , Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

De facto num aquario de 55 litros deve ser um recorde a reprodução desta especie. Sem duvida devido ao facto de serem ainda pequenos, eles crescem aos 20 cm.

Noto que os teus exemplares não têm cores de reprodução, embora isto varia um pouco de população para população. As mais bonitas ficam com a parte da cabeça cor de perola e o resto do corpo negro pintalgado.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo, realmente tambem fiqeuei surprendido, por eles não estarem em cores de reproduçã quando da desova, o meu outro pseudo casal, tinha essas cores.

Hoje a femea ja tem a grarganta e o peito negros, mas ainda não o corpo.

Quanto á litragem do aqua, realmente os 55 lt só vão dar para pouco tempo, mas obter posturas, não deve ser assim tão dificil, pois este é o mesmo aquario, que utlizei da ultima vez.

 

O facto de estarem sozinho , e não ser um comunitário faz toda a diferença, mas mesmo que houvesse algum peixe no aquario, por esta altura estava morto concerteza..... :lol:

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24 h passadas, e parece estar tudo bem, não há indicios de terem fungado ja alguns ovos.

A femea começa agora a mostrar os primeiros indicios da coloração de reprodução, já tem algum negro no operculo e na zona do ventre, coitada tambem é a primeira vez que se inicia nestas lides :twisted:

 

Pic_3933_13.jpg

 

...até agora ainda não acrescentei qualquer produto, como precaução contra os fungos

 

...até ja me doi os dedos de os ter á tanto tempo cruzados

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto num aquario de 55 litros deve ser um recorde a reprodução desta especie

 

Paulo, ja que falas de recordes, este é bem melhor........1 casal de salvinis (macho com 20cm, e a femea com 18cm), reproduziram-se, num aquario precisamente igual :D , em casa de um amigo, isto ja foi á uns 5 anos.

 

..........pois é dafish, isto esta a correr bem

 

SAAC...vais tentar com que espécies?

Da para utlizar esta técnica com quase todos os ciclideos centro americanos, e nesta altura do ano ainda consegues retirando o termostato uma temperatura abaixo dos 20 ºC, isto tambem varia com a capacidade de isolamento das casas e da região onde vivem, nas Penhas Douradas, não aconselho nimguem a retirar o termostato :D

 

.........em relação ao anti-ictio, só o utlizei porque tinha acabado de adquirir os peixes, e não sabia em que condições estavam, foi por prevenção. Com os teus peixes em principio não te precisas de preocupar, pois concerteza estão bem alimentados e gozam de saude.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Rui, de facto estas reproduções em "copos de agua" acontecem por vezes com especies grandes. Com salvinis tive uma fêmea que num aquario relativamente pequeno insistia em desovar sozinha.

Sobre os H. carpintis vi em 1988 no Zoo de Barcelona num aquario de uns 500 litros, 5 casais de H. carpintis, lindos, negros retintos com as cabeças perola e com uma bossa na cabeça ,tanto machos como fêmeas, rodeados cada casal de uma nuvem de alevins. Foi um espectaculo que nunca mais esqueci.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e com uma bossa na cabeça ,tanto machos como fêmeas

 

pois...como ja tinha dito ao Nelson Santos eles são dificeis de sexar, e muitas vezes a femea tambem apresenta a bossa na cabeça, mas pelo o que tenho lido, é de consenço geral, que as femeas são mais curtas em comprimento dando a impressão de um peixe mais redondo no aspecto geral, no meu casal nota-se bem esta caracteristica, mas um macho bem alimentado e gordo, também nos pode induzir em erro.

 

Paulo...

realmente 5 casais num aquario de 500 litros, todos com alevins, deve ser mesmo um espectaculo único.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois SAAC,nesse caso é bastante facil, mas é concerteza um peixe com bastantes anos, nem eu nunca tinha visto um assim cheers

.....a maioria de nós não tem acesso nem a opurtunidade de começar com exemplares tão grandes..............e a a femea desse menino, há?..........., provavelmente se tiver a mesma idade tem uma bossa quase tão grande, e se a visses sozinha sem outro peixe para comparar, dirias que era um macho. :twisted:

 

Paulo, o verdadeiro texas, H .cyanoguttatus, é bem mais raro na europa, e foi durante muitos anos confundido na europa, com o H.carpintis. Em Portugal, tambem não conheço ninguem que mantenha esta especie, o mais perto que ouvi dizer é aqui no nosso país vizinho, algumas pesssoas o mantêm, mas tudo a partir de de peixes colectados na natureza, e não a partir de lojistas.

`uma verdadeira preciosidade, pois para além de ser o único ciclidio endémico dos EUA, é concerteza a especie que vive mais a norte em todo o mundo, sem contar claro com algumas introduções á mão do homem

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

72 h após a desova, parece que esta tudo a correr pelo melhor, ovos que fungaram foram só 7, o que me leva a concluir que a primeira experiência que tive com esta espécie, foi na verdade o emparelhamento de duas femeas, pois para alem de ao fim de dois dias practicamente todos os ovos estarem inviaveis, não se via o desenvolvimento embrionar que se nota neste, ja da mesmo para ver que em cada um deles há um alevim la dentro.

 

A femea a cada dia que passa parece estar a apurar cada vez mais os dotes de mãe e vestiu o avental de dona de casa, cores negras bem demarcadas como é caracteristico da especie.

 

Pic_3933_15.jpg

 

...como a femea pôs literalmente o macho fora de cena encostando-o a um canto, e como receio agressões de parte a parte meti do lado esquerdo do aquario dois vasos de barro, para se poderem esconder.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cerca de 3 dias e meio após a desova os alevins nasceram finalmente, com a ajuda da mãe , que com a boca rompia a menbrana do ovo dos alevins mais tardios.

Depressa se apressou a retira-los do local de desova, e a coloca-los numa nova cova ja previamente escavada por ela, desde então já os mudou 4 vezes de sitio.

 

 

Pic_3933_16.jpg

 

Os alevins ainda não digeriram completamente o saco vitelino, e por isso ainda não nadam em redor da mãe ( na foto pode-se vê-los no fundo do vaso ) , mas deve estar para breve.....

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens!!! :D :D :D

Esse peixe é mesmo lindo, vai metendo fotos dos pequenotes a crescer :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre valeu a pena esperar, foram cerca de 6 dias até os alevins absorverem completamente o saco vitelino e conseguirem nadar livremente com os pais, ja os começei a alimentar com uma infusão á base de gema de ovo, com a ajuda de uma seringa. Num futuro próximo quero começar a utilizar artemia recem eclodida ou naupli, na alimentação das posturas.

 

 

Pic_3933_17.jpg

 

Aqui o macho(esquerda), e a femea (direita), a guardarem os alevins

 

 

Pic_3933_18.jpg

 

Uma foto mais permonorizada dos alevins de Green Texas, já com cerca de 0,5 cm de comprimento.

 

Agora só me falta conta-los :wink:

 

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quero o terceiro do lado esquerdo. Aquele mais em cima, ok?? :wink:

 

 

Excelente tópico.

 

 

Parabéns. Continua.

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitor, não te preocupes que não haverá enganos, na hora de o separar dos restantes 859 irmãos. Pois é, com a ajuda do Paint , la me entreti a conta-los :D , valeu o esforço , são 860 alevins :wink::wink:

 

Aqui esta a foto da técnica de contagem, dividi a imagem em 8 partes, e comtei cada uma delas individualmente, fazendo um ponto em cada alevim.

 

Pic_3933_19.jpg

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Rui, bonitas as imagens, um pouco mais de luz e ficam perfeitas. Como sabes o alimento perfeito para os alevins são nauplios de artemia, sem isso o crescimento potencial dos alevins é muito afectado. Devido á quantidade industrial necessaria tambem sabes que os aficionados dos neotropicais só criam, e se houver interesse, 20 ou 30 da ninhada dando-lhes as melhores condições. Tentar criar todos leva a que a qualidade geral seja má.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais