o meu betta


marciofo

Recommended Posts

Bom Dia

 

Desde já parabéns pela iniciativa e pelo fórum pois ajuda muito qualquer pessoa que queira ter e tratar um aquário em condições. Visto que em Portugal procurar qualquer tipo de informação sobre peixes na maioria das lojas de animais e zero.

 

Bom eu comprei um Betta macho cauda de véu a cerca de uma semana de há uns dias para cá ele não me sai do fundo do aquário a não ser para comer, deita-se na pedras muitas das vezes em posições estranhas (inclusive na vertical de cabeça para baixo).

Vou juntar umas fotos para ver se me conseguem ajudar a identificar se esta algo de mal ou se a culpa e minha.

Obrigado desde já.

Pic_19766_1.jpg

Pic_19766_2.jpg

Pic_19766_3.jpg

Peço desculpa pela qualidade mas e foto de telemóvel =P

 

Um amigo meu que também tem um aquário disse-me que o peixe poderia estar assim por ja ter alguma idade, alguém pode confirmar isto sff?

Editado por marciofo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao fórum :sign_welcome:

É dificil te ajudar com a pouca informação que dás. Mas eu apontava para uma problema na agua. Não tens nada calcário? uma concha ou restos ?

Esperaste 24 h antes de colocar o betta no aquario devido ao cloro?

Qual é a temperatura (não deve ser o problema) ?

cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem vindo ao forum ;)

O teu betta pode estar com problemas com a bexiga natatória (pelo que disses-te ele nadava de cabeça para baixo).

Em relação ao teu amigo, não creio que esteja certo, porque a idade não faz isso ao betta.

 

Queres um conselho? Tira essas pedras brilhantes e coloridas, os peixes não gostam muito disso, é bastante artificial.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e obrigado pelas repostas tao rápida,

em relação a temperatura neste momento esta a temperatura ambiente pois o termostato avariou e não consigo arranjar um na minha zona para um aquário de 15L.

Em relação a agua sim tinha a agua em 2 garrafões e esperei 36horas (sensivelmente) antes de juntar a agua.

So me informaram agora e que eu precisava de meter sempre o condicionador na agua próprio para os bettas (mais uma vez a falta de informação nas lojas de animais) como acabei agora de chegar a casa meti o condicionador da ZOO Med (Betta H2O). Vamos ver no que resulta...

Uma questão relativamente ao condicionador agora so volto a meter quando mudar uma parte da agua certo?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Infelizmente o meu Betta acabou por falecer.....

Andei a pesquisar mas conhecendo pouco a espécie e difícil de diagnosticar a causa de morte, mas indo por pontos a ver se me conseguem ajudar a saber o que aconteceu.

Isto são os pormenores que da para identificar no corpo

 

- Não tem os olhos salientes

- Não tem barriga/bexiga inchado

- Não tem pintas brancas

- Não tem "algodão" no corpo

 

a única coisa que noto de diferente nele e mesmo as guelras estão pretas e vermelhas e talvez um bocado da cor dele passou para um verde marino.

 

Gostaria de saber se a culpa foi minha se o peixe vinha doente ou o que e que aconteceu visto que o peixe tinha sido comprado a pouco mais de 1 semana

Obrigado desde ja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu assim que vi as fotos desconfiei logo que fosse da temperatura. Esses peixes na região de origem vivem em temperaturas que rondam os 22 até aos 28, muitas pessoas os ignoram porque na loja os vêm activos e ao chegar a casa colocam-nos em água fria e eles ficam KO.

 

O teu amigo até poderia ter alguma razão caso o betta fosse velho, os bettas velhos mesmo em água quente ficam parados a um canto, mas não me pareceu ser o caso.

 

Existem bettas que se colocam na vertical sem que tenham nenhuma doença(cabeça para cima ou para baixo), eu tenho dois que o fazem por exemplo na procura de comida no solo ou a exibir-se, mas não só. Um deles até chegava a passar a posição vertical... sem que isso demonstrasse ser um sintoma de doença (tanto que ainda estão os dois vivinhos), cada betta tem caracteristicas na personalidade diferentes de outro, outra coisa nao seria de esperar tendo em conta a sua variabilidade e selecção genética que estes peixes têm.

 

Eu diria que é possivel que o teu betta possuí-se alguma doença trazida da loja, mas a questão da temperatura não ajudou em nada disso podes ter a certeza!

 

 

 

P.S. Sinais de bexiga nadatória podem-se fazer notar de maneiras diferentes, mas todos eles implicam que o peixe demonstre uma grande dificuldade em se colocar direito. Um betta que se deita no fundo do aquário numa posição deitada não significa que o problema seja da bexiga nadatória pois pode ter vários significados (acontece muito quando eles são transportados da Tailandia por exemplo, fadiga, falta de oxigenação, temperatura, água "poluida").

Editado por minum

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar boa noite,

 

em relação ao falecido, atenção na altura da compra dos peixes, neste caso devias ter visto bem o betta, perder uns 5, 10 minutos a observar bem os que queremos, os que parecem mais saudaveis, a forma como nadam etc. Depois ao adquirir, ter as condições adequadas ao mesmo, ou seja o aquario já ciclado, ou preparado para o tipo de peixe que estamos a pensar trazer.

 

As lojas, podem conter imensas doenças, desconhecemos a origem daqueles peixes, e poderá estar no meio com outro doente, é necessário precaução. Eu neste fim de semana, fui a uma loja onde o vendedor tinha bettas macho junto com femeas, o macho estava a morrer e quase sem cauda. enfim... coisas que custam de ver.

 

Quando ao resto, é aprender com os erros e para a próxima irá correr melhor, como já disseram aqui não desistas que esta especie é muito "particular". Cada qual com seu feitio.

 

PS: (ser lojista não significa que percebam muito do que fazem.) ;)

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais