Recommended Posts

Pois foi o meu novo aquário expludio :) , como eu é que o tinha furado, e como os furos eram no vidro de baixo, passado uma semana com a pressão rechou a partir de um dos buracos!

Solução:

Comprei um vidro igual"espessura", mas em acrilico, foi bem mais facil de furar e é muito mais resistente, já está tudo montado, agora é só esperar que o aparelho de osmose não demore uma eternidade a encher 760l de água.

Queria só partilhar esta minha má experiência.

Nota:

O aquário estava já montado com água e rocha viva.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto! O silicone não adere bem ao acrílico e acaba por descolar com o tempo.

Pelo que percebi colaste acrílico a vidro :)

Vasco, como é que o fizeste???

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso mesmo colei vidro a acrilico, mas segundo o fabricante do silicone que eu comprei dá para acrilico, vidro, e superficies espelhadas.

Já fiz o teste ao aquario enchi-o com água da torneira e deixei 24h e não descolou, nem verteu água.

Agora vou esperar que encha tudo com água de osmose e só o tempo o dirá.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco não te metas nisso ou como o Daniel diz, vamos ter de ler um tópico explodiu 2!!!

 

O vidro nao agarra ao acrílico. Acabará por descolar!

 

Vê lá no que te metes, já viste o que é a "explosão" acontecer com uma criança a olhar para o aquário?

 

Com isso não se brinca, rapaz!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, obrigado pela preocupação, mas como se costuma dizer estou disposto a pagar para ver.

Quanto ao vidro não colar com o acrilico, isso é verdade, mas tambem é verdade que vidro tambem não cola com vidro!!! O que os une é o silicone, ora se eu tiver um silicone que dé para acrilico não vejo qualquer problema em usar acrilico com vidro, plastico, ferro, aço, etc... O silicone é que tem que se saber se cola esses materiais.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os aquários de acrílico são colados com uma cola própria para acrílico.

 

Essa cola é feita de cloroformio e aparas de acrílico. E a bem dizer da verdade, não é cola, porque não existe colagem, o que existe é uma fusão entre as duas peças de acrílico.

 

Uma fusão química, que faz com que as duas peças se unam numa só. Por isso um aquário de acrílico não descola. Pode rebentar como os de vidro, mas nunca descola uma aresta porque é uma peça única.

 

Mesmo que isto não fosse assim, o problema é estares a tentar colar dois materiais diferentes. Aliás, se colares vidro a acrílico e tentares descolá-lo com as próprias mãos, vais ver consegues descolar as duas peças, sinal que não estão prontas para aguentarem a pressão de um aquário.

 

Duas peças de acrílico, como expliquei, não consegues separar mais, mas mesmo duas peças de vidro para aquário, não deves conseguir descolá-las com as próprias mãos. É muito mau sinal, se conseguires fazê-lo! :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que já colei o meu aquario vou mesmo ter que esperar para ver o que acontece, tive o aquario cheio de água 24h e nem uma gota de água verteu.

Agora só o tempo o dirá.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não! O tempo não dirá nada mais do que aquilo que te estamos aqui a alertar, ou seja, colar vidro com acrílico através de silicone, não dá!

 

O tempo não altera por sí só a ciência!

 

Eu já tive uma caixa de silicone colada (com silicone) durante 4 meses, e ao fim de 4 meses descolou. Felizmente eram só 15 litros... Mas mesmo que tivesse a caixa durante 100 anos, não provava que o silicone cola vidro com acrílico para efeitos de aquariofilia...

 

 

O que o tempo poderá dizer é que estás errado, só espero que quando acontecer a catástrofe, não esteja ninguém por perto... :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hugo - aparentemente o Vasco não quer saber dos teus conselhos!

 

Gostava apenas de confirmar o que o Hugo já te disse e espero que a tua teimosia não resulte numa desgraça.

 

Se o aquário tem, como dizes 760 litros, a tua brincadeira pode resultar muito mal. Se o acrilico se deslocar pode provocar a quebra do próprio vidro e com o volume de água que tens podes até matar alguém. Conheço relactos de pedaços de vidro que se espetaram numa parede a mais de 3 metros de distância do aquário... faz como achares melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

760l ??????? :?:?:?:? :D :P:?

Nem tinha reparado nesse pormenor... Isso é uma loucura...

Se queres fazer a experiência... Tudo bem (ou mais correctamente: Tudo mal :?:? )... Mas ao menos fecha a divisão onde está o aquário (Bomba...) e não deixes lá entrar ninguém (nem mesmo tu)... E vê lá se não sai mesmo assim nenhum estilhaço de vidro através da porta... É que aquilo são laminas de arestas vivas disparadas a uma velocidade razoável, quando rebenta...

Por isso...

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens filhos(a)? Olha se não estas em casa e um muido se lembra de ir ver o aqua e por acaso pum....... Não e estar a dizer mal mas acho que depois era muito complicado.... Ainda alguem se aleja :(

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não o fazas, não resulta a longo prazo.

 

Já colei vidro e acrilico com silicone, após uma semana descolou e fiquei com água no chão todo da varanda.

 

Foi na varanda, que sorte que tive. Pena foi o que aconteceu ao conteudo do aquário. :(

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não o fazas' date=' não resulta a longo prazo.[/color']

O pior é que a asneira ja esta feita. Eu vazava o aqua com maximo cuidado e punha vidro.

 

Desmonta isso porque pode passar de uma experiencia para uma situação muito perigosa!!!

Eu desmontava ja mesmo esta noite :(

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco,

 

Qualquer dia dizem-te para não entrares em casa por causa do aquário! Não dá para colocares uma foto do mesmo para ver como ficou o reparo?! Se quiseres posso ir aí pessoalmente ver a coisa. E se quiseres também posso ajudar a substituir o vidro por um vidro novo furado com uma broca à maneira. Também se quiseres arranjo local seguro para guardar toda a tua rocha viva até o problema estar resolvido.

 

Já sabes onde me encontrar!

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues (962852141)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco,

 

Qualquer dia dizem-te para não entrares em casa por causa do aquário!

 

Tens razão exageramos uma beca mas mesmo assim acho que não deixa ser um bocado perigoso :oops:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco,

 

 

não vou, nem quero, acrescentar nada ao que já aqui foi dito. Vou só deixar uma experiência que tive, fruto da minha ignorância e negligência.

 

 

Certo dia pediram-me para fazer uma aquário com as seguintes dimensões: 160cm comp x 10cm larg x 160cm alt. Confiante em que o trabalho era duro, mas de certa forma inovador (pelo menos para mim) e que me daria um gozo brutal fazer aquele trabalho, pus mãos à obra e fui encomendar as placas de 10mm :?:omg8):):oops: Depois de dois dias de montagem e de muito ter suado, la pus o bicho de pé e toca a enchê-lo muiiiiiiiiiiito lentamente! Estava com um pressentimento assustador, mas o trabalho já estava feito. Depois de a água subir 140/150 cm vejo um decrescimo brutal de água seguido um um estrondo (isto sim realmente assustador). O aquário estava no meio de umas colunas de paletes e devo dizer-te que os vidros, autenticas facas, mas mesmo!!!!! facas, atravessaram as paletes e foram para a 4 ou 5 metros de distância yikesyikes . Eu assisti a isto tudo, devidamente escondido pois ja pressentia algo mau. Fiquei desolado, assustado, triste, chorei até por ver um trabalho meu estilhaçar e poder ter motado muita gente! Digo muita gente, pois o aquário seria para colocar na entrada de um restaurante com pessoas a passar e crianças a bater nos vidros. No fundo, ainda bem que aquilo aconteceu, porque não sei como estaria hoje se soubesse que um aquario meu tinha matado uma pessoa que fosse!!!

 

Este meu testemunho não é muito semelhante em termos de construção, mas pode vir a ser em termos de sentimentos. Devo também dizer que entretanto, não fiz mais nenhum aquário (já la vai mais de um ano) pois fiquei como que traumatizado. O medo é grande... O meu conselho, se me é permitido, é que aceites a ajuda que já te foi oferecida, para poderes entrar/continuar neste mundo com o coração a bater normalmente.

 

Infelizmente não tenho fotos do estado final do aquário, mas posso garantir-te que não era coisa boa de se ver. Aliás, os vidros ainda estão encostados e custa-me olhar para eles. Enfim, cada tolo com a sua mania...

 

 

Desculpa o testeunho e o testamento, mas só quero mesmo alertar-te para as consequencias que podes ter.

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos conselhos agradeco a vossa preocupação, obrigado Ricardo por tudo, mas não se preocupem, pois o vidro de acrilico é o de baixo que está assente na mesa, as laterais continuam a ser as de origem em vidro com o silicone de origem, da outra vez quando rebentou, estavam pessoas ao pé do aquario, e apenas comessou a sair muita água entre o tampo da mesa e o aquario, ora se o silicone não vedar bem o maximo que acontece é o aquario comessar a verter água, como já tenho o áquario cheio de água á já 3 dias e até agora nem uma gota verteu, vou esperar uma semana se não acontecer nada vou enche-lo de rochas.

Obrigado.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo sendo o de baixo acho que pode aver azares...

Vitor vai contando como corre e espera que tenhas mais sorte que os outros que colaram acrilico a vidro :roll:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora reparei que o sub-forum tinha _ antes do nome. Não é num aquário de água salgada pois não?

 

Se for, boa sorte.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André não me chamo Vitor, chamo-me Vasco :wink:

E sim o aquário é de água salgada.

 

Noticias do aquário:

Está cheio já com alguma rocha viva e até agora nem uma gota de água saiu.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais