Porque é que os betas são maltratados


Wooddy Weaver

Recommended Posts

Estive a ler um tópico em que falava nas condições em que são mantidos os bettas. Eu sei que ele são mantidos em separados porque são agressivos e que as lojas não têm outra forma de os manter, com muita relutância, eu até aceito. Mas ainda no outro dia estava na loja de animais preferida e quando estava a pagar as compras estava a ver uma estante onde estava um dito aquário que mais parecia um copo de prova de vinho tinto, e que tinha uma indicação que era um "aquário PROPRIO para BETTA".

 

Claro que não me consegui conter ...disse apenas que era "um crime". O vendedor sem tirar os olhos da máquina registadora disse apenas "concordo".

 

Enfim, a brutalidade ainda existe!!

 

Já agora como não tenho conhecimento sobre este peixe, será que me podem dizer quais são as condições IDEIAS para ele?? Ficar sosinho ou num aquário conumitário, quais litros serão necessários para manter 1 betta etc.

 

Wooddy :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Embora não entenda grande coisa de bettas, a verdade é que há caracteristicas destes animais que permitem um tratamento ou acondicionamento diferenciado. Se esta diferenciação é cruel ou não, desconheço, mas que me custa ver, lá isso custa.

 

A agressividade, a capacidade de absover oxigénio à superficie e a quase imobilidade em espaços curtos leva a este tratamento... mais detalhes, não sei.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n e um peixe exigente seja em que termos for.

 

mantive betta em aquas comunitarios, e conheço quem o faça sem problemas

 

da-se em qq ph e acho que gosta de temperaturas de 26 se n estou em erro.

 

sao bichos mt curiosos, e sempre que ha alguma novidade no aquario la estao eles para ver o que e.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Moderadores, desculpem mas tenho que escrever isto: os Bettas são maltratados por estupidez e ignorância.

 

Há muita informação em relação a este animal de estimação, só que não é tratado como tal.

 

É óbvio que o Betta no seu estado selvagem não vive dentro de copos, nem em massas de água com 1 litro ou 2. É um peixe que não necessita de muitas exigências derivado ao seu sistema respiratório, mas bolas, não exageremos.

 

O problema é que as pessoas sabem que não podem juntar 2 machos e para rentabilizar o espaço aproveita as suas resistências para ter vários em copos de 1 dl.

 

Fazem-se atrocidades com este peixe e isso deixa-me profundamente irritado, porque é dos mais belos peixes que existe, com uma personalidade invejável e que dá muito prazer a muita gente.

 

Quem mantém Bettas em "copos" é porque não gosta deles.

 

O Betta necessita, para viver bem, de:

- tanque com 5 litros de água (mínimo);

- Nivel de água a 8-10 cm;

- PH 7.00 (habitat natural) ou pouco ácida;

- Água parada ou com muito pouca agitação;

- Estar só, a presença de outros peixes, sejam eles quais forem, stressam os Bettas;

- Comer 1 vez por dia;

- Olhar para um espelho cerca de 30 min por dia para exercitar as barbatanas;

- TPAs semanais de 50% (por causa da água parada);

- Pouca luz e locais de refúgio.

- Muitas plantas, mesmo muitas.

 

É um peixe pouco afável derivado à sua personalidade territorial e individualista, mas é de uma beleza estonteante.

 

Não me canso de dizer: "Não adquiram o que não podem ter".

 

Espero que as minhas repetições sirvam para alguma coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

discordo na parte em que qq peixe stressa o betta.

nunca nenhum dos bettas que tive se mostrou incomodado com a presença de outros peixes. de vez enqunado o maximo que fazia era ir ver assim um mais ou perto e ia-se embora, e sempre que entravam peixes novos, era dos primeiros a chegar-se a frente para ver o que e que se passava.

 

ja olhar para o espelho 30 minutos por dia.... isso sim e que srtessa o peixe. aos meus mostrava-lhes so o espelho de vez enquando para os ver todos abertos, e eram coisas de 2 minutos. os gajos continuavam abertos depois de tirar o espelho durante mais 2 ou 3. isso sim e qeu causa stress, estar-lhe a mostrar um possivel "rival"

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esgalha,

 

Concordo contigo quando dizes que o espelho stressa o Betta, mas é por uma questão de saúde física. O Betta necessita de exercitar as suas barbatanas para que elas se mantenham saudáveis, nada mais!

 

Em relação ao stress causado por outros peixes, digo isto mediante o seu habitat natural, o Betta vive completamente isolado em "poças" ou charcos com um nivel de oxigénio quase nulo, onde não consegue sobreviver mais nenhum peixe tropical. É óbvio que isto faz parte da natureza e não da aquariofilia, pois hoje em dia os peixes que mantemos nada têm a ver com os selvagens, e neste caso, é bastante evidente! Pois continuo a afirmar que, se o Betta tiver o seu extinto selvagem, garanto-te que vai stressar só com a presença de qualquer outro peixe, mas também te posso dizer que há Bettas que sempre viveram em comunidade e que não stressam com tal presença.

 

Estamos aqui a relacionar a forma de o Betta se sentir mais confortavel, e essa forma, sem dúvida nenhuma, será construir o seu próprio habitat, ou seja, completamente isolado do mundo. É assim que vive o Betta no seu habitat natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de qq das formas mosrtar o espelho todos os dias se calahr e demais.

 

mas sim, acho que tens razao, um bocadinho de espelho de vez enqaundo n lhe faz mal nenhum.

 

 

e sim o betta sozinho num aqua n se queixava, mas habituando-se aos companheiros de aquario tb fica confortavel, e assim, apesar da natureza n estar a ser fielmente recrida, em vez de termos um aquario pequeno para ter o betta, temos um maior onde podemos por mais peixes, e o betta gosta mt de passear. anda empre calmaente de um lado para o outr a espreitar todos os cantos do aquario. apesar de ter companheiros fica com mais espaço :(

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que a fisionomia do Betta não está adaptado a grandes niveis de água e, normalmente, um comunitário, não tem 8-10 cm de água, né???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é! Mas essa situação tem uma razão de ser, e ainda bem que tocas nesse aspecto que foi muito bem observado.

Ora, como já está explícito o Betta respira o nosso ar e não o dissolvido na água, ou seja, ele enche o seu sistema respiratório de oxigénio de forma a poder ter reservas, aí a razão pela qual ele dorme à superfície, pois parte do seu corpo está com ar interior, agora imaginem o esforço adicional que o Betta faz para andar no fundo de um aquário com 40 cm de profundidade!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, mas eles n tinham necessidade para tal...

 

tinha plantas altas onde ele gostava de andar, por isso n precisava de ir para o fundo esconder-se ( alias, ele n se escondia, andava a passear) e alimentar, alimentava-se a superficie ( isto o macho, pq as femeas ja tinham necessidade para se esconder, tanto dele como uma das outras, se bem que raramente havia problemas pq 1 metro de aquario chegava para 4 bettas )

 

por isso acho que n tinha razao nenhuma aparente para andar pelo fundo, mas la esta, tb n sei. apenas relato aquilo que observei com os meus :P

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um betta num comunitario de 80x30 e deixem-m k lhes diga o meu dorme completamente deitado no fundo kd o vi assim pela 1 vex ate fikei assustado !!!! ja é o meu 2 betta e tem-.se dado extremamente bem no aquario apesar de andar sempre a mostrar aos outro kem é k manda ali !!! no fundo ate se dão todos bem mas é mxm axim a personalidade dele !!! em relação ás condiçoes nas lojas depende do estomago de cd um mas ja pensaram as condiçoes em k provavelmente todos os peixes são transportados ate xegarem aos aquarios das lojas ? por ixo mais uns dias nakeles pekenos copos ñ irão faxer mal ao betta... lembrem-se do habitat dele... abraços :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim o maior problema em sao os copos, sao os aquarios hiper minusculos que existem a venda para os por la dentro.

isso sim e que acho cruel... cubiculos que levam escaços centilitros de agua para o manter la.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais