Sara (low tech aquascaping) 12/11/2011


Tugz

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Venho mostrar a minha recente montagem , que por acaso nem estava planeada!

 

Estava a pensar desmontar o aquário quando decidi remontá-lo. O nome é o da minha namorada, e fica dedicado a ela , pois apesar de ser simples , é muito bonita/o .(ela adorou )

 

Foi tudo feito no momento , ou seja , no sábado, por isso até se esteve para se chamar " IMPROVISO".

 

 

 

Setup

 

50x30x30 (45 litros)

eheim 2211

Luz pll 24 watts

areia de rio (apanhada num jardim )

basaltos de outra montagem e alguns que cá tinha guardados)

temperatura ambiente

 

Fauna

 

Red cherrys

Planorbis corneus (provavelmente)

peixe? (aceito sugestões)

 

Flora

 

Anubias

echinodorus tenelus (que não sei se sobrevivem nestas condições)

mini fetos de java

 

 

Foi montado dia 12 de Novembro de 2011

 

pb130371.jpg

 

 

 

 

pb130375t.jpg

 

 

pb130377.jpg

 

 

pb130380.jpg

 

pb130383.jpg

 

pb130386.jpg

 

Agradeço críticas construtivas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os mais distraídos, ainda estou á procura de companhia para os red cherrys. Talvez venha a ser os neons chineses, pois tenho 3 sozinhos , estou a pensar aumentar os números e colocá-los neste aquário. Ou então os clássicos neons. Logo se vê.

 

Aceito mais ideias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Gostei da composição, estas de parabéns para quem fez isso em pouco tempo...

 

As únicas criticas são talvez na parte da flora, acho que ficava melhor na parte de traz umas e.acicularis e blyxa j. e fazer mais inclinação para dar mais profundidade.

 

boa sorte :)

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah isto é vergonhoso, é do saber comum que uma montagem demora meses para ser feita, só para a colocação das pedras devem ser no mínimo gastos 20 posts, como é possível vires tu para aqui e pimba layout feito, vou pedir à moderação que sejas banido :doofywave: .

 

Quanto a fauna, se não pretendes usar aquecimento sugiro um cardume de Tanichthys albonubes, mais conhecidos por néon chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Só tenho a dizer uma coisa está muito bonito,e simples,até parece

que as pedras sempre tiveram ai,está *****,boa sorte com os abitantes,

tudo corra bem.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Gostei da composição, estas de parabéns para quem fez isso em pouco tempo...

 

As únicas criticas são talvez na parte da flora, acho que ficava melhor na parte de traz umas e.acicularis e blyxa j. e fazer mais inclinação para dar mais profundidade.

 

boa sorte :)

 

Pois , eu entendo , mas a ideia era isto ser totalmente low tech. a areia foi apanhada num jardim peneirada por mim, lavada e aqui colocada. Não tem nada de substrato fértil e para blyxas e e.accicularis não deveria chegar.

 

Eu sei , podia ter ainda mais inclinação mas não havia mais areia. Por outro lado se fosse muito inclinado a anubia do lado esquerdo , que já sai de fora, ficaria mesmo toda de fora. O que não sei até que ponto seria benéfico. Aliás, ainda não sei se vai ser benéfico.

 

Queria ainda dizer que este aquário só vai ter 5 horas de luz artificial por dia, para evitar alguedo , e porque estas plantas precisam de pouca luz, e ainda porque vou tentar evitar fertilzação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah isto é vergonhoso, é do saber comum que uma montagem demora meses para ser feita, só para a colocação das pedras devem ser no mínimo gastos 20 posts, como é possível vires tu para aqui e pimba layout feito, vou pedir à moderação que sejas banido :doofywave: .

 

Quanto a fauna, se não pretendes usar aquecimento sugiro um cardume de Tanichthys albonubes, mais conhecidos por néon chinês

 

Obrigado colega, também fiquei contente com o resultado.

 

Eu também pensei nos chineses, eu tenho 3 sozinhos no aquário grande. Se calhar vão mesmo ser esses. E do que já vi, eles nem ligam aos camarões ! Pelo menos antigamente não ligavam nada quando os tinha junto aos camarões. também pensei em meter uns guppys para dar mais cor e quiçá fazer crescer uns bébés!

 

mas para isso tinha de apostar num termostato , o que é bem provável que venha a acontecer.

 

Fica para se ver, como de costume, eu mudo de ideias muitas vezes com o passar do tempo :D

 

abraçao , até breve!

 

Boas

Só tenho a dizer uma coisa está muito bonito,e simples,até parece

que as pedras sempre tiveram ai,está *****,boa sorte com os abitantes,

tudo corra bem.

Comp: Álvaro Silva

 

Tentei que as pedras ficassem dispostas para dar essa ideia, e todas elas estão ligeiramente enterradas de forma a dar essa ideia. Obrigado por comentar, abraço.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah , e tive uma ideia, que era experimentar a HC cuba . Em termos de luz sei que chega , o meu medo é não ter substrato fértil , no entanto gostava de experimentar.

 

Alguém da zona Oeste me arranja uns pedaços desta planta , para testar ?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

está porreiro o teu aqua. Diferente do convencional bigsmile

 

Ah , e tive uma ideia, que era experimentar a HC cuba . Em termos de luz sei que chega , o meu medo é não ter substrato fértil , no entanto gostava de experimentar.

 

Alguém da zona Oeste me arranja uns pedaços desta planta , para testar ?

 

Cumprimentos

 

O problema da cuba não é a falta de substrato fértil pois podes fazer fertilização líquida (vê o meu aqua) mas sim a falta de CO2.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A HC é uma ávida consumidora de co2. Aliás, é isso que distingue as plantas fáceis ou difíceis. Mais que a luz é o CO2 que é o factor limitante. Num low-tech simplesmente não tens co2 suficiente para sustentar o seu crescimento. Se calhar até se aguenta mas duvido muito que tenhas um tapete.

 

Mas como tudo na vida - é só experimentares. Até pode ser que nos surpreendas. Podes também usar excel como fonte de carbono e deste modo já acredito que consigas qualquer coisa ;)

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até posso fazer co2 , tenho tudo em casa para fazer o método caseiro...

 

Mas gostava de testar sem o co2 para ver o que sucedia.

 

Vou tentar saber de outras experiências com esta planta.

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Montagem com 40 Dias.

 

Esta montagem, como seria de esperar vai variando pouco em termos de flora. No entanto varia . E é gratificante observar as mudanças ocorridas desde o dia 12 até hoje , dia 22.

 

De notar que tenho duas fotos panorâmicas. Uma com a tennelus outra sem ela. Decidi retirar a tennelus, mas deixo aqui a foto com ela e momentos depois sem a mesma, para que digam se gostaram mais ou menos.

 

Até breve

 

 

 

 

pc220429.jpg

pc220432.jpg

pc220434.jpg

pc220439.jpg

pc220446.jpg

pc220449.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, acho que a simplicidade deste layout faz com que fique genial. Claro que se pode sempre encontrar "problemas" e coisas a melhorar, mas está fantástico.

 

Quanto ao guppy, referes ser de linhagem (mesmo não sabendo o que queres dizer com isso eheheh) mas parece-me pela foto uma fêmea half black, que é bastante comum de se encontrar.

 

Cumprimentos

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu encontrei a bicharoca numa loja de animais , e não sei se ela vem fecundada por macho da estirpe dela ou por outro , no entanto , pode ser que tenha sorte. Ela estava separada num aquário de femeas e havia outro aquário de machos, o que me deu alguma esperança.

 

Obrigado zaratrusca pelo teu comentário . Bom Natal:D

 

Gmartins, pois a tennelus não se expande neste aquário pois não tenho substrato fértil, e não tinha um tamanho condizente com a escala do aquário daí ter optado por retirá-la.

 

Obrigado e Bom Natal :D

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gmartins, pois a tennelus não se expande neste aquário pois não tenho substrato fértil, e não tinha um tamanho condizente com a escala do aquário daí ter optado por retirá-la.

 

 

 

Boas,

 

A tennelus não aqui por casa cresce sem substrato fértil.

 

Cumpr.

Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem malta , neste momento o aquário começa a aparecer as primeiras green spots nos vidros. Gostava de arranjar uma equipa de limpeza. Queria os ottos mas não aparecem

á venda nas lojas da minha região.

 

Alguém tem sugestões que sejam seguras para os red cherries e fáceis de arranjar?

 

Já agora, os reds não tocam mesmo nas green spots pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem malta , neste momento o aquário começa a aparecer as primeiras green spots nos vidros. Gostava de arranjar uma equipa de limpeza. Queria os ottos mas não aparecem

á venda nas lojas da minha região.

 

Alguém tem sugestões que sejam seguras para os red cherries e fáceis de arranjar?

 

Já agora, os reds não tocam mesmo nas green spots pois não?

 

As green spot são uma consequência da falta de fosfatos. É só fertilizares um pouco e desaparecem num piscar de olhos.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só agora notei , Carlos Rafael falou da crystal red. Pois , mas eles pedem 5 euros de portes . Estava a pensar em soluções alternativas.... :D

 

GM bem me parecia que não tocavam .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.