João Dias

.Membro Ausente
  • Content Count

    56
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

0 :)

About João Dias

  • Rank
    Hiper Recém Chegado
  • Birthday 01/20/1974

Contact Methods

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Brasil
  • Concelho
    Ílhavo (Aveiro)
  • Localização
    São Paulo Brasil
  1. João Dias

    João Dias

  2. João Dias

    troca de experiencia

    Boa noite caros colegas, sou português e moro em São Paulo. Faço criação de bestas tem 4 anos. Trabalho com vários tipos de caudas(SD,HM,PK,ETC)e tenho matrizes minhas como red Dragon,cooper entre outras.quero trocar ideias e informações...em breve vou colocar fotos...pretendo adquirir Betta macrostoma na minha próxima ida em Portugal,alguem indica um vendedor ou fornecedor?
  3. João Dias

    Diário de Reprodução de Betta Macrostoma

    Ainda cria esses bestas David?
  4. João Dias

    Mais uma duvida de sexo de ramirezis

    Consegui tirar umas fotos e bem melhores desta vez... a que penso ser a fêmea(quase certo) pois é bem mais redonda e a mancha preta apresenta bastantes escamas azuis: A grande duvida... eles já lutam abrindo as guelras e nadando sempre bastante rápido um á volta do outro...
  5. João Dias

    Mais uma duvida de sexo de ramirezis

    sei que sim Carlos ,mas penso que seja por serem novos.Tenho-os em casa faz três semanas e quandovieram não tinham cor quase nenhuma,agora estão com cerca de 2,5 cm de comprimento ,por isso que digo serem muito novos.Embora já marquem territorio e façam frente de guelrras bem abertas um ao outro...abraço
  6. João Dias

    Mais uma duvida de sexo de ramirezis

    Sim,penso serem duas fêmeas.Pois alèm de lutarem as manchas escuras têm várias pintas azuis.já agora....posso comprar um macho da variedade amarela que eles criam entre si ou tem de ser da mesma variedade?
  7. me ofereceram um suposto casal de remirezis,só que estou com algumas duvidas.Pela defenição que li,em relação ás pintas pretas,formato do corpo,etc é realmente um casal.Só que eles mudam de cor,a fêmea fica com a pinta bem negra e por vezes o macho fica sem cor alguma.O que ainda me leva a pensar que realmente é um casal é o fato de a suposta fêmea ser mas redonda,mas coloco umas fotos pata que me digam algo... Eis o suposto macho: e na hora que me faz duvidar... Agora a fêmea bem mais redonda,embora por vezes fique com a mancha bem preta: como o meu aquario é pequeno não posso comprar em demasia,pois pretendo trocar....
  8. João Dias

    Restauro de um aquario de 300l

    Caro colega,eu estou a remontar o meu tambem...essa tecnica do cimento cola com esferovite.....tambem é viavel para fazer umas rochas?Aplicas o cimento puro?E em relação á agua,não vai alterar?Ando aqui ás cabeçadas pelas pedras que preciso e essa seria a solução...faria exatamente o que preciso,tanto em tamanho como em forma...Abraço.
  9. João Dias

    Iluminaçao

    caro colega,tive as mesmas duvidas que tu faz pouco tempo e depois de muita pesquisa e conselhos,optei pelo mais simples...O meu aquario é só um pouco maior que o teu 60x35x40 e quando decidi montar um plantado as ideias eram muitas e tive um colega que me falou das vantagens das lampadas pl(economicas),como eu tive umas obras cá em casa e tinha comprado umas caixas dessas lampadas,montei a iluminaria com 3 de 20W e 6.400k cada e fiquei surpreendido com os resultados que foram excelentes...Mas tens aqui algo para te explicar tudo em relação á iluminação e aos famosos ks que deixam tantas duvidas A escala Kelvin, além de utilizada na representação de cores, é uma das escalas utilizadas para medir quaisquer temperaturas. Nesta escala, o valor zero é associado à temperatura correspondente ao chamado "zero absoluto". Esta temperatura corresponde a -273,3 graus na escala Celsius de temperatura; a temperatura de 0 graus na escala Celsius corresponde à 273,3 graus na escala Kelvin de temperatura. À temperatura de mais ou menos 700 graus Celsius (ou 973,3 K) o corpo negro hipotético começaria a emitir luz, com a tonalidade vermelho escuro. Em seguida, quanto mais aquecido, mais as tonalidades iriam variando, até atingir o azul. Esta associação de cor e temperatura foi validada mais tarde em experiências efetuadas pelos cientistas. Há aqui uma definição, utilizada tradicionalmente por fotógrafos, que costuma causar confusão à primeira vista: cores consideradas 'quentes' são cores avermelhadas e cores consideradas 'frias' são cores tendendo para o azul. Esta concepção, como se pode ver pelo desenho acima, é exatamente o inverso do que mostram as indicações de temperatura associadas às cores. Assim, quando se fala em uma tonalidade 'fria', deve-se imaginar altas temperaturas na escala acima, e o inverso para tonalidades 'quentes' . A tabela a seguir mostra várias fontes de luz e temperaturas associadas:
  10. João Dias

    duvidas Plantas

    Caro Luis,caso o primeiro link não te dê acesso tenta com este: My link
  11. João Dias

    duvidas Plantas

    dá uma olhada e leitura nisto aqui...é do Takashi Amano(um pró dos prós)é super completo ,didatico e decerto que te tirará todas as duvidas My link Qualquer coisa mais põe e dispõe....Outra coisa além de todo o substrato ainda coloco húmmus de minhoca tratado junto com o substrato,se quiseres uma explicação avisa.Como estou na fase de montagem do meu plantado podemos ser uma ajuda mútua.
  12. João Dias

    duvidas Plantas

    caro colega vou-te dar umas dicas que apesar de eu ser pouco entendido,penso que te vão ajudar pois me ajudaram imenso á uns meses atrás quando tinha a mesma duvida que tu.... Primeiro : pega-se no substrato e coloca-se uma camada no fundo do aquário. Eu utilizo uns 2 cms, mais ou menos. Segundo : De seguida , temos este passo que pode ou não ser importante. Entre o substrato e a camada de areão que ficará no topo do aquário pode-se colocar um cm de areia fina de rio, que ajuda a evitar a passagem de nutrientes para a coluna de água. Eu no meu tenho areia a fazer a divisão. Terceiro : Colocar uma camada generosa de areão por cima. Eu ponho para uns 3 cms no minimo, mas depende da quantidade de substrato. Se pusermos uns 2 cms de substrato colocaria uns 3 cms de areâo por cima. Quarto : Muito importante Aqui é que está o segredo. Nunca se deve encher o aquário no dia em que se monta o seu fundo. Deve.se encharcar o substrato durante uns dias, e só depois encher. Eu passei uma semana de estar encharcado, adicionei uns litros de água e retirei-os para levar com esses litros logo a maior parte do excesso inicial de nutrientes. De seguida encho na totalidade. Quinto : ARRANCAR SEMRPE O AQUÁRIO COM PLANTAS EM BOA QUATIDADE! dê preferência a plantas de crescimento rápido, para auxiliar no combate aos booms de nutrientes e algas iniciais. Sugestão de plantas iniciais : sessiflora , lemna minor,cabomba,Echinodorus, Cardamine lyrata (que filtra um pouco a luz e consome nutrientes directamente da coluna de água. Em relação ao CO2,eu acho que deves colocar .É sempre bom ,pelo menos de vez em quando com o sistema caseiro,porque se colocares bastante plantas o ciclo do proprio aquario não vai ser suficiente para elas Abraço caro amigo.
  13. João Dias

    Cultura Emersa (NOVAS FOTOS)

    Ao fim de 9 dias abri as caixas e o resultado já é visivel,principalmente no enraizamento,que está super forte.Foi tudo fotografado e fechado novamente para ser aberto aos 18 dias e aí eu acredito que o resultado será bem gratificante pois estou surpreendido com as raizes...Até ao 18° dia...Abraço.
  14. João Dias

    Novo Amazônico!

    No estado selvagem a própria naturaza faz a sua seleção,na aquariofilia infelizmente por vezes temos que ser nós.... quanto á iluminação depois se vires alteração nas plantas sempre podes adaptar mais uma lampada...Boa sorte.
  15. João Dias

    Novo Amazônico!

    E só agora reparei.... a iluminaria com essas plantas vai ser insuficiente.calcula os litros e não esqueças que algumas plantas tem necessidade de 0,5W/Litro e outras chegam a 1W/Litro.Estuda bem as fichas tecnicas das plantas para calculares o que vais precisar,é que queres aumentar o numero de plantas e diminuir a iluminação ,para mim a solução de iluminação seria 2 lampadas T5 de 24W,são um pouco mais caras mas duram mais e os beneficios superam qualquer outra equivalente.