Cabombas com algas?


tat

Recommended Posts

ok.

 

Dimensões

- 100 x 40 x 30

 

Volume

- 120 litros (100 litros reais)

 

Iluminação

- 2xT5 39w

 

Filtragem

- Eheim 2213 , com filtro de ceramica+esponja

 

Substracto

- elos bottom mineral

 

Areão

- areão preto, granulometria fina

 

Aquecimento

- Termostato de 200W

 

Decorações

- 2 Tronco Red Moor wood

- 1 coco coberto com musgo

 

Fertilizacao com TPN+ quinzenalmente

 

Flora:

Cabombas

Ceratophyllum demersum ‘Foxtail’

Anubias

Heteranthera zosterifolia

 

Fauna:

L200

cardume tetra cardinais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sim e não.

 

As supostas algas, desapareceram.

No entanto, noto que as cabombas estão fracas, crescem pouco, e já não têm aquele verde vivo que tinham no inicio.

É uma pena, pois estavam muito giras, com ar muito saudavel....

 

As echinodorus, também não se têm safado.

Por outro lado, a foxtail parece uma praga, e a Heteranthera zosterifolia também cresce que nem uma desalmada.

 

Não sei explicar, provavelmente falta de algum nutriente. Talvez a falta de Co2 justifique parte do problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nop tens um problema, mas não é a falta de CO2... Tens Ceratophyllum demersum e Henteranthera zosterifolia, duas plantas que consomem nutrientes como se não houvesse amanhâ... Terás certamente uma carencia de nutrientes aí metida ao barulho, só pela HZ presumo que de complexos azotados, nomeadamente nitratos... Convém que também invistas em luz para esse tanque...Tens somente 78W para 120 litros... A cabomba precisa de muita luz e CO2 o que m parece que tu não tens. Tens também que manter uma regime de TPA's regular e de fertilização para que as plantas vão ao lugar... Seja como for, Cabombas seja qual for a especie,não são plantas para principiantes...Convém ter já dedos para tocar a guitarra das cabombas,sabendo como tratar de um plantado de plantas de caule, as cabombas são do mais facil que há, mas se ainda estás a aprender, vais ter dificuldade com as cabombas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nop tens um problema, mas não é a falta de CO2... Tens Ceratophyllum demersum e Henteranthera zosterifolia, duas plantas que consomem nutrientes como se não houvesse amanhâ... Terás certamente uma carencia de nutrientes aí metida ao barulho, só pela HZ presumo que de complexos azotados, nomeadamente nitratos... Convém que também invistas em luz para esse tanque...Tens somente 78W para 120 litros... A cabomba precisa de muita luz e CO2 o que m parece que tu não tens. Tens também que manter uma regime de TPA's regular e de fertilização para que as plantas vão ao lugar... Seja como for, Cabombas seja qual for a especie,não são plantas para principiantes...Convém ter já dedos para tocar a guitarra das cabombas,sabendo como tratar de um plantado de plantas de caule, as cabombas são do mais facil que há, mas se ainda estás a aprender, vais ter dificuldade com as cabombas...

 

Por acaso, as cabombas começaram a definhar apos ter colocado as Ceratophyllum demersum. Provavelmente não é coincidencia. Antes disso, estavam mesmo muito bem!

 

Luz, está fora de questao. Estamos a falar de 78W para 90 Litros uteis, mais que suficiente.

Que parametros devo controlar, para perceber os nutrientes em falta? fosfatos?ferro?nitratos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parametros actuais do aquario:

NO3=10

NO2=0

GH=5

KH=1

PH=6.5

PO4=0

Fe=0.05

 

Carencia de ferro, valores muito baixo de nitratos e fosfatos, podem justificar o não desenvolvimento das cabombas e o enfraquecimento das echinodorus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

A unica echinodorus que resta, está miseravel, e as cabombas como podem ver, podiam estar bem melhor.

O espaçamento entre as folhas é muito grande, e alguns pés, simplesmente deixaram de crescer.

Até as todas resistentes anubias, têm algumas folhas amarelas, como penso ser visivel na foto.

 

Os parametros do aqua, são os referidos no ultimo post. Acrescento apenas que tenho feito fertilizações semanais de TPN+. O substracto é o Botom mineral da Elos.

 

O que me aconselham companheiros? Fertilização de macros? Injecção de CO2?

cabombasfracas.jpg

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Com essa luz toda, sem CO2, e fosfatos a zero, não podes esperar que as plantas estejam nas melhores condições. Lê o post do Gervas que está lá o que precisas de fazer...

 

Injecta CO2, fertiliza com PO4 se quiseres manter essa iluminação.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Com essa luz toda, sem CO2, e fosfatos a zero, não podes esperar que as plantas estejam nas melhores condições. Lê o post do Gervas que está lá o que precisas de fazer...

 

Injecta CO2, fertiliza com PO4 se quiseres manter essa iluminação.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Boas, obrigado pela resposta.

 

Queria evitar a injecção de CO2. Temo que dispare o crescimento das heteranthera zoosterifolia, que neste momento já me vejo obrigado a podar 1 ou 2 vezes por semana. Mas sendo inevitavel.....

 

 

Procurei no forum, mas não encontrei esse post do Gervas. Podem-me indicar o url para o post?

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Estou a falar do post do Gervas neste mesmo tópico...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=172844&view=findpost&p=1027667

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

Bem, vou tentar lentamente descobrir o que posso fazer para melhor as condições das plantas.

Vou começar a aplicar Seachem Flourish Excel Organic Carbon, de forma a compensar a falta de CO2.

Para já quero evitar a injecção de CO2, daí a escolha do Flourish Excel.

 

Veremos se melhora alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais