"água sanitária"


A. Ferreira

Recommended Posts

Viva pessoal,

 

Começo por cumprimentar todos os foristas, pois já cá ando, há muito tempo em leituras, leituras, leituras e também já efectuei algumas compras nos classificados aqui do fórum, que acho *****.

 

Agora a parte dolorosa, que é a minha enorme ignorância no que toca a termos técnicos :Fade-color

 

Tenho um aquário de 50 litros (60*30*30) que ofereceram às minhas filhas e, entre a flora umas anúbias nana que queria transferir para o novo que estou a montar, um 90 litros (80*30*40) que gostava que viesse a ser, pelo menos o parente pobre das belezas que tenho visto por aqui.

 

Embora tenha vasculhado milhentos post's, a verdade é que cada vez estou mais baralhado e confuso, até no que toca à simples ciclagem do aquário antes de introduzir os peixes... :busted_red:

 

Neste link:

 

http://www.aquafloripa.com/2008/07/anubia-nana-petit-como-criar-e-cuidados.html

 

vi esta recomendação:

 

Tratamento contra algas

 

Anubias podem ser muito susceptíveis à algas, mas existe um meio fácil de acabar com este problema. Pode as folhas que estejam muito infestadas pelas algas, o rizoma e as outras folhas devem ser imersas em uma mistura de 1 parte de água sanitária para 20 partes de água. Os filamentos de algas que infestam a planta começarão a se dissolver. A esta altura você pode retirar a Anubia da mistura e limpe-a em água limpa misturada com algumas gotas de anti-cloro (recomendo Aquasafe) e esfregue com os dedos cada folha da Anubia, com isso as algas restantes sairão facilmente. Lave-a novamente em bastante água corrente e as Anubias parecerão como novas!

 

A minha pergunta, é: O que raio é que é a a "água sanitária", perdoem antecipadamente a minha ignorância...

 

Um muito obrigado em antecipação a quem de alguma forma me possa ajudar.

 

E, claro, aquele abraço a todos os foristas deste espectacular site/fórum.

 

Abraço,

 

A. Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, também não sabia... ainda cheguei a pensar em álcool sanitário, mas não fazia sentido. Por outro lado, o anti-cloro deixou-me desconfiado... seria algum produto com cloro?

 

Mas como o google é nosso amigo, lá fui à procura: http://www.google.pt/search?sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=%C3%A1gua+sanit%C3%A1ria

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Conheço a Água Sanitária como um produto que contém muito Cloro, destinado principalmente para a limpesa e desinfetação. Creio que deva-se inserir a planta impregnada de algas na solução já mencionada, e então adicionar a planta à água juntamente com anti-cloro para que saiam os excessos.

 

Particularmente não sei se a água sanitária prejudica a planta...

 

Espero ter ajudado,

SmylleAndré.

 

Obs: Se restar alguma dúvida pesquisem por "clorofina" no google, pois este é o produto ao qual me refiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água oxigenada pode ser util contra algumas algas, mas não é a solução para acabar com as algas no aquário (porque depois de fazeres esse tipo de operações voltam novamente se tiveres um problema no aquário).

Uma vez que não adiantas muito sobre o aquário é dificil recomendações mais elaboradas sobre como agires.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado a todos os que responderam, já dá para ter uma ideia sobre o que fazer.

 

Eu, por enquanto, não pretendo combater as algas no aquário novo, apenas pretendo limpar as anúbias que estão no aquário velho antes de transferi-las para o novo.

 

abraço,

 

A. Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agua sanitária é lixivia... lol...

 

Mas Atenção!!!!

 

NÂO PODE SER UTILIZADA NO AQUARIO DIRECTAMENTE!!!

 

abraços

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais