NatuRio 240 plantado


Jorge.A.

Recommended Posts

WOW, bem.. no dia anterior de ir buscar algumas das plantas deste aquário devo dizer que sinto-me lisonjeado. Este aquário está do caraças pah! Muito bom. É estúpido a velocidade com que essas plantas produzem O2.

 

parabéns.

 

Abraço

 

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 252
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, este será apenas um entre os imensos elogios que cá estão... Mas mesmo assim não posso deixar de o fazer, este aquário está excepcionalmente lindo!! Muitos parabéns! Vi toda a evolução desde o início, valeu bem a pena!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge,

 

mas que belas plantas aí tens sim senhor :) os meus parabéns o aquário está brutal e de meter inveja a qualquer um ;)

 

Um abraço

Muito bom...

 

Essas plantas respiram saúde e beleza!

 

Estás de parabéns!

 

Abraço!

WOW, bem.. no dia anterior de ir buscar algumas das plantas deste aquário devo dizer que sinto-me lisonjeado. Este aquário está do caraças pah! Muito bom. É estúpido a velocidade com que essas plantas produzem O2.

 

parabéns.

 

Abraço

 

André Guimarães

Bem, este será apenas um entre os imensos elogios que cá estão... Mas mesmo assim não posso deixar de o fazer, este aquário está excepcionalmente lindo!! Muitos parabéns! Vi toda a evolução desde o início, valeu bem a pena!

Obrigado a todos pelos vossos elogios. :oops:

Atualizando um bocado isto :

 

Como vos tinha dito, coloquei em funcionamento um JBL cristalprofi 1501 que me parece ser muito à queima para este aquário plantado.

Como tal adquiri um EHEIM profissional 2078 usado que inicialmente tinha pensado ser ele a substituir a biobox que foi retirada e o manter ligado as 24h/dia e ter o JBL cristalprofi 1501 a trabalhar apenas 8h por dia (ligado ao reator externo de co2).

Bastou 10 segundos de funcionamento para perceber que o Eheim faz bem a função que a biobox fazia e com o caudal no maximo consegue ainda fazer o que tinha pensado para o JBL. Portanto, para baixar um pouco os consumos de energia cá de casa irei remover o JBL e ficar apenas com o Eheim em funcionamento.

 

Seguem as foto:

O filtro que mais parece um segundo aquario dadas as dimensões:

sam3164.jpg

 

sam3163x.jpg

 

O JBL (que irá sair mal a colonia de bacterias esteja pronta no Eheim) ligado ao reator externo Sera (desculpem a desarrumação :) :

sam3165r.jpg

 

A nova planta do jardim (Alguém sabe qual é?) ;)

sam3216j.jpg

 

sam3220.jpg

 

E deixo aqui uma parte dos fertilizantes que alimentam este jardim :

sam3173m.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao EHEIM sim, penso que foi uma boa aposta!

 

Sempre passas-te definitivamente para a ELOS?

 

Abraço

Boas André,

Fertilizantes uso o Elos fase1, fase2,potassio diy e fosfatos diy. Uso também o Elos booster a seguir às podas para ajudar as plantas a mandar os novos rebentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! jorge tens ai um belo aquário! parabéns!

 

uma pergunta, onde arranjas te esse regulador de co2??

 

tenho igual a esse mas sem a válvula...

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nova planta do jardim (Alguém sabe qual é?) ;)

sam3216j.jpg

 

 

 

 

Eu sei, eu sei ::D:Hygrophila pinnatifida bigsmile

 

Parabéns pela aquisição, agora é esperar que ela se ambiente e mostre as suas cores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E esse fundo preto é afinal de quê? Cartolina ou sempre compras-te numa loja de animais?

 

Abraço

Boas,

o fundo é próprio para aquarios, é aquela treta que se vende nas lojas de animais e que tens de correr cerca de 8 lojas para encontrares uma só em azul ou preto (Normalmente vendem apenas com imagens de plantas pedras e troncos o que não acho que fique bem).

 

PS: este fundo é azul escuro! ;)

 

Boas! jorge tens ai um belo aquário! parabéns!

 

uma pergunta, onde arranjas te esse regulador de co2??

 

tenho igual a esse mas sem a válvula...

Olá ricardo,

obrigado pelo elogio.

Este regulador vinha sem válvula, eu é que a adicionei a ele. É um processo fácil de fazer.

 

Lindo como sempre! Obrigado pela identificação brancaman! vou pesquisar!

Obrigado ;)

A pinnatifida está a ter um crescimento considerável,cresceu cerca de 7/8cm em menos de uma semana e está a ficar meia rocha nas novas folhas.

Pela breve pesquisa que fiz, suponho que seja normal...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pinnatifida está a ter um crescimento considerável,cresceu cerca de 7/8cm em menos de uma semana e está a ficar meia rocha nas novas folhas.

Pela breve pesquisa que fiz, suponho que seja normal...

Está a ficar meia rocha?

:doofywave:::D:

 

A ver se isso cresce e me arranjas uns runners que a minha derreteu cabecadura .

Os runners laterais não os cortes e replantes, esse foi o meu erro, acho que os runners podem somente ser atados a pedras ou troncos, mas posso estar errado, se alguém mais teve experiência e queira compartilhar que se chegue à frente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar meia rocha?

Olhando bem, rocha a fugir para o vermelho...

:doofywave:::D:

 

A ver se isso cresce e me arranjas uns runners que a minha derreteu cabecadura .

Os runners laterais não os cortes e replantes, esse foi o meu erro, acho que os runners podem somente ser atados a pedras ou troncos, mas posso estar errado, se alguém mais teve experiência e queira compartilhar que se chegue à frente.

Deixa ver se percebi... deixo a planta crescer e mandar os runners novos correto? depois dos runners estarem grandes é que os posso cortar? Tipo valisnerias? É que realmente ela está a mandar alguns runners mas estão enterrados no substrato ...

Bem em todo o caso deixarei ela evoluir mais antes das primeiras podas... Mas fico é já com a impressão de que vou gostar dela.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha lançou um runner lateral acima do substrato que foi contornando e agarrando-se ao calhau maior e de 5 em 5 cms lançava umas folhas novas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah! "rocha" de cor pensei rocha de pedra! haha

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ola a todos,

Cá estou eu de novo para atualizar um pouco isto...

Mais de um mês passou desde a ultima atualização e muita coisa mudou e aconteceu no meu "jardim", coisas boas e coisas menos boas.

 

Bom, começo esta atualização por onde acabei a ultima: a troca dos filtros; como temia, a troca de filtros por um lado foi boa pois esteticamente o aqua ficou muito melhor, com muito mais espaço e com um aspeto menos pesado do lado da biobox mas, por outro lado a colónia de bactérias morreu e coloquei em risco a vida da fauna para além de que tive uns pequenos ataques de algas.

Como se não bastasse, aconteceram varias mudanças na minha vida pessoal e fiquei com pouquíssimo tempo/disposição para os cuidados e rotinas de que um plantado exige. Falta de TPA's, fertilizações, a ausência do filtro UV e excesso de comida ajudaram ainda mais as poucas algas que iam aparecendo.

Com isto perdi a didiplis diandra e a rotala wallichi (ou la como se escreve) e a pinnatifida ficou muito fraca.Esta está a recuperar bem agora pois felizmente acerca de duas semanas as coisas acalmaram e começei novamente a cuidar do aquário tal como ele merece.

No final da segunda semana algumas plantas encontravam-se com o crescimento "aterdoado" outras com crescimento estagnado, deixaram de produzir o pearling e no caso das rotalas rotundifólias perderam as cores vermelhas. Desde então Tpa's são feitas no minimo de 3 em 3 dias, fertilizações diárias de Elos fase1, fase2 e K40, co2 a 4 ou 5bps, instalei um filtro UV de 9w e hoje passado mais duas semanas as plantas estão a ganhar força, crescimentos bons apesar de ainda não estarem como normalmente, o pearling voltou e as algas para além de estarem controladas estão a desaparecer.

 

De momento estou com um problema para o qual se alguém me poder ajudar eu agradeço e este é o seguinte:

O tapete de parvula está a ficar completamente abafado com riccia fluitans e musgo spiky que se foi fixando à parvula e torna-se muito dificil removêlos. Alguém sabe de alguma maneira de conseguir remover a riccia e o musgo sem arrancar a parvula? É que estou a ver que se não conseguir terei de arrancar o tapete todo ou começo uma nova montagem... :naughty:

 

De fotos arranjam-se estas tiradas com o telemovel e à pressa, fica prometido desde já umas fotos de jeito para os próximos dias.

 

220420121141.jpg

 

220420121143.jpg

 

220420121142.jpg

 

Espero que me consigam ajudar e... comentem! ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo assim... os aquas são como as pessoas... têm altos e baixos. E falo por mim também que ando desmotivado com alguns problemas no aqua...

 

 

De momento estou com um problema para o qual se alguém me poder ajudar eu agradeço e este é o seguinte:

O tapete de parvula está a ficar completamente abafado com riccia fluitans e musgo spiky que se foi fixando à parvula e torna-se muito dificil removêlos. Alguém sabe de alguma maneira de conseguir remover a riccia e o musgo sem arrancar a parvula? É que estou a ver que se não conseguir terei de arrancar o tapete todo ou começo uma nova montagem... :naughty:

 

Isto é um problema comum em aquas maduros. As plantas começam a comerem-se todas umas às outras... Sinceramente não vejo outra solução que não a de arrancar tudo e refazer o tapete. A não ser que gostes claro. Muitas vezes fica com um aspecto muito natural. Afinal na natureza as plantas estão todas engalfinhadas umas nas outras ;)

 

Aquando da montagem do meu aqua e de modo a prevenir que a E. parvula invadisse a cuba usei uns separadores de plástico que enterrei no substrato de modo a limitar o desenvolvimento de runners para os lados onde eu não a queria. Até agora está a resultar e tenho conseguido manter a parvula no lugar. No entanto a E. tenellus já me trocou as voltas e já me está a rebentar no meu da Staurogyne ;)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas, o tempo não tem sido muito por isso segue uma pequena atualização...

Apresentovos o meu Escalar selvagem do rio Nanay:

180520121153.jpg

180520121156.jpg

 

E uma foto geral do meu pequeno jardim, que tem recuperado bem da fase menos boa que passou...

180520121163.jpg

 

Já agora deixo também uma foto da casa das máquinas onde podem ver:

Filtro Externo: EHEIM profissional 2078;

Reator co2 externo: SERA CO2 FLORE 500;

Filtro UV : Jebo esterelizador UV de 9W;

CO2: Botija tmc 500 e tal gramas

160520121147.jpg

 

E os fertilizantes (finalmente começei a atinar com os fases... :

160520121148.jpg

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, maio parece ser o mês dos regressos dos filhos pródigos.

 

Belíssimo exemplar que ai tens, os meus parabéns, por acaso não consegues um outro para fazer par?

Pelas fotos não consegui descobrir a pinnatifida. sempre se safou?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, maio parece ser o mês dos regressos dos filhos pródigos.

 

Belíssimo exemplar que ai tens, os meus parabéns, por acaso não consegues um outro para fazer par?

Pelas fotos não consegui descobrir a pinnatifida. sempre se safou?

Abraço

Olá António,

Ando a controlar o stock/encomendas da Aquoporto, mal veja uns exemplares destes trago mais uns 2 ou 3 pois tenho já tenho dois mas são ambos machos.

A pinnatifida não sobreviveu e foi mais uma das perdas que tive... Já as blixas só ainda as tenho pois eram muitas e foram sobrevivendo, um pé aqui outro ali... Enfim, por agora não invisto noutro vaso de pinnatifida mas, na proxima montagem, irei tentar umas coisas engraçadas com essa planta... ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.