Fertilizaçao Aquario..


almodovar

Recommended Posts

Viva,

 

Pois os UV matam tudo, até as plantas e nós. Mas no aquário só mesmo o que lá passa. Não estou a ver as filamentosas a passar lá quando estão agarradas ao substrato, plantas, etc...

 

Quanto à temperatura de cor e plantas vermelhas. Não tem nada a ver. A temperatura de cor não influencia nem as taxas de crescimento das plantas nem a sua cor vermelha. Influencia sim a nossa percepção das cores.

 

 

Vê como o Tom Barr reponde a uma pergunta semelhante:

 

"Hey Tom,

>

>What is the color temperature of the triton bulbs you use? Could it be

>that red plants require temperatures >= 5000K? I see that you have

>6500K and the tritons, what are the temperatures on Neil's tubes. I am

>curious to see if red plants require higher temperatures to stay red.

 

Tom:

This is not true. I have nice red colored plants at 3000K bulbs and 4000K

bulbs.

Higher temps help, but are not a prerequisite. I like a mix of colors

myself. I think the big issue on color temps is the way the colors look to

us. Almost every color(3000-8000K) bulb will grow plant fairly well. How we

see the these colors is another issue.

 

>

>I use GE plant & aquarium bulbs (full spectrum) - 3050K and Chroma 50s -

>5000K, but I think I may switch the Chroma 50s for Cool Whites - 4150K.

 

It might look better but the plants are that picky. But the cool whites are

what a- 1$ ea? Sure, why not.

Regards,

Tom Barr"

 

Mais um exemplo:

"

Lighting can alter your preception of the redness, but it does not influence the true color of the plants, they grow well at 400-700nm. Using a braod spect, say 5000-10000K works well, chose based on your own sense of preference, they plants will be fine eitherway.

Regards, Tom Barr

 

 

Exemplos? há muitos. É só pesquisar nos vários fóruns...

 

Aqui tens mais um artigo sobre como os vários kelvin não afectam o crecimento das plantashttp://fins.actwin.com/aquatic-plants/month.9611/msg00103.html

 

E aqui tens um teste com várias lâmpadas. O mesmo aquário e as mesmas plantas. O que difere são as lâmpadas e a nossa percepção da cor. As plantas continuam iguais sejam elas vermelhas ou verdes

 

http://www.theplantedtank.co.uk/lighting.htm

 

Abraço,GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Infelizmente não consigo testar isso agora, visto que passei para os ciclideos e ciclideos e plantas as vezes é complicado.

Mas vou fazer o seguinte assim que montar um pequeno plantado vou testar isso no que diz respeito a rotula macandra.

Como te disse ela era mas sensivel que uma mulher... :)

 

Prometo que depois vou dar feedback.

 

O teu ponto é um excelente ponto de partida.

 

 

Um abraço,

MS

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boa noite.

bem, venho desenterrar o topico e pedir umas ajudas.

À quase 1 mes e meio atras, abri o topico para pedir concelhos de fertilizaçao.

entretanto a fauna e flora foram aumentando, portanto, deixo aqui o novo setup:

 

Aquario: 80x30x40 96L

Iluminaçao: Regua T5 L8 2x35W

Substracto: Akadama

Co2: (nao)

Filtro externo: sera bioactive250 750l/h

termostato: boyu 50w

Fauna: Hemigrammus bleheri (nariz de bebedo), 10 neons, 3 discus (2 pigeon blood blue / 1 blue diamond) , um SAE colocado na tentativa de controlar as algas

Flora: christmas moss, fetos de java, Eleocharis Parvula, vallisnerias, saggitaria subulata, limnophyla sessiflora

 

hoje, venho aqui pedir um concelho para combater as hair algae.

efectuo tpas de 20% diárias, retiro quantidades equivalente a uma bola de musgo por dia destas algas, parei a fertilizaçao ja faz 2 semanas, e ainda nao resolvi o problema.

 

deixo aqui umas fotos:

dscf1789r.jpg

 

dscf1784g.jpg

 

dscf1768d.jpg

 

pelo que li, é excesso de ferro, certo?

alguem tem sugestoes para combater estas meninas?

so um aparte, estou a pensar comprar um KIT CO2. alguem tem uma sugestao de um kit relativamente barato (100, centro e poucos € maximo)

e onde o comprar? é que em termos de flora, a excepçao da limnophila e do musgo, nao noto desenvolvimentos nas restantes plantas. e no musgo pouco se nota pois o tronco está coberto de algas.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

na minha opinião, parar de fertlizar foi a pior coisa que fizeste pois isso só vai ajudar a deteriorar as condições das plantas e não tem nada a ver com o aparecimento das algas. Depois de descontar o substrato e o tronco e pedras deves ter por volta de 80 L o que te deixa quase com 1W/L o que para um sistema sem co2 é muitíssimo. Daí terem aparecido as algas. Tens uma desregulação entre a quantidade de luz que tens e as respectivas necessidades de co2.

 

Se queres manter sem co2 aconselho-te a tirar 1 das lâmpadas e fertilizar tudo (NPK e micros) 1 vez por semana. As coisas vão crescer devagar mas saudáveis. É o que se chama um low-tech.

 

Caso contrário tens mesmo que meter CO2 e fertilizar muito mais frequentemente para encontrares o balanço para a quantidade de luz que tens.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja, ao tentar combater o problema, fiz ainda pior. o co2 retirei já à 2 semanas, e uns dias depois comecou as algas, e parei de fertilizar. pensei que algas = sinal de nutrientes em excesso na agua ..

 

basicamente, terei de montar co2 caseiro rapidamente, fertilizar, e esperar que resulte.. é isto?

continuo a usar só o Tropica Plant Nutrition ? ou ha outra sugestao?

cumprimentos

Editado por almodovar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo! E tens aí a tua resposta ao problema:

o co2 retirei já à 2 semanas, e uns dias depois comecou as algas

 

O TPN é bom para os macros mas deves completar com um fertilizante à base de ferro e micros também. Há várias opções no mercado. Da mesma marca tens o TPN+. Podes usar só este último pois é completo ou ir revezando um e o outro.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok gmmartins. a ver se compro entao um kit, e deixar-me do caseiro que nao é tao consistente. farei agora um mas futuramente compro um kit.

 

Muito Obrigado pela ajuda .

 

cumprimentos

Joao Almodovar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O TPN É bom para os macros...

Acho que querias dizer micros, certo?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

encomendado à aquaeden -

 

kit de Co2 da Tmc:

- Garrafa 567gr recarregável.

- Redutor pressão c/ manómetro

- Válvula anti-retorno

- Difusor vidro Co2 p/ aquários até 100litros.

- Tubo silicone

 

+

tropica plant nutrition + 500ML

 

135€ ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, visto o maiornumero de algas estar no musgo, e o musgo estar completamente coberto de algas (parecia mais algodao que musgo) resolvi tirar o musgo.

aproveitei ainda e podei a parvula, de modo a que as algas nao a atacassem tanto.

 

ANTES

dscf1768d.jpg

 

 

e agora:

 

dscf1803c.jpg

 

dscf1800g.jpg

 

 

a qualidade da camara, ou do fotografo, é zero, nao liguem muito a isso.

agora, a questao é... meto musgo ou nao no tronco :D (musgo novo, o ourto ja ta no lixo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por ou não musgo é uma questão pessoal e que só tu podes responder ;)

 

Estás a injectar co2 com uma pedra difusora (aquela que se vê lá atrás do lado esquerdo)? Tem atenção que não é o método mais eficiente pois as bolhas de co2 são muito grandes e escapam-se antes de se dissolver na água. Se não for, esquece o que escrevi ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tenho o kit, e o Tropica plant nutrition+.. fertilizei logo com 5ml mal abri.

bem, andei as turras com aquilo para o montar, mas ja esta a funcionar.

agora, tenho uma duvida. alias, duas.

em relaçao ao fertilizante, qual a dosagem ideal? aquilo nao trouxe manual, eu penso que 5ml/semana seja suficiente, certo? (90L..)

em relaçao ao kit, neste caso ao difusor, quando se fala em bolhas/seg, conta-se as bolhas que descem da mangueira e entram no difusor, certo? nao as bolhas que saem do difusor.. ou seja

conta-se as bolhas a rosa (que entram na parte redonda no difusor, as bolhas grandes) e nao as bolhas pequenas..

porque entra cerca de 1 a 2bolhas/seg no difusor, e depois sao transformadas (obviamente) em milhares, mas pequenas. quando se fala em 1, 2, 3bolhas/sec fala-se dessas bolhas maiores, certo?

exemplo a rosa.

 

fffqn.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas quanto ao CO2 sim contas as que marcas-te a rosa, em relação ao fertilizante no meu caso fertilizo todos os dias 2ml para 50Lt, mas deixa vir os pro que eles dão-te umas dicas só te dei o meu ex ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

não te posso ajudar na quantidade exacta pois não uso o TPN+ mas acho estranho não vir escrito no frasco ou na embalagem. De qualquer modo, eu usaria 2x a dose recomendada. Tenho visto muita gente a usar assim o TPN+ com bons resultados. Mas também é simples. Começas com uma dosagem e vais ajustando conforme as necessidades. Se notares alguns tipos de algas ou carências aumentas um pouco e logo vês. Tem atenção que qualquer alteração não tem resultado da noite para o dia. Normalmente demora cerca de 2-3 semanas.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tal como o luis indicou, estou a usar 2ml/dia,com a excepçao ao sabado, que é dia de tpa. em dia de tpa meto 5ml, e é da maneira que combato as algas.

 

Boas amigo mas eu uso 2ml para 50Lt não sei qual os Lts do teu eu segui a dica do GM 2x dose recomendada fiz as contas e dei mais o menos 2ml diários dei o meu ex para ajustares a dose aos teus Lts ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sendo assim penso estar a fazer uma fertilizaçao adequada. o meu aquario é de 90 e poucos litros, 94 salvo erro. estou a meter 2ml/dia (exepto sabado, meto 5 depois da tpa) o que dá cerca de 17ml/semana. se 5ml - 50L e dizem para duplicar, dá 10ML - 50L , entao, 100L - 20ml de TPN+ .. para os 90 , 17ML/semana anda perto do ideal.. penso eu..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas!

 

Desculpa "roubar" o teu tópico, mas também uso o TPN+ no meu aqua.

 

Uso um pouco mais que a dose recomendada, mas faço-o semanalmente após a TPA. Pelo que vejo vocês dividem a quantidade semanal por 6 dias com 1 de repouso.

 

Esta técnica trás alguma vantagem? Há algum inconveniente em "sobrecarregar" o aqua com os nutrientes para 1 semana?

 

Abraço.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais