agriões (urgente)


tiago_f

Recommended Posts

ola!

quando vou a casa da minha avó, que mora num sitio saudavel (no campo), passo por um pequeno riacho, e a minha mae aproveita para trazer agriões, entao eu fui com ela, e estava a ver se encontrava alguma planta para trazer para o meu aquario, mas nao encontrei, cheguei a casa e lembrei-me de por lá um agrião :wink::?:oops:

 

mas nao pos! porque antes queria consultar aqui o forum, poderei mesmo colocar lá um agrião (pequeno)??? :oops: afinal é uma planta normal... e o riacho nao é de agua parada, mas sim de agua corrente (esta sempre a correr).

 

é verdade, a agua do riacho é fria (muito fria), nao avera problema de colocar-le no aquario de agua quente???

 

ja agora, essas plantas dos rios podem ser utilizadas sem problema no aquario???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tentei uma vez por agrioes a flutuar e apoiados numa pedra que chegava a superficie do aquario mas apodreceram todos... penso que devido a temperatura excessiva para eles...

 

conta o resultado da tua experiencia...

 

Um Abraco

Ze

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, o agrião (Nasturtium officinale) é da mesma familia da Cardamine lyrata (Brassicaceae), coisa que a mim me parece que possa se dar bem em aquário, isto depende das condições. Luís já testaste? Aqui ao pé de mim existe um ribeiro e noto que muitas folhas estão submersas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é, eu estou a tratar o meu aquario com sera baktopur, por isso so daqui a alguns dias esperimentarei, para ja tenho-o numa agua que vou aquecendo de vez em quando(para se abituar), mas, eles crescem, dao flor e morrem, mesmo em aquario eles morrem???

 

pois, eu hei-de ir lá com mais cuidado, pois aquele lago é mesmo saudavel, a agua esta sempre a correr, é pena é nem chegar a a ter 1 metro de largura, e de perfundidade muito menos , uns 50/60cm, isto porque nao choveu.

 

viu-se poucas plantas, porque os agrioes tapao as outras, mesmo asim vi lá algumas, entre elas uma alta, e nas pontas tinha uma folha quase redonda/vou procurar fotos)

 

ja agora, as plantas vermelhas tambem andam nesses riachos???

 

pronto... achoque disse tudo, mas amanha volto a por uma mensagem, actualizada!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

ola!!!

 

Já coloquei(ontem á noite), e nao parece ter corrido nada mal...

 

Hoje de manha, notei que ele cresceu, nao sei se talvez fossem os meus peixes que o desenterrara, mas ele continuava preso ao fundo, e agora falta apenas uns 3/4 cm, para alcançar a superficie.

 

Agora as duvidas:

:roll: o meu aquario tem 30 L e 25cm de altura (por isso é que ele chaga facilmente á superficie) eu coloquei-o atras do aquario, mesmo em frente ao filtro que tem uma potencia de 200L/h (muito!!!) quando ele chegar á superficie, nao vai ser levado???

 

É que ele no riacho tambem tem de levar com a corrente... vamos la ver, mas digam-me!!!!!!!

 

:lol: eles no ambiente natural, duram ate Março (acho eu :?, mas o que interessa, é que nao estao lá o ano todo), ele no meu aquario tambem vai morrer, ou como esta em agua quente, pode sobreviver???

 

Espero respostas...

 

Xau

 

tiago...........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago F., o que tu precisas é de esperar para ver os resultados. Visto que és tu que tens a dúvida e estás a colocar em prática a questão, devias ser tu a dar algumas respostas. Por exemplo revelares que realmente se adequam ao uso em aquário. Isto é difícil alguem dizer pois penso que ninguem, além de ti, está a testar isto.

 

Posso contudo dizer-te o seguinte, caso a planta se ambiente ao aquário poderá passar por uma modificação na folha, como acontece em muita plantas que adquirimos.

 

Na natureza existem ciclos, em que os nutrientes por vezes se esgotam nos solos, as plantas estão sujeitas ao meio ambiente e a estes factores, razão porque a estratégia é dar flor e posterior semente.

 

No aquário, em príncipio, isto não acontece pois os nutrientes são adicionados e estão, ou deveriam, em equilibrio. Muitas das plantas que temos no aquário são anuais, mas continuam a crescer por ter sempre as condições perfeitas.

 

A questão da água quente, também não me parece provável que afecte o desenvolvimento, em que temperatura tens as plantas? Repara as plantas estão fora de água e aguentam temperaturas com mais de 25º.

 

Eu se fosse ati preocupava-me em ter sempre CO2 iluminação e fertilização periódica.

 

Cá espero novos avanços da experiência.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais