Ruy M.

Membro
  • #Conteúdo

    721
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Ruy M.

  1. Boa tarde! O que fizeste é um aquário com plantas, não é um "plantado", são coisas diferentes, mas é perfeitamente normal não saberes até porque quase todos falam em plantados para dizerem que têm algumas plantas. Nota-se que não tens experiencia no assunto e alerto apenas para o seguinte: -A mistura que fizeste com o substrato é que não foi boa ideia, não ficou nada agradável esteticamente, mas em termos funcionais está bom, é adequado para as plantas. -Filtro interno para cerca de 100litros não foi boa opção, quando tiveres peixes vais notar bem isso. -Dada as plantas que tens no aquário a luz que tens é claramente insuficiente(18w), seguindo as regras o aconselhado seriam 100w. no entanto se conseguisses garantir outras condições com 50w já seria possível... -O termostato tem demasiada potencia, mas não é grave. Uma vez que não tens substrato fértil convinha já iniciar a fertilização.
  2. Exactamente, com areia fina não há esse problema, e pessoalmente acho bonito, já montei um aquário com areia fina e ficou bonito... Com areia de piscina já não seria assim de certeza. ah, e para tirar areia do rio convém passar pela peneira....
  3. Não fizeste mal, o Martins tem razão ao afirmar que as plantas não precisam de tanta luz, mas para isso tem que oferecer outras condições que não podes oferecer: ter co2 pressurizado, uma boa dose de fertilização completa acompanhada de 3 tpa´s semanais. Quanto ás lampadas, qualquer uma acima de 4000k é apta para plantas. Se possível ter uma daquelas xpto, mas também não vale a pena gastar muito dinheiro nas lampadas porque daqui a 7meses vais ter que comprar novamente as lampadas (isto claro está se seguires o que for recomendado). Não usar substrato fértil não pode ser considerado um erro, muita atenção com estas afirmações porque as pessoas ficam a pensar que é necessário para ter plantas. Usar sub Fertil é apenas uma opção, é apenas mais um meio de levar nutrientes ás plantas. Mesmo com fértil vais ter que fertilizar. Para quem se está a iniciar não aconselho usar fértil, juntamente com uma boa iluminação pode ser uma fonte de problemas.
  4. Não sei se é boa ideia colocar areia de piscina, apesar de ser areia costuma ser mais grossa que a areia convencional, compacta-se e torna-se difícil de remexer pelos cory´s e consequentemente pode começa a ganhar verdete... A usar areia eu aconselhava areia mesmo, retirada de um rio por exemplo. Musgo no chão?? não me parece quer seja viável.
  5. Não sei se é boa ideia colocar areia de piscina, apesar de ser areia costuma ser mais grossa que a areia convencional, compacta-se e torna-se difícil de remexer pelos cory´s e consequentemente pode começa a ganhar verdete... A usar areia eu aconselhava areia mesmo, retirada de um rio por exemplo. Musgo no chão?? não me parece quer seja viável.
  6. Podes pedir o livro de reclamações,.. Provavelmente as informações foram propositadamente erradas o que é uma fraude. Como foi dito apesar de suportarem temperaturas altas essa não é a sua verdadeira natureza. Todos os dias aparecem pessoas aqui no forum que chegam á conclusão que foram defraudadas, no entanto ainda não vi ninguém a apresentar queixa.
  7. Se realmente não foi feito o ciclo do azoto é aconselhável a introdução de bactérias colonizadoras, vende-se nas lojas da especialidade.
  8. A fertilização na aquariofilia é geralmente dividida da seguinte forma: Macro nutrientes - Potássio (K) -Nitrato (N) -Fosfato (P) Micro Nutrientes -magnésio, ferro, calcio, zinco, etc... Todas as plantas necessitam de nutrientes, porém umas necessitam de muito mais que outras. Uma forma fácil de conseguir obter nutrientes sem grandes contas e complicações é através dos fertilizantes mistos: http://www.tropica.c...ion-liquid.aspx http://www.seachem.c...s/Flourish.html Estes são os produtos de referência, porém existem mais marcas disponíveis no mercado. Mas atenção, estes produtos não contêm macro nutrientes ou contêm muito pouco, pode eventualmente ser necessário complementar com os macro. tens que saber ver isso através da analise das plantas ao longo do seu crescimento.O tropica é mais completo em relação ao Seachem, contêm Potássio mas não nitratos e fosfatos, o da Seachem não contêm qualquer macro se não estou em erro. Para obter plantas com boa qualidade é preciso reunir os seguintes elementos: -Iluminação -Fertilização -Co2 (embora não seja vital é recomendado)
  9. Se não estiveres disposto a largar tanto dinheiro pela calha podes optar por uma por volta dos 100-120w. Talvez seja mais barato e não perdes realmente muita capacidade, tens é que garantir co2 e fertilização completa; ter muita luz não significa ter plantas melhores, ás vezes pode ser a fonte de problemas.
  10. Pois, eu sei o que isso é. tenho uma calha Hqi e sempre que quero proceder á manutenção é um atrofio.
  11. Confesso que não estou a par das ultimas tendencias e nem frequento fóruns internacionais, gosto deste hobby mas não tanto... Como te disse, eu ao aconselhar recomendo sempre o que é considerado normal, quanto a isso não há mais nada a acrescentar; porém vou ter em conta esta nova tendencia e advertir as pessoas dessa mesma possibilidade. O facto de eu dizer que colocaria 11w não quer dizer que eu recomendaria, são coisas diferentes e isso não serve de argumento. Depois de te dizer que tive um aqua de 60L com apenas 20w esse entendimento parecia-me obvio. Se fosse recomendar eu seguia a regra, recomendaria 20 a 30w. Sim, foi feito para as velhinhas t8 e as novas (t5 pll e companhia) já são mais eficientes, porém são também fluorescentes e por isso é que essa regra também se aplicou ás novas, por isso mesmo não faz sentido falares aqui em led uma vez é uma tecnologia completamente diferente. De qualquer das formas percebi que querias realçar o facto de W não se traduzirem em eficiência, mas já tínhamos chegado a essa conclusão anteriormente até porque eu já te tinha referido que sabia perfeitamente o que era o PAR. Até este momento defendes de forma incondicional o PAR e deitas abaixo o que é considerado normal, ainda assim não resolveste o problema. Ao dirigir-me a uma loja como posso saber qual a lampada que me oferece a melhor iluminação??? As lampadas não contêm qualquer menção referente ao PAR. Mesmo seguindo o teu conselho e colocando dessa forma uma lampada mais fraca, essa mesma lampada pode ter uma eficiência menor do que seria de supor pelo seu consumo, desta forma fui enganado uma vez que adquiri algo que não corresponde ao que devia e não tinha forma de o saber porque não sei qual o PAR. É exactamente por este motivo que refiro que o argumento do PAR não te leva a lado nenhum porque simplesmente não tenho forma de conseguir essa informação, a utilização do PAR como referencia normal á iluminação de um aquário só faz sentido quando temos acesso a essa mesma informação caso contrario não passa de um exercício de especulação. Enquanto a menção não se tornar obrigatória não há qualquer ponto guia para se poder falar aqui do PAR como a regra. Sei que não queres dar o braço a torcer mas acho que também não se pode negar as evidencias
  12. Sim, é uma possibilidade. Quanto a temperaturas de cor, o que referiste está aceitável, embora eu escolhesse uma configuração diferente.
  13. Sim, são bons para iniciantes uma vez que se reproduzem facilmente. Não é necessário substrato fértil para musgo, só tens que garantir que a planta recebe luz e os nutrientes.
  14. Bem, não quero ser tendencioso mas a opção da Aquaeden parece-me ser melhor e mais barata, porém a 2 opção é mais bonita. A 2opção tem 159w, é demais para ti, aconselho a esquecer. Não é por por possuir lâmpadas de 10.000k que ilumina melhor, não tem nada a haver, é preferível combinar vários espectros do que ter apenas um. A regua é a melhor opção, e sim , não necessitas de mais nada. Dá para perfeitamente para plantas de media exigência, mas não esquecer dos outros elementos, uma boa fertilização e se possível adição de co2, não esquecer também as tpa´s.
  15. Bettas com guppies não me parece nada boa ideia. Eu normalmente aconselho o seguinte: escolhes a espécie principal que pretendes introduzir no aquário, depois escolhes 1 ou 2 espécies secundárias e compatíveis com a principal. Eu sei que no inicio é difícil optarmos por apenas 2 ou 3 espécies, que a vontade era colocar um pouco de tudo, mas temos que impor a racionalidade... Não esquecer que há que respeitar as especificidades das espécies que vão ser introduzidas, por exemplo, se optares por um peixe de cardume deves colocar um cardume, isto é, no mínimo 6 indivíduos da mesma espécie. Eu utilizo fio de nylon muito fino para prender as plantas, mas podes utilizar linha de costura.
  16. Eu compreendo o que queres dizer e sei perfeitamente onde queres chegar embora a forma como expões as matérias seja a meu ver desacuada e confusa principalmente para quem não perceba, e acho que o objectivo é que a pessoa que pediu auxilio entenda do que se está a falar... provavelmente se eu te desse resposta daqui a pouco já se estava a falar em IRC, temperatura de luz e tabelas espectrais. Como referi já, eu próprio tive um verdadeiro plantado com apenas 20w e as plantas estavam bem, estou a dar-te razão quando referi isto. Mas eu quando montei o aquário escolhi as plantas já pensando na iluminação que tinha... Mas também devo acrescentar que melhoraram bastante quando aumentei de 20w para 40w. È verdade que a potencia é um indicador falacioso, este é um tema que já foi discutido inúmeras vezes neste fórum. Mas sabes perfeitamente que é aplicado como indicador por razoes de praticabilidade e de facilidade... E diga-se a verdade, esse argumento do PAR não te leva a lado nenhum porque simplesmente não se consegue ter acesso a esse tipo de informação quando te diriges a uma loja para adquirir uma lampada. Se fossemos destrinçar todos os argumentos desta forma o debate aqui entre o pessoal era impossível, por isso é que existem conceitos de normalidade e simplificadores. Se estou aqui a ajudar o pessoal e a fazer recomendações eu opto sempre por recomendar o que é considerado normal ou o desejável. Estive a dar uma vista de olhos no teu nano e está interessante e aqueles guppies que te emprestaram eram lindos. Reparei também que utilizas material de qualidade, como por exemplo o co2, pormenores que fazem a diferença. Não é como eu que utilizo co2 caseiro com um difusor dos mais baratos. com 11w nesse nano obténs um ratio de 1w por litro, mais que suficiente, era o que eu também colocaria.
  17. È logico que filtra sempre um pouco, mas não é significativo.
  18. Tudo depende das plantas em causa, eu também já tive um aquário de 60litros com inúmeras plantas apenas com 20w e sem co2, no entanto eram 7 anúbias grandes de varias estirpes, inúmeros fetos de java e mais outras plantas que não me recordo o nome. Agora quando estamos a falar de cabombas estes W são insuficientes a meu ver. É preciso analisar o que está em causa... Ele primeiro que experimente aplicar a fertilização, se passado algum tempo as plantas não obtiverem melhorias talvez seja melhor fazer um upgrade na luz.
  19. A tua opinião não é propriamente contraria, é apenas parcialmente contraria uma vez que anteriormente foi recomendada também a fertilização. Tendo em conta o volume das medidas apresentadas, 20w representa 0.4w/l. Para ter uma relação de 0.5w/l teria que ter 27W.. O Tiago refere que além de Anubias, possui Egerias Densa eCabomba Caroliniana. A Egeria não é muito exigente mas já a cabomba é bastante exigente no que concerne á iluminação, pelo que 0.4w por litro é manifestamente fraco em termos de iluminação. Para as plantas que tem actualmente o minimo aconselhado seria pelo menos 50w, que daria um ratio de 1w por litro.
  20. Boa Noite! Tal como tu, eu também tenho um aquário com tampas de vidro por cima.... Não são nenhum impedimento para se ter qualquer tipo de iluminação. Eu optei por HQI 150w e por uma regua t5. O único impedimento será o dinheiro que tens disponível para a aquisição de uma calha ou régua. Pelas medidas anunciadas terás um volume de cerca de 210 litros de água, para tal volume necessitas de 150w para teres uma boa iluminação, 120w para teres uma iluminação média-fraca. Como já deves ter percebido tens várias opções no que comcerne á iluminação, vou para já aconselhar a mais económica: Reguas t5: http://www.aquaeden-...&subcat=&menu=7 Para teres uma boa iluminação terias que comprar uma 2x45w e outra de 1x45w. Podes perfeitamente ter um aquário com plantas ou mesmo um plantado com areia fina, não é impeditivo (será apenas para determinadas plantas).
  21. Sim, os externos são os melhores sem qualquer sombra de duvida, mas também mais caros, mas tens por exemplo esta opção, não faço a minima ideia se a marca será boa ou não... http://www.wate-r-evolution.com/shop/filtros-externos/875-filtro-externo-resun-cy-20.html Quanto aos internos... Isso depende do aquário, se tiver tampa provavelmente não dará para colocar um de mochila. Tens inumeras opções no que diz respeito aos internos, depende muito da marca e do filtro em causa.
  22. Sim, vende-se frascos de 100gramas, era o que eu costumava comprar na farmácia quando inciei na fertilização, na altura foi 7.5eur. Mas convínhamos, 100gramas por 10eur sem iva e sem portes é muito caro. Vou comprar ao kilograma mesmo que fique com muito... fica-me a 23.
  23. Tens ai um bom aquário, pelas medidas anunciadas tens um volume de 600litros. O filtro de facto tem capacidade a mais, mas já que a tens aproveita... È viável, sem dúvida, agora tudo depende do orçamento que podes disponibilizar para montar o aquário. Que tens em mente?
  24. Como já foi dito anteriormente, colocar um peixe em 5litros é uma tortura para o animal, é a mesma coisa que colocar um ser humano a viver em solitária. Infelizmente é habito... Esse tipo de peixe requer um aquário no minimo perto dos 70litros. Nos classificados pode-se obter material usado a preços baixos para que o peixe possa ter uma casa mais espaçosa.
  25. Agora é que reparei que és de Obidos... Conhecias a loja H2hobby?