Fertilizaçao Aquario..


almodovar

Recommended Posts

Boa Noite.

 

tenho estado a ler os varios topicos sobre fertilizaçao, e, eu nao percebendo muito, espero melhorar a fertilizaçao que faço ao meu aquario.

 

Em termos de flora possuo apenas christmas moss, fetos de java, umas vallisnerias e (a tentar desenvoler) um tapete de eleocharis parvula.

Iluminaçao tenho uma regua de 2x35W T5 L8 , para um aquario de 80x30x40 (cxlxa) - 96L

como substracto tenho apenas akadama

fauna, apenas uns cardumes de neons e 2 escalares.

co2: caseiro

 

Eu como fertilizante, tenho usado apenas o fertilizante liquido da sera (sera florena) e feito tpas de 15L por semana..

 

venho entao, pedir a sugestao de fertilizantes, liquidos ou nao, para o meu aquario..

eu nao percebo muito de micros e macros, e peço que nao me sugiram algo muito caro, pois as plantas tambem nao sao muito exigentes (a excepçao da parvula que é um pouco mais)

 

cumprimentos

Editado por almodovar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

uma vez que tens plantas de fácil manutenção não tens de te preocupar muito com fertilizações.

 

Para o pessoal que não está muito à vontade e tem pouco conhecimento em fertilizações eu aconselharia o Tropica Plant Nutrition+, é um fertilizante muito bom face ao preço que custa.

 

Apenas segues as indicações que vêm no produto e terás excelentes resultados.

 

Gastas cerca de 14€ (na aquaeden) e tens fertilizante para 2 anos.

 

 

 

Cumps

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas aproveitando este topico eu tenho um aqua igual 80*30*40 com 96w de luz 8h por dia

plantas

 

eleocharis acicularis

eleocharis parvula

cabonba caroliana

bacopa

liliaeopsis noveazeelandiae

pogostemon helferi

 

fiz um fertilizante com a seguite receita:

33g Nitrato Potassio kno3

7.2g Fosfato de Potassio KH2PO4

250ml Agua destilada

 

vi neste site http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm e diz para colocar 5ml por 50L de agua 3x por semana, tenho tambem o fertilizante nutrafin plant grow posso utiliza-lo em conjunto com este para os micros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verifica se o da nutrafin nao tras macros. Para nao tares a fertilizar duas vezes macros.

Se for so micros acho que sim podes usar na boa. Muito pessoal por aqui usa solucao caseira para macros e fertilizantes de outras marcas para micros.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva eu uso essa receita sem qualquer problema. Quanto aos micros é como o aquariomaniaco disse.

 

Isto deduzindo que estejas a injectar CO2. Com essa quantidade de luz se não estás, devias...

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verifica se o da nutrafin nao tras macros. Para nao tares a fertilizar duas vezes macros.

Se for so micros acho que sim podes usar na boa. Muito pessoal por aqui usa solucao caseira para macros e fertilizantes de outras marcas para micros.

 

este fert da nutrafin tem

 

0.15% de N

boro

cobre

ferro

manganes

molibdenio

zinco

 

tou a fertilizar com 5ml de macros dia sim dia nao e 1ml de micros (nutrafin) tambem dia sim dia nao, alternando. acham que xega?

 

viva eu uso essa receita sem qualquer problema. Quanto aos micros é como o aquariomaniaco disse.

 

Isto deduzindo que estejas a injectar CO2. Com essa quantidade de luz se não estás, devias...

 

abraço,

 

GM

 

eu estou com co2 caseiro mas este varia o numero de bolhas com a temperatura da sala onde ta o aqua

 

é muita luz para o aqua? devo reduzir watts ou numero de horas?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho 9 horas por dia das 11h as 20h

 

eleocharis acicularis ta-se alastrar

eleocharis parvula lentamente mas ta a crescer

cabonba caroliana - é a que esta a crescer mais

bacopa - vai crescendo

liliaeopsis noveazeelandiae

pogostemon helferi

estas ultimas duas tao a ficar amarelas e a desfazer-se

 

algas nao sei se sao mas tenho os vidros a ficar castanhos e nas plantas têm uns pelinhos assim como algumas pedras e a cabomba

 

agradeco a ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu reduzia a luz para as 8h,não sou nenhum expert na matéria só te posso dizer o que faria...

 

e usava fertilizante liquido uma vez por semana...

 

eu uso Tropica Plant Nutrition + e ate me assusto com o carecimento das plantas...

 

quanto tempo tens essas 2 ultimas no teu aquario?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

tens 1watt por litro mas não precisas de tanto. Se reduzires um pouco, tudo (incluindo algas) fica mais fácil de controlar. Com muita luz tens que ter CO2 e fertilização à altura. O CO2 caseiro é um pouco instável por isso te aconselho a reduzires um pouco a luz. O que perdes em velocidade de crescimento ganhas em equlíbrio. Quando digo reduzir a luz não estou a falar do número de horas mas sim da intensidade (watts).

 

Continua com a fertilização que estás bem e faz uma TPA por semana.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pogostemon helferi e eleocharis parvula são as minhas plantas favoritas.

Posso disser-te que embora tenhas 96w(1 por litro) podes não ter os kelvins adequados eu tive um tapete de ambas e com uma lampada de 9000k a helferi e parvula cresceram muito bem.

 

Eu sinceramente sou fã da Seachem, pode ser um pouco mais caro,mas se fizeres bem as contas sai barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pogostemon helferi e eleocharis parvula são as minhas plantas favoritas.

Posso disser-te que embora tenhas 96w(1 por litro) podes não ter os kelvins adequados eu tive um tapete de ambas e com uma lampada de 9000k a helferi e parvula cresceram muito bem.

 

Eu sinceramente sou fã da Seachem, pode ser um pouco mais caro,mas se fizeres bem as contas sai barato.

 

eu tava a pensar em fazer uma calha com 3*t5 ho 24w que kelvins me aconselha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantas lampada tens agora? ias reduzir de 96w para 72w é isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantas lampada tens agora? ias reduzir de 96w para 72w é isso?

 

 

sim reduzir. tenho 4 lampadas de 18w (4000k.6500k 2 * 7700) e uma de 25w 10000k, agora desliguei a de 25w a ideia era fazer depois outra calha a medida das necessidades deste aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu colocava a de 4000k atras, depois 2 x 6500k e uma 9000k/10000k para o tapete a frente.

Injectava CO2 durante o dia e oxigenava a noite.

Fazia um ciclo de fertilização semanal, recomendo o da Seachem, pessoalmente gosto muito.

 

Ter um filtro UV pode ajudar na qualidade da agua e control de algas.(mas requer investimento)

 

Mas para efeitos imediatos avançava com TPA's para ver se controlava as algas, reduzia um pouco o tempo de luz(não muito que as plantas precisam), e injectava CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ela resiste com pouca luz, mas se queres por exemplo um tapete. Convém que lhe dês luz.

 

Eu tive parvula num aquario pequeno e nunca consegui um tapete por causa da fertilização, do substrato(gravilha) e dá luz. Mas ela aguento-se estoicamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

o filtro UV serve sobretudo para "matar" a água verde. Parece-me um pouco desnecessário. Além disso, não resolve o problema que as originou pelo que não é a melhor política (a meu ver).

 

Quanto aos kelvin. As plantas não usam kelvins para fazer fotossíntese. Usam PAR. São estes que interessam. De uma maneira pratica, elas adaptam-se a qualquer tipo de lâmpada normal por isso é uma questão de gosto. Se querem mesmo ser puristas, a clorofila tem dois picos de absorção: uma maior nos vermelhos e outro menor nos azuis (ou será ao contrário? - agora não me lembro).

 

Na minha experiência, a eleocharis é uma planta fácil e acho que ele tem luz mais que suficiente para fazer tapete. Pode é em vez de demorar 1 mês demorar 3 meses.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-me só referir que os filtro UV tem efeito algicida, bactericida. (não vou explicar isso aqui visto que existem varios topicos a falar sobre o tema).

 

Agora como referi a primeira medida são os TPA.

 

Quanto ao kelvins grosseiramente no hobby quando se fala em Kelvins estamos a indicar uma determinada temperatura(comprimento de onda) que corresponde a uma determinada cor. -> (Realmente os fusiveis não deviam estar muito bem...ass:MS)

 

Essa das plantas adaptarem-se, desculpa mas não subscrevo, gostava de ver um Rotula Macandra a desenvolver o seu vermelho lindissimo com uma lampada de 10 000 k ao invés de uma de 4000k(e com bastante Ferro).

Gostava de saber como...? pode ser que aprenda mais alguma coisa.(não estou a ser ironico,ok?)

 

Como disse a parvula aguenta-se bem, as vezes estoicamente, mas uma coisa é aguentar-se outra coisa é fazer um tapete compacto tipo relvado.

Isso só consegui com boa iluminação(9000k+6400k em cima dela), CO2, e uma boa fertilização.

 

Se desejarem posso partilhar convosco um artigo sobre luz em aquarios, só não o partilho aqui porque de outro forúm(era quase adulterio postar o link aqui) por isso posso enviar por MP se desejarem.

 

Um abraço,

MS

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto ao kelvins grosseiramente no hobby quando se fala em Kelvins estamos a indicar uma determinada temperatura(comprimento de onda) que corresponde a uma determinada cor.

Isso está errado... seja grosseiramente ou não.

 

Não confundir Temperatura de cor com Comprimento de Onda.

Temperatura de cor é uma escala que relaciona a cor de um material que irradie energia sobre a forma de fotões, com a sua temperatura. Isto não significa que esse mesmo material só emita um tipo específico de fotões (uma cor). Se assim fosse, um objecto com temperatura de cor de à volta de 5000 K que é branco, emitiria fotões de que comprimento de onda? Que giro... não existem fotões visíveis brancos. A cor branca é a junção de várias cores.

O Comprimento de Onda é uma medida de energia de um fotão específico.

 

Por isso, vamos tentar não meter os pés pelas mãos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais