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Boa noite,

Venho desta forma partilhar a minha experiencia nos aquários de água salgada bem como o meu novo projecto.

Actualmente tenho um aquário cubo, com 70x70x70, com corais moles, sps e lps. Os corais cresceram e a vontade de introduzir mais peixes está condicionada por razões óbvias:

 

Durante quase dois anos a evoluir com alguns erros neste pequeno habitat de 300L, resolvi expandir o hobby para um aquário maior. Aqui ficam os dados do futuro projecto:

 

Setup futuro projecto

 

Aquário: Aquário 160x60x70 670L brutos, com coluna seca e dois furos, com durso. (Será manufacturado pela SCALARE).

Estrutura: 160x60x80 em aço galvanizado, (manufacturado pela Aquahobby)

Sump: 100x50x30 brutos (será manufacturado pela Scalare)

Retorno:Eheim 1260 2400l/h (Já adquirida a um membro do Forum)

Iluminação: Será toda em tecnologia led de última geração. À procura no mercado da melhor relação lux/PAR Vs preço

Escumador: Deltec TC 2560 (Já adquirido a um membro do Forum)

Circulação: Vorthec MP40 W ES,( já existente do aquário actual)

Substrato: 3/4 cm de Areão de coral de 2mm

Filtragem:

1- 40kg Rocha Viva, (já existente do aquário actual)

2- Reactor com biopearls, (já existente do aquário actual).

Aquecimento: termóstato 300W ( já existente do aquário actual)

Reposição: Reactor de Kalk Aquamedic 1000, com bomba de reposição automática da Tunze.( já existente do aquário actual)

Reactor de Cálcio: Blau Aquaristic 1000L CR 100 de câmara dupla (2000L), com media DELTEC HYCARB special. ( já existente do aquário actual)

Refrigerador: Hailea HC-150ª (já existente do aquário actual)

Suplementos: (já existentes do aquário actual)

 

1 - Amino Acid Korallen-zucht

2 - Trace elements Korallen-zucht

3 - Zeostart2 Korallen-zucht

4 – Zeobak Korallen-zucht

5 – Coral vitalizer Korallen-zucht

6 – Phytoplankton Brightwell

 

 

O futuro projecto será baseado essencialmente num layout minimalista, maioritariamente com sps, alguns lps e zoantus, parecido com este:

 

DSC_0020.jpg

 

Assim que receber o aquário e estrutura, começarei a postar fotos para verem a evolução.

 

Agradeço criticas e espero que gostem.

 

Cumps

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Olá Bruno, obrigado e espero que esteja tudo bem contigo.

 

Estou aberto a sugestões, que alterações sugeres?

 

Abraço

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Boas, é pouca coisa, só retoques.

 

Aquário: Adicionava vidro extra-claro, pelo menos na frente. Ps. Acho a Scalare mt cara.

Estrutura: ok

Sump: ok

Retorno: Punha uma Eheim compact+ 5000, com saida em loc.line, seria um suplemento de corrente á Vortech

Iluminação: Se os Led forem equivalente a uma calha ATI pelo menos 6x56W ou 6x80W ok.

Escumador: ok

Circulação: Vorthec MP40 W ES,( já existente do aquário actua) talvez mais tarde adciones uma mp10.

Substrato: ok

Filtragem:

1- ok

2- ok

Aquecimento: ok

Reposição: Reactor de Kalk Aquamedic 1000, com bomba de reposição automática da Tunze.( já existente do aquário actual)

Reactor de Cálcio: Blau Aquaristic 1000L CR 100 de câmara dupla (2000L), com media DELTEC HYCARB special. ( já existente do aquário actual)

Refrigerador: Hailea HC-150ª (já existente do aquário actual)

Suplementos: (já existentes do aquário actual)

 

Como já tens este material não sugiro balling, a menos que vendas tudo e passes para o balling.

 

Cumps.

 

 

 

 

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Boas,

 

Origado pelas dicas.

 

Vou ter em consideração o vidro extra claro para o aquário.

 

No que respeita à bomba de reposição, uma vez que pretendo inserir mais uma mp 40 para trabalharem emparelhadas, acho que a actual eheim chega.

 

Na iluminação pretendo introduzir algo identico aos canhões da ECOXOTIC, presumo que seja suficiente.

 

No que respeita ao Balling, vou esperar para ver se consigo manter os niveis correctos e estaveis. Depois decido conforme os resultados obtidos. Penso que tu também optaste por balling tendo de inicio os normais reactores?

 

Cumps

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Boas, nunca tive reactores, comecei a ver muita aparelhagem, muitos cabos, tubos e afins, afinações, etc.

 

Então saltei logo para o Balling, um aparelho doseador, tres garrafões, está feito. ;)

 

Cumps.

 

 

 

 

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  • 1 mês depois...

Olá a todos,

Depois de algum tempo ausente (férias), venho mostrar as actualizações existentes.

 

A estrutura já chegou, mas continuou à espera do aqua.

 

DSC02249.jpg

 

Neste momento estou a arquitectar um sistema de reposição de água que não necessite de depósito, não ficando condicionado à autonomia do mesmo. Já encomendei uma válvula solenoide para o sistema push fit da osmose inversa da marca tunze.

 

8555_200.jpg

 

Assim que chegar é só substituir a bomba de água do osmolator tunze pela solenoide e fazer as ligações de tomada de água e esgoto.

 

Deixo também algumas fotos do escumador e bomba de retorno.

 

DSC02250.jpg

 

DSC02251.jpg

 

Cumps

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Boas tudo bem? Quando vem o aqua? Vem de onde?

 

Cumps.

 

 

Olá Bruno, como estás? Comigo está tudo óptimo, empolgado com a nova montagem.

 

O aqua vem da SCALARE e disseram-me que em principio mais uns 10 dias e chega.

 

Depois de várias membros do forum me terem alertado para a altura do aqua ser demasiada (70cm) tendo em conta o layout e sistema de iluminação que pretendo implementar, consegui que alterassem para 60cm. :thumbup3:

 

Cumps

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Boa tarde.

 

Conforme descrito anteriormente, tenciono criar um sistema de reposição de água evaporada automático sem estar condicionado ao volume do depósito de água de osmose e à autonomia do mesmo

Estas férias de apenas 16 dias deixei o actual depósito do aqua antigo cheio (30L) e quando cheguei já estava completamente vazio.

Vou publicar alguns esquemas do sistema que pretendo implementar para que situações destas nunca mais aconteçam. O material já está comprado mas ainda não chegou para vos poder mostrar.

 

Vistas gerais do aquário no escritório com medidas reais

 

1-1.jpg

3-1.jpg

2-1.jpg

 

Sump / Reactor de Kalk/ Controlador Osmolator da Tunze / Solenoide sistema PUSH FIT da Tunze / Sensor de nível

 

5.jpg

Grande Plano Reactor de Kalk/ Controlador Osmolator da Tunze / Solenoide sistema PUSH FIT da Tunze

 

4.jpg

 

Tubagens de pressão sistema PUSH FIT de cor azul (Não aparece no esquema mas posteriormente estará dentro de calha técnica da cor do rodapé)

 

6.jpg

 

Continuação das tubagens ao longo do rodapé e passagem pela parede para a casa de banho

 

7.jpg

8.jpg

9.jpg

 

Sistema de osmose inversa com o tubo de esgoto a vermelho, ligado ao tubo de saída de água do lavatório.

Não aparece a tomada de água ao sistema de osmose mas será efectuado por uma torneira dupla de dividirá a água para a osmose e para a torneira de água fria.

 

10.jpg

 

Não hesitem em comentar ou apresentar criticas construtivas. Só começarei a montagem para a semana por isso tenho tempo de efectuar alterações caso sejam válidas.

 

Cumps

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Boas!

 

Sistema interessante que arranjaste ai para a reposição automática.

Pelo que percebi o sistema irá encher um depósito, que por sua vez irá estar a repor através dos sensores para a sump correcto?

 

Actualmente tenho um sistema de reposição automática mas ligado a um deposito de 20L (dá-me para 1 semana).

 

Esse sistema não te ficará um pouco dispendioso? Porque não fazer um sistema em cadeia com mais um reservatório? (duplicando assim o teu tempo de descanso), basta meteres uma segunda sonda e bomba no novo reservatório.

 

Tens sempre a limitação por parte do espaço.

 

No entanto não deixa de ser uma excelente ideia que caso possas até poderias complementar com um sistema de tpa´s automático com 20 ou 30L a serem despejados para um tanque (até atingir o sensor e depois outro sensor despejava essa agua no esgoto.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

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Boas Paulo,

 

A intenção é não existir depósito de reserva nem nada que se pareça para não estar condicionada ao volume do mesmo. A caixa de vidro que aparece debaixo do aquário é uma SUMP simplificada só para explicar o funcionamnet, é possível que tenha feito confusão.

 

O sistema de osmose inversa está sempre sobre pressão, quando o sensor de nível detectar que deve ser introduzida água, em vez de actuar na bomba de água que estaria submersa num depósito, vai actuar na solenoide (Válvula electromagnética) que vai permitir que a água do gerador de osmose comece a debitar directamente para o reactor de Kalk e por sua vez para o aquário. Assim que o nível de água estiver correcto a solenoide deixa de ser actuada interrompendo o fluxo de água. Tudo isto controlado pelo osmolator da Tunze que já tenho do outro aqua

 

Em termos de custos apenas tive de adquirir o seguinte material:

 


     
  • Uma torneira dupla - Serve para ligar a tomada de água ao sistema de osmose inversa e à bicha da torneira de água fria

 

Foto0608.jpg

 

 


     
  • Tubagem de pressão para o sistema Push Fit (5 metros)- Igual à existente na maioria dos reactores.

 

Tubing.jpg

 

 


     
  • Curvas do sistema PUSH FIT para os cantos do rodapé durante o percurso da tubagem.

 

IMP-Equal-Elbow-Main-1.jpg

 

 

  • Dreno de esgoto - Será introduzido no cano de esgoto do lavatório através de um pequeno orifício para a saída da água residual filtrada pelo gerador de osmose inversa.

 

PI22_D1.jpg

 

 


     
  • Solenoide da Tunze - Substitui a bomba azul e branca do osmolator da Tunze

 

 

8555_200.jpg

 

 

 

Posso dizer que o item mais caro foi a solenoide. Tudo o resto é à volta dos 2 ou 3 euros cada.

 

Em relação ao sistema de reposição automática é um pouco mais complicado e estou condicionado à falta de espaço. Mas nunca se sabe...

 

De salientar que não encontrei nada deste material à venda em Portugal. Mandei vir tudo pela internet o que também não foi fácil encontrar este tipo de materiais.

 

Vou deixar o link da empresa onde comprei. Aqui existe de tudo: http://www.ro-man.com/shop/index.php

 

 

Espero ter ajudado.

 

Obrigado

 

Abraço

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Viva,

 

Tens ai um aquário com as medidas que eu precisava, são excelentes! Se não te importares vou dar a minhã opinião!!

1 Vortech acho pouco, ela até pode abrir um leque de circiulação bastante grande (cerca de 50cm) e provavelmente consegue fazer com que a circulação chegue quase a todo o lado, mas não é sufeciênte para um aquário de 160cm! Isso é a minhã opinião, até porque se etsn ideia de ser maioritáriamente SPS, vais ter necessidade de comprar outra mais daqui a uns tempos!

 

Bomba de retorno esta ok! Não interessa ter um retorno muito superior a litragem da bomba que o escumador faz por hora, é importante que o escumador consiga escumar a água toda ou maior parte da que passa na sump!

 

Iluminação, tens que ponderar bem isso!! Não querendo ir contra aos leds, porqeu realmente é o Futuro, aho que deves fazer bem as contas!! Ainda não vi nenhum aquário em Portugal que me deixou supreendente de SPS com LEDS. Agora para LPS e moles, 100% de acordo!

 

Reparei que vais utilizar alguns produtos de Zeovit, mas tambem reparei que não vais utilizar Zeolitos! Tas a pensar aplicar directamente o Zeoback e zeostart3 no aquário?? Mas para que efeito??

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

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Olá Cab,

 

Obrigado pelas palavras e críticas.

 

Tens toda a razão no que concerne à adição de mais uma vorthec mp40. Já o tinha equacionado e de momento estou à procura de uma ao melhor preço para funcionar emparelhada com a actual.

 

No que respeita à iluminação LED, fiz um levantamento das necessidades luminosas que são necessárias e ando a pesquisar o que existe no mercado que contemple essas características: Espectro / Lumens / PAR /temperatura de cor Kº

 

Vou deixar um apanhado que fiz sobre as necessidades luminosas para os leds que pretendo adquirir, se encontrar algo que garanta estes requisitos não vejo porque não.

 

 

 

 

 

 

 

Necessidades / parâmetros luminosos

 

Definições:

Watt (W): Unidade de potência eléctrica. As lâmpadas são marcadas em watts para indicar o seu consumo de energia. A energia consumida multiplicada pelo tempo de utilização é igual à energia eléctrica utilizada.

 

Temperatura de cor (Kelvin): Kelvin é a medida utilizada para expressar a cor de incandescência das lâmpadas. Existem vários valores de temperatura de cor (4500K – 20000K), sendo que quanto maior a temperatura de cor, maior será a tendência de emissão da luz para a cor azul e natural. Ex.: 4500K amarelada, 15000K azulada

 

1.png

 

 

Para aquários de água doce plantados, os 6500K são a temperatura de cor ideal que garante o melhor crescimento de plantas. No entanto pode ser conjugado com outras temperaturas na ordem dos 10000K e 18000K para promover a cor dos peixes e plantas.

 

Para aquários de água salgada com corais, pode existir iluminação de 6500K para corais que estejam mais à superfície, mas deverá ser utilizado 10000 a 14000K para corais mais exigentes (SPS )que estejam mais fundo, e 50000K/azuis actinicas para estimular o primeiro pico de PAR.

 

Lumen (lm): A unidade internacional (SI) do fluxo luminoso ou quantidade de luz.

 

Lux: 1 lux é 1 lumen por m2. O valor de lux não deverá ser inferior a 3.000 lux quando atinge o fundo do aquário e não deverá exceder o 100.000 lux. Em aquários de recife tem sido utilizado como referência entre 100.000 lux na superfície e 25.000 lux no fundo.

 

Espectro luminoso: Uma escala nanométrica é utilizada para medir o comprimento de onda da energia luminosa. A escala é apresentada em frequência e é inversamente proporcional com a profundidade de penetração da luz na água. Ex: luz azul atinge maior profundidade que a luz vermelha.

 

2.jpg

 

Photosysnthetically Active Radiation (PAR): È o alcance espectral da luz solar entre 400 a 700 nanómetros, necessários para plantas e algas zooxantelas (algas unicelulares que vivem em simbiose com os corais, anémonas e alguns nudibranquios) possam promover a fotossíntese. Tais parâmetros são encontrados na luz actínica UVA até ao infra-vermelho. UVA existe dentro dos 400 – 550nm, que é a largura de banda de absorção da clorofila. Baixos infravermelhos, existem dentro dos 650-720nm, que é a largura de banda de absorção vermelha da clorofila.

 

Definições importantes a aplicar no PAR para plantas e algas zooxantelas.

 

Phototropic response: Tendência de “movimento” em resposta à luz. Basicamente é a clorofila que uma determinada planta ou alga contem para começar a “mover” como resposta a uma fonte de luz positiva começando o processo de fotossíntese. (inicio do crescimento de plantas e algas zooxantelas).

 

 

 

Photosynthetic response: Processo inicial despoletado quando a energia de uma luz é absorvida pelas proteínas, denominado por reacções fotossintéticas que contêm clorofila.

 

3.jpg

 

 

Chlorophyll synthesis: É a reacção química que a hormona da planta ou alga sofre, imediatamente após ser exposta ao valor correcto de comprimento de onda de luz em nanómetros (cerca de 670nm), resultando na formação de clorofila, promovendo o crescimento de plantas e algas zooxantelas.

 

 

 

 

 

Saiu na revista "The reef & marine aquarium magazine", um artigo sobre iluminação LED de vários aquários de todo o mundo que gostaria de ler para tirar algumas elações.

 

Em relação aos produtos ZEOVIT, fui influenciado por um aquarófilo que utilizava parte dos que eu referi num artigo publicado na reef central com cores e crescimentos magníficos, sem usar o sistema ZEOVIT completo.

Posso estar inteiramente errado, mas não queria que o aquário ficasse "zeodependente"!!! utilizando toda a gama que eles mencionam.

Como pretendo usar biopearls pode ser que os efeito sejam semelhantes.

 

Qual é a tua opinião sobre isso?

 

Obrigado

Cumps

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Olá Cab,

 

Obrigado pelas palavras e críticas.

 

Tens toda a razão no que concerne à adição de mais uma vorthec mp40. Já o tinha equacionado e de momento estou à procura de uma ao melhor preço para funcionar emparelhada com a actual.

 

No que respeita à iluminação LED, fiz um levantamento das necessidades luminosas que são necessárias e ando a pesquisar o que existe no mercado que contemple essas características: Espectro / Lumens / PAR /temperatura de cor Kº

 

Vou deixar um apanhado que fiz sobre as necessidades luminosas para os leds que pretendo adquirir, se encontrar algo que garanta estes requisitos não vejo porque não.

 

 

 

 

 

 

 

Necessidades / parâmetros luminosos

 

Definições:

Watt (W): Unidade de potência eléctrica. As lâmpadas são marcadas em watts para indicar o seu consumo de energia. A energia consumida multiplicada pelo tempo de utilização é igual à energia eléctrica utilizada.

 

Temperatura de cor (Kelvin): Kelvin é a medida utilizada para expressar a cor de incandescência das lâmpadas. Existem vários valores de temperatura de cor (4500K – 20000K), sendo que quanto maior a temperatura de cor, maior será a tendência de emissão da luz para a cor azul e natural. Ex.: 4500K amarelada, 15000K azulada

 

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Para aquários de água doce plantados, os 6500K são a temperatura de cor ideal que garante o melhor crescimento de plantas. No entanto pode ser conjugado com outras temperaturas na ordem dos 10000K e 18000K para promover a cor dos peixes e plantas.

 

Para aquários de água salgada com corais, pode existir iluminação de 6500K para corais que estejam mais à superfície, mas deverá ser utilizado 10000 a 14000K para corais mais exigentes (SPS )que estejam mais fundo, e 50000K/azuis actinicas para estimular o primeiro pico de PAR.

 

Lumen (lm): A unidade internacional (SI) do fluxo luminoso ou quantidade de luz.

 

Lux: 1 lux é 1 lumen por m2. O valor de lux não deverá ser inferior a 3.000 lux quando atinge o fundo do aquário e não deverá exceder o 100.000 lux. Em aquários de recife tem sido utilizado como referência entre 100.000 lux na superfície e 25.000 lux no fundo.

 

Espectro luminoso: Uma escala nanométrica é utilizada para medir o comprimento de onda da energia luminosa. A escala é apresentada em frequência e é inversamente proporcional com a profundidade de penetração da luz na água. Ex: luz azul atinge maior profundidade que a luz vermelha.

 

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Photosysnthetically Active Radiation (PAR): È o alcance espectral da luz solar entre 400 a 700 nanómetros, necessários para plantas e algas zooxantelas (algas unicelulares que vivem em simbiose com os corais, anémonas e alguns nudibranquios) possam promover a fotossíntese. Tais parâmetros são encontrados na luz actínica UVA até ao infra-vermelho. UVA existe dentro dos 400 – 550nm, que é a largura de banda de absorção da clorofila. Baixos infravermelhos, existem dentro dos 650-720nm, que é a largura de banda de absorção vermelha da clorofila.

 

Definições importantes a aplicar no PAR para plantas e algas zooxantelas.

 

Phototropic response: Tendência de “movimento” em resposta à luz. Basicamente é a clorofila que uma determinada planta ou alga contem para começar a “mover” como resposta a uma fonte de luz positiva começando o processo de fotossíntese. (inicio do crescimento de plantas e algas zooxantelas).

 

 

 

Photosynthetic response: Processo inicial despoletado quando a energia de uma luz é absorvida pelas proteínas, denominado por reacções fotossintéticas que contêm clorofila.

 

3.jpg

 

 

Chlorophyll synthesis: É a reacção química que a hormona da planta ou alga sofre, imediatamente após ser exposta ao valor correcto de comprimento de onda de luz em nanómetros (cerca de 670nm), resultando na formação de clorofila, promovendo o crescimento de plantas e algas zooxantelas.

 

 

 

 

 

Saiu na revista "The reef & marine aquarium magazine", um artigo sobre iluminação LED de vários aquários de todo o mundo que gostaria de ler para tirar algumas elações.

 

Em relação aos produtos ZEOVIT, fui influenciado por um aquarófilo que utilizava parte dos que eu referi num artigo publicado na reef central com cores e crescimentos magníficos, sem usar o sistema ZEOVIT completo.

Posso estar inteiramente errado, mas não queria que o aquário ficasse "zeodependente"!!! utilizando toda a gama que eles mencionam.

Como pretendo usar biopearls pode ser que os efeito sejam semelhantes.

 

Qual é a tua opinião sobre isso?

 

Obrigado

Cumps

 

 

Oi,

 

Outra MP40W tens o problema da circulação resolvido por muito tempo!!

 

Pah, LEDS é o futuro, e não pode haver dúvidas nisso, só que ainda estamos longe de conseguir o que queremos, alias até tens calhas capazes de manter SPS com sucesso mas o preço delas são tão elevados que nem vale a pena pensar nisso!! No dia que cairem para menos de metade (temos o exemplo das televisões LEDS), ai taçvez pense numa calha dessas a serio! As contas n são dificeis de fazer, uma calha ATI sunpower 8X80W deve andar na casa dos 500€ + 160+- para lampadas! Com essa calha tens o problema da iluminação resolvido, enquanto que com LEDS vais andar a fazer experiências! Mas pronto é como te digo, gosto de leds, e respeito quem usa leds, mas para quem tenciona montar um aquário especifico para manter maior parte dos corais SPS, tem que ponderar essa situação!

 

Eu utilizo alguns produtos da Zeovit, e não são poucos, mas o meu aquário esta longe de ser um "zeodependente", existem produtos muito bons, outros menos bons e outros que que até acho que são repetidos com rotulo diferente. O meu espanto fui a utilização de Zeobak e Zeostart3 sem zeolitos. O objectivo de utilizar os 3 em conjunto ajuda a baixar muito bem o PO4 e NO3, agora da forma como estavas a utilizar não sei se faz o mesmo efeito! Biopellets pode ser uma boa opção, e até podes utilizar o zeostart3 para alimentar as bacterias que são produzidas pelas biopelletes. Só tens que ter cuidado na quantidade de Biopellets e fluxo do reactor, assim evitas problemas por falta de nutrientes.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

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Oi,

 

Outra MP40W tens o problema da circulação resolvido por muito tempo!!

 

Pah, LEDS é o futuro, e não pode haver dúvidas nisso, só que ainda estamos longe de conseguir o que queremos, alias até tens calhas capazes de manter SPS com sucesso mas o preço delas são tão elevados que nem vale a pena pensar nisso!! No dia que cairem para menos de metade (temos o exemplo das televisões LEDS), ai taçvez pense numa calha dessas a serio! As contas n são dificeis de fazer, uma calha ATI sunpower 8X80W deve andar na casa dos 500€ + 160+- para lampadas! Com essa calha tens o problema da iluminação resolvido, enquanto que com LEDS vais andar a fazer experiências! Mas pronto é como te digo, gosto de leds, e respeito quem usa leds, mas para quem tenciona montar um aquário especifico para manter maior parte dos corais SPS, tem que ponderar essa situação!

 

Eu utilizo alguns produtos da Zeovit, e não são poucos, mas o meu aquário esta longe de ser um "zeodependente", existem produtos muito bons, outros menos bons e outros que que até acho que são repetidos com rotulo diferente. O meu espanto fui a utilização de Zeobak e Zeostart3 sem zeolitos. O objectivo de utilizar os 3 em conjunto ajuda a baixar muito bem o PO4 e NO3, agora da forma como estavas a utilizar não sei se faz o mesmo efeito! Biopellets pode ser uma boa opção, e até podes utilizar o zeostart3 para alimentar as bacterias que são produzidas pelas biopelletes. Só tens que ter cuidado na quantidade de Biopellets e fluxo do reactor, assim evitas problemas por falta de nutrientes.

 

 

abraço

 

 

 

 

 

 

 

Boas,

 

Tens razão, do que ando a ver já me passou pela cabeça esquecer os LEDS tendo em conta os elevados custos. No entanto como o aquário quando estiver montado ainda vai fazer o ciclo sem iluminação vou continuar à procura.

 

Em relação aos produtos zeovit e às Biopearls tenho tido bons resultados no meu aquario actual, (PO4 e NO3 =0), por isso acho que vou manter.

 

Abraço

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Boas,

 

Tens razão, do que ando a ver já me passou pela cabeça esquecer os LEDS tendo em conta os elevados custos. No entanto como o aquário quando estiver montado ainda vai fazer o ciclo sem iluminação vou continuar à procura.

 

Em relação aos produtos zeovit e às Biopearls tenho tido bons resultados no meu aquario actual, (PO4 e NO3 =0), por isso acho que vou manter.

 

Abraço

 

 

Olá,

 

Não entendi! Andas a fazer Zeobak, zeostart3 e biopellets? Cuidado com isso! Biopellets já te cria as bacterias sufeciêntes e até podes utilizar o Zeostart3 para as alimentar. Agora andar a acrescentar + Zeobak, é logico que tens os nutrientes a Zero! Mas se gostas, continua!

 

Abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

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  • 2 semanas depois...

Boas,

Está na altura de introduzir algumas novidades.

 

 

O sistema automático de reposição de água de osmose já está concluído. Falta apenas a válvula solenoide que ainda não chegou.

 

O aquário sofreu um atraso mas suponho que para a semana chega. (finally)

 

Aqui vão as fotos da estrutura do aquário já com o verniz marítimo, madeiras de suporte e camada de esponja para nivelar o aquário

 

DSC02262.jpg

 

 

Alimentação e esgoto do sistema de osmose inversa

 

DSC02255.jpg

 

Sistema montado no armário do WC com a passagem de tubagens

 

DSC02256.jpg

 

Passagem do tubo de água da casa de banho para o escritório

 

DSC02257.jpg

 

Pormenor da calha técnica ao longo do percurso do escritório

 

DSC02259.jpg

 

Final das tubagens no aquário

 

DSC02260.jpg

 

 

Cumps

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Boas Filipe quantas demãos deste de vernis?

Tou a ver que está tudo a andar .

Em relação á iluminação para manteres sps ,tens de por pelo menos 400w em leds.Com o aumento que a luz vai ter são menos 300w de comsumo em relação á solução apresentada pelo Carlos Casaloco,ainda faz mossa ao fim do mês .Mas senão quiseres estar a investir já tanto dinheiro ,a solução do Carlos é o ideal.

Boa sorte cheers

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Boas Filipe quantas demãos deste de vernis?

Tou a ver que está tudo a andar .

Em relação á iluminação para manteres sps ,tens de por pelo menos 400w em leds.Com o aumento que a luz vai ter são menos 300w de comsumo em relação á solução apresentada pelo Carlos Casaloco,ainda faz mossa ao fim do mês .Mas senão quiseres estar a investir já tanto dinheiro ,a solução do Carlos é o ideal.

Boa sorte cheers

 

 

Olá Luís,

 

Obrigado pela motivação.

 

Respondendo à tua questão, foram dadas 3 passagens com verniz marítimo da marca TITAN.

 

No que respeita aos WATT, isso depende.

A unidade de medida de fluxo luminoso ou potência luminosa (Lumens) nada tem a ver com a potência eléctrica (Watt).

 

Existem leds que podem ter 50 Lumens por Watt e outros que podem ter 100 Lumens por Watt ou mais. Dessa forma a potência luminosa é relativa de led para led.

Quanto mais lumens por watt menos watts vais precisar para a mesma potência luminosa (Lummens). Por isso quando quisermos pensar em quantidade de iluminação devemos pensar em Lumens apenas.

 

Essa é a razão porque as "BOAS" calhas leds são caras.

 

Os leds são o futuro...

 

Cumps

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Isto está a ir ao caminho! E os aquas? Quando chegam??

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

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Boas,

 

Finalmente o Aqua e a sump chegaram. Ao vivo é bem maior do que estava à espera...

Aqui vão algumas fotos

 

 

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Qual é na vossa opinião a melhor granulometria para o areão não querendo fazer DSB?

 

Cumprimentos

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Boas

 

Eu uso 2/3 cms, mas se fosse hoje optava por 1 cm ou menos! Depende do gosto de cada um, há pessoal que nem põe nada.

 

Até +-4 cms não cria o efeito DSB, pois não tem espessura suficiente, acho.

 

Abraço e continuação de bom projecto,

 

Duarte

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  • 2 meses depois...

Boas,

 

Após algum tempo desaparecido, volto para vos mostrar as novidades.

 

Finalmente o aqua está montado, a funcionar há um mês e já chegou a segunda vortech mp40, bomba doseadora para balling e em último os canhões de iluminação LED.

 

O layout ainda não está concluído, uma vez que me faltam alguns sps e uns plates que se encontram na casa de um membro do forum (Carralas).

 

Nos canhões de LED ainda faltam os reflectores, mas com a lente de 60º já se consegue uma luz MARAVILHOSA.

 

Estou sem reflectores com 250PAR e 5200 LUX a 40cm profundidade.

 

Aqui vão umas fotos, espero que gostem e comentem.

 

 

Cumps

 

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Editado por Mega
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Boas!

Muito bom!

 

Essa área técnica também está muito porreira! Tens ai tudo ou praticamente tudo a bombar.

Esse refrigerador é muito porreiro e nem faz muito barulho (pelo menos os que eu vi não faziam...).

 

Por fim esses leds são muito porreiros... Também quero ver se para o ano se conseguir vender a minha calha se vou meter tb um sistema de leds (da LightLed).

 

Parabéns está tudo muito bom!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

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