Que filtro escolher?


Recommended Posts

Ola

Como ja referi em outro topico tenho um aquario com 120x40x50 e um filtro jbl 900.

Estou a pensar comprar o jbl 700 pois estou muito satizfeita com o meu jbl.

Acham sufeciente ou sera melhor outro?

Editado por amns.24
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como complemento do e900? Sim.

 

Mas olha que estive a ver a diferença de preços entre um e900 e um e700 e é mínima! http://www.aquaristic.net/en/Filtering/External-Aquarium-Filter/External-Filter/3/

 

Consultei os consumos e estamos a falar de 2W de diferença.

 

Na minha opinião devias ir para outro e900, pois estamos a falar de uma diferença que não chega a 10€.

 

Ficas melhor.

 

Já para não falar que, se decidires ter alguma peça suplente em casa (por exemplo um rotor ou o-ring), dá para os dois em simultâneo. E se avariar um deles, o outro será sempre um e900, que te permite aguentar o aquário mais facilmente!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas outro e900 nao vai ser demais para o meu aquario?

realmente tem logica a tua ideia , so que tenho medo de por os meus discus as canbalhotas la dentro :roflroll2:

Tambem nao me vou regular muito por esses preço pois prefiro comprar ca em Portugal.

Editado por amns.24
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filtros com uv são um engano, a velocidade com que a agua passa pela lâmpada uv não permite que faça efeito, se quiseres compra um uv à parte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filtros com uv são um engano, a velocidade com que a agua passa pela lâmpada uv não permite que faça efeito, se quiseres compra um uv à parte.

Ola obrigado pela dica , nao tinha ideia disso.

Andei a ver um da jbl com 5w sera o sufeciente para o meu aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sim se for JBL é sufeciente vês o preço de uma JBL e uma Jebo e vês logo ai a diferença como é obvio o bom paga-se.

 

 

Eu sei que JBl é bom pois ja tenho um filtro e é muito mas muito melhor que oa eheim e companhia(pelo menos na minha opiniao de utilizar) por isso ter andado a ver filtros e uvs da jbl

 

vi numa loja esta promoção:

http://anamilandia.com/product.php?id_product=3484

sera uma boa escolha ou é melhor comprar o filtro E900 e o uv 5w?é que essa promoção esta a um preço fixe e ainda poupo uns bons € com o conjunto.

mas ando mesmo indecisa entre o E700 e o E900 pois nao sei qual comprar e queria aproveitar que para a semana estou de ferias para montar isso.

Editado por amns.24
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola obrigado pela dica , nao tinha ideia disso.

Andei a ver um da jbl com 5w sera o sufeciente para o meu aquario?

 

Olá,

 

Não. (a menos que queiras o filtro apenas para evitar algumas algas na água).

 

Para esterilização parcial não é suficiente. (e isto está muito menos relacionado com a marca do filtro do que se possa pensar)

 

Vai ao link e faz o download do manual de instruções que está em pdf:

 

http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/2387/jbl-aquacristal-uv-c-5w#download

 

Na página 8 encontras um quadro com o que é recomendado. Para destruição parcial de germes, para o teu aquário, seriam 11W. Eu tenho um aquário similar ao teu com um jbl de 9W (a diferença de preço para o de 11 era considerável)

 

Há outro aspecto que tens de ter em atenção, que está relacionado com o caudal que passa pelo filtro (o brancaman já te disse isso).

 

Como podes ver é muito baixo e a melhor solução é comprares uma bomba com potência muito baixa (e obviamente caudal adequado).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não. (a menos que queiras o filtro apenas para evitar algumas algas na água).

 

Para esterilização parcial não é suficiente. (e isto está muito menos relacionado com a marca do filtro do que se possa pensar)

 

Vai ao link e faz o download do manual de instruções que está em pdf:

 

http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/2387/jbl-aquacristal-uv-c-5w#download

 

Na página 8 encontras um quadro com o que é recomendado. Para destruição parcial de germes, para o teu aquário, seriam 11W. Eu tenho um aquário similar ao teu com um jbl de 9W (a diferença de preço para o de 11 era considerável)

 

Há outro aspecto que tens de ter em atenção, que está relacionado com o caudal que passa pelo filtro (o brancaman já te disse isso).

 

Como podes ver é muito baixo e a melhor solução é comprares uma bomba com potência muito baixa (e obviamente caudal adequado).

 

Cumps

 

 

Ola

mesmo que o ponha ligado mais horas nao chega?é que realmente a diferença de preço do de 5w para o de 11w ainda é bastante , mas se tiver que ser...

e em relação ao filtro qual escolhias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Não é apenas uma questão de horas, mas sobretudo da energia que é necessário fornecer aos microorganismos para os matar (chamemos-lhe dose letal de radiação).

 

Por isso há a conjugação do caudal com a potência da lâmpada. (se a bactéria/fungo passar muito rapidamente e/ou a potência da lâmpada for baixa, não chegam a receber a dose letal...).

 

Se a diferença de 9 para 11 W for muito grande, com o de 9w já consegues uma solução aceitável. Independentemente da tua escolha adequa o caudal que passa pelo UV. Se não quiseres comprar uma bomba, tens de fazer uma adaptação em T na mangueira de saída de um dos filtros.

 

Quanto ao filtro eu escolheria o e900, como já te disse. (mas é apenas a minha opinião)

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao acho k o filtro sempre vou para o E900 , agora tenho que ver o uv qual vou escolher.

O teu uv jbl funciona bem?eu gosto muito da JBl pois para ja nao me deu o minimo problema e a qualidade do material parece realmente ser muito boa(isto vindo de quem percebe pouco :) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um filtro UV não tem nada de especial... o mais tecnológico no equipamento deve ser a lâmpada. (tem também um balastro...)

 

Tenho um de 9W e um de 36W. O de 36W deve estar a necessitar de uma lâmpada, mas não tenho tido tempo para verificar se é esse o problema. Na altura achei que os filtros estavam com uma boa relação preço/especificações. Não me arrependi.

 

Os filtros também têm uma boa relação custo/benefício. Eu já ajudei a montar um num aquário de um amigo e entendo que valeu bem o preço que custou. (não estou a dizer que são os melhores filtros do mercado, mas tenho boas referências deles).

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um filtro UV não tem nada de especial... o mais tecnológico no equipamento deve ser a lâmpada. (tem também um balastro...)

 

Tenho um de 9W e um de 36W. O de 36W deve estar a necessitar de uma lâmpada, mas não tenho tido tempo para verificar se é esse o problema. Na altura achei que os filtros estavam com uma boa relação preço/especificações. Não me arrependi.

 

Os filtros também têm uma boa relação custo/benefício. Eu já ajudei a montar um num aquário de um amigo e entendo que valeu bem o preço que custou. (não estou a dizer que são os melhores filtros do mercado, mas tenho boas referências deles).

Vi na tua assinatura que tens co2 , achas que faz muita diferença num plantado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz diferença, mas não faz milagres.

 

A fertilização e controle da qualidade da água são muito importantes. Eu nunca tive muita paciência para isso e neste momento nem é esse o meu aquário principal.

 

Bem controlado também ajuda a manter o pH da água em determinados níveis, mas tu por esses lados já deves ter pH aceitável.

 

Por outro lado, com discus, a prioridade não sei se serão as plantas (devido às temperaturas)

 

Mas olha que eu neste campo não estou muito à vontade para dar conselhos!

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento estou com estes dados :

fauna - 4 discus , uns 30 neons , 3 botias palhaços , 3 corydoras e 4 placostomo

flora - anubias e musgo de java - mas queria fazer um tapete

temperatura - 29ª

fotoperiodo -

iluminação - T5 4x54W

substrato - jbl mandado

CO2 - ainda nao tenho vou adicionando pastilhas , mas gostava de ter um sistema co2 com ligado a um controlador de ph

fertilização - TROPICA AQUACARE PLANT NUTRITION

pH, gH, - 6.8 - 5

amônia . 0

nitratos - 0,5

nitritos - 0

Faço TPAS todas as semanas de cerca de 25% de agua e adiciono agua de uma mina que é muito boa.

Editado por amns.24
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parâmetros de plantados terás de ir ler na secção indicada, como já te disse não estou à vontade para aconselhar sobre o assunto.

 

De qualquer forma, talvez necessites de kit de fosfatos e depois de preparar um fertilizante de nitratos, eventualmente fosfatos e também potássio (esse é mesmo necessário). Deves ter um de ferro e depois os micronutrientes. (o pessoal dos verdadeiros plantados doseia tudo em separado)

 

Mas vai ler à secção indicada, pois há recomendações relativas a concentrações de nutrientes, fertilizantes e certamente dicas para os tais tapetes. Prepara-te para ter algum trabalho :)

 

A água da mina tem controlo regular? (na minha opinião isso é sempre arriscado, acho preferível água da torneira)

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, nesse caso também não dá (poço está no mesmo "saco", não é controlada...)

 

O problema dessas águas é que estão muito sujeitas ao que vai acontecendo.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, nesse caso também não dá (poço está no mesmo "saco", não é controlada...)

 

O problema dessas águas é que estão muito sujeitas ao que vai acontecendo.

 

Ja pensei em comprar uma osmose para limpar a agua , mas tb ja vi comentarios que deixa a agua sem a maior parte de nutrientes . sera que vale apena comprar.

Em relação ao filtro sempre vou comprar o e900 , depois digo algo sobre a montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola

O meu E900 ja esta a funcionar a 100% ligado ao uv , aquilo é mesmo 5*.

volto a ficar fã da jbl o material é super bom e muito pratico , ate uma "palerminha" :) como eu monta aquilo na boa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.