Curiosidades para curiosos


João Dias

Recommended Posts

Ando curioso em relação a certas coisas ,desempenhos e dedicação de pessoas que se dizem amantes de algo....Quando alguem se inicia em uma comunidade ou grupo na net,por exemplo,espera sempre encontrar pessoas que amem o que o que nós amamos ou pelo menos que sejam pretaveis....Vou contar um caso em particular: certo dia,até digo quando...abril de 2009 para ser preciso aderi a uma comunidade a qual me pareceu coisa bonita,boa aparencia,etc.Era uma comunidade de aquariofilia...Lógico que eu tinha aquario...logo apareceu a primeira oportunidade de pedir ajuda,uma duvida...Uau!!!! A 1ª....Com muita emoção lá publiquei"me ajudem a indentificar um misero peixe".E qual o meu espanto... 414 visitas ao meu pedido...414...Respostas até hoje nada... como podem adivinhar cansei de esperar....Como o peixe(ciclideo africano)era de outro planeta,comprei uns ramirezis e lá coloquei outra pergunta...desta vez ,...sim ...3 repostas.MUito obrigado,muito obrigado mesmo,ao fim de 14 meses alguem tinha reparado em alguem que só queria uma explicação.Foi como uma golfada de ar fresco e um sentimento de alegria...EU EXISTO...Ganhei coragem,peguei minha camera e fiz um album....com 16 fotos em que pedia para me identificarem um peixe,essas fotos meus caros foram vistas 84 vezes e mais uma vez sem resposta e querem saber mais?....sabem qual era o peixe? Um guppy fêmea...mas agora terminando e para meu espanto por estar aqui a escrever tanto,o site ou comunidade ou seja lá o que fôr....E O VOSSO. Muito obrigado....atenciosamente me despeço e continuem o trabalho fantastico que têm feito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia João!

Tenho muita pena que a tua experiência tenha corrido mal, mas por vezes é o que acontece aqui, pessoal já está 'noutro nível', e quando vê tópicos de iniciantes não se quer dar ao trabalho de responder, pensa 'outros hão de ver'. Talvez por preguiça as vezes.. Eu admito, faço isso muitas vezes, pelo que te disse. Há tantos tópicos de iniciantes, e há tantos membros no forum que é quase 'impossível' que o tópico não seja respondido, pensa a pessoa que lê o tópico do iniciante e o deixa para outro. Tiveste um mau começo, na minha opinião, mas não é por isso que vamos perder um membro e um aquariofilista! reparei que tens muito poucos posts.. Se tu não participas, dificilmente as pessoas vão comentar o teu tópico, acho que funciona muito assim: tu comentas em vários tópicos, de várias pessoas, e calha ajudares alguém. Outras pessoas vão ver o teu tópico porque repararam no teu nome no outro tópico da outra pessoa, então bora lá ver o que é que o João quer saber.. Entendes?

Devias repensar se queres mesmo ir embora e não postar mais neste fórum..

O meu conselho é: Abre um tópico e mete o teu aquário!

Um grande abraço

 

Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joao nao desistas poe isso para traz das costas,mas nao desistas.

Se gostas mesmo de aquarios ,peixes,etc.Nao desistas continua,ve isso como o pequeno precauso.

comprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Dias,

 

Compreendo que é frustrante desejar ajuda por mais pequena que seja e não a obter, mas isso aconteceu, acontece e irá acontecer sempre, existem N factores que podem contribuir para isso, seja a falta de disponibilidade, seja a falta de oportunidade, numa altura mais morta do fórum (verão por exemplo) seja alturas mais movimentadas e alguns tópicos acabam por cair no esquecimento e deixam de ser vistos perdendo-se assim a oportunidade de ajudar e a pessoa a ajuda.

 

Como em tudo o que interessa é o hobby e desde que continues nele só esperamos que tenhas sucesso e que consigas resolver os problemas que vão aparecendo.

 

Cumps

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

compreendo a tua frustraçao, eu proprio ja vi topicos com umas quantas visitas e 0 respostas,

talvez por pergunta facil de mais ou muito dificil ou tema um pouco menos abordado inumeras possibilidade,

o que realmente interessa é que nao deixes o hobby pois isso é o que mais importa,

agora uma pequena sugestao, (eu mesmo vou fazer isso no meu proximo "projecto")

crias um topico onde colocas todo o teu set up do aquario

mostras o teu layout trocas ideias pedes sugestoes,

recebes criticas construtivas recebes elogios e acima de tudo.

adquires conhecimentos por parte de pessoas mais experiente,

e por parte dos menos experientes recebes sugestoes acerca do que pode ficar bem ou mal.

sendo todas as respostas agradaveis, sendo dos mais ou dos menos experientes.

 

cumps,

Claudio Pinho

P.S, tambem sou relativamente novo por estes lados mas nunca vi nenhum topico teu dos que referiste acima, se visse teria respondido com todo o gosto.

os meus 2 aquarios, plantados.

120L com ramirezis

80L com especie a decidir brevemente devido a remodelaçao.

http://www.aquariofi...howtopic=183821

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos a eles João!! :thumbup3:

PS: mas como eu te compreendo!! hehehehe

 

Pois eu também.Passei vários anos afastado do forum.E agora que voltei senti logo a diferença.

Existe menos ajuda por aqui.Não creio que seja de proposito.

Como aqui já disseram a maior razão é que já existe um grande fosso de conhecimento entre os mais experientes e os novatos.Estes assumem que alguém vai responder.

Por outro lado tenho visto aqui muita resposta a mandar usar o motor de pesquisa. Eu já fui novato e sei bem a aflição que é ter os nossos peixes a morrer e não saber como lhes valer.

Noutros tempo o forúm era uma mão amiga,hoje,e não acho que seja de proposito já não é tanto assim.

Sim eu sei que chateia responder 50 vezes a mesma pergunta.Mas a verdade é que para um novato aflito o motor de busca nem lhe deve vir á cabeça,ele vêm ao forúm á procura de um guia experiente que o ajude.

Existe users que em vez de mandarem procurar colocam o link onde podem achar a resposta.Eu tento fazer assim e acho muito mais amigavél que mandar procurar.

 

Para mim o forúm há-de sempre ser o MEU FÓRUM,mas após uns anos afastado disto foi esta a sensação que o forúm me deu nestas primeiras semanas depois de voltar.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu perguntei porque não percebi mesmo sobre o que estavas a falar..

No meu caso, respondi porque acho que não se deve desistir de um fórum como este, onde há informação bastante boa em alguns campos, por causa de uma má experiência!

Há ainda muita coisa por experimentar, e não vou mentir, em Portugal há muito pouco desenvolvimento em relação a espécies de peixes, apesar de haver uns quantos que arriscam e importam espécies novas, noto muito pouco interesse em descobrir peixes para alem daqueles que vemos nos aquários das lojas. Dou o exemplo do fabiosilva e do Ric.Gomes, que teem Apistogrammoides pulcapaensis, eu tive e o Spaar tem Apistogrammas Abacaxis. Muito pouca gente conhece as espécies, estas e outras, e é pelos fórums que se obtém novos conhecimentos. Se uma pessoa entra no hobby, e nao tem um sitio onde aprender, provavelmente desiste depois de levar a morte 50 peixes, por negligencia. E concordo com o aquamaniaco, o fórum está diferente, já não ha tanta entreajuda, talvez por o fórum ter tandas sub-divisoes?

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se deve comparar o fórum de agora com o de há anos, são coisas totalmente diferentes, nuns aspectos para pior outros para melhor.

 

Cada utilizador faz o seu trajeto, uns ficam mais tempo e respondem outros ficam mais a observar, faz parte não temos nem devemos levar a mal.

 

Claro que é mais fácil haver um grupo coeso quando somos 500, mil,.... mas é mais complicado quando somos 50 mil e esses mil iniciais já quase não frequentam o fórum.

 

Espero sempre ajudar quem precisa mas tb não posso andar sempre aqui e mesmo quando ando nem sempre posso ver/responder a tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, o grande problema é que por exemplo a maioria só reponde aos tópicos que estão no cabeçalhos e não entram nas subdivisões para ver os outros ficando estes esquecidos. Por exemplo se só tiveres tempo para colocar um tópico á noitinha estas tramado pois o forum está quase vazio e depois de manha vem muita gente com duvidas para colocar no forum e não têm tempo para responder ficando os outros tópicos "enterrados" pelos outros, meu concelho se querem respostas coloquem os tópicos ao fim da tarde. Por exemplo o subforum peixes está muito dividido dai muita gente decidir colocar as duvidas ou experiências no primeiros passos que são os mais vistos. Pode se chamar nalguns casos preguiça de procurar tópicos novos e noutros falta de tempo mas devíamos fazer um pequeno esforço porque as vezes tratasse da sobrevivência de um ser vivo por isso toca a fazer esforço para salvar vidas, lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geada uma solução é utilizar o View New Content que é o que eu faço sempre, como o meu tempo para responder já não é o que era tento verificar aqueles tópicos que tenho que moderar e os tópicos que tem menos respostas, pois podem precisar mais de ajudas (bem sei que quantidade não é qualidade mas pelo menos já é alguma coisa).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas não é os admistradores e os moderadores que têm de responder a tudo pois já têm de coordenar o forum e procurar eventuais infracções as regras, a muita gente que sei que só vem ca para ver fotos e comentar aquários mas o mais importante colocam de parte, eu por exemplo o que vejo menos são os setups pois normalmente quem os coloca já tirou quase todas as duvidas (nem todos) e centro-me nos tópicos de ajuda. O forum não é mau por isso só temos de aparar algumas arestas e algumas mentalidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por exemplo se não fosse este forum estava tramado na minha zona existe pouca ou nenhuma lojas de especialidade e alem do mais quem tem ca conhecimento tem salgados e pouco percebem por exemplo de plantados, até posso dizer que sou o único com um plantado hightech. Por isso não levem isto como uma critica mas como uma opinião para tentar que as coisas mudem onde precisam de ser mudadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por exemplo se não fosse este forum estava tramado na minha zona existe pouca ou nenhuma lojas de especialidade e alem do mais quem tem ca conhecimento tem salgados e pouco percebem por exemplo de plantados, até posso dizer que sou o único com um plantado hightech. Por isso não levem isto como uma critica mas como uma opinião para tentar que as coisas mudem onde precisam de ser mudadas.

 

Eu também.Em 2005 quando entrei no forum a primeira vez tava prestes a desistir.Aqui recebi ajuda de muita gente que tinha gosto em ajudar-me.

Ajudavam-me a cuidar dos meu aquário como se deles fosse.

Acabei por desistir do Hobby mais tarde.Não havia como trazer o aqua para inglaterra.Mas sempre tive intenção de voltar e isso é porque o bichinho em mim ficou graças ao forum e a todos os que por aqui andam.

 

Aliás sou mais experiente mas ainda hoje peço ajuda no forum,peço menos porque me habituei a pesquisar mas peço.

Ainda há poucas semanas GEADA me aconselhas-te em relação a um sistema de CO2.Eu ando a montar um Hig-tech para fazer plantado e andava tentado a comprar aquelas garrafas de co2 da fluval e tu aconselhaste-me a usar o sistema de botija. Pois o meu já vêm a caminho. Nunca se é experiente demais para aprender.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,já dei a conhecer o meu problema,já passou ,foi um desabafo...Peço desculpa a todo mundo e continuar é que conta.Hoje já estive entretido a tarde toda com um post novo que coloquei de cultivo emerso que me fez mudar um pouco de ideias.Obrigado pela atenção de todos e mais uma vez desculpem a minha atitude,abraços e boas ideias..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Eu sou um daqueles que passo a vida enfiado no forum, leio muitos posts sempre em busca de conhecimento, mas francamente para responder a algo não me sinto com conhecimentos para tal,

 

mas continuo a dizer que este forum é uma ferramenta optima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.