PH não desce!


tiaguezas

Recommended Posts

Bom dia!

 

Montei um aquário para tetras c um filtro de cascata, no qual coloquei umas bolas argilosas, que segundo quem mas vendeu, servem (também) para baixar o PH da água... O problema é que o aquário ja está a fazer o ciclo há quase 1 semana e o PH mantém-se entre os 7,5 / 8.0 ... Alguém me pode ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 118
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá

 

Convêm indicares mais informações, tais como o que tem o aquário, areão, pedras, decorações. Qual o pH da água que utilizas antes desta entrar no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Convêm indicares mais informações, tais como o que tem o aquário, areão, pedras, decorações. Qual o pH da água que utilizas antes desta entrar no aquário.

 

Boas! Antes de mais, obrigado pela resposta. Como sou novato nisto, há aspectos que por ignorância tenho andado a descurar: Não fazia ideia que a decoração (por ex) pudesse ter uma forte influencia sobre o PH da água. Assim sendo, posso-te dizer para já que o areão é do mais simples que existe (Comprei-o no continente)e quanto ao resto, tenho uns búzios que apanhei e fervi antes de os colocar no aqua; tenho também umas conchas meio porosas (também apanhadas e fervidas) e de resto tenho pedras de rio normais, daquelas lisas. Quanto à flora comprei ontem um feto e uma outra (cujo nome não me lembro) que dá uma flor semelhante aos jarros de jardim... Quanto ao Ph da água, nunca o medi antes de a colocar no aquário, sei dizer apenas que fiz ontem o teste e estava a 8,0 (sensivelmente)...

 

Sei que muitos de vocês se vão arrepiar e contorcer depois de lerem o que para aqui escrevi...lol mas estou aqui precisamente para aprender e erradicar eventuais erros que tenha cometido até agora!

 

 

Abraços e mais uma vez, obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

As conchas e búzios fazem subir o pH, dessa ser a principal razão para teres esse valor de pH (8). Retira-os e começa a fazer TPA's regulares de pequenas quantidades para ires baixando isso.

 

Convêm fazeres o teste do pH à água que vais colocar no aquário (de preferência com 24 horas de repouso fora do aquário) para saberes se estás a colocar um pH mais baixo.

 

A planta que dá uma flor semelhante aos vasos de jardim, poderá não ser aquática, verifica isso pois se for esse o caso irá apodrecer e piorar a qualidade da água (Algumas lojas vendem-nas como sendo aquáticas quando na realidade não o são).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,antes de mais as conchas e buzios provavelmente aumentam o ph por isso convem tirares. Agora nao sei se são a unica coisa. Faz o teste do vinagre(acho que se chama assim), retiras um pouco de areão e nas rochas que tens no aquario e colocas umas gotas de vinagre se reagir quer dizer que te estao a aumentar a dureza da agua e consequentemente estao a aumentar o pH. Faz o mesmo para as conchas e buzios mas provavelmente vao reagir por isso aconselho te a tirar. Mede também o ph da agua que te sai da torneira porque pode ja ser um valor na ordem dos 7 e tal e assim poderás ter que recorrer a algum tronco ou outra coisa assim parecida. Espero que esteja correcto mas acho que é assim que se faz. Senao outra maneira de veres se sobe e meter agua num alguidar medes antes o ph e colocas o areao ou as pedras ou os buzios e no dia seguinte ves se aumentoiu. Metes cada um em separado , num dia o areao noutro uma das pedras.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

As conchas e búzios fazem subir o pH, dessa ser a principal razão para teres esse valor de pH (8). Retira-os e começa a fazer TPA's regulares de pequenas quantidades para ires baixando isso.

 

Convêm fazeres o teste do pH à água que vais colocar no aquário (de preferência com 24 horas de repouso fora do aquário) para saberes se estás a colocar um pH mais baixo.

 

A planta que dá uma flor semelhante aos vasos de jardim, poderá não ser aquática, verifica isso pois se for esse o caso irá apodrecer e piorar a qualidade da água (Algumas lojas vendem-nas como sendo aquáticas quando na realidade não o são).

 

Boas hugo,

 

Obrigado pelos conselhos! Quanto à planta, comprei-a no templo aquático aqui ao pé do marquês... O gajo tem sido sempre prestável e etc, mas hj a hora de almoço a ver se lá vou certificar-me do nome das plantas que trouxe e assim que o fizer, coloco aqui! De qq das formas, estavam ambas submersas e enraizadas em lã de vidro!

 

cheers!

 

Boas,antes de mais as conchas e buzios provavelmente aumentam o ph por isso convem tirares. Agora nao sei se são a unica coisa. Faz o teste do vinagre(acho que se chama assim), retiras um pouco de areão e nas rochas que tens no aquario e colocas umas gotas de vinagre se reagir quer dizer que te estao a aumentar a dureza da agua e consequentemente estao a aumentar o pH. Faz o mesmo para as conchas e buzios mas provavelmente vao reagir por isso aconselho te a tirar. Mede também o ph da agua que te sai da torneira porque pode ja ser um valor na ordem dos 7 e tal e assim poderás ter que recorrer a algum tronco ou outra coisa assim parecida. Espero que esteja correcto mas acho que é assim que se faz. Senao outra maneira de veres se sobe e meter agua num alguidar medes antes o ph e colocas o areao ou as pedras ou os buzios e no dia seguinte ves se aumentoiu. Metes cada um em separado , num dia o areao noutro uma das pedras.

 

Espero ter ajudado

 

 

Olá sammy,

 

Obrigado pela dica mas já agora esclarece-me o seguinte: o teste deve ser feito tanto no areão como nas pedras? E por "reagir" refereste-te a algum tipo de efeverscência? Thanks! É que estar a retirar areão e pedras a esta altura do campeonato ia ser um bocado doloroso...lol uma vez que já tenho o aqua todo montado e a ciclar... :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste do vinagre pode não ser conclusivo mas ajuda.

 

Retiras as pedras, areão ou o que quiseres testar, raspas um pouco para ficar uma parte viva e colocas o vinagre, se fizer efervescência é pq é calcária e faz subir o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste do vinagre pode não ser conclusivo mas ajuda.

 

Retiras as pedras, areão ou o que quiseres testar, raspas um pouco para ficar uma parte viva e colocas o vinagre, se fizer efervescência é pq é calcária e faz subir o pH.

 

Ok, obrigado pela dica! Fá-lo-ei assim que chegar a casa! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste do vinagre pode não ser conclusivo mas ajuda.

 

Retiras as pedras, areão ou o que quiseres testar, raspas um pouco para ficar uma parte viva e colocas o vinagre, se fizer efervescência é pq é calcária e faz subir o pH.

 

Bom dia! Depois de ter feito o teste do vinagre, sinceramente não notei qualquer efervescência mesmo depois de raspados, quer nos búzios e conchas quer nas pedras... Não sei se o facto de ter feito o teste com vinagre de cidra (o único que lá tinha) teve alguma influência mas de qq das formas, retirei todas as conchas e pedras, deixando só as plantas. Volto a fazer o teste do PH hoje passadas 24h. Quanto às plantas, tenho uma anubias barteri, uma microsorum pteropus...estas são certas, quanto às outras penso que sejam uma myriophyllum ou uma cabomba caroliniana e uma echinodorus tenellus ou blyxa japonica.

 

p.s. - o teste de Ph que tenho, é um à base de gotas, logo, pouco preciso. Ainda assim, acho que não é suposto apresentar uma cor azul-bebé (o que corresponde aos 8 na tabela...mais ou menos) mas sim um tom mais amarelado (na casa dos 6) correcto?

 

Extremamente grato por toda a ajuda! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O teste do pH não é 100% viável mas búzios e conchas é certo que fazem subir o pH nem é preciso testar.

 

Agora tens que fazer mudanças de água (TPA) com água com pH mais baixo para isso baixar, só esperares não vai adiantar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O teste do pH não é 100% viável mas búzios e conchas é certo que fazem subir o pH nem é preciso testar.

 

Agora tens que fazer mudanças de água (TPA) com água com pH mais baixo para isso baixar, só esperares não vai adiantar.

 

E se a água "nova" já tiver só por si um Ph elevado? tal como disse, ja tinha colocado aquelas bolas argilosas para baixar o ph, mas como o fiz ainda c os buzios e conchas lá dentro... é normal q n tenha adiantado muito... :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fores trocar água e colocares água com pH igual ou superior então não vais baixar esse pH.

 

Sim, isso já presumi :) pergunto é por soluções que me permitam baixar o Ph! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas antes de te preocupares com isso deves verificar o pH da água que vais utilizar.

 

Sim, tenho sempre tendência em "sofrer" por antecipação! lol...de qq das formas, ja deixei água a repousar à hora de almoço e amanhã testo-a! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas antes de te preocupares com isso deves verificar o pH da água que vais utilizar.

 

Bons dias!

 

Depois de ter testado a água a usar hj de manhã, conclui que ronda a casa dos 8,0 (mais coisa menos coisa)... também a do aquário n me pareceu muito diferente depois de a ter testado 24h após ter tirado os buzios conchas e afins...talvez ligeiramente abaixo... Conclusão: estou com um problema! :/

 

As bolas de turfa que comprei e coloquei no filtro n parecem estar a surtir grande efeito... o aquário tem aproximadamente 60lt e na caixa, era recomendado 1 lt de turfa para 80lt de água. O problema é que me vi forçado a colocar menos de metade do pacote de 1lt, por falta de espaço no filtro. Posto isto pergunto: è aconselhável retirar algumas cerâmicas para ganhar espaço para a turfa, ou penduro o resto da quantidade numa rede, dentro do aquário!

 

Perdoem-me todas estas dúvidas de "maçarico", mas n pensei que o controle do pH pudesse ser algo tao "complexo" e obviamente, quero que os peixes se sintam bem quando os inserir!

 

Obrigado mais 1 vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma alternativa é tratares a água antes dela entrar no aquário, ou seja, arranjas um recipiente colocas a água com a turfa e quando tiver o pH que desejas fazes então as TPA's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando montei o meu aquário para discus, tive um problema idêntico, apesar de ter metido vários troncos e turfa no filtro, o ph teimava em não baixar dos 7.5

 

Para resolver o problema na altura, adicionei Acid buffer da Waterlife (5 estrelas), o ph baixou para 6.5 conforme o prometido pela marca.

 

Com o tempo e derivado às TPA's o ph vai subindo aos poucos o que se resolve adicionando mais um pouco do Acid buffer, no meu caso, para um aqua de 400 litros adicionava uma colher de chá de 3 em 3 meses.

 

Hoje em dia não tenho esse problema porque tenho CO2 a bombar que é outra solução para baixares esse ph elevado.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando montei o meu aquário para discus, tive um problema idêntico, apesar de ter metido vários troncos e turfa no filtro, o ph teimava em não baixar dos 7.5

 

Para resolver o problema na altura, adicionei Acid buffer da Waterlife (5 estrelas), o ph baixou para 6.5 conforme o prometido pela marca.

 

Com o tempo e derivado às TPA's o ph vai subindo aos poucos o que se resolve adicionando mais um pouco do Acid buffer, no meu caso, para um aqua de 400 litros adicionava uma colher de chá de 3 em 3 meses.

 

Hoje em dia não tenho esse problema porque tenho CO2 a bombar que é outra solução para baixares esse ph elevado.

 

Obrigado vítor! mas antes de tomar qualquer dessas 2 decisões, achas que vale a pena experimentar aumentar a quantidade de turfa? quer seja no filtro, quer seja directamente no aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma alternativa é tratares a água antes dela entrar no aquário, ou seja, arranjas um recipiente colocas a água com a turfa e quando tiver o pH que desejas fazes então as TPA's.

 

Estou a ver...e qual a diferença entre colocar a turfa directamente pendurada no aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Logo que salta à vista será estético.... um saco pendurado no meio do aquário não me parece muito giro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Logo que salta à vista será estético.... um saco pendurado no meio do aquário não me parece muito giro.

 

de facto...! E retirar alguams das cerãmicas para ganahr espaço para a turfa? parece-te viável?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à turfa, estou de acordo com o mencionado pelo Hugo...fica horroroso.

 

Se queres optar pelo caminho da turfa, e se não desgostas de ter a agua cor de chá, arranja 2 ou 3 garrafões, divide a turfa por eles e metes dentro de umas meias e deixas a agua a repousar para a próxima TPA

 

Retirar as cerâmicas para substituir pela turfa não me parece boa opção.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à turfa, estou de acordo com o mencionado pelo Hugo...fica horroroso.

 

Se queres optar pelo caminho da turfa, e se não desgostas de ter a agua cor de chá, arranja 2 ou 3 garrafões, divide a turfa por eles e metes dentro de umas meias e deixas a agua a repousar para a próxima TPA

 

Retirar as cerâmicas para substituir pela turfa não me parece boa opção.

 

Compreendo... De facto a soluçao do CO2 n me parece má! EU comprei o aquário em 2ª mão a uma senhora que ao querer ver-se livre de tudo...deu-me tb uma bomba de ar q vinha com um tubo, uma mangueira e aquilo que aparenta ser uma pedra difusora... tendo em conta tudo o q ja pesquisei, parece-me ser o material adequado à difusão de CO2... Só não sei montar aquilo... há alguma solução própria para inserir dentro do tubo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais