Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

nem que seja para me livrar de me lembrar diariamente de qual o fertilizante que devo aplicar (ainda por cima tem que ser sempre antes do fotoperíodo.

 

isso é fácil. É só trocares a ordem de arrumação dos fertilizantes. Tipo... o que usas hoje, arrumas para trás e puxas o que é para usar amanhã para a frente e assim sucessivamente. É a técnica que eu uso...

 

Mas porque é que tem que ser antes do fotoperíodo? Não faz sentido nenhum. Tens é que fertilizar. A hora é irrelevante.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na secção de água doce/fotos e videos/comunitário.

 

Já tentaste encontrar a ultima foto geral que puseste do teu aquário no meio destas 71 páginas? :P

 

Eu não encontrei! :P

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas porque é que tem que ser antes do fotoperíodo? Não faz sentido nenhum. Tens é que fertilizar. A hora é irrelevante.

 

Com as macros talvez. com as micros a história é outra... vamos imaginar que deito as micros à noite depois das luzes apagadas. O PH nessa altura tem tendência para subir (pelo menos o meu) e quando atinge os 7.3 ou 7.4 o ferro precipita-se da solução porque está lá quelado por EDTA. Agora o ferro começa a cair para o substrato... tem mais de 14 horas para fazê-lo e obviamente não será uniforme... será mais numas zonas do que outras (dependendo da corrente). Quando o CO2 começar a bombar no dia seguinte e o PH começar a cair, o ferro vai entrar em estado quelado outra vez (é giro de se fazer essa experiência no copo) mas já está junto ao substrato onde a corrente é menor (ou, entre as plantas, inexistente). Resultado é que as plantas que estão nas zonas onde caiu mais ferro, vão absorver muito mais ferro pelas raízes do que as outras que estão mais fora da corrente principal. Para além do mais, a maioria das plantas consegue absorver o ferro e outros nutrientes também pelas folhas mas visto que o ferro, agora bem junto ao substrato não volta a subir para a coluna de água pela pouca corrente, haverá plantas que não terão acesso ao mesmo.

Se fertilizares antes do fotoperiodo, quando o CO2 já estiver a bombar, o ferro não chega a precipitar-se da solução e será absorvido de uma forma muito mais uniforme e melhor.

 

Se isto é verdade ou especulação não sei mas que é uma bela teoria, lá isso é :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias tony...

fiquei agora um pouco supreso e a olhar feito parvo...

ora se o ferro precepita no pH 7,3 e se as micros fazem subir o pH...

então o meu ferro deve estar todo espalhado pelo substrato 0.0

 

explicando...

o pH do meu aquario ronda os 7.2/7,5...o medidos é de cores não estou ao nivel do long mas perto...

ora se o pH com as micro sobe facilmente deve chegar aos 7,5 ou sup...

logo todo o ferro que estou a meter no aquario não está a ser aproveitado...

 

como resilver este problema?

será este o motivo das green spot?

 

eu ja tinha lido isso da precepitação do ferro mas so agora me deu o clik

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fácil, tens que pedir ao fabricante do TCH+ para não usar EDTA na solução! ;) E aumenta a circulação junto ao fundo, assim tens a certeza que o Ferro, mesmo precipitando, circula pela aquário!

 

Também não sei se o Ferro precipita tão rapidamente a pontos de não conseguir circular pela coluna de água. Geralmente a precipitação é uma reacção instantânea, mas o ferro pode ainda demorar a atingir o fundo. Não sei, estou só a pôr hipóteses!

 

Tony: Já não me lembrava como era o teu aquário! Tá giro, muito giro! No entanto, acho que tens aí muitos "fios" de plantas. Se arranjasses uma de caule para fazer algum contraste ficava bem!

 

Abraço

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto... já estão a distorcer tudo.

 

1. a GSA vem da falta de fosfatos. Nada tem a ver com ferro.

 

2. As micros não sobem o PH.

 

3. Apesar de eu ter referido este cenário de precipitação como forma de justificar a fertilização antes do fotoperiodo, isto é apenas teoria. Um exercício mental daquilo que poderia acontecer. Na realidade, as coisas não são assim tão lineares. A precipitação PODE ocorrer a partir de PH 7.3 mas não quer dizer que ocorra nem que aconteça imediatamente. Mesmo que o ferro se precipite, o ferro, ao oxidar acaba por ser aproveitado pelas plantas na mesma através das raízes. Não de forma tão eficiente mas é aproveitado na mesma. Eu estava apenas a contra argumentar com o gmmartins.

 

Quanto ao processo que descrevi, em condições controladas, é mesmo verdade. Ainda no outro dia, estava eu a preparar uma dose de micros para um membro aqui no fórum e esqueci-me de meter o ácido ascórbico em primeiro lugar. Quando juntei as micros à água destilada (ph alto) a mistela ficou castanha e barrenta pois o ferro precipitou-se imediatamente... pensei... "olha a por**, lá lixei as micros). No entanto, em vez de deitar fora a mistela, decidi juntar os 0.2gr de ácido ascórbico na mesma e não é que, passados segundos de baixar o PH da solução, o ferro entrou em estado quelado outra vez e a mistela ficou verde/amarela translúcida como se nada tivesse acontecido? Portanto o estado quelado/precipitado não é definitivo. Pode ser revertido bastanto baixar o ph da solução.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já quase tudo foi dito por aqui.

O meu pequeno contributo vai no sentido de dar como exemplo o orçamento para um aquário que montei este fim de semana para um amigo.

O aquário tem as seguintes dimensões: 27(L)*48,4©*30(H) e 0,5mm de espessura do vidro.

O vidro fica à volta depois de cortado em menos de 40€.

A silicone neutra,própria para o efeito custa à volta de 5€.

O 1º passo a ter em conta para qualquer projecto destes é a dimensão da iluminação que se adquire,para depois não só fazer o aquário à medida mas também para dimensionar a tampa que é sempre feita em 2 partes amovíveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já quase tudo foi dito por aqui.

O meu pequeno contributo vai no sentido de dar como exemplo o orçamento para um aquário que montei este fim de semana para um amigo.

O aquário tem as seguintes dimensões: 27(L)*48,4©*30(H) e 0,5mm de espessura do vidro.

O vidro fica à volta depois de cortado em menos de 40€.

A silicone neutra,própria para o efeito custa à volta de 5€.

O 1º passo a ter em conta para qualquer projecto destes é a dimensão da iluminação que se adquire,para depois não só fazer o aquário à medida mas também para dimensionar a tampa que é sempre feita em 2 partes amovíveis.

 

Oh Miguel, sem querer menosprezar o teu contributo, não percebo o porquê dele aqui neste tópico! :)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paul.

Apenas só no sentido de nas 1as questões em relação à dúvida de montar ou comprar montado.

Lembrei-me que podia haver alguém nessas condições e como de normal a tentação é saltar para as últimas páginas,só isso.

Mas é claro,que o tópico não vai ficar por aqui.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já quase tudo foi dito por aqui.

O meu pequeno contributo vai no sentido de dar como exemplo o orçamento para um aquário que montei este fim de semana para um amigo.

O aquário tem as seguintes dimensões: 27(L)*48,4©*30(H) e 0,5mm de espessura do vidro.

O vidro fica à volta depois de cortado em menos de 40€.

A silicone neutra,própria para o efeito custa à volta de 5€.

O 1º passo a ter em conta para qualquer projecto destes é a dimensão da iluminação que se adquire,para depois não só fazer o aquário à medida mas também para dimensionar a tampa que é sempre feita em 2 partes amovíveis.

 

Acho caro, o meu custou 50€ já pronto, 78x38x38 com vidro de 6mm acho eu, ou 6 ou 8mm.

 

Casadonemo. Qualquer coisa.

 

Podes ver o resultado no meu tópico.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu adoro distorcer o que dizes :D

obrigado retiraste-me um ferro das costas 0.o

 

Afinal não foi um jager aka vibrador, foi um ferro.

 

Mais cedo ou mais tarde iríamos descobrir.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as macros talvez. com as micros a história é outra... vamos imaginar que deito as micros à noite depois das luzes apagadas. O PH nessa altura tem tendência para subir (pelo menos o meu) e quando atinge os 7.3 ou 7.4 o ferro precipita-se da solução porque está lá quelado por EDTA. Agora o ferro começa a cair para o substrato... tem mais de 14 horas para fazê-lo e obviamente não será uniforme... será mais numas zonas do que outras (dependendo da corrente). Quando o CO2 começar a bombar no dia seguinte e o PH começar a cair, o ferro vai entrar em estado quelado outra vez (é giro de se fazer essa experiência no copo) mas já está junto ao substrato onde a corrente é menor (ou, entre as plantas, inexistente). Resultado é que as plantas que estão nas zonas onde caiu mais ferro, vão absorver muito mais ferro pelas raízes do que as outras que estão mais fora da corrente principal. Para além do mais, a maioria das plantas consegue absorver o ferro e outros nutrientes também pelas folhas mas visto que o ferro, agora bem junto ao substrato não volta a subir para a coluna de água pela pouca corrente, haverá plantas que não terão acesso ao mesmo.

Se fertilizares antes do fotoperiodo, quando o CO2 já estiver a bombar, o ferro não chega a precipitar-se da solução e será absorvido de uma forma muito mais uniforme e melhor.

 

Se isto é verdade ou especulação não sei mas que é uma bela teoria, lá isso é :)

 

Talvez tenhas razão mas.... tenho as minhas dúvidas. O que te posso dizer é que fertilizo quase sempre à noite. Até hoje... Também deduzo que dependa do quelato. Há vários nos mercados e as marcas usam diferentes quelatos, que reagem a diferentes pHs.

 

Na minha experiência, o que importa é manter um esquema de fertilização e não faltar.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, já revirei os classificados e não encontro :( Podes indicar-me onde está?

 

Desculpa tony só vi agora e já não consegui encontrar secalhar já apagaram

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faz mal. Já me desenrasquei :)

 

gmmartins: pois eu sei... é uma questão de hábito apenas. Já não tenho tempo de preparar o sistema automático mas mal voltar de férias vou deitar mãos à obra só para ver o efeito final :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony ,estas tao preocupado com a fertilizacao, eu tenho a melhor solucao para ti. arranja uma mala grande e leva o aqua contigo.

Pergunta primeiro a mulher se deixa senao ela enfia te tambem na mala

BOAS FERIAAAAAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.