Restauro de um aquario de 300l


flf92

Recommended Posts

Ola.

Depois de alguns tempo distante do forum, queria mostrar e pedir ideias sobre o meu projecto.

Introduzindo um pouco o meu projecto, comecei á cerca de um ano a "restaurar" um aquário( dimençoes: 130x50x50) que me foi oferecido por um amigo meu que o tinha num restaurante e já não o utilizava .

 

 

Esta imagens é como o aquario se encontrava quando chegou a minha casa, onde reparei que teria que tirar um espelho que tinha colado num dos seus lados e que esse mesmo lado tinha alguns risco, e por isso escolhi para a parte de traz tendo agora um problema estético de arranjar a melhor maneira de esconder esses riscos.

gallery_45282_3093_496411.jpg

 

 

 

Comecei por fazer uma estrutura em ferro para suportar o peso do aquario. E depois de algumas ajudas aqui do forum decidi reforçar o silicone do aquario visto ja ter cerca de 15 anos e nao saber a sua estanquidade.

 

E construi um estrutura em ferro para o suportar e futuramente servir de movel para a minha sala.

Nesta foto mostro a soluçao para o problema dos risco que seria pela aventura de criar um Background 3D em esferovite e cimento.

gallery_45282_3093_223156.jpg

 

 

Alguns pormenores do fundo

gallery_45282_3093_198614.jpg

 

 

Pedra difusora que se encontra por baixo do fundo e com ligação á gruta

gallery_45282_3093_152698.jpg

 

 

gallery_45282_3093_105403.jpg

 

 

de seguida dei umas camas de cimento cola ao esferovite como e esplicado em alguns topicos, e coloquei tudo de novo no aquario. Incluindo ja o filtro caseiro que fiz com caixas de telemoveis.

 

gallery_45282_3093_299307.jpg

 

Ja tenho o projecto mais avançado mas ainda nao tive tempo para tirar mais fotos. assim que poder publicarei mais.

 

 

 

 

 

Deixem a vossa opinião e se tiverem alguma duvida perguntem que eu tento ao máximo ajudar.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro colega,eu estou a remontar o meu tambem...essa tecnica do cimento cola com esferovite.....tambem é viavel para fazer umas rochas?Aplicas o cimento puro?E em relação á agua,não vai alterar?Ando aqui ás cabeçadas pelas pedras que preciso e essa seria a solução...faria exatamente o que preciso,tanto em tamanho como em forma...Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro colega,eu estou a remontar o meu tambem...essa tecnica do cimento cola com esferovite.....tambem é viavel para fazer umas rochas?Aplicas o cimento puro?E em relação á agua,não vai alterar?Ando aqui ás cabeçadas pelas pedras que preciso e essa seria a solução...faria exatamente o que preciso,tanto em tamanho como em forma...Abraço.

 

 

Boas olha essa técnica e bastante simples e eficaz mas e preciso ter sempre em atenção alguns aspectos.

Um deles é que no fim do esferovite estar pronto com cimento tens que conseguir que ele fique no fundo do aquário o que pode ser difícil em caso de rochas soltas, mas se as colares no fundo do aquário resulta na perfeição.

 

O cimento tem que ser "cimento cola" que já vem misturado com área da fabrica. e na ultima camada tens que por cimento impermealizante que da um retoque final muito bonito e real e melhora muito a qualidade do trabalho...

 

Quanto á agua, pelo que li na net não vai alterar em nada, mas tens que colar o esferovite com silicone especial para aquários.

 

Olha eu já colei o meu fundo e neste momento estou a fazer o teste com o aquario cheio. e ja vai quase uma semana e esta intacto o cimento e estou a gostar muito do resultado final.

 

Bem agora tu a que ves se te compensa mais isto que as pedras reais.

 

BOm tarabalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto á agua, pelo que li na net não vai alterar em nada, mas tens que colar o esferovite com silicone especial para aquários.

 

Não é bem assim, antes de avançar, primeiro há que curar o cimento para que liberte todas as substâncias que alterem os parâmetros da água.

Medes o pH da agua da torneira e ao fim de 4/5 dias medes o ph da agua do aquário, se este subiu muito, despejas o aquário e voltas a encher.

Tens que repetir estas operações até que o pH estabilize.

 

Não percebi muito bem o esquema desse teu filtro com caixas vodafone, isso é para ficar dentro do aquário? :thumbdown2:

 

Tens que pensar no que pretendes para esse aquário para saberes o que necessitas, e aqui requer algum investimento, mesmo que seja dyi, não fica barato, por vezes fica mais barato comprar um filtro usado, o mesmo se aplica no que toca há iluminação, por exemplo se quiseres fazer um belo plantado necessitas de uma boa calha (potente) se te virares para os ciclideos africanos já não é preciso tanta luz assim.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

O filtro que eu tinha pensado e que puz em pratica com essas caixas vodafone concistia em colocar 4 caixas vodafone coladas, passando a agua de caixa em caixa por uns furos que fiz. Esses furos estao feitos de forma que a agua percorra a caixa toda ou seja da primeira caixa para a segunda os furos sao em baixo, da segunda para a terceira sao em cima e da terceira para a quarta sao em baixo e a aqua sairia para essa especie de ilha que tenho.. Nao sei se iria funcionar bem mas foi uma ideia que me deu...

Em cada caixa punha materiais filtrantes e nessa parte a que tinha duvidas no que deveria usar... O que acha? acha que vou ter bons recsultados ou que foi apenas uma ma ideia?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, já percebi no fundo trata-se de uma biobox artesanal, não vou dizer que não resulta, pois com as matérias filtrantes certas funciona na perfeição, porem esteticamente... :thumbdown2:

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois essa parte também já me surgido que não ficaria muito bem. A solução para isso era continuar o fundo ate tapar as caixas não? Falou nas matérias filtrantes certa, quais acha que sejam as indicadas para conseguir manter um aquário plantado ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois essa parte também já me surgido que não ficaria muito bem. A solução para isso era continuar o fundo ate tapar as caixas não?

 

Não me parece muito boa ideia, o espaço que ocupa, resulta numa grande parte do aquário às escuras

 

Falou nas matérias filtrantes certa, quais acha que sejam as indicadas para conseguir manter um aquário plantado ?

 

ceramicas, biobolas, esponjas, dracalon

 

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais