FF's REEF


Mega

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de algum tempo ausente volto para postar algumas novidades da área técnica e aquário.

 

Ainda não recuperou totalmente depois da "insolação" que apanhou, mas já parece outro.

 

 

Na áera técnica retirei a bomba de alimentação do escumador e passei a alimenta-lo por gravidade, através do retorno do aqua e pela descarga do reator das pellets.

 

DSC02795.jpg

 

 

 

Aumentei a capacidade de filtragem biológica com a introdução de 4 litros de siporax. Introduzi um cesto ficando suspenso não acumulando detritos.

 

DSC02801.jpg

 

 

O aqua está cheio de frags e alguns corais fora de sitio. Estão há espera de ir para o fragário, por isso não liguem à desarrumação. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Agora algumas fotos do aqua.

 

IMG_9863.jpg

 

 

IMG_9857.jpg

 

IMG_9856.jpg

 

 

IMG_9925.jpg

 

 

IMG_9924.jpg

 

IMG_9852.jpg

 

IMG_9851.jpg

 

IMG_9805.jpg

 

IMG_9786.jpg

 

IMG_9823.jpg

 

IMG_9833.jpg

 

IMG_9867.jpg

 

IMG_9869.jpg

 

IMG_9871.jpg

 

IMG_9873.jpg

 

IMG_9874.jpg

 

IMG_9876.jpg

 

IMG_9882.jpg

 

IMG_9883.jpg

 

IMG_9885.jpg

 

IMG_9886.jpg

 

IMG_9888.jpg

 

IMG_9891.jpg

 

IMG_9894.jpg

 

IMG_9895.jpg

 

IMG_9898.jpg

 

IMG_9900.jpg

 

 

IMG_9906.jpg

 

IMG_9909.jpg

 

IMG_9912.jpg

 

IMG_9931.jpg

 

IMG_9946.jpg

 

IMG_9975.jpg

 

IMG_9962.jpg

 

IMG_9961.jpg

 

 

 

 

 

IMG_9799.jpgEspero que gostem.

 

Abraço

 

Filipe Valente

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Filipe,

 

A recuperação corre a bom porto, agora com o tempo isso vai melhorar.

Em relação aos Leds, estás satisfeito com os resultados? Estou a ponderar os Kessil para colocar no meu.

 

1 Abraço,

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é verdade o aquário está a recuperar bem.

 

Em relação aos Leds não tenho dúvidas, já tive hqi e consigo melhores cores e crescimentos com os Leds. Tenho uma ampla conjugação de espetros e elevados valores de PAR, à volta dos 200 perto do fundo do aqua.

 

Abraço

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mega

Parabéns pelo projecto com corais brutais.

Adorei os focos de leds, um investimento um pouco caro de inicio mas com o tempo compensa bastante.

Uma boa continuação e que nos mostres muitas mais fotos como estas..

 

cumpr

Editado por resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários Resende.

 

O investimento ser caro ou não é relativo. Eu apenas necessitava dos 5 canhões, depois os PAR38 foi para conjugar alguns espetros e cores.

 

Mas se contabilizar só os 5 canhões, equivale a 250W

 

Se tivesse de por uma calha t5, necessitava de 8 lampadas t5 de 80W, o que prefaz 640W (não contabilizando a energia dissipada pelos balastros e consumo das ventoinhas de ventilação).

 

Não esquecer que tenho uma vida útil média nos LEDs de 50.000H não necessitando de trocar de lâmpadas de 6 em 6 meses.

 

Acredito perfeitamente que tendo em conta os valores praticados pela EDP e o acima referido, em menos de um ano pago o investimento.

 

Grande abraço

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Ola amigo MEGA,

 

Tive a ler e ver este fantástico projeto do inicio ao fim e nao me arrependo nada da hora que gastei a faze-lo. Muitos parabens.

 

Com a leitura consegui chegar a algumas conclusoes no que diz respeito a iluminaçao LED, que é a iluminaçao que prento usar no meu futuro reef de 200l brutos. Pela regra de 3 simples que fiz, baseando-me no seu projeto cheguei a conclusao que precisaria de 1.4 canhoes para o meu aqua para ter a equivalencia de w/l igual a sua... Agora arredondo para 1 (que seria a matemática correta) ou passo para 2?

A teoria que 1w led equivale a 10w t5 é correta ou sao apenas mitos?

No meu aquario visto precisar de menos quantidade será mais benefico 1 ou 2 canhoes ou uma calha onde estejao os 75w de leds que preciso aproximadamente?
Caso seja os canhoes a melhor opçao onde posso adequirir canhoes desses?

 

Obrigado pela atençao :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Hugo,

 

Obrigado pelos comentários.

 

Após leitura do teu post, verifiquei que o entusiamo pelos LEDS é visivel e desde já te digo que não terás desilusões.

 

No entanto, importa referir o seguinte: Esquece os Watt por Litro e começa a pensar em Lumens / litro e valores PAR.

Lumens é a medida internacional de fluxo luminoso ou quantidade de luz. PAR é o alcance espectral da luz solar entre 400 a 700 nanómetros, necessários para plantas e algas zooxantelas (algas unicelulares que vivem em simbiose com os corais, anémonas e alguns nudibranquios) possam promover a fotossíntese.

 

Ou seja, basicamente precisas de um sistema de iluminação que consiga promover bastantes lumens e ao mesmo tempo garantir valores de PAR acima dos 250 para manteres sps em boas condições.

 

Imagina dois sistemas com 75W. Mas um tem apenas 60 lumens / watt e outro tem 110 lumens /watt. Rapidamente ves que apesar de terem os mesmos watt, um dá praticamente o dobro da luz (lumens) que o outro. Os "watt" é o que pagas em eletricidade mas não corresponde diretamente à quantidade de luz emitida.

 

No meu aquário tanto os canhões como as PAR38 têm 110Lm/watt garantindo cerca de 34100 Lm totais e valores de PAR por volta dos 260-300 a 55 cm de profundidade.

 

Vê a mensagem que te enviei por MP.

 

Se precisares de mais algum esclarecimento diz.

 

Abraço

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá bom dia

li exaustivamente todo o tópico com prazer, aproveito para lhe dar os parabéns e agradecer a explicação não só do sistema do reef como da iluminação Led.

tal como vem acontecendo sempre que me dedico á leitura deste tipo de tópicos, aprendo sempre alguma coisa, obrigado.

tembém tenho há perto de um ano iliminação Led mas, artesanal "DIY" como foi uma experiencia, utilizei leds baratos "made in china", mas estou bastante satisfeito com o resultado, agora depois de mais esta leitura já faria as coisas um pouco melhor.

espero que continue a postar o desenvolvimento do seu sistema.

cumprimentos

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Afonso e Marco, obrigado pelos comentários e incentivos.

 

De momento tenho a dizer que os corais duplicaram o tamanho e já andam em guerras químicas. :unsure:

 

Há aproximadamente 1 mês comecei a ter alguns branqueamentos nas bases devido a ter no3 e po4 completamente a zero.

 

Assim que parei com as pellets, esses branqueamentos pararam e já voltaram a ganhar tecido vivo.

 

Depois da Páscoa vou postar novas fotos para verem a evolução.

 

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Grande percurso que esse projecto tem vindo a percorrer. Muito bem!

 

Sou mais um que está curioso com o desenvolver dos corais desde a última actualização, principalmente de Acroporas mais exigentes.

 

Força com isso!

 

 

Boa Páscoa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns!

 

O aquário está fantástico! 5***** :thumbup3:

 

Gostava de saber se a empresa de iluminação já está a funcionar? É que estou interessado em comprar umas par 38 para o meu nano.

 

 

 

Cumprimentos

 

Miguel Sequeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

 

Olá Filipe,

 

Grande percurso que esse projecto tem vindo a percorrer. Muito bem!

 

Sou mais um que está curioso com o desenvolver dos corais desde a última actualização, principalmente de Acroporas mais exigentes.

 

Força com isso!

 

 

Boa Páscoa

 

André,

Obrigado pelas tuas palavras.

E como recordar é viver, a montipora capricornis laranja que se encontra do lado direito, foste tu que me deste um bocadinho em tempos do tamanho de uma moeda que dizias que no teu aqua não se estava a adaptar. Lembras-te? :tongue:

 

Também aqui está uma acanthastrea proveniente do teu aqua.

 

Assim que tirar mais fotos vou postar para verem a nova evolução.

 

 

Muitos parabéns!

 

O aquário está fantástico! 5***** :thumbup3:

 

Gostava de saber se a empresa de iluminação já está a funcionar? É que estou interessado em comprar umas par 38 para o meu nano.

 

 

 

Cumprimentos

 

Miguel Sequeira

 

Miguel,

 

Obrigado pelos comentários.

Sim, a empresa já está activa.

 

Cumps

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bom dia a todos,

 

Após algum tempo ausente venho tentar obter alguma ajuda.

 

Dos vários corais duros que tenho, acroporas, montiporas, seriatopora, pocilopora, etc, apenas as acroporas começaram a perder tecido nas bases. Todos os outros continuam a crescer sem qualquer problema. Apenas noto que os LPS, acatastreia e caulastrea furcata têm as cabeças menos insufladas e reduziram os crescimentos.

 

Já verifiquei se poderia ser alguma peste (AEFW) e não encontrei nada.

 

Os parâmetros atuais são:

 

NH4=0

NO3=0

NO2=0

PO4=0.02

MG=1280

CA=430

KH=7.8

PH=8.1

TEMP=25º

Densidade=1024

TDS água reposição=0

 

Os testes utilizados são de grande precisão (Deltec D&D)

 

Importa salientar que também tenho algumas cianobactérias, pelo que acho estranho uma vez que os nutrientes estão praticamente a zero.

 

Estou inclinado para que o problema seja falta de NO3, e no presente não estou a efetuar nenhum método probiotico ou uso de pellets.

 

Tinha alguns litros de siporax que já retirei à 3 semanas e aumentei a dose de comida mas sem resultados positivos.

 

Agradecia que me dessem os vossos comentários para tentar perceber qual a causa.

 

Abraço

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia,

 

Após algumas baixas de acroporas devido a branqueamentos, o aqua finalmente começou a recuperar.

 

Confesso que não cheguei a perceber a causa, que de certo modo não me deixa confortável.

 

A verdade é que agora parece ter voltado ao normal.

 

Aqui ficam algumas fotos do aquário ainda em recuperação com alguns corais fora de sitio para despachar.

 

Espero que gostem.

 

FFs4_zps3d89e164.jpg

 

 

FFs5_zpsafd6a5b5.jpg

 

 

FFs8_zps3cc1cb9f.jpg

 

 

FF6_zps2fcad12e.jpg

 

 

FFs3_zpse2f5b8ba.jpg

 

 

FFs2_zps49dab9ad.jpg

 

 

FFacutes1_zps95fb22fa.jpg

 

 

FFs10_zps16248d63.jpg

 

 

FFs9_zps9a58bd5f.jpg

 

 

FF18_zpsc451bc67.jpg

 

 

FF17_zps72351084.jpg

 

 

FF16_zps21ef1284.jpg

 

 

FFs7_zps3f766186.jpg

 

 

FF12_zps1ab30c81.jpg

 

 

FF14_zps217ce348.jpg

 

 

FF15_zps8b936456.jpg

 

 

FF13_zps463a8fa2.jpg

 

 

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.