Aquário em L


Manik48

Recommended Posts

Bom dia malta porreira

 

Este é a primeira vez que escrevo qualquer coisa aqui no forum apesar de já o acompanhar há algum tempo. Sou um jovem de 24 anos e desde sempre que cuido de aquários com o meu pai. Este tópico surge porque acho que está na altura de avançar no hobby e resolvi aproveitar umas obras no meu quarto para fazer um aquário em L.

 

oramentoaqurio.jpg

 

 

Até aqui tudo em ordem, mas surgiram-me algumas dúvidas que achei melhor esclarecer entes de o mandar fazer. São elas:

 

1 - Acham 40 cm de profundidade suficiente para a parte menor do L ou devo ter 50 cm?

 

2 - Vou utilizar um filtro exterior, mas tendo em conta a forma do aquário não há risco de estagação da água? ponho 2 filtros de menor potência?

 

3 - Calhas para isto será fácil de arranjar numa loja de especialidade? (Terei que comprar 2 provavelmente?)

 

 

Agradeço a vossa ajuda e opiniões sobre isto e tudo o mais que se lembrem. O propósito do aquário é ser comunitário de água doce, com um layout triplo (tinha pensado dividir o aquário em 3 partes: cascalho preto com rochas/xistos; areia fina/de praia com parvula ou afins e substrato maiorzinho com mais plantas do que no resto).

 

Um grande obrigado a todos.

 

Francisco

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Penso que de uma forma geral este formato de aquário te trará uma série de complicações técnicas sendo que algumas tu já referiste (filtragem, circulação de água, iluminação). Estas são todas ultrapassáveis como é óbvio mas se calhar terás que ter material em duplicado e fazer muito DIY. Acho que deves pesar bem os prós e contras antes de avançar e ver realmente este formato vale mesmo a pena. Os aquários não são, de uma forma geral, rectangulares só por razões estéticas...

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela ajuda ;)

 

Quando à questão das calhas julgo que nao deve ser muito difícil, devo ter que por 2 (uma em cada parte do L), a questão do filtro julgo que posso resolvê-la se arranjar uma flautona bem comprida que me deixe a agua que sai do filtro a cair por ela ao longo de um dos cantos. Assim ambas as "pernas" teriam movimentação. Teria talvez como ponto negativo o facto de, na parte que não tem o filtro, a comida e etc ficar no fundo em maior quantidade do que na parte que do L que tem o filtro, mas se aspirar essa parte a cada TPA (1x semana) deve solucionar tb.

 

Estou certo?

 

Abraço

 

Francisco

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não fazes 2 aquários rectangulares?

 

Excelente pergunta :D hehehe porque ia ter que colocar os dois lado a lado e aí sim, era necessário tudo a dobrar, inclusivé peixes. Além de que o orçamento é muito diferente (2 rectangulares ficam por quase 300€ e este em L fica por 190€). Além do mais fica um aquário original e sobretudo significa mais água, logo mais peixada feliz a nadar :D

 

Caso me pareça que esta é uma ideia absurda vou alinhar nessa tua ideia, quem sabe 2 biótipos diferentes :)

 

Tenho andado a pesquisar e ainda não encontrei nada em concreto contra esta forma de aquário...

 

Alguém sabe de alguma coisa?

 

Abraço e obrigado :)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há filtros exteriores de 2x2, entrada/saída,resolves assim.se for 1x1 colocas a aspiração no canto e o retorno também,mas com ponteira dupla,apontas aos extremos,e vais ter movimento,isto dependendo do caudal,mas isso já sabes.

quanto à forma em L,terá desvantagem,se precisares de o movimentar,sem ajuda,fica complicado !

Editado por jorgepedro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva..é algo diferente e se gostas e estás ciente que apresenta desafios...eu digo força nisso!!!

Apenas te aconselharia uniformizares as medidas já que ai ficavas com algo simétrico o que te benificiaria a nivel de filtragem iluminação etc. Se o L for identico nos dois lados em comprimento e em profundidade sabes que o volume é similar logo se quiseres fazer um biotopo identico em todo o aquário é so dares condições similares em ambos os lados do L.

Neste caso aconselharia sempre dois filtros um em cada ponta do L a apontar para o centro para evitar zonas de pouca corrente.

De resto é dares aso à imaginação...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiros, após um fim de semana de estudo intenso já "desenhei" o aquário e respectivo móvel que seguem em baixo para verem :D

 

 

aquriofinal.jpg

 

mvelfinal.jpg

 

 

Foi feito no paint por isso não gozem! :D

 

Como o aquário vai ficar no meu quarto e não é muito grande, e tendo em conta que vou fazer um comunitário sem biótopo específico deixei estar as medidas assim =) Vou ter em atenção os vossos conselhos quando chegar a parte da aquisição de material.

 

Para já pedi o orçamento de ambos à Sohal no Porto e estou à espera. Vou dando novidades por aqui.

 

Comentem ;)

 

Abraço e obrigado.

 

Francisco

Editado por Manik48

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá olá,

Não sei como é o serviço da Sohal em relação à montagem dos aquas, mas se tiverem tanto afinco na montagem como os que estão na loja, vais muito bem servido. Fiquei encantado com a qualidade e variedade de fauna que eles lá têm. E têm uns troncos brutais. Esse projecto com certeza que não será barato por isso seria melhor, se ainda não o fizeste, era ver as opiniões sobre as várias lojas, e depois decidir pelo melhor.

Abraçooo.

Se não puderes ajudar, atrapalha! O importante é participar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um reparo acerca do móvel. A porta do lado esquerdo vai bater na parte do móvel que faz a base do "L", não vai abrir completamente.

A base do L também deveria ter uma porta, para arranjar mais espaço de arrumação.

 

Boa sorte com o projecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um reparo acerca do móvel. A porta do lado esquerdo vai bater na parte do móvel que faz a base do "L", não vai abrir completamente.

A base do L também deveria ter uma porta, para arranjar mais espaço de arrumação.

 

Boa sorte com o projecto!

 

Não me tinha apercebido disso. Vamos a ver como resolvo o problema ;)

 

Este aquário foi pensado assim por causa da disposição do quarto e vai ter como função "separar" a secretaria e o sitio onde trabalho do sitio onde tenho a televisao e a maravilha da x-box ::D: hehehe

 

Já pedi um orçamento à Mania dos peixes, estou a aguardar ambos. Pedi inicialmente à Sohal porque me disseram que é mt boa e até agora têm sido excelentes quer em rapidez de resposta quer em "simpatia" das vezes que liguei para lá.

 

Vou tentar tirar umas fotografias ao quarto e vou por aqui também para que entendam melhor a ideia da coisa.

 

Quanto à fauna e flora: sempre tive aquários comunitários, pequenos e com o "areão básico". Agora queria fazer uma base de areão fino (tipo areia de praia) com parvula ou semelhante em baixo, plantas de folhas finas, tronco grande com musgo/feto de java e outra flora para desova de escalares e protecção de outras espécies que possam surgir e por fim uma zona com plantas de superfície =D

 

Complicado? omg

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segue em baixo o primeiro esboço do que pretendo do layout ;)

 

 

 

 

layoutaqurio.jpg

 

Alguém me sabe dizer se posso plantar sobre areia de sílica? (tendo substracto fértil por baixo)

 

Outra dúvida: As famosas "bolas de musgo" podem ser transformadas em tapete certo? E é disto que estão a falar - http://www.tropica.com/plants/plantdescription.aspx?pid=000C - Porque pela descrição isto é uma bola de algas ::D: lol

 

Obrigado a todos ::D:

Editado por Manik48

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , Sim podes plantar em areia de sílica basta teres substrato fértil por baixo , O musgo que normalmente se usa para fazer tapete e o musgo de java ,mas acho que também da para fazer com as bolas de musgo .

Uma sugestão se tiveres apenas um filtro e puseres em cada ponta do L um tubo a agua vai ser obrigada a circular a entrada numa ponta e a saída na outra ponta do L . Tens de ter é um filtro com boa circulação

Editado por Tiago5400

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra dúvida: As famosas "bolas de musgo" podem ser transformadas em tapete certo? E é disto que estão a falar - http://www.tropica.c...n.aspx?pid=000C - Porque pela descrição isto é uma bola de algas ::D: lol

 

Pois eu já tenho vindo a dizer isto que não é musgo mas sim uma alga verde (Cladophora).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que diversos tipos de areias vão-se misturando com o tempo, perdendo as "divisórias" iniciais. Penso que pode ser minimizado usando separadores entre os diversos areões. Lembro-me de ter visto pedras (xisto) ou bambu a separá-los.

 

Talvez a raiz ficasse melhor mais ao meio do aqua. Está a ficar muito engraçado, parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda. Já pedi orçamento à Sohal e à Mania dos peixes. Espero ainda esta semana ter um orçamento de ambas. Como isto é um projecto de algum porte, e partindo do princípio que ambas as lojas são competentes (ambas foram muito bem recomendadas aqui no forum), acho que me vou fidelizar aquela em que fizer o aquário. Mas como não é só o preço que conta, pensei em deslocar-me a ambas as lojas para falar com quem lá estava e ver o ambiente. Este sábado que passou fui à Sohal. Muito bem atendido, competência e sabiam daquilo que estavam a falar. Estava à espera de uma loja maior, mas de facto os peixes lá respiram saúde ::D:

 

Na próxima sexta/sábado vou visitar a Mania dos peixes a ermesinde pelo mesmo motivo.

 

Quanto à raiz acho que vou mesmo chegá-la mais para o centro do aquário e vou colocar mais nessa zona as plantas de superfície. Vai ser um local ideal para os alevins.

 

Vou ver se arranjo fotos do local, já com as marcações, para por aqui.

 

Ps: Na Sohal recomendaram-me um só filtro (Eheim Professional 3) e dizem que não vai haver grande problema com a circulação da água. Quanto à luz tiveram a ideia de fazer uma calha em L "agarrada" ao armário.

 

Comentários? ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de receber o orçamento da scalare (afinal também tinha enviado para lá... ::D:): PASMEM-SE: Aqua: 400€ (Na sohal disseram que ficaria perto de 420€); móvel: 820€!!!!! lol

 

Será que este móvel é feito em ouro? ::D:

 

O meu único problema é o peso do aquário. Não pode ficar um móvel foleiro senão depois dá desgraça... Quando dizes que fizeste-o tu, queres dizer mandaste-o fazer a outro lado (tipo carpintaria? ::D:)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ver aqui os passos que dei até ter o móvel quase completo

http://economico.sapo.pt/forumbolsa/index.php/topic,30805.msg387285.html#msg387285

 

Tirando a parte das dobradiças até foi muito fácil. Nota que foi a primeira vez que fiz um móvel de raíz. Há dobradiças que não necessitam de furo e tornam a colocação das portas muito mais facil.

Tens aqui um aquário el L DIY

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=174379

 

Estou a pensar fazer um aqua novo, com vidros comprados no Leroy Merlin e aproveitar muita madeira que ainda me sobrou da primeira obra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito útil local, obrigado ::D:

 

Tenho um grande amigo meu que tem uma empresa que monta stands, etc. com ele vai ficar-me muito mais barato e ainda diz que me faz uma armação em ferro dentro da madeira para suportar os mais de 500 kg que aquilo vai ter ::D:

 

Julgo que fica mais seguro do que se fosse eu a fazer ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente já tenho o orçamento para o vidro:

 

Scalare - 400€

 

Sohal - 420€

 

Mania dos Peixes - 450€

 

Estou a aguardar o preço do móvel das duas últimas, mas espero que não se aproximem nem um pouco dos 840€ da Scalare.

 

 

Quanto à filtragem, pelo que me foi aconselhado na sohal, se puser um bom filtro externo com uma flauta comprida numa das pernas do L e na outra puser a entrada de água não devo ter problema. O que acham disto?

 

Ps: outro pormenor: 1 termostato de 500w ou 2 de 250w?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.