Iluminação insuficiente?


Recommended Posts

Boas pessoal:)

 

Antes de mais queria felicitar-vos pelo excelente fórum que têm. É uma referencia em Portugal. Para terem uma ideia, este Natal recebi um aquário, e, ao contar a um amigo que também tem um, disse-me logo: "ah tens um aquário? Então a primeira coisa é registares-te no fórum aquariofilia.net que tens muito para ler" :P

 

Bom mas adiante, queria-vos perguntar a opinião sobre a iluminação do meu aquário. O aquário que tenho é um Aquapor Space de 60 litros aproximadamente. A questão é que isto vem com uma iluminação que não gosto muito, são aquelas lâmpadas normais de casa. A minha questão é se posso, e como, adaptar isto para por aquelas lâmpadas de "tubo". Julgo que são muito melhores para o crescimento das plantas, bem como realçar as cores dos peixes e ficar com um ambiente geral muito mais atraente visualmente.

 

Podem ver aqui as fotos da iluminação que tenho actualmente:

 

dscn2722w.jpg

dscn2723a.jpg

dscn2724j.jpg

 

Como podem ver tem o género de uma calha de plástico com uma lâmpada la dentro. Calha essa que dá para abrir.

 

Alguns dados:

- tenho agua doce quente;

- pretendo ter várias variedades de plantas (ainda não sei quais em concreto, mas provavelmente algumas exigentes);

 

Obrigado antecipadamente:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vindo à aquariofilia,

 

se a finalidade é teres bastantes plantas de facto essa lâmpada não chega, alem de não ter reflector, vê este link http://www.theaquatools.com/electric-equipment-calculator

 

 

ab

 

Obrigado pela resposta, esse link dá muito jeito mesmo:)

 

Agora queria então que me dessem ideias para adaptar isto para as outras lâmpadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dicas assim fenomenais não tenho porque também ando nisto há pouco tempo, mas recomendo ires ao sub-forum na secção DIY (do ti yourself) e veres as 1001 soluções que o pessoal inventou.

 

boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dicas assim fenomenais não tenho porque também ando nisto há pouco tempo, mas recomendo ires ao sub-forum na secção DIY (do ti yourself) e veres as 1001 soluções que o pessoal inventou.

 

boa sorte!

 

Boas:)

 

Obrigado pela resposta. Já tinha andado por lá mas não encontrei assim nada que conseguisse adaptar bem aqui porque eu queria manter a tampa que tenho, ou seja, não fazer um toda de novo. Para já que material preciso? Queria colocar aqui uma lâmpada arcadia freshwater pois já ouvi dizer muito bem.

 

Obrigado desde já:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquario igual e fiz o seguinte:

De momento tenho 60watts.

 

Daqui a uns tempos o aquario vai ser doado pois estou a montar outro, mas quando o fizaer vai com as seguintes lampadas:

 

 

Boas,

 

Muito obrigado pela resposta, era mesmo de uma pessoa com um aquário igual ao meu que precisava...

 

Mas achas que assim como tens as plantas já se safam bem? Eu queria mesmo era aquelas luzes de tubo que penso que são muito melhores para as plantas, e realçam as cores dos peixes.

 

Tens alguma ideia de como podia espetar aqui uma luz dessas?

 

Obrigado=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas lampadas são iguais ás tubulares e são de 67000k, o problema é que perdem muita luz porque são pequenas e uma boa parte dela ilumina é a tampa, não vai para a direcção pretendida. Cerca de 20 a 30% da iluminação é perdida ou desperdicada. Dai eu pretender alterar para outro tipo de lampadas que apontem toda a luz para o aqua.

Apesar de tudo a iluminação é suficiente para as plantas, como podes ver tenho lá muitas, só não estão melhores porque o SAE me dá cabo delas.

È possivel colocar lampadas compactas pll, depois ficas é limitado com o espaço e tem que ser muito bem isolado.

Quanto ao realce de cores, isso está relacionado com o Indice de restituição cromática e depende é da lampada em si, não do sistema. O problema é que estas lampadas não fornecem essa informção... As t5 e t8 ai são melhores porque em regra indicam tudo.

Mas colocar t5 ou t8 neste aquario está fora de questão, a não ser que retires a tampa e coloques uma regua/calha convencional.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas lampadas são iguais ás tubulares e são de 67000k, o problema é que perdem muita luz porque são pequenas e uma boa parte dela ilumina é a tampa, não vai para a direcção pretendida. Cerca de 20 a 30% da iluminação é perdida ou desperdicada. Dai eu pretender alterar para outro tipo de lampadas que apontem toda a luz para o aqua.

Apesar de tudo a iluminação é suficiente para as plantas, como podes ver tenho lá muitas, só não estão melhores porque o SAE me dá cabo delas.

È possivel colocar lampadas compactas pll, depois ficas é limitado com o espaço e tem que ser muito bem isolado.

Quanto ao realce de cores, isso está relacionado com o Indice de restituição cromática e depende é da lampada em si, não do sistema. O problema é que estas lampadas não fornecem essa informção... As t5 e t8 ai são melhores porque em regra indicam tudo.

Mas colocar t5 ou t8 neste aquario está fora de questão, a não ser que retires a tampa e coloques uma regua/calha convencional.

 

Boas,

 

Pois eu sei que fácil não é, mas ate tenho aqui um projecto que pode dar, falta encontrar alguém que me faça isto:P

 

A ideia seria fazer uma calha toda em acrílico para por dentro da nossa actual tampa. Aqui fica o esquema:

 

projectocalhaaquario.jpg

 

De realçar que a face 1, 2 e 3 devem ser só uma peça (ou seja sem serem 3 coladas) para que se diminua ao mínimo os locais por onde pode entrar humidade. De resto a tampa deve ter, por dentro, revestimento com papel de alumínio para reflectir a luz.

 

Por acaso ninguém sabe quem me possa fazer isto pois não? Já mandei email a pedir orçamento para várias empresas que trabalham com acrílicos, mas até agora ainda não obtive nenhum.

 

Obrigado

Editado por rmmp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se quiseres mesmo fazer isso em acrílico independentemente do preço tens a empresa Dagol (http://www.dagol.com/) que costuma fazer trabalhos todos xpto. Nunca trabalhei com eles mas ouvi dizer bastante bem deles. Só têm um senão: o preço. Pede orçamento e logo vês.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente não estou a ver como isso é possivel, aquilo é tão pequeno! Além das lampadas vai levar balastros, reflectores e fios, onde vais por isso tudo num espeço tão reduzido de 6cm de altura? As lampadas não podem ficar muito proximas da agua, já com as minhas não tenho esse problema. Como vais mudar a agua e afins? Não me parece ser exequivel. Se queres mesmo optar por t5 acho que vais ter mesmo que retirar a tampa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Já resolvi o meu problema e consegui mesmo fazer a caixa em acrílico.

 

Fiz um tópico para o pessoal também poder tirar ideias. Vejam aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=172932

 

Fiquem bem e obrigado pelas ideias:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lampada é de quantos w?

 

É de 15watts com 46cm

 

Já agora deixo aqui uma foto do sistema posto no aquário. Entretanto já pus papel de alumínio na tampa da caixa por isso não dá para ver o interior da calha. Mas dá para ter ideia como ficou.

dscn2735z.jpg

Editado por rmmp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensava que irias colocar varias lampadas, no minimo duas. Para ficares com 15w mais valia teres ficado com o sistema que vinha de origem que também dá para 15 watts, faz exactamente o mesmo. A meu ver foi um desperdicio, mas tu é que sabes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensava que irias colocar varias lampadas, no minimo duas. Para ficares com 15w mais valia teres ficado com o sistema que vinha de origem que também dá para 15 watts, faz exactamente o mesmo. A meu ver foi um desperdicio, mas tu é que sabes.

 

Então mas o sistema de origem não tem uma lâmpada adequada para o crescimento das plantas, nem cabe nenhuma lá dentro. Não é uma questão de numero de watts, é o tipo de luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas o sistema de origem não tem uma lâmpada adequada para o crescimento das plantas, nem cabe nenhuma lá dentro. Não é uma questão de numero de watts, é o tipo de luz.

 

Não percebi! Que queres dizer com o tipo de luz?

Eu tenho lá uma lampada 15w e cabe na perfeição, e já lá esteve uma de 20w mas tive que a retirar porque já tinha luz a mais no aquario. (Tinha 60w para 60 litros e diminui a potencia das lampadas para ficar com 50w.)

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas o sistema de origem não tem uma lâmpada adequada para o crescimento das plantas, nem cabe nenhuma lá dentro. Não é uma questão de numero de watts, é o tipo de luz.

 

 

O que interessa não é o tipo de lâmpada mas sim os lumens que obténs.

Mas se o que tinhas já dava para 15W, teoricamente conseguias colocar lá os mesmos lumens e, sendo assim, foi mesmo um desperdício!

 

A única coisa que vais poder fazer é gastar um balúrdio de dinheiro numa lâmpada toda xpto, com uns tons todos catitas e o efeito nas plantas é o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Eu não percebo nada disto mas todas as pessoas com quem falei de lojas, e mesmo aqui no fórum, o que li, sugeria que estas duas lâmpadas não tinham nada a ver:

 

O que tenho agora:

imgfj.jpg

 

O que tinha:

3759058ext.jpg

 

Além disso aqui mesmo neste tópico, o Ruy M comentou que as lâmpadas como tem no seu aquário, e como eu tinha, têm o problema de se perder muita luz. Agora estão-me a dizer que é a mesma coisa, assim não percebo :P

 

De qualquer forma a calha dá jeito porque fico com espaço para colocar mais lâmpadas. Mas então recomendam-me a pôr mais?

 

Obrigado pelas ajudas;)

Editado por rmmp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tem espaço coloca lá mais uma, de preferencia com espectro diferente; caso contrario fou um desperdicio total de dinheiro!

 

Vamos lá ver se ficas esclarecido:

As lampadas compactas e as t5 são exactamente a mesma tecnologia! A unica diferença é que as t5 são mais recentes e mais eficientes, mas por outro lado duram muito menos tempo.

Outra vantagem das t5 (dada a circunstancia de serem adoptadas pelo mundo da aquariofilia) é o facto de existirem lampadas adequadas, com variedade de escolha de espectros e informação sobre as mesmas que as compactas não têm; não têm porque não foram feitas a pensar neste meio.

 

È verdade que perdem muita luz, mas se reparares as tubulares também perdem (perdem quase na mesma medida embora ao longo de uma distancia maior), dai ser aconselhado um reflector a serio. Também há reflectores para as compactas só que não me apeteceu gastar dinheiro uma vez que estou a montar um aquario grande. Tudo o que fiz no meu foi a custo 0.

A perda de luz não é um grande problema para mim, até porque tive que retirar alguma potencia. Eu apenas quero retirar a máxima eficiencia do sistema, dai eu pretender mudar a posição das lampadas de forma a consegui-lo, acredita que faz muita diferença. Já nas tubulares não há essa possibilidade.

 

Num cenário ideal de facto as t5 são melhores por tudo o que foi dito, mas no teu caso não retiraste nenhuma vantagem uma vez que ficaste exactamente com a mesma potencia e com os mesmos problemas. Tens um espectro bom com a flora go, o problema é que esse espectro é uma combinação de outros, não é aconselhado de forma isolada, para não falar que a luz emitida não tem um tom natural (Se não estou em erro tem tons vermelhos/roxos).

A Floro glo é boa como complemento, não como principal; exemplo: uma 6500k + flora glo

 

O tipo de iluminação depende muito das plantas a colocar, é desta forma que a iluminação dever ser pensada. Para plantas de baixa exigencia a esse nivel as compactas são mais que suficientes, para plantas exigentes já não.

Podes sempre colocar lá a compacta de 6500k de 15w juntamente com a flora glo (se couber), desta forma rentabilizas de forma bastante util o dinheiro desperdiçado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.