Duvida fertilização de PO4


KuSsTa

Recommended Posts

Boa Noite a todos.

Gostaria de ter a vossa opinião sobre a seguinte situação:

Tenho um aquario plantado com 100*30*40 3x T5 39w e uso CO2 caseiro.

Sempre que faço o teste de PO4 da Nutrafin o valor é sempre perto de 0, talvez 0.25 ppm, apesar de eu Fertilizar diariamente com o fertilizante de PO4 da Seachem e de acordo com a calculadora que eles disponibilizam no site ( o que me obriga a cerca de 20 ml diários).

Ate podia acreditar que as minhas plantas "cheias de fome" consumissem o 1mg/l de PO4 diariamente, e para testar essa teoria, houve dias em que fertilizei em excesso de forma a ficar com 1.5 ou 2mg/l de PO4 para que quando fosse repetir o testes, este não dar 0.

Para meu espanto, apesar de ter fertilizado 30ml de Fertilizante PO4 da Seachem, quando vou efectuar o teste, este dá novamente 0 ou muito perto disso.

Adicionei então uma gota do fertilizante da Seachem ao tubo onde faço o teste, para tentar perceber se o teste não "acusava" PO4, mas assim que ponho essa gota, verifico que o teste fica com um azul mesmo muito escuro, passando quase a escala de mais de 5.0 ppm (quer isto dizer que o teste está a funcionar?)

Como já vi aqui alguns comentários que afirma que os fertilizantes Seachem são muito diluidos, decidi adquirir um novo na Water R Evolution, um dos patrocinadores do forum (de acordo com o frasco basta apenas 1ml para subir 1ppm de PO4 em 100litros).

Para meu espanto... desta vez, faço o teste que me dá perto de 0, e mesmo deitando quase 1ml da solução da Water R Evolution para dentro do tubo, este não muda de cor...!?!?!?!?!!?

 

Teste Estragado?

Fertilizante de PO4 da Seachem muito diluido?

Porque é que ao adicionar o fertilizante da Water R Evolution directamente ao frasco, este não muda de cor, quando com 1 gota apenas do da Seachem, rebenta com a escala?

 

Peço desculpa pelo testamento....

 

Muito Obrigado

 

Cumprimentos,

Hugo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas se tiveres acesso a produtos de laboratorio ou farmacia, é muito mais facil, eu por exemplo uso Fosfato Mono-Potássico (KH2PO4) não é nada dificil de arrajar, por dia adiciono +- 1,6ml para um aquario com +- as mesma medidas que o teu e tenho sempre o po4 a volta de 1mg/l

 

a mistura que uso é 30g KH2PO4 para 500ml de agua distilada.

 

é muito mais fiavel que os produtos de marca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas KuSsTa!

 

Qual é a concentração do fertilizante de PO4 da Seachem? Ou seja ao adicionares 1ml desse produto, estás a aumentar quantos ppm de PO4 por cada 100L de água?

 

E quando deitaste os 20ml de PO4, quanto deitaste de Potássio e de Nitrato?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite!

Obrigado pelas respostas.

 

Vasco Matos, diz no frasco Fosfato Disponivel : 0.3%

Se não estiver errado penso que adicionar 1ml deste fertilizante de PO4 da seachem vai aumentar 0.05 ppm em cada 100 litros de agua!

 

Quando fertilizei os 20 ml de PO4 (processo que repeti por alguns dias na esperança de ver o teste indicar Fosfatos na água) fertilizei também com 10 ml de DIY de Potassio, adquirido também numa loja on-line onde diz no frasco que cada 1 ml desta solução vai aumentar 1ppm de potassio por cada 100 litros.

Nitratos não fertilizo porque sempre que testo, estão perto dos 15 ml.

 

Tenho neste momento o aquario infestado com algas (principalmente nas plantas de crescimento mais lento), de todos os tipos, desde filamentosas verdes nos troncos, cianobactérias que fazem mais "pearling" que algumas plantas....e algas escuras nas anubias e cryptos.

Fertilizo também 1 ou 2 x por semana com TRACE e IRON da Seachem.

 

Ideias!?!?

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde a todos...

Mais alguem tem algumas sugestões em relação aos resultados estranhos nos valores de PO4 no meu aquario?

 

E em relação ao facto do teste "reagir" a uma gota do Fertilizante de PO4 da Seachem que é muito mais diluido que o DIY, e não reagir a este ultimo (adquirido na Water R Evolution)?

 

Mais uma vez, Obrigado

 

Hugo Costa

Editado por KuSsTa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E em relação ao facto do teste "reagir" a uma gota do Fertilizante de PO4 da Seachem que é muito mais diluido que o DIY, e não reagir a este ultimo (adquirido na Water R Evolution)?

Eu li o tópico um pouco na diagonal, por isso não sei se vou estar a ser redundante nas minhas considerações...

 

Como é que testaste o fertilizante da Wate_R_evolution? Pegaste numa amostra do fertilizante e fizeste o teste; ou pegaste em água sem PO4, adicionaste uma gota do fertilizante e fizeste o teste posteriormente?

 

É que os testes mais comuns de PO4 para aquariofilia baseiam-se num abaixamento do pH com ácidos. O que acontece, é que uma solução de KH2PO4 ainda produz um efeito tampão considerável. Efeito esse que é capaz de evitar o abaixamento do pH, essencial para a reacção com o agente revelador (geralmente o final). Daí que os testes de PO4 só sirvam para águas de aquários e não para testar os líquidos fertilizantes directamente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde Luis.

O teste que fiz, foi com água do aquario com 1 ou 2 gotas do fertilizante PO4 da Water R Evolution.

Como referi, bastou adicionar umas gotas do fertilizante de PO4 da Seachem no tubo com agua do aquario, para que ficasse com um azul muito escuro, o que não aconteceu quando repeti o teste, mas em vez de adicionar fertilizante da Seachem, adicionei o da Water R Evolution que é muito mais "concentrado".

 

Tenho neste momento o aquario cheio de algas filamentosas verdes, castanhas e ainda as plantas de crescimento lento, com algas escuras, quase pretas.

 

Será iluminação a mais?

Tenho 3x T5 39w para um aqua de 100x30x40.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Algas verdes filamentosas, regra geral, é carência de Fosfato... tens de adicionar mais PO4.

 

Algas castanhas escuras pode ser falta de vários nutrientes na coluna de água, lâmpadas antigas e/ou excesso de silicatos na água. Escova-as, sifoniza-as e vê se as lâmpadas têm mais de 6 meses/1 ano.

 

Algas pretas de tufo (BBA), em princípio é devido ao excesso de azoto no aquário (nitratos, principalmente). Chatas de erradicar... controla os nutrientes primeiro, só depois podes utilizar água oxigenada ou Flourish Excel para matares as que subsistem. Podes igualmente podar as folhas onde elas estão.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa que não sei se foi falado aqui anteriormente é referente á carga vegetal, e á quantidade de consumos destas plantas. Eu por exemplo com o uso de doses duplas de Fase 2 da ELOS, de acordo com os esquemas deles(no esquema deles é 1 dose dia sim dia não, eu faço duas doses, por vezes diáriamente)...E não raras vezes ao avaliar no dia seguinte estou a zeros outra vez...

Se tiveres uma carga vegetal muito densa, e consumidora, vais entrar em carencia rápidamente se não ajustares o regime ás tuas necessidades...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia a todos.

 

Já adquiri um novo fertilizante de PO4 da Seachem, e apesar de ter de fertilizar quase com 20 ml para aumentar 1 ppm em 100 litros, já consegui ter "leituras" no teste diferentes de 0.

Fertilizei ontem depois de apagar as luzes, de forma a ficar com 1 ppm de PO4 (efectuei o teste depois de fertilizar e verifiquei que o valor de PO4 era de 1ppm), para agora verificar quais os consumos diários de PO4.

 

Adquiri também o famoso EXCEL da Seachem, e 3 Neritas, para darem uma ajuda no combate ás algas.

Podei as folhas mais velhas que tinham as ditas algas, renovei a receita de CO2 caseira, aumentei a circulação de água no aqua, e vamos ver os resultados.

 

Por agora, parece-me que vou no bom caminho.

Em relação ás lampadas, são novas, adquiri á menos de 1 mes na AquaEden Shop (Ramirezi) e têm os seguintes espectros:

1x 6500

1x 8000

1x 10 000 (Lampadas T5).

Acham que as algas também podem estar relacionadas com excesso de luz?

O meu aqua tem 100x30x40 e tenho 3x 39W T5.

 

Mais tarde, posso postar fotos!

 

Mais uma vez, Obrigado a todos pelas respostas.

 

Cumprimentos,

Hugo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 conselhos:

 

1-faz um teste capaz ao teste que estás a utilizar

2- aprende o mais rapidamente possivel a ler as plantas e não os testes

3- aprende a controlar o teu aquario com menos luz, e depois aventura-te com mais luz ( se puderes desliga a de 10.000K por agora)

 

repara que na tua pergunta não falas uma unica vez das condições no teu aquário, apenas no valor de PO4.

O teu objectivo não é ter um valor de PO4 bom, é ter um aquário saudável.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 conselhos:

 

1-faz um teste capaz ao teste que estás a utilizar

2- aprende o mais rapidamente possivel a ler as plantas e não os testes

3- aprende a controlar o teu aquario com menos luz, e depois aventura-te com mais luz ( se puderes desliga a de 10.000K por agora)

 

repara que na tua pergunta não falas uma unica vez das condições no teu aquário, apenas no valor de PO4.

O teu objectivo não é ter um valor de PO4 bom, é ter um aquário saudável.

 

Boa Tarde.

O teste que estou a utilizar actualmente, é novo.

De facto, tenho feito algumas pesquisas no sentido de tentar perceber, através da observação das plantas, se existe alguma carencia de nutrientes. (mas por agora, estou a tentar equilibrar o valor dos nutrientes da coluna de água).

Vou aceitar essa sugestão e desligar por agora a lampada de 10 000K.

Em relação ao aquario em geral, está de boa saude, os peixes estão bem, e mesmo as plantas estão com um crescimentos aceitável (apesar de algumas agas).

 

Setup:

Aquario 100x30x40

PH : 7

KH: 5

GH: 8

 

NO3 - 15 ppm

PO4 - 1 ppm

 

fertilizo com Trace e Iron da Seachem.

Tenho especies amazónicas no aqua, como Neons, um casal de Escalares, 2 Peixe Gato (corydoras)e 2 Ramirezis.

Obrigado

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais